O que é a arquitetura biofílica

A arquitetura biofílica une a natureza e a construção, dessa forma, promovendo a reconexão com o natural, seja através de vegetação, integração entre espaços internos e externos ou o uso de materiais vernaculares.

A biofilia se popularizou em 1984, quando Edward Osborne Wilson publicou um livro falando sobre a tendência a afinidade natural pela vida.

Afinal, o contato com a natureza pode promover maior qualidade de vida. Uma vez que estudos indicam que pessoas que moram ou frequentam áreas verdes tem 30% menos chance de desenvolver depressão.

Arquitetura biofílica
Arquitetura biofílica

Além disso a natureza também diminui níveis de estresse e estimula a criatividade, oferecendo outros diversos benefícios.

Por fim, unir a biofilia com a arquitetura e o design proporciona resultados positivos para o bem-estar dos usuários e para o seu entorno.

Portanto, preparamos esse artigo com as principais informações que você precisa para utilizar a arquitetura biofílica em seus projetos.

Como esse artigo está estruturado

Como aplicar a biofilia na arquitetura

Existem diversas opções de aplicar a biofilia na arquitetura, seja em interiores com o design biofílico ou em construções de arquitetura, em conjunto com técnicas de sustentabilidade, como por exemplo arquitetura bioclimática, ou eficiência energética.

Contudo, a depender do porte da edificação e do seu uso a biofilia pode ser aplicada de diferentes maneiras e para proporcionar diferentes sensações em seus usuários.

Por exemplo, um restaurante pode usar a biofilia na integração da natureza com o ambiente, propiciando sensações como calma, leveza e bem-estar.

Restaurante com arquitetura biofílica
Restaurante com arquitetura biofílica

Dessa forma, estrategicamente, os usuários se sentem mais à vontade para passar mais tempo no local aproveitando o ambiente e consumindo os determinados produtos.

Elaboramos uma lista com as principais aplicações da biofilia no seu projeto de arquitetura:

  1. Uso de vegetação;
  2. Integração da natureza com o ambiente;
  3. Iluminação e ventilação natural;
  4. Biomimética

1. Uso de vegetação na arquitetura biofílica

O uso da vegetação nos ambientes está se popularizando cada vez mais, mas na arquitetura biofílica isso vai além do que adicionar alguns vasos decorativos.

A vegetação quando é escolhida apropriadamente pode trazer diversos benefícios relacionados ao cheiro, a sua forma e tamanho, contudo, para isso é necessário um projeto de paisagismo.

Paisagismo
Paisagismo

A primeira análise para incluir a vegetação em um projeto deve ser do seu entorno e contexto urbano e natural, ou seja, observar quais são as plantas nativas da região ou até mesmo se já existem árvores e arbustos no terreno que possam ser incluídos no projeto.

2. Integração da natureza com o ambiente

Assim como o uso da vegetação dentro dos ambientes, a integração com a natureza do lado de fora da edificação pode ser muito vantajosa para o bem-estar dos usuários da edificação.

Para edificações que possuem um entorno com bastante vegetação ou para projetos com jardins internos, a ideia de integrar esses espaços com os ambientes pode trazer a sensação de amplitude e conforto.

Integração entre arquitetura e natureza
Integração entre arquitetura e natureza

A natureza está ligada instintivamente com tranquilidade e calma, facilitando o foco, a produção e principalmente favorecendo a saúde mental dos usuários.

Dessa forma, a aplicação da integração pode ser positiva tanto para edifícios corporativos e educacionais, como residenciais e comerciais.

3. Iluminação e ventilação natural

Um dos primeiros pontos observados ao aplicar sustentabilidade no seu projeto é levar em consideração o conforto térmico de maneira natural.

Uma vez que a iluminação e ventilação natural de uma edificação pode causar uma grande diferença na vivência dos ambientes.

Iluminação e ventilação natural
Iluminação e ventilação natural

Mas além do ponto de vista do usuário, pensar no conforto térmico de maneira natural também melhora a eficiência energética da construção.

4. Biomimética na arquitetura biofílica

A biomimética é a ciência inspirada na natureza, desde sua forma até princípios e estratégias, com o foco em buscar soluções criativas para diversas problemáticas, ou seja, utilizando a natureza como componente da arquitetura.

Dessa forma, na arquitetura a biomimética pode ser aplicada na criação e concepção da forma, na funcionalidade e nos fluxos.

Biomimética
Biomimética

Basear a criação de uma edificação em elementos naturais aproxima ainda mais o usuário da natureza, pois remete a organicidade e do rompimento de padrões de arquitetura mais encontrados.

Quais as vantagens da arquitetura biofílica

A arquitetura biofílica reúne diversas vantagens e pontos positivos, desde a idealização do projeto até a execução da obra.

Isso porque o processo envolve técnicas construtivas sustentáveis e uso de materiais de baixo impacto ao meio ambiente, como o uso da arquitetura vernacular que prioriza materiais encontrados com mais facilidade na região do projeto.

No entanto, lembre-se que a análise do entorno é essencial para decidir qual a aplicação da biofilia é mais apropriada.

Nós reunimos alguns dos maiores benefícios da arquitetura biofílica, a partir do ponto de vista urbano e pessoal, ou seja, quais são as vantagens para a cidade e para os usuários.

CIDADEUSUÁRIO
Redução de custosRedução de estresse
SustentabilidadeMaior qualidade de vida
BioclimatismoEstímulo de produtividade

Redução de custos

Com o uso de materiais vernaculares, ou seja, que são encontrados na região do projeto, os custos com a obra são reduzidos.

Arquitetura biofílica
Arquitetura biofílica

Além da redução de custos na manutenção da edificação, uma vez que o uso da iluminação e ventilação natural diminui a demanda por iluminação artificial e ar-condicionado.

Sustentabilidade na arquitetura biofílica

Em consequência da escolha de materiais de baixo impacto ambiental e facilmente encontrados no entorno do projeto, a obra se torna sustentável e bioclimática, favorecendo os ambientes de acordo com o clima local.

Arquitetura biofílica
Arquitetura biofílica

Bioclimatismo

Os ambientes se tornam cada vez mais agradáveis e proporcionalmente viáveis a edificação e seu entorno, já que o projeto foi pensado para determinada localização e uso.

Arquitetura biofílica
Arquitetura biofílica

Redução de estresse

Um ambiente com design biofílico ajuda a diminuir a frequência cardíaca, e portanto, reduz o estresse.

Redução de estresse
Arquitetura biofílica

Maior qualidade de vida

As sensações que a biofilia produz no ser humano aumentam a qualidade de vida, uma vez que são gastas muitas horas por dia dentro das edificações, sejam elas o seu trabalho, faculdade ou residência.

Arquitetura biofílica
Arquitetura biofílica

A biofilia sugere que o ser humano possui uma conexão profunda com a natureza, ou seja, quanto mais próximo a natureza, mais próximo de sua própria identidade, gerando bem-estar e sensação de acolhimento.

Estímulo de produtividade

Os estímulos e as sensações de paz e tranquilidade aumentam o foco, a criatividade e a produção de qualidade.

Arquitetura biofílica
Arquitetura biofílica

Por fim, em conjunto com a melhora na qualidade de vida apresenta vantagens para contratantes e contratados, no caso de edifícios comerciais ou corporativos.

Estudo de caso

Por fim, para exemplificar e demonstrar a aplicação desses conhecimentos, trouxemos um estudo de caso de um projeto com arquitetura biofílica.

Centro de Educação Marinha do Laboratório de Pesquisa da Costa do G

O projeto em questão se trata de um centro de educação e divulgação de pesquisas da University of Southern Mississippi.

Separamos as principais informações para você entender a aplicação prática da arquitetura biofílica:

  1. Informações técnicas do projeto;
  2. Soluções de arquitetura biofílica;
  3. Objetivos gerais do projeto;

1. Informações técnicas do projeto

O Centro de Educação Marinha do Laboratório de Pesquisa da Costa do Golfo fica no Mississippi, em Ocean Springs.

Foi inaugurado em 2015 e o projeto é de autoria do escritório Lake | Flato Architects, mas conta com a colaboração no paisagismo de Studio Outside.

O projeto conta com quase 2.000m² em uma zona climática quente-úmida em um contexto suburbano que sofreu consequências de três furacões ao longo dos anos.

2. Soluções de arquitetura biofílica

Quatro meses antes da elaboração do projeto iniciou-se uma análise geográfica local, a fim de observar as forças e fraquezas para criar uma estratégia funcional.

Além disso, o projeto também conta com o reaproveitamento da água da chuva, com telhados íngremes e o uso de drenos que redirecionam a água para cisternas.

A iluminação e ventilação natural foram priorizadas com o posicionamento favorável da edificação. E dessa forma, o centro consome cerca de 47% menos energia do que a média nacional para o porte da construção.

O bem-estar dos usuários foi um dos pilares que guiaram o projeto e foram alcançados através de conexões com o ar livre e a escolha de materiais sustentáveis.

3. Objetivos gerais do projeto

O projeto está localizado em uma zona que sofre com desastres naturais, e por isso tem muitas fragilidades.

Assim a resiliência foi um dos conceitos principais, que direcionou as escolhas e as estratégias do projeto.

A biofilia se apresenta como uma solução para diversos fatores, uma vez que reforça a análise e elaboração singular e sustentável.

Conclusão

Por fim, ao longo desse artigo foi possível entender como utilizar a arquitetura biofílica nos seus projetos, entendendo suas aplicações e vantagens na edificação, além do impacto positivo na vida dos seus usuários.

A biofilia promove diversos benefícios, e além disso, tem um papel importante na sustentabilidade da construção, desde a idealização até a execução da obra.

Dentre os diversos benefícios, o principal está em gerar bem-estar e conforto naqueles que usufruem do espaço.

Portanto, pensando nisso, a Projetou convida estudantes e profissionais para participar do seu 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia cujo objetivo é alcançar a otimização dos espaços arquitetônicos em benefício do bem-estar dos usuários, mediante a realização de um anteprojeto fictício para a sua sede física.

As inscrições para participar do Concurso tiveram início a partir do dia 30 de agosto de 2021 e se encerram as 23h59 do dia 08 de outubro de 2021, sendo realizadas através do site concurso.projetou.com.br. O prazo para o envio dos projetos é até o dia 15 de outubro de 2021 e você pode concorrer a R$1.500,00, além disso também um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou e outros 10 prêmios incríveis!