Qual a importância da Iluminação na Arquitetura?

A iluminação na arquitetura trata-se de um elemento com a capacidade de transformar um espaço por completo. Ela pode aparecer no projeto de duas formas distintas, uma delas é através da iluminação natural, proporcionada pela luz solar, e a outra é pela iluminação artificial, transmitida através da energia elétrica.

O uso correto da iluminação na arquitetura acarreta um ambiente mais confortável, aconchegante e saudável para seus usuários. Com ela, o espaço ganha vida e mantém suas cores destacadas, porém caso a iluminação do espaço seja projetada de forma inadequada, ela pode acarretar problemas, como desconforto visual e menor qualidade de vida.

Dessa forma, ao projetar um ambiente, o profissional deve estar atento e compreender a importância da iluminação na arquitetura e como desenvolvê-lo em um projeto. Isto ocasiona valor ao seu trabalho e diferentes benefícios para os moradores ou frequentadores do local, e para o meio ambiente, pois a construção torna-se mais sustentável.

Iluminação Natural
Iluminação Natural

Como este artigo está estruturado

Vantagens do Bom Uso da Iluminação na Arquitetura

As vantagens de espaços contemplados pelas técnicas de iluminação adequadas são muitas, não só em relação ao conforto visual, mas também ao psicológico das pessoas, inclusive de animais, que ali frequentam, pois torna-se visível a diferença de comportamento e produtividade causada pela iluminação adequada.

Por este motivo que no exterior, o método de Lighting Design, que é a elaboração de projetos de iluminação visando a junção da estética com a funcionalidade da luz, esta cada vez mais conhecido e utilizado, e no Brasil sua popularidade e o número de profissionais se capacitando na área só aumenta.

A falta do projeto é visível quando a iluminação do espaço não favorece o design do ambiente e o objetivo nele existente, como por exemplo, ser um local de descanso ou trabalho. Dessa forma, a diferença é notória nos ambientes que apresentam um projeto que pense na iluminação do espaço.

Entre as vantagens existentes na Iluminação na Arquitetura, está:

  • Conforto visual;
  • Praticidade, pois a iluminação natural não precisa de manutenção;
  • Distribuição de cores do ambiente;
  • Valorização estética do ambiente;
  • Personalidade;
  • Sustentabilidade;
  • Geração de emoções;
  • Setorização dos espaços;
  • Criação de cenários;
  • Otimização da iluminação natural;
  • Otimização da iluminação cênica;
  • Valorização de fachadas; 
  • Economia de energia elétrica;
  • Aumento na produtividade dos ambientes de acordo com os objetivos nele existente

Iluminação Natural

luz natural apresenta diferentes variações ao decorrer do dia. Isto acontece em sua intensidade e coloração, desta maneira, é importante o planejamento do espaço, começando pelo partido arquitetônico e urbanístico, buscando as melhores soluções para os ambientes.

É a partir do partido arquitetônico, que é a união de um conjunto de parâmetros e diretrizes utilizados por arquitetos e urbanistas durante a realização do Projeto Arquitetônico, que estuda-se a direção solar em relação ao terreno, os espaços onde a luz será mais intensa no período da manhã e da tarde.

Partido Urbanístico

Sabendo-se destes fatores, ao projetar o ambiente é pensado onde devem-se localizar as aberturas no espaço e seus tamanhos. Isto acontece com o intuito de buscar conforto térmico e visual ao projeto. Com o uso de aberturas maiores, a iluminação torna-se consequentemente mais intensa, e o contrário acontece com aberturas menores.

Além disso, com a iluminação natural presente no edifício, ocasiona-se a sustentabilidade do espaço, ajudando o meio ambiente com projetos mais ecologicamente viáveis. Isso acontece pois com a iluminação adequada do ambiente, a utilização da iluminação artificial diminui, usando menos energia elétrica e adquirindo mais sustentabilidade.

Espaço com uso de ventilação Natural
Espaço com uso de ventilação Natural

As percepções dos profissionais em relação ao nascer e pôr do sol influenciam as decisões do projeto de iluminação. Isso ocorre pelo fato de ser levado em consideração as emoções que a iluminação causa aos frequentadores do espaço, tornando-se assim a iluminação parte da neuroarquitetura do ambiente.

Assim como a luz artificial, a luz natural também possui diferentes colorações, ou seja, diferentes temperaturas. Ao decorrer do dia, a intensidade da luz solar, e o local que ela incide, se modifica sofrendo alterações na iluminação do espaço. Além disso, o clima e a previsão do tempo de cada local influencia na emissão da luz solar.

Foi a partir da referência dos diferentes efeitos da luz solar durante os horários do dia que foi determinado as temperaturas da luz artificial.

Com isso, as diferentes temperaturas de iluminação impactam de diversas formas os frequentadores do local, proporcionando vários sentimentos e transmitindo diferentes estímulos para as pessoas, como bem-estar, foco ou descanso.

Estes estímulos influenciam no cotidiano dos residentes, podendo ser de forma positiva ou negativa. Dessa forma, recomenda-se utilizar a Iluminação Natural em junção com a Ventilação Natural, e criar espaços com diferentes aberturas que supram as necessidades do ambiente e proporcionem conforto térmico e visual às pessoas. 

Iluminação e Ventilação Natural
Iluminação e Ventilação Natural

Aberturas da Iluminação Natural

Ao projetar a iluminação natural na construção, o profissional deve escolher a melhor forma de inseri-la no projeto. Para isso existem diferentes métodos que pode-se utilizar, entre eles as aberturas comuns, através das esquadrias e as aberturas zenitais.

Aberturas com Esquadrias

As aberturas mais comuns na arquitetura para proporcionar ao ambiente luz e ventilação natural, são as aberturas de esquadrias. Este tipo de abertura caracteriza-se pela captação de luz natural através das portas e janelas, geralmente dispostas nas paredes de forma vertical pela construção.

Existem diferentes tipos de aberturas, o profissional pode utilizar sua criatividade e projetar variados tipos de portas e janelas, de acordo com o design do projeto, seu objetivo e suas necessidades.

Diferentes tipos de janelas, encontradas mundialmente
Diferentes tipos de janelas, encontradas mundialmente

Entre as formas de aberturas, existem diferentes tipos de portas. Ao projetar uma casa pode-se utilizar porta de abrir, de correr, basculante, pivotante, sanfonada, veneziana, entre outros modelos, os quais influenciam de forma diferente na circulação de ar e luz do ambiente.

O mesmo acontece com as janelas, pode-se encontra-las, de correr com persiana vertical, ou sem a persiana, de abrir, basculante, maxiar, entre outras. Elas podem adquirir diferentes tamanhos e estar presente em uma mesma construção com diferentes modelos.

Também há a possibilidade de projetar um espaço com janela fixa, este tipo de abertura ao contrario das outras alternativas, não permite a entrada da ventilação, apenas da iluminação natural.

Ambiente com entrada de luz natural, através de aberturas verticais
Ambiente com entrada de luz natural, através de aberturas verticais

Aberturas com Iluminação Zenital

As aberturas com iluminação zenital, provém de “zênite”, que indica o céu. Assim, as aberturas presentes no teto da construção, com o objetivo de proporcionar claridade ao espaço nomeia-se de Iluminação Zenital. Este tipo de abertura encontra-se em shoppings, por exemplo.

Este método de iluminação na arquitetura compõe-se de um recurso que pode-se utilizar para proporcionar luz natural em ambientes sem janelas. No entanto deve-se tomar cuidado com a temperatura do local, onde a iluminação zenital será implantada e os materiais utilizados.

Iluminação Zentital, um tipo de Iluminação na Arquitetura
Iluminação Zenital

Assim como nas aberturas verticais com esquadrias, existem diferentes métodos de Iluminação Zenital, como sheds, lanternins e cúpulas, cada sistema possui suas características e necessidades. Dessa forma, o profissional possui opções diferentes de aberturas.

Entre as vantagens desde tipo de iluminação, está o fato dela proporcionar luz natural ao ambiente e economia de energia elétrica. Porém como desvantagem, este tipo de estrutura obtém a limpeza e manutenção de mais difícil acesso. Além disso, alguns modelos aquecem o ambiente e pode incomodar os frequentadores do local.

Iluminação Zenital,um tipo de Iluminação na Arquitetura
Iluminação Zenital

Iluminação Artificial

Ao projetar a Iluminação artificial do espaço, o profissional tem por objetivo efetuar soluções de iluminação, pensando no conforto visual, na funcionalidade, no estilo do ambiente e nas características e comportamentos de quem residirá no respectivo espaço, buscando trazer somente benefícios aos seus frequentadores.

A iluminação artificial pode ser usada de forma decorativa e/ou funcional. Assim, ela pode ser utilizada para diferentes funções, como destacar um objeto, uma parede, a vegetação ou iluminar o espaço de modo geral, seja ele de trabalho, descanso ou serviço.

Iluminação Artificial destacando o jardim do edifício, um tipo de Iluminação na Arquitetura
Iluminação Artificial destacando o jardim do edifício

Este tipo de projeto, também conhecido como lighting design, está adquirindo cada vez mais relevância na construção civil, pois nota-se que a sua utilização proporciona um espaço mais equilibrado visualmente, com a temperatura e intensidade de luz correta e necessária para cada ambiente.

A temperatura de cor determina-se de acordo com a aparência da cor que um corpo negro hipotético emite em diferentes temperaturas.

Com isso, a temperatura que é medida em Kelvin (K), ao apresentar 3000K emitirá uma luz amarelada (cor quente), e ao apresentar um corpo aquecido até 7000K, emitirá ao ambiente um cor mais azulada, denominada luz fria.

Temperatura de Cor
Temperatura de Cor

Assim, com as diferenças de temperatura, a luz causa a pintura o ambiente, ou seja, a cor do espaço se transforma, podendo ser mais amarelada ou azulada. Esta diferença na iluminação interfere nos sentimentos, no conforto, relaxamento e produtividade dos que ali frequentam.

As cores mais frias na iluminação, utiliza-se para simular o início do dia, ocasionando assim um comportamento mais disposto no local, com mais produtividade, presente em locais como escritórios e as luzes mais quentes para simular o final do dia, trazendo conforto e descanso para quem ali reside, inserido em quartos e barzinhos, por exemplo.

Efeitos da Temperatura de Cor nas pessoas
Efeitos da Temperatura de Cor nas pessoas

Distribuição da Iluminação Artificial pelo Ambiente

Ao projetar um espaço, o profissional precisa compreender qual a melhor maneira de distribuir a iluminação no ambiente. Essa distribuição interfere no conforto visual e na qualidade de vidas dos frequentadores do local.

Um exemplo acontece quando a iluminação é mal distribuída em um local de trabalho. Depois de passar um período do dia realizando seu serviço, a pessoa pode desenvolver dor nos olhos ou na cabeça por exemplo, pelo fato de forçar as vistas e o local apresentar iluminação inadequada.

Ao realizar um projeto de iluminação, entre as normas existentes há a ABNT NBR 5413 que fala sobre a Iluminância de interiores, esta norma tem por objetivo estabelecer os valores de iluminâncias médias mínimas e garantir o bem estar e conforto visual das pessoas nos espaços.

Dessa forma, de modo geral, a iluminação pode ser distribuída das seguintes maneiras, as quais solucionarão as necessidades funcionais do ambiente:

Iluminação Geral

A Iluminação Geral ao ser implantada nos espaços, tem por objetivo distribuir de forma regular as luminárias pelo teto. Entre suas vantagens está o fato desde método proporcionar mais flexibilidade ao profissional para realizar a disposição interna da iluminação no ambiente, respeitando seu layout.

Como desvantagem este tipo de distribuição pode não atender às necessidades de alguns locais, onde é preciso um consumo de energia mais elevado, com níveis de iluminância mais altos.

Cozinha com Iluminação Geral, um tipo de Iluminação na Arquitetura
Cozinha com Iluminação Geral

Iluminação Localizada

A Iluminação Localizada ao ser implantada nos espaços, posiciona-se em locais mais específicos, com interesse de iluminação, ela pode estar presente em algum adorno por exemplo. Este método possui como vantagem, proporcionar mais economia de energia, o que ajuda na sustentabilidade do ambiente.

Além disso, outra vantagem da Iluminação Localizada acontece quando posiciona-se ela corretamente no local desejado e ela pode evitar situações como sombras indesejadas, ofuscamento e até reflexões.

Como desvantagem esse tipo de distribuição da iluminação pode precisar sofrer reposicionamento, caso mude o layout do espaço.

Ambiente com Iluminação Localizada, um tipo de Iluminação na Arquitetura
Ambiente com Iluminação Localizada

Iluminação Tarefa

A Iluminação Tarefa ao ser implantada nos espaços, reside em áreas onde realiza-se algum trabalho, como por exemplo, escrever, ler e cozinhar. Esse tipo de método proporciona, assim como na Iluminação Localizada, maior economia de energia.

Além disso, esse tipo de iluminação proporciona ao profissional um controle maior dos efeitos luminotécnicos apresentados no ambiente. Como desvantagem, esse tipo de distribuição da iluminação precisa da complementação de outra forma de iluminação para transmitir ao ambiente maior conforto visual.

Escritório com Iluminação de Tarefa, um tipo de Iluminação na Arquitetura
Escritório com Iluminação de Tarefa

Conclusão

No decorrer deste artigo, foi possível compreender sobre a importância, as características e técnicas utilizadas para o uso da Iluminação na Arquitetura, a qual pode aparecer no projeto de duas formas distintas, pela iluminação natural, e pela iluminação artificial.

Além disso, no artigo explica-se que a implantação correta da iluminação no ambiente ocasiona, diversos benefícios aos frequentadores do local, como o conforto visual, o bem estar, a produtividade e a sustentabilidade, que transmite-se através da iluminação natural e artificial adequada.

Assim, ao se preocupar com a sustentabilidade beneficia-se o meio ambiente e consequentemente a qualidade de vida dos usuários da edificação. Ou seja, empregar essas soluções pode otimizar o projeto de arquitetura e aumentar as chances do profissional de se destacar e ser reconhecido por sua identidade arquitetônica no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a Projetou convida estudantes e profissionais para participar do 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia.

O tema do Primeiro Concurso, é executar um anteprojeto para a sede física da Projetou (totalmente fictícia, não será executada) com foco na qualidade de vida e bem estar dos usuários, proporcionando um espaço de qualidade que influencie positivamente alunos e colaboradores.

Venha participar! Você pode concorrer até R$ 1500,00 mais um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou! As inscrições estão abertas de 30/08/2021 até 08/10/2021 e você pode se inscrever clicando aqui!