O que é Gerenciamento de Obras?

O Gerenciamento de Obras consiste em um conjunto de métodos que buscam administrar as etapas de uma obra. Dessa forma, ele é considerado um serviço dinâmico que envolve o planejamento, monitoramento e controle de uma construção.

Todas as etapas de uma obra precisam ser previamente planejadas. Isto é importante para identificar problemas antecipadamente e apresentar soluções de maneira rápida e eficiente, evitando prejuízos para o andamento da construção.

arquitetos em obra colaboram para o Gerenciamento de Obras
É importante que Arquitetos e Engenheiros tenham conhecimento a respeito de como aplicar corretamente o Gerenciamento de Obras em todas as fases da construção.

Em razão disso, é necessário que uma construção seja submetida a um processo de administração, monitoramento e controle, devendo este ser realizado em todas as suas etapas, a fim de que sua execução seja realizada com qualidade e entregue dentro do prazo estipulado.

Por isso, é importante que Arquitetos e Engenheiros saibam como deve ser realizado o Gerenciamento de Obras, a importância de sua aplicação para o andamento da construção, bem como as modalidades e etapas que o caracterizam.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância do Gerenciamento de Obras?

O Gerenciamento de obras envolve a administração de tempo, recursos e da equipe que trabalhará na construção, tendo como principal objetivo cumprir o cronograma destinado para a obra e controlar o orçamento financeiro estipulado para a construção.

É importante que todas as fases de uma obra contem com um planejamento eficiente, visando contribuir para a organização que deverá ocorrer durante todo o processo construtivo.

Planejamento no gerenciamento de obras
O planejamento é fundamental para o Gerenciamento de Obras

No Brasil, a Lei 5.194 de 1966, especifica como uma das atribuições dos Arquitetos e Engenheiros a capacidade de realizar o Gerenciamento de Obras.

Desse modo, Arquitetos e Engenheiros ao assumirem a gestão de uma obra precisam garantir que a execução seja fiel ao projeto, identificando problemas e buscando alternativas para imprevistos que possam vir a ocorrer, atuando para o bem da construção como um todo e para o cliente.

Quando o Gerenciamento de Obras é inexistente ou não é realizado corretamente, os prejuízos podem ser percebidos de forma imediata, impactando nas questões financeiras, através de gastos extras, além de prejudicar a relação entre o profissional e o cliente.

clientes insatisfeito
Um Gerenciamento mal planejado traz muitos problemas entre eles é o comprometimento do relacionamento com o cliente

Diante disso, é importante que seja realizado o planejamento e a administração em todas as etapas da obra, desde a concepção do projeto arquitetônico até a sua execução, a fim de reduzir os impactos causados por imprevistos no canteiro de obras e garantir a entrega no correto prazo.

Dentre os objetivos mais relevantes proporcionados pela aplicação efetiva do Gerenciamento de Obras é valido citar:

  • Cumprimento dos objetivos estabelecidos pelos cronogramas da obra;
  • Ampliaras oportunidades e diminuir ou eliminar riscos;
  • Administrar os princípios da obra, limitações do projeto, como escopo, custos, prazos etc.;
  • Administrar os processos relativos a mudanças caso haja necessidade;
  • Aumentar a transparência e sucesso do planejamento;
  • Garantir a entrega da obra no prazo estipulado;
  • Reduzir adversidades ou solucioná-las agilmente;
  • Otimizar recursos;
  • Detectar, restaurar ou eliminar projetos disfuncionais;
  • Dentre outros.

Benefícios da realização do Gerenciamento de Obras

O Gerenciamento de Obras é um processo benéfico para a construção, uma vez que atua visando otimizar e atenuar problemas que possam vir a ocorrer durante as etapas da obra. Por esta razão ele necessita de constante acompanhamento.

A seguir, alguns dos múltiplos benefícios que o Gerenciamento de Obras pode proporcionar para a construção:

Redução de custos para a obra

Diversos fatores podem contribuir para elevar os custos de uma obra. Por isso, o Gerenciamento é um importante aliado para a geração de economia, alguns dos aspectos que podem encarecer uma obra são: atrasos, retrabalhos em alguns pontos e riscos no memento da contratação.

casas
A geração de economia é um dos fatores mais importantes a se estabelecer durante a execução da obra

A gestão de obras é fundamental na mitigação destes problemas e consequentemente exerce impacto nos custos finais. O uso da tecnologia também é benéfico, uma vez que pode tornar os processos do gerenciamento mais precisos e seguros.

Estratégia produtiva e acompanhamento das fases da obra

O Gerenciamento de Obras também desempenha o papel de garantir que a execução das atividades relativas à obra siga todos os requisitos necessários.

Para isso é importante seguir um cronograma planejado que envolva todos os custos e que atenda os princípios de qualidade construtivos. Isso contribui para a estratégia produtiva da obra.

gerenciamento de obras e projetos
Seguir um cronograma e uma sequencia lógica são primordiais para a estratégia produtiva da obra

Durante o processo de gestão da obra, também é preferível cumprir prazos seguindo uma sequência lógica em todas as fases da obra e predefinindo os custos na etapa orçamentaria.

Previsão de problemas

Ao tomar de conta de toda a organização previamente, o gerenciamento de obras torna viável prever problemas que possam vir a ocorrer, buscando de forma eficaz soluções para tais.

arquitetos trabalhando para o Gerenciamento de obras
Arquitetos e Engenheiros devem ter capacidade para solucionar problemas antecipadamente

Nesse sentido, a gestão de obras permite que grande parte destes problemas sejam resolvidos antes da execução de determinada etapa, auxiliando no aumento da produtividade, evitando retrabalhos no canteiro de obras e assim, garantindo que o cronograma seja seguido dentro do estipulado.

Controle do estoque de materiais

Além de todos estes benefícios citados, a gestão de obras colabora para o controle do estoque de materiais, o que contribui para a economia da obra, já que através de um controle preciso do estoque, evita-se desperdícios.

Gerenciamento de obras e estoque de materiais
Realizar o controle do estoque de materiais e itens é indispensável para o planejamento do Gerenciamento de Obras

Dessa forma, o gerenciamento de obras auxilia, por meio da realização de listas de materiais e equipamentos, a entender os tipos de materiais que serão usados e os que estão em falta.

Este controle também permite de maneira indireta o controle da mão de obra e insumos que estão sendo usados, evitando assim atrasos e a falta de produtividade relacionada a falta de materiais no canteiro de obras.

Execução fiel ao projeto

É valido afirmar que nem sempre um empreendimento sairá exatamente como está no projeto, isso porque há muitas variantes que podem influenciar essa questão.

execução de projetos e gerenciamento de obras
O Gerenciamento de Obras possibilita que a execução seja a mais fiel possível ao projeto

Todavia, o Gerenciamento de Obras possibilita que muitas dessas questões sejam previstas e superadas, fazendo com que a obra siga o projeto da maneira mais fiel possível.

Otimização da qualidade dos empreendimentos

O Gerenciamento de Obras contribui significativamente para a criação da padronização dos processos construtivos, o que auxilia a reduzir a desarmonia entre o planejamento e os projetos.

homens trabalhando em reforma
Manter um padrão de qualidade é um requisito fundamental para otimização de empreendimentos

Desse modo, torna-se possível aumentar a qualidade extensiva da obra, permitindo que todas as obras possam manter um padrão de qualidade similar.

Como é realizado o Planejamento do Gerenciamento de Obras?

Logo ao iniciar um projeto, é importante pensar a respeito de como ocorrerá o seu desenvolvimento. Para gerir uma obra não basta apenas controlar recursos pessoais e materiais.

O Gerenciamento de Obras é uma tarefa complexa que abrange uma série de questões a ele relacionadas, como por exemplo, o cuidado com a qualidade das tarefas realizadas no canteiro de obras.

pessoas na obra realizando o gerenciamento de obras
O Gerenciamento de Obras é uma atividade multifatorial que engloba diversos aspectos

Ao mesmo tempo é preciso dedicar atenção ao controle orçamentário, a contratação de profissionais e equipamentos e até mesmo com a comunicação além de muitos outros.

Sendo assim, existem diversas escalas para realizar a gestão de uma obra, devendo ser escolhido o modelo mais adequado para cada tipo de situação.

Nesse sentido, estas são algumas modalidades utilizadas no Gerenciamento de Obras:

  • Gerenciamento Pleno: é o gerenciamento de forma completa, que traz todas as soluções necessárias para o cliente;
  • Gerenciamento Parcial: se responsabiliza somente pela logística de algumas partes do projeto, enquanto o restante continua sob responsabilidade do cliente;
  • Equipe de Apoio: se trata de equipes supervisionadas em campo, as quais cuidam do planejamento executivo de projetos, controle, gestão de contratos, arquivo técnico, controle financeiro e orçamentário, dentre outros;
  • Mão de Obra Contratada (MOC): O cliente se responsabiliza pela gestão, podendo contar com a oferta de mão de obra especialista para se concentrar nas necessidades especificas.

É valido destacar que o nível de planejamento depende da complexidade do projeto e de sua execução, portanto escolher a modalidade apropriada é fundamental para o sucesso do planejamento e consequentemente da gestão suficiente.

Quais as etapas essenciais do Gerenciamento de Obras?

Para realizar o Gerenciamento de Obras de maneira eficaz é necessário seguir algumas etapas fundamentais que colaboram com o processo de gestão da obra e dos projetos.

Estas etapas são fundamentais para trabalhar dentro do orçamento, efetivar a gestão do canteiro de obras e entregar um serviço de qualidade.

A seguir, as principais etapas do Gerenciamento de Obras:

1. Estudo de Viabilidade

O Estudo de Viabilidade técnica e econômica é primordial antes de iniciar qualquer obra. Através dele é possível julgar o investimento destinado para a construção, por meio da avaliação dos encargos e da possibilidade de venda.

Estudo de viabilidade
O Estudo de Viabilidade é essencial para iniciar qualquer projeto

É importante considerar nesse estudo a utilização de materiais e métodos construtivos, além de situações que abranjam aspectos urbanísticos da área, estes aspectos podem consistir em: zoneamento urbano, limitações legais, taxa de ocupação, restrições geográficas etc.

2. Análise do Orçamento

Um outro aspecto muito importante durante o desenvolvimento do Gerenciamento de Obras é o orçamento. É de extrema importância que seja realizado o levantamento de preços para a construção acompanhando as alternâncias do mercado.

orçamento
A analise orçamentaria é uma das etapas indispensáveis do Gerenciamento de Obras

Por isso, é valido se atentar a alguns pontos:

  • É importante avaliar os preços praticados nas localidades especificas para realizar um orçamento adequado;
  • Deve-se conhecer técnicas de formação de preços, existem softwares específicos para essa finalidade;
  • Esteja atento as mudanças de preços no decorrer da compra de materiais e equipamentos, isso tende a impactar nos custos da obra.

3. Planejamento dos itens essenciais para a obra

O planejamento não pode se desvencilhar do gerenciamento, por isso nesta etapa, o plano do gerenciamento deve ser elaborado e aprovado, ele consiste em um documento que contêm orientações a respeito da execução e controle da obra.

planejamento
O Planejamento dos itens é essencial para o Gerenciamento de Obras

Nesta etapa também deve ocorrer o planejamento dos itens fundamentais que serão utilizados na obra e onde eles serão armazenados.

4. Execução do projeto

Nesta etapa os procedimentos para o Gerenciamento da Obra serão elaborados e concluídos. Para isso, é preciso utilizar técnicas para o desenvolvimento da organização nos diversos tipos de obra.

execução do gerenciamento de obras
A execução das tarefas relativas ao Gerenciamento de Obras garante que o planejamento seja posto em prática

Todos os profissionais envolvidos na construção começam a por em prática tudo o que foi planejado anteriormente. As equipes se dividem segundo suas funções e iniciam os trabalhos para que tudo saia conforme o planejado.

Ainda nesta etapa ocorrem a gestão das ações corretivas e avaliação de mudanças caso haja necessidade.

5. Monitoramento e controle

Depois de organizar todas as etapas, é o momento de fazer o monitoramento e o controle das atividades.

Um exemplo desse controle ocorre por meio da gestão no canteiro de obras, que visa evitar o desperdício de materiais, o que auxilia a reduzir custos da edificação.

Ademais, o gestor responsável pela obra deve acompanhar a equipe de trabalho, esclarecendo possíveis dúvidas, abrandando erros e garantindo a segurança dos profissionais.

monitoramento e controle de obras
Monitorar e controlar as atividades é benéfico para reduzir e evitar possíveis erros

Para alcançar resultados satisfatórios é preciso estipular uma meta diária, uma comunicação suficiente com a equipe e prever problemas.

Recomenda-se ainda realizar o registro fotográfico das etapas da construção com o intuito de evitar imprevistos no futuro.

Isto é, nesta etapa ocorrerá a verificação se tudo o que foi planejado está sendo executado da maneira que deve ser.

6. Encerramento da obra

A última etapa do Gerenciamento de Obras, consiste na validação do encerramento e aceitamento do projeto e das etapas anteriores com os objetivos que foram determinados, fazendo perdurar os processos desenvolvidos ao longo das etapas da obra.

encerramento do gerenciamento de obras
O encerramento é a etapa final do Gerenciamento de Obras

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender a importância da aplicação do Gerenciamento de Obras em todas as etapas de uma obra, entendendo as quais são as suas principais etapas, as principais modalidades usadas, bem como os benefícios alcançados através de sua utilização.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da importância e das principais etapas do Gerenciamento de Obras, entendo que elas podem variar de acordo com o tipo de obra pretendida.

Se você quer aprender mais sobre Gerenciamento de Obras ou outros assuntos relativos à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.