Qual a importância da arquitetura hospitalar?

A arquitetura hospitalar é voltada para garantir que ambientes da área da saúde atendam a sua finalidade, proporcionando bem-estar para os pacientes e funcionalidade para os trabalhadores e prestadores de serviço dessa área.

Durante a graduação de arquitetura os estudantes são apresentados para diversas vertentes da arquitetura, entre elas as mais comuns são Design de Interiores e Arquitetura Comercial.

Arquitetura hospitalar
Arquitetura hospitalar

Porém essa é uma área que possui uma boa perspectiva de crescimento no mercado de trabalho e exige conhecimentos específicos para atender ao seu uso de maneira correta.

Dessa forma, você deve buscar uma Cursos de Especialização Prática em Arquitetura para complementar seus conhecimentos e se destacar no mercado de arquitetura hospitalar.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre arquitetura hospitalar.

Como esse artigo está estruturado

Qual a influência da arquitetura hospitalar na saúde e bem-estar dos usuários?

A arquitetura hospitalar envolve conhecimentos específicos sobre os equipamentos, dimensionamentos e mobiliários dessa área.

Todos os pontos devem ser elaborados com precisão, pois os ambientes precisam comportar os aparelhos necessários para o pleno funcionamento, assim como o correto dimensionamento de mobiliários como macas e poltronas de atendimento.

Mas para além do papel da arquitetura no ambiente hospitalar como apoio físico de atividades e tecnologias que promovem saúde, há também o papel humanizado da arquitetura hospitalar.

Hospital Sarah Kububitschek
Hospital Sarah Kububitschek

O lado humanizado da arquitetura hospitalar por sua vez promove acolhimento, segurança e sensação de aconchego, transformando o ambiente em um local mais familiar e confortável.

Essas sensações podem ajudar diretamente na recuperação do paciente, além de proporcionar um ambiente mais agradável para os profissionais da saúde.

Isso se dá através de diversas estratégias como a biofilia e a psicologia das cores.

Hospital Sarah Kububitschek
Hospital Sarah Kububitschek

Muitos desses fatores agem principalmente na saúde mental dos pacientes, afetando sua percepção das coisas e em consequência influenciando positivamente na sua recuperação.

Afinal, se sentir seguro e acolhido em um momento de vulnerabilidade pode acelerar e promover uma melhora significativa em comparação com a recuperação em um ambiente frio e impessoal.

Dessa forma, busque soluções humanizadas focadas no acolhimento, segurança e bem-estar dos usuários, você pode optar por áreas de convivência ao ar livre, ambientes com ventilação e iluminação natural, ou jardins e vegetações, por exemplo.

Quais os principais pontos a considerar para projetar uma edificação com arquitetura hospitalar?

Como já foi citado acima, há diversos pontos onde se torna possível a humanização do espaço dentro da arquitetura hospitalar.

Os benefícios dessas estratégias influenciam diretamente a qualidade de vida e bem-estar dos usuários, sejam eles pacientes ou profissionais da área.

Veja abaixo os cinco principais pontos a considerar para projetar uma edificação com arquitetura hospitalar:

  1. Iluminação adequada;
  2. Psicologia das cores;
  3. Ventilação e conforto térmico;
  4. Biofilia e contato com a natureza;
  5. Acessibilidade;

1. Iluminação adequada

Em determinados ambientes a iluminação deve ser branca e direta para o pleno funcionamento das atividades previstas, como salas de exames e laboratórios, por exemplo.

Iluminação em arquitetura hospitalar
Iluminação em arquitetura hospitalar

Porém para áreas de convivência ou internação que não necessitam de um projeto luminotécnico voltado para atividades de foco e concentração, a iluminação natural é o mais indicado.

A iluminação natural pode promover maior conforto aos usuários, além de trazer economia e sustentabilidade a edificação.

No entanto, se não for possível, uma iluminação indireta e amarela é a opção que traz mais sensação de conforto e acolhimento, deixando o ambiente mais propício ao descanso e relaxamento.

2. Psicologia das cores

Cada cor possui um significado diferente, e pode provocar nos observadores determinados sentimentos.

Dessa forma, usar isso ao seu favor pode favorecer de diversas maneiras, tanto em ambientes de foco e concentração, como em ambientes de maior higiene e nas áreas de convivência.

Psicologia das cores na arquitetura hospitalar
Psicologia das cores na arquitetura hospitalar

Para casos de arquitetura hospitalar infantil também se faz interessante o uso de temáticas, que podem ser aplicadas como papel de parede, pintura ou até incluindo mobiliários.

Se você quer saber mais veja nosso artigo sobre A Psicologia das Cores na Arquitetura.

3. Ventilação e conforto térmico

Assim como a iluminação, a ventilação natural promove uma sensação de bem-estar e contato com a natureza, além de ajudar na sustentabilidade da edificação.

Alguns ambientes necessitam de uma temperatura controlada, como laboratórios e salas de exames, porém para outros ambientes o uso da ventilação natural é livre, trazendo o conforto térmico de maneira sustentável.

Conforto térmico na arquitetura
Conforto térmico na arquitetura

Recepção, salas de internação e atendimento, salas de fisioterapia e espaços de convivência são exemplos de ambientes que podem utilizar da ventilação natural na maioria dos casos.

Lembre-se de sempre verificar a viabilidade das estratégias que você escolher aplicar de maneira a favorecer o melhor funcionamento possível para os ambientes.

4. Biofilia e o contato com a natureza

A biofilia traz o conceito de que o ser humano possui uma conexão com a natureza, de maneira que quando temos contato direto nos conectamos com a nossa essência, promovendo sensação de acolhimento, pertencimento e bem-estar.

Biofilia na arquitetura hospitalar
Biofilia na arquitetura hospitalar

A biofilia pode ser aplicada de diferentes formas, como em jardins internos, paredes com jardim vertical ou até mesmo esquadrias de vidro que permitam a visibilidade da vegetação de fora da edificação, por exemplo.

5. Acessibilidade

A acessibilidade é uma demanda básica para os projetos de arquitetura, ou seja, é necessário considerar em todos os seus projetos comerciais, institucionais e públicos.

Acessibilidade
Acessibilidade

Em um ambiente hospitalar é comum existir pessoas com mobilidade reduzida, portanto é fundamental que você considere a acessibilidade no máximo de ambientes possível.

Além de rampas de acesso, lembre-se de adicionar apoios, portas com o correto dimensionamento, placas informativas e piso tátil para deficientes visuais.

Mas é importante que você sempre lembre de consultar as normas relacionadas a esse assunto, como a NBR 9050.

O papel da ergonomia e da segurança na arquitetura hospitalar

É fundamental considerar a ergonomia um fator determinante em todas as escolhas para um ambiente hospitalar, afinal se trata da recuperação de pacientes com limitações e disfunções.

As suas decisões projetuais devem visar o correto dimensionamento e posição dos mobiliários, com foco no conforto e na acessibilidade.

Arquitetura hospitalar
Arquitetura hospitalar

Ou seja, é importante que você dimensione todos os elementos de maneira a atender pacientes que tem mobilidade reduzida, sejam em muletas ou cadeiras de rodas.

Lembre-se que a inclusão e acessibilidade são importantes em todos os setores da arquitetura, seja arquitetura comercial ou arquitetura residencial, e principalmente na arquitetura hospitalar.

Arquitetura hospitalar
Arquitetura hospitalar

Isso torna o ambiente mais seguro, tanto fisicamente quando emocionalmente, pois você passa para o usuário que houve cuidado ao projetar.

Portanto, priorize a ergonomia e a segurança na hora de projetar a sua edificação, principalmente para ambientes hospitalares.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender sobre a arquitetura hospitalar e como projetar da maneira correta.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da arquitetura hospitalar, abordando alguns exemplos e orientações que podem ser empregadas em projetos de arquitetura.

Contudo, é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar as principais normas utilizadas com esta finalidade, sendo fundamental observar as principais necessidades deste tipo de projeto.

Se você quer aprender mais sobre arquitetura voltada para ambientes e espaços da área da saúde e saber como projetar da melhor forma, a Projetou preparou o curso de Arquitetura e Interiores de Clínicas e Consultórios especialmente para você.