O que é o urbanismo sustentável
O urbanismo sustentável tem como objetivo o planejamento urbano com o mínimo de impactos negativos ao meio ambiente, atendendo as necessidades da cidade sem prejudicar a natureza ao redor.
A sustentabilidade está presente em diversas vertentes da arquitetura, sendo mais comum o estudo de arquitetura bioclimática, conforto térmico, eficiência energética e bioarquitetura.
No entanto, técnicas sustentáveis também são aplicadas ao urbanismo e às cidades, visando melhorar a qualidade de vida dos seus usuários sem comprometer o meio natural do seu entorno.
Apesar do urbanismo apresentar uma ideia de desenvolvimento urbano com construções e pavimentações, o mesmo pode se aliar a sustentabilidade para que a cidade tenha equilíbrio entre a arquitetura e a natureza.
Portanto, preparamos esse artigo para que você saiba o que é o urbanismo sustentável e qual a sua importância.
Como esse artigo está estruturado
- Qual a importância de utilizar o urbanismo sustentável
- Como aplicar o urbanismo sustentável nos seus projetos
- Estudo de caso de urbanismo sustentável
- Conclusão
Qual a importância de utilizar o urbanismo sustentável
Estudos desenvolvidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que em 30 anos cerca de 80% da população estará vivendo nas grandes cidades.
Esse crescimento populacional reflete no aumento da demanda da cidade, tanto em infraestrutura, como moradias e espaços públicos de lazer, quanto em recursos básicos.
A importância de aplicar a sustentabilidade na arquitetura e no urbanismo se dá como alternativa para lidar com as consequências desse avanço.
A cidade deve estar preparada para absorver os impactos e preservar o meio que provê os recursos necessários para a manutenção da vida urbana.
Além disso, é fundamental que a cidade seja capaz de suprir as necessidades humanas, com espaços eficientes e bem planejados.
As cidades inteligentes são uma estratégia para aplicar soluções que usam a tecnologia a favor da sustentabilidade, com diversos benefícios na rotina dos usuários.
Como aplicar o urbanismo sustentável nos seus projetos
Com o passar do tempo e o crescimento das demandas o urbanismo cria estratégias e tecnologias para lidar com as necessidades causando o menor impacto possível ao meio ambiente.
Portanto, preparamos alguns tópicos com soluções sustentáveis para você aplicar nos seus projetos:
1. Caminhabilidade
Grande parte dos centros urbanos não foram planejados para a quantidade de pessoas que abrigam atualmente.
Devido a isso estudos apontam que a infraestrutura da cidade não esteja preparada para um aumento ainda maior.
Com o crescimento das cidades, a infraestrutura principal ficou concentrada nos centros, dificultando o acesso e causando diversos outros problemas.
Alguns desses problemas são o aumento da poluição devido ao uso excessivo de carros, dificuldades de mobilidade urbana, entre outros.
Por esse motivo é fundamental que você saiba pautar o crescimento das cidades propondo um crescimento proporcional de infraestrutura urbana.
Algumas alternativas são ampliar os acessos e distribuir de maneira uniforme espaços públicos de saúde, comércio e lazer.
2. Segurança
Um dos maiores problemas relatados por moradores que evitam frequentar espaços públicos é a falta de segurança.
O planejamento urbano pode facilitar a sensação de segurança e proteção em espaços como praças e parques, aumentando o fluxo de pessoas e incentivando a ocupação de locais públicos.
Além disso, esses espaços podem contar com áreas reservadas para eventos ou feiras locais, incentivando também o comércio e a economia criativa.
3. Vias e acessos
Um planejamento viário que prioriza o transporte público pode contribuir para o melhor funcionamento da mobilidade urbana.
Uma vez que com o transporte público eficaz pode reduzir a quantidade de automóveis individuais, melhorando a qualidade do trânsito e dessa forma, reduzindo a poluição causada por eles.
As ciclovias e ciclofaixas também representam grande importância na mobilidade urbana, favorecendo o uso de meios de transporte mais sustentáveis.
4. Áreas verdes de lazer
Áreas de lazer e vegetação podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos usuários de determinado espaço, promovendo uma redução do estresse e ansiedade.
Outro ponto é o impacto positivo no clima local, como a redução de ilhas de calor, por exemplo.
Estudo de caso
Para facilitar a compreensão do urbanismo sustentável na prática, separamos o estudo de caso de dois projetos.
Dessa forma, você consegue visualizar soluções reais e os impactos positivos já registrados.
1. Revitalização de Mission Bay, São Francisco, Estados Unidos.
Esse projeto teve início na década de 1990 com o intuito de revitalizar uma área que antes estava degradada e com altos índices de violência.
A arquitetura e o urbanismo sustentável foram utilizados com mais de seis mil condomínios, entre moradias de baixo custo, e infraestrutura pública, como escolas e postos policiais.
Como alternativa para o lazer da população foi aberta a primeira filial da Biblioteca Pública local, com áreas ao ar livre para incentivar a permanência da população e permitir diversos usos.
Além de espaços destinados ao comércio local e áreas separadas para estudo de biotecnologia, com um campus de aproximadamente 23 hectares.
O escritório responsável pelo desenvolvimento do projeto foi o Johnson Fain e contou com a colaboração para o paisagismo de Simon Martin-Vegue Winkelstein & Moris.
2. MKNO, Paris, França.
O projeto dos escritórios PILA e MOZ propõe um novo espaço urbano que concentre diversas atividades, entre moradia, comércio e lazer.
O local escolhido para abrigar o projeto é uma antiga área industrial com aproximadamente 50mil metros quadrados de extensão.
Além de abrigar diversas atividades, o projeto também tem como objetivo a revitalização das margens do canal, criando um parque de contemplação e lazer.
As análises do projeto indicam que as emissões de carbono de toda a área seriam reduzidas em mais de 20%, e isso se dá devido ao uso de materiais reciclados e reutilizados, além da utilização de energia limpa.
A vegetação seria recuperada, facilitando a limpeza e revitalização do canal, além do impacto positivo no clima e na vivência dos usuários.
Conclusão
Ao longo desse artigo foi possível entender a importância do urbanismo sustentável e como aplicar em seus projetos, priorizando o impacto positivo no meio ambiente e na experiência dos usuários.
A sustentabilidade pode ser desenvolvida em conjunto tanto com a arquitetura quanto com o urbanismo, promovendo diversos benefícios para o seu entorno e para a população.
Pensando nisso, a Projetou convida estudantes e profissionais para participar do seu 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia cujo objetivo é alcançar a otimização dos espaços arquitetônicos em benefício do bem-estar dos usuários, mediante a realização de um anteprojeto fictício para a sua sede física.
As inscrições para participar do Concurso tiveram início a partir do dia 30 de agosto de 2021 e se encerram as 23h59 do dia 08 de outubro de 2021, sendo realizadas através do site concurso.projetou.com.br. O prazo para o envio dos projetos é até o dia 15 de outubro de 2021 e você pode concorrer a R$1.500,00, além de um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou e outros 10 prêmios incríveis!
PARABEN PELO MATERIAL, MUITO ESCLARECEDOR.