Qual a importância de conhecer as Tendências da Arquitetura 2021?

Todo ano o mercado da construção civil se transforma, se direcionando por referências e novas tendências para as construções. As Tendências da Arquitetura em 2021, como já observado em 2020, foram influenciadas pela pandemia causada pelo Coronavírus (COVID-19), que se alastrou pelo mundo todo e gerou mudanças na forma de viver das pessoas.

As inovações acontecem em todo tipo de trabalho, e na Arquitetura não é diferente. As tendências podem acontecer com conceitos novos, criados a partir do que se está vivendo, ou com ideias antigas que modificadas ou não, podem conceder às construções espaços mais saudáveis, confortáveis e com qualidade de vida.

Estar familiarizado com as novidades no mundo da construção civil, oferece aos profissionais a possibilidade de otimizar o seu trabalho e propor diferentes ideias e experiências aos seus clientes. Sendo assim, saber das Tendências na Arquitetura em 2021, torna-se importante e ocasiona vantagens tanto para o cliente como para o profissional.  

Tendências da Arquitetura no ano de 2021

Como esse artigo está estruturado

Como a Pandemia influencia na Arquitetura

O ano de 2020 foi marcado pelo início de uma das maiores pandemias mundiais, o Coronavírus se alastrou pelo mundo todo deixando muitas vítimas e propiciando o nascimento de novos costumes à população.

A partir de 2020, tornou-se necessário um completo isolamento social que perdurou por 2021, enquanto a população ficava ansiosa pela criação e distribuição da vacina de imunização. Com isso, foi necessário desenvolver e reinventar novos costumes, como a forma de interação entre as pessoas e os espaços e a maneira de trabalhar.

Estes acontecimentos refletiram na Arquitetura e no Design de Interiores. As pessoas começaram a observar mais o local onde moram, iniciaram uma vida mais intimista, trabalhando em casa, utilizando mais a tecnologia e a automação residencial, e buscando formas de ficar cada vez mais confortáveis em suas casas com suas famílias.

Assim, despertaram-se novas Tendências na Arquitetura em 2021, repensando a utilidade e eficiência presente no cotidiano das pessoas, buscando espaços multifuncionais, mais preocupação com a população e o meio ambiente e projetando espaços que supram as transformações do ambiente para os novos hábitos.

Tendências da Arquitetura no ano de 2021

Tendências da Arquitetura 2021

As Tendências da Arquitetura em 2021 se misturam entre a procura por mais sustentabilidade e o aumento do interesse pela presença da natureza, com a procura de espaços com mais automação residencial, simplicidade e valorização da decoração.

Com isso, a seguir vamos falar sobre tendências que atualmente estão ganhando destaque, são elas:

Sustentabilidade

Na arquitetura, a preocupação com a sustentabilidade e o futuro ocasiona a procura por técnicas para tornar os projetos mais ecologicamente viáveis. Com isso, alguns métodos utilizados, ou que podem servir de referência para as construções atuais, são:

Iluminação e Ventilação Natural

Cada vez mais, os profissionais e seus clientes estão optando por espaços que aproveitem a Iluminação e Ventilação Natural, trazendo conforto aos ambientes.

A Iluminação e Ventilação Natural proporcionam um espaço mais ventilado e iluminado, conta com inúmeros benefícios, como conforto térmico e praticidade, pois como trata-se de um método natural, ele não precisa de manutenção. Além disso, ocasiona a diminuição do consumo e consequentemente de gastos de energia elétrica.

Isso acontece pelo fato do uso da ventilação e iluminação natural, diminuírem ou até mesmo tornarem desnecessária a utilização de alguns dispositivos artificiais que utilizam a energia elétrica para funcionar, como ventiladores, ar-condicionado e a iluminação artificial.

Dessa forma, torna-se importante pensar com cuidado nesses pontos, ao elaborar um projeto arquitetônico, proporcionando um ambiente mais saudável e arejado aos moradores e frequentadores do local.

Espaço com uso de Ventilação e Iluminação Natural, uma das Tendências Arquitetura 2021.
Espaço com uso de Ventilação e Iluminação Natural

Arquitetura Vernacular

A Arquitetura Vernacular, também trata-se de uma forma sustentável de projetar uma construção, pois ela compõe-se de técnicas características da região onde a construção será implantada, e utiliza em sua execução recursos naturais de caráter cultural do local.

As características desse tipo de Arquitetura variam de acordo com a região que ela será inserida. Ao implantá-la, deve-se observar as particularidades locais, os aspectos climáticos, topográficos, os recursos naturais, que normalmente podem ser terra, pedras, madeiras, gelo, entre outros, e as tradições dos moradores e frequentadores do local.

Geralmente, nota-se neste tipo de arquitetura, uma mistura de simplicidade e funcionalidade, em junção com a sustentabilidade. Isto acontece pela forma simples da construção e o seu nível tecnológico construtivo que não é considerado avançado, e são passados de geração em geração.

Assim a Arquitetura Vernacular, como uma forma de construção sustentável, pode ser utilizada como referência e proporcionar ideias para novos e modernos projetos arquitetônicos.

arquitetura vernacular do Rio Grande do Sul
Arquitetura Vernacular, feita com a técnica de enxaimel no Rio Grande do Sul

Resíduos da Construção Civil

Os profissionais da construção civil estão tentando reduzir os impactos ambientais através de variados métodos. Entre eles, está a preocupação com a redução e o descarte correto dos Resíduos da Construção Civil, também conhecido como RCC.

Os Resíduos da Construção Civil são os materiais de construção descartados, formados através de diferentes atividades em obrascomo demolições, reformas ou criação de um novo espaço. Estes resíduos necessitam ser separados na obra, pois as características que eles apresentam, possibilitam seu reaproveitamento.

Dessa forma, com o intuito de garantir o descarte correto desses Resíduos da Construção Civil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos exige a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Promovendo o respeito a lei, e garantindo obras mais sustentáveis, ajudando na preservação do meio ambiente.

Resíduos da Construção Civil, uma das Tendências Arquitetura 2021.
Resíduos da Construção Civil

Os variados tipos de entulhos são separados em classes, de acordo com suas características, para adquirir mais organização e facilidade ao identificá-los. Com isso, ao classificar os Resíduos da Construção Civil, existe a Classe A, Classe B, Classe C, Classe D e os Rejeitos, garantindo o manuseio e descarte correto dos materiais.

Assim, além de ajudar na sustentabilidade do planeta, gerando bem estar ao meio ambiente com a geração de menos entulhos. A redução e o descarte correto dos resíduos da Construção Civil podem ajudar na limpeza da obra e na economia de materiais, e proporcionar em alguns casos a reciclagem e reaproveitamento dos resíduos.

Materiais Sustentáveis

Uma forma de respeitar o meio ambiente na construção civil, é utilizando materiais sustentáveis nos projetos de arquitetura e urbanismo. Isto pode ser feito através da escolha do tipo de Sistema Construtivo.

Os Sistemas Construtivos são compostos pela definição da estrutura da construção. A partir deles, há a escolha do tipo de material a ser utilizado no projeto, como por exemplo, alvenaria ou steel frame, e o tipo de mão de obra necessária para sua implantação.

Atualmente o uso de tijolos cerâmicos, com a alvenaria convencional, é o sistema construtivo mais utilizado no Brasil, porém com a modernidade, outros estão surgindo e ganhando destaque.

Sistema Construtivo de Alvenaria Convencional, uma das Tendências Arquitetura 2021.
Sistema Construtivo de Alvenaria Convencional

A partir da escolha do Sistema Construtivo, há mudanças como no custo da construção, no tempo de obra, a sustentabilidade e também em sua aparência, já que os distintos sistemas construtivos utilizam diferentes materialidades.

Dessa forma, torna-se preciso conhecer os métodos construtivos e suas características, buscando o melhor para o projeto e o meio ambiente. Um exemplo de sistema construtivo sustentável são os Tijolos de Solo-Cimento, que são compostos da mistura de partes proporcionais de solo, cimento e água prensados.

Esses Tijolos são considerados uma alternativa sustentável para as construções em alvenaria. Dentre as características deste material, possui muita resistência e dispensa o uso de reboco ou chapisco, sendo esteticamente interessante.

Presença da Natureza

A presença da natureza no espaço transmite aos frequentadores ou moradores do local, um sentimento de tranquilidade e bem estar, e maior qualidade de vida, diminuindo o estresse cotidiano. Dessa forma, o paisagismo e a arquitetura biofílica estão ganhando espaço na construção civil.

A arquitetura biofílica conecta a natureza e a construção, promovendo a reconexão das pessoas com o natural, obtendo como objetivo, diminuir o impacto negativo das obras no meio ambiente. Gerando espaços agradáveis e estimulantes para os que ali frequentam.

Para aplicar a arquitetura biofílica nos projetos, existem diferentes maneiras, ela pode estar presente no design de interiores das construções ou na arquitetura do edifício, ocasionando a junção de técnicas de sustentabilidade. Os projetos com inserções que sejam isoladas de elementos naturais, não são considerados biofílicos.

Entres os métodos que podem ser utilizados para implantação da biofilia no projeto, estão a Ventilação e Iluminação Natural, a psicologia das cores, e a inserção de plantas e jardins. Assim, o espaço cria conexão com seus usuários e transmite sensações positivas e saudáveis para as pessoas.

Presença da Natureza na Construção, uma das Tendências da Arquitetura em 2021.
Presença da Natureza na Construção

Com isso, nota-se que a vegetação em união com a construção, transmite diferentes benefícios e torna-se cada vez mais importante na atualidade. Entre as vantagens da Biofilia para a Arquitetura e seus usuários, estão:

  • Diminuir níveis de estresse e tensão
  • Auxilia na manutenção da pressão arterial
  • Elevação da produtividade no ambiente
  • Estimulação da criatividade dos frequentadores do espaço
  • Integração dos ambientes
  • Motivação dos usuários
  • Integração positiva do homem e a natureza
  • Redução em níveis de ansiedade
  • Melhora na qualidade do sono
  • Aumento da imunidade
  • Redução de doenças, como as cardíacas e pulmonares
  • Ajudar na concentração dentro dos espaços

Assim, em 2021 integra-se plantas e jardins como uma das diversas soluções sustentáveis aplicadas na construção civil.

Arquitetura Biofílica, uma das Tendências Arquitetura 2021.
Arquitetura Biofílica

Busca por mais conforto nos ambientes

Com a pandemia, as pessoas precisaram se isolar e permanecer em suas casas. Dessa forma, ficando mais tempo em casa, os moradores começaram a sentir a necessidade de modificar suas residências de forma que melhor lhes atendesse proporcionando maior conforto, bem-estar e qualidade de vida.

Assim, os ambientes dentro das moradias começaram a ganhar mais destaque sendo utilizados para entreter, descontrair, proporcionar paz interior, leveza e saúde mental aos moradores. Entre estes ambientes, os que se destacam são as cozinhas, os banheiros e as varandas.

Cozinhas

As cozinhas, consideradas “o coração da casa”, tornaram-se espaços mais utilizados, do que anteriormente à pandemia. Nela, as famílias começaram a se juntar mais para criar e compartilhar refeições, consolidando a união da família. Além disso, pode-se considerá-la um espaço para esquecer os problemas e focar em outras atividades.

Com isso, ao projetar a cozinha da moradia, independente do tamanho do ambiente, os profissionais precisam ficar atentos ao que seus clientes desejam. Fazer o possível para conseguir integrar no espaço o necessário para acarretar um local saudável e confortável aos seus frequentadores.

Cozinha Residencial, uma das Tendências Arquitetura 2021.
Cozinha Residencial

Varandas

Além da cozinha, outros espaços como os banheiros e as varandas ganharam mais relevância para os moradores. As varandas viraram espaços mais desfrutados, onde desencadeiam-se sentimentos de relaxamento, refúgio e reencontro, possibilitando às pessoas respirar ar fresco, ter acesso a luz solar e se conectar com o externo.

Dessa forma, nas varandas aconselha-se o uso de mobiliários mais confortáveis, práticos e que supram o gosto do cliente, proporcionando um local agradável e aconchegante. Nelas, pode-se cultivar plantas e conceder aos moradores e frequentadores do local, um espaço de contato com a natureza.

Varanda Residencial com presença de vegetação, uma das Tendências Arquitetura 2021.
Varanda Residencial com presença de vegetação

Banheiros

Os banheiros, que são espaços indispensáveis no cotidiano das pessoas, sempre tiveram sua importância, porém ela aumentou ainda mais com a pandemia. Este local tornou-se extremamente necessário para que as pessoas recarregassem suas energias.

Assim, o banheiro precisa transmitir aos seus usuários conforto, aconchego, relaxamento e tranquilidade. Seus projetos devem seguir o estilo do cliente, sem esquecer de proporcionar espaços com tudo que é necessário para seu bem estar e suprir suas necessidades.

Banheiro Aconchegante, uma das Tendências Arquitetura 2021.
Banheiro Aconchegante

Home Office

Uma das maiores mudanças com a pandemia foi que muitas pessoas aderiram ao trabalho remoto. Assim, precisaram adaptar sua rotina e seu lar para adquirir um espaço de trabalho.

O Home Office é um ambiente que está ganhando cada vez mais destaque dentro das casas, e não pretende perder sua relevância. Dessa maneira, a procura por home offices mais funcionais, inovadores tornou-se uma das Tendências na Arquitetura em 2021. Nestes espaços precisa-se estar presente o necessário para o usuário realizar seu serviço.

Além disso, precisa ser um ambiente bem iluminado, ventilado, com conforto, que estimule a produtividade do trabalhador e não desvie sua atenção.

Uma das formas de ampliar a produtividade do profissional, é por meio da Neuroarquitetura. Ela compõe-se dos conceitos da neurociência implantados nos projetos arquitetônicos, influenciando na percepção das pessoas com o espaço e a maneira que ele impacta seu cérebro.

Criando espaços que impactam positivamente seus usuários, e produzem os estímulos adequados, o ambiente proporciona aumento do foco, da eficiência, criatividade e melhora do trabalho do profissional.

Home Office
Home Office

Automação Residencial

Atualmente, a popularização dos dispositivos eletrônicos tem aumentado de forma considerável. Este fato, também acontece pelos novos hábitos das pessoas em 2021. A sociedade precisa se manter conectada para se informar, trabalhar, interagir com o próximo e manter a segurança em seus locais de trabalho e suas casas.

Assim, a Automação Residencial, também conhecida como Domótica (Domus = casa + robótica), ganha destaque. Ela consiste em métodos tecnológicos que podem ser implantados em Arquitetura, com o objetivo de torná-la mais eficiente e proporcionar facilidade e conforto às atividades desempenhadas pelos usuários.

Com a Automação Residencial, torna-se possível realizar controles como o da iluminação, da temperatura, da segurança e o controle sonoro do ambiente, podendo monitorar os espaços a distância pelo usuário com a ajuda da tecnologia. Assim, o desempenho das edificações são melhorados e modernizados.

Além disso, torna-se possível utilizar a Eficiência Energética nos projetos, com o objetivo de gerar a mesma quantidade de energia fazendo o uso de um nível menor de recursos naturais. Uma das formas de obter Eficiência Energética em junção com a automação é controlando a iluminação e ventilação do ambiente.

Entre as vantagens das chamadas “casas inteligentes”, está o aumento da segurança, a praticidade e funcionalidade desencadeada pelo fácil controle das atividades, e a sustentabilidade. Isto acontece porque com a Automação Residencial, há o auxílio de ações que buscam minimizar os impactos ambientais nas residências.

Automação Residencial
Automação Residencial

Conclusão

No decorrer deste artigo, você viu como as Tendências da Arquitetura no ano de 2021, foram influenciadas pela Pandemia, uma vez que realizou mudanças na forma de viver das pessoas e também de vivenciar os ambientes.

Uma vez que o tempo gasto em casa é maior, tornou-se necessário olhar com mais atenção para o bem-estar, qualidade de vida e funcionalidade.

Além disso, ao se preocupar com a sustentabilidade beneficia-se o meio ambiente e consequentemente a qualidade de vida dos usuários da edificação. Ou seja, empregar essas soluções podem otimizar o projeto de arquitetura e aumentar as chances do profissional de se destacar e ser reconhecido por sua identidade arquitetônica no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Projetou convida estudantes e profissionais para participar do 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia. O tema do Primeiro Concurso, é executar um anteprojeto para a sede física da Projetou (totalmente fictícia, não será executada) com foco na qualidade de vida e bem estar dos usuários, proporcionando um espaço de qualidade que influencie positivamente alunos e colaboradores.

Venha participar! Você pode concorrer até R$ 1500,00 mais um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou! As inscrições estão abertas de 30/08/2021 até 08/10/2021 e você pode se inscrever clicando aqui!