O que são os Resíduos da Construção Civil?

Os Resíduos da Construção Civil são os materiais de construção descartados, formados através de diferentes atividades em obras, como demolições, reformas ou criação de um novo espaço. Estes resíduos necessitam ser separados na obra, pois as características que eles apresentam, possibilitam seu reaproveitamento.

Ao gerar materiais descartados durante a obra, encontram-se resíduos de diferentes maneiras. Sua quantidade e a qualidade varia de acordo com cada construção que está sendo realizada, e os materiais nela implantados.

Dessa forma, com o intuito de garantir o descarte correto desses Resíduos da Construção Civil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos exige a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Promovendo o respeito a lei, e garantindo obras mais sustentáveis, ajudando na preservação do meio ambiente.

 Resíduos da Construção Civil
Resíduos da Construção Civil

Como este artigo está estruturado

Importância do descarte correto dos Resíduos da Construção Civil na Sustentabilidade

Com o passar dos anos, a sustentabilidade adquiriu uma importância cada vez maior para a sociedade. Governos e pessoas em geral têm debatido formas de tornar a civilização mais sustentável, buscando um futuro melhor. Com isso, há a procura de métodos para utilizar da melhor maneira os recursos naturais que a natureza proporciona.

Na arquitetura, a preocupação com a sustentabilidade e o futuro ocasiona a procura por técnicas para tornar os projetos mais ecologicamente viáveis, e um desses pontos é a realização do descarte correto dos Resíduos da Construção Civil.

Ao gerar os resíduos dos materiais, a construção civil pode impactar negativamente o ambiente, ocasionando situações como o assoreamento de corpos d’água, a propagação de animais peçonhentos e a contaminação do solo e da água subterrâneos.

Além disso, pode ocorrer com a retirada da vegetação e a escavação do local, a mudança da superfície do terreno, em junção com a emissão de carbono que alguns materiais que são utilizados na obra, como o aço e o concreto, propagam.

Dessa forma, foi necessária a criação de métodos visando proteger o meio ambiente. Ao executar o descarte correto e a reciclagem dos resíduos, ocorre a diminuição do impacto no ecossistema, propiciando uma obra sustentável, concedendo mais sustentabilidade a cadeia da Construção Civil e benefícios para o planeta.

Jundiaí recicla os Residuos da Construção Civil, reaproveitando-os em obras públicas
Jundiaí recicla os Resíduos da Construção Civil, reaproveitando-os em obras públicas

Classificação dos Resíduos da Construção Civil

Os Resíduos da Construção Civil, também conhecidos como os entulhos existentes nas obras, presente nos sistemas construtivos, possuem diferentes nomeações técnicas. Pode-se identificá-los por três nomes, cujos conceitos não mudam:

  • Resíduo da Construção e Demolição (RCD);
  • Resíduo da Construção Civil (RCC);
  • Resíduos Sólidos da Construção Civil (RSCC).

Existem diferentes classificações para a composição dos resíduos gerados na Construção Civil. De acordo com a Resolução CONAMA n° 307/2002, os variados tipos de entulhos foram separados em classes, para adquirir mais organização e facilidade ao identificá-los, são eles:

Classe A

A Classe A constitui o grupo dos materiais que possuem as características necessárias para realizar sua reutilização ou reciclagem como agregados em obras, seja ela de edificações, infraestrutura ou canteiros de obras.

Nesta Classe, seus resíduos passarão por tratamento e recuperação, podendo ser separados de acordo com sua granulometria, ou seja, pelo tamanho dos grãos existentes. Assim, posteriormente o material pode retornar ao canteiro de obra ou ser comercializado como matéria-prima secundária.

Classe B

A Classe B constitui o grupo dos materiais que possuem as características necessárias para realizar a reciclagem e obter outras destinações.

Esta Classe possui resíduos que são encaminhados para centrais de reciclagem, depois de serem selecionados e separados.

Classe C

A Classe C constitui o grupo dos materiais que possuem características em que torna-se inviável ou não existem, por enquanto, aplicações ou tecnologias que realize a reciclagem ou recuperação dos materiais e seja economicamente viável.

Nesta Classe, assim como a classe anterior, encontra-se resíduos que são encaminhados para centrais de reciclagem, depois de serem selecionados e separados.

Classe D

A Classe D constitui o grupo dos materiais que possuem características que evidenciam perigos advindos do processo de construção, ou seja, este grupo contém resíduos presentes em reformas ou demolições de construções de clínicas, indústrias, e outros espaços que podem apresentar compostos nocivos à saúde.

Na Classe D, precisa-se descartar os resíduos, com a ajuda de empresas capacitadas para trabalhar de forma responsável com os materiais nocivos.

Rejeito

O Rejeito trata-se dos resíduos vegetais e materiais que não possuem as características necessárias para serem denominados resíduos sólidos da construção civil.

CLASSE ACLASSE BCLASSE CCLASSE D
Areia
Telhas
Tijolos
Meios-fios
Revestimentos cerâmicos
Argamassa
Tubos de concreto
Blocos
Vidro
Gesso
Embalagens vazias de tintas imobiliárias
Madeira
Papel/papelão
Plástico
Isopor
Panos
Estopas
Lixas
Solventes
Tintas
Óleos
Telhas e materiais que possuem amianto
Tabela dos Tipos de Resíduos de cada Classe

Causas da Geração de Resíduos da Construção Civil

Compreender as causas da geração de Resíduos Sólidos da Construção Civil, torna-se um fator importante para obter posteriormente formas de diminuir a produção de resíduos.

Dessa forma, precisa-se entender que qualquer reforma, construção ou demolição de um espaço irá gerar resíduos. Porém existem outras causas como a superprodução de materiais, como por exemplo, o preparo de argamassa feito em uma quantidade maior do que o necessário no momento, que também ocasiona resíduos e desperdício na obra.

Além disso, manuseio de materiais realizados de forma incorreta, a falta de qualidade no serviço dos funcionários, a utilização de materiais com vida útil reduzida, e os desastres naturais podem causar a produção de resíduos na construção civil. Dessa maneira, aconselha-se planejar formas de diminuir estes entulhos.

 Resíduos Sólidos da Construção Civil
Resíduos Sólidos da Construção Civil

Passo a passo para produzir obras com menos Resíduos da Construção Civil

Gerar menos resíduos nas obras ocasiona inúmeros benefícios, como ajudar na sustentabilidade do planeta, o que é um fator de extrema importância, causando bem estar ao meio ambiente com a geração de menos entulhos. Além disso, na Construção Civil existem alguns métodos, que podem ajudar na limpeza da obra e na economia de materiais.

Ao executar uma obra existem alguns fatores que contribuem com a reciclagem de resíduos sólidos, entre eles:

Incentivo à construção sustentável

O Incentivo à Construção Sustentável deve ser realizado por meio do arquiteto e do engenheiro do projeto. Os profissionais devem apresentar aos clientes diferentes técnicas e formas de executar a construção.

Assim, os clientes dispõem de mais opções sobre o projeto, conseguindo um domínio e conhecimento maior sobre o que é proposto pelos profissionais, podendo escolher se preferem formas de construções tradicionais ou outras escolhas possíveis de serem executadas que garantam construções mais sustentáveis e modernas.

Garantir um bom gerenciamento e planejamento tanto de projeto, quanto de obra

Os Líderes de projeto e obra são importantes pois possibilitam manter a organização e a realização correta do trabalho dos funcionários. Ao realizar o gerenciamento e planejamento adequado da obra e do projeto, garante-se aos profissionais e seus clientes, que a construção seja executada e entregue da maneira certa, como foi proposto.

Ao Gerenciar a Obra assegura-se que ela permaneça dentro do orçamento estipulado, no prazo proposto e que respeite as normas ambientais e de segurança. Além disso, ocasiona-se sua execução e o armazenamento dos materiais de forma correta, o que é um fator relevante para a sustentabilidade.

O Armazenamento adequado e cuidadoso dos materiais de obra pelos funcionários, evita sua quebra ou qualquer outro tipo de dano, garantindo além da criação de menos entulho, um custo menor da obra, pois não precisa-se de novos materiais para substituir os danificados.

Da mesma maneira acontece ao Gerenciar os Projetos, a execução da construção se torna mais segura e correta, com menos erros, pois através dos melhores softwares e metodologias do mercado de trabalho utilizados para isso, o profissional tem seu projeto realizado como planejado e fica por dentro de todos os prazos do seu escritório.

Disponibilizar conhecimento e mobilizar os funcionários

Os funcionários precisam compreender a importância da sustentabilidade, e os pontos positivos que a reciclagem proporciona para a profissão e para o planeta. Dessa forma, torna-se necessário que todos tenham consciência de seus atos e realizem treinamento visando a colaboração e a qualidade do serviço no manuseio dos materiais e dos resíduos.

Coleta Seletiva

Ao executar a obra e gerar os resíduos no local, precisa-se separa-los conforme as características que eles possuem, ou seja, de acordo com sua classificação. Isso ocasiona uma obra mais organizada, e limpa.

Além disso, faz com que a recuperação do material, sua reciclagem ou seu descarte seja agilizado, evitando que este trabalho precise ser realizado futuramente novamente.

Conclusão

No decorrer deste artigo, foi possível compreender os conceitos, características e técnicas utilizadas para o uso dos Resíduos da Construção Civil, que são materiais de construção descartados formados através de diferentes atividades em obras.

Além disso, no artigo explica-se que o manuseio correto dos resíduos ocasiona a sustentabilidade e o bem estar, e concedem à obra um custo menor e mais organização.

Assim, ao se preocupar com a sustentabilidade beneficia-se o meio ambiente e consequentemente a qualidade de vida dos usuários da edificação. Ou seja, empregar essas soluções pode otimizar o projeto de arquitetura e aumentar as chances do profissional de se destacar e ser reconhecido por sua identidade arquitetônica no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Projetou convida estudantes e profissionais para participar do 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia.

O tema do Primeiro Concurso, é executar um anteprojeto para a sede física da Projetou (totalmente fictícia, não será executada) com foco na qualidade de vida e bem estar dos usuários, proporcionando um espaço de qualidade que influencie positivamente alunos e colaboradores.

Venha participar! Você pode concorrer até R$ 1500,00 mais um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou! As inscrições estão abertas de 30/08/2021 até 08/10/2021 e você pode se inscrever clicando aqui!