O que é Planta de forro?

A Planta de Forro tem por objetivo indicar todos os elementos necessários no forro de determinado ambiente tais como: sancas, tabicas, pontos de iluminação instalações a ser embutidas, corticeiros de gesso dentre outros elementos.

A elaboração da planta de forro é importante para que seja realizado o detalhamento dos elementos nela inseridos, sendo inclusive considerada um projeto que complementa o projeto de iluminação.

planta de forro
Exemplo de planta de forro com alguns detalhamentos

Desse modo, a elaboração da planta de forro possui relevância significativa para a representação dos detalhes referentes a iluminação e para que o projeto de Design de Interiores seja corretamente executado.

Nesse sentido, é importante que Arquitetos e Designers de Interiores entendam o que é qual a importância da elaboração da planta de forro, compreendendo mais a respeito dos tipos de forro existentes, bem como algumas orientações que auxiliem a sua elaboração.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância da elaboração da planta de forro?

Antes de saber mais sobre a importância de desenvolver uma planta de forro, é importante entender primeiro o conceito de forro.

O forro consiste em um material responsável pelo revestimento do teto promovendo o isolamento térmico e acústico entre a laje e o piso. Além do mais, o forro também possibilita o desenvolvimento de diversos efeitos de iluminação para o ambiente, o que contribui para a estética e para o seu conforto.

forro
Exemplo de forro utilizado em um projeto

A Planta de forro é responsável pela representação do forro, devendo indicar os elementos que fazem parte dele.

Nesse sentido, a planta do forro auxilia a impedir erros e dispensa a necessidade de refazer atividades durante a execução do projeto. Desse modo, quanto mais detalhamentos ela apresentar, mais ágil será a instalação do forro e de seus elementos, contribuindo para a finalização da obra.

Um fator importante a ser considerado durante a elaboração e execução de projetos arquitetônicos é a observação as normas técnicas que os orientam.

Existem diversas normas técnicas especificas a serem observadas durante a elaboração e execução de projetos arquitetônicos. Algumas delas são:

Diante de tudo isso, é importante que Arquitetos e Designers de Interiores saibam que a realização da planta de forro é uma das etapas mais importantes para o detalhamento de um projeto arquitetônico, entendendo que sua elaboração deve ocorrer de maneira conjunta a outros projetos complementares, a fim de que se torne possível a execução da obra conforme o que está no projeto.

Quais são os tipos de forros que existem?

Geralmente, os diversos tipos de forros que existem são classificados segundo o material com os quais eles são feitos. Além disso, eles também podem ter diversos formatos: lisos, rebaixados, inclinados etc.

Tipos de forros de acordo com seu formato

O primeiro tipo de forro de acordo com o formato é o forro liso, este cobre todo o espaço igualmente, funcionando quando o pé direito é alto e o ambiente é pequeno.

forro liso
Exemplo de forro liso

Desse modo, ele acaba por atribuir maior conforto para o ambiente sem necessitar de informações demasiadas.

O forro rebaixado tem por funcionalidade principal trazer destaque para alguns moveis específicos ou ainda delimitar ambientes.

forro rebaixado
Exemplo de forro rebaixado

O forro recortado por sua vez, pode destacar partes dos espaços almejados através de alguns recortes e diferenças em suas alturas.

forro recortado
Exemplo de forro recortado em um ambiente

Tipos de forros por materiais

O forro de gesso é um dos tipos mais conhecidos e utilizados em projetos e obras, sendo famoso pela solução de rebaixamento do gesso no teto, que atribuem estética e valorizam os espaços aliados ao uso adequado da iluminação.

Os forros de gesso podem se dividir em duas alternativas: o gesso tradicional e o gesso acartonado (Drywall).

O gesso tradicional é feito a partir de placas moldadas de gesso encaixadas uma ao lado da outra e fixadas por uma estrutura que pode ser de arame.

O processo de instalação do forro de gesso tradicional é considerado complexo e acaba por criar bastante sujeira. Sua utilização é recomendada em todos os tipos ambientes, devendo ele receber tratamento para ser empregado em áreas molhadas como nos banheiros.

forro gesso
Exemplo de forro feito de gesso tradicional

Já o gesso acartonado também conhecido como drywall, consiste em placas de gesso fixadas em estruturas de perfis metálicos.

As placas do drywall são muito utilizadas em ambientes comerciais e residenciais e tem como vantagens o fato de possuírem um bom custo-benefício, instalação simples e bom isolamento térmico e acústico.

forro de gesso acartonado
Exemplo de forro feito de gesso acartonado (drywall)

O segundo tipo é o forro de PVC, que é instalado através do uso de encaixes das placas entre si. Este tipo de forro pode ser utilizado tanto em ambientes secos como molhados, devido a sua alta resistência à umidade.

forro de pvc
Exemplo de forro de PVC

Porém, graças a suas propriedades não possuem um bom isolamento térmico e acústico.

O terceiro tipo de forro é o de madeira, podendo estes serem instalados dos mais diversos modos, uma das mais usadas é a fixação de tabuas em vigas, sendo estas posicionadas em madeiras que ficam aparentes.

forro de madeira
Exemplo de forro de madeira em um ambiente

É uma excelente opção do ponto de vista estético, pois atribui beleza e aconchego aos ambientes ao mesmo tempo que possui a capacidade de valorizar os espaços.

Sua utilização não é recomendada em ambientes molhados como banheiros e cozinhas. Além disso, também não possuem boa resistência ao fogo e calor em caso de incêndios.

O quarto tipo de forro é o de cimento aparente que é utilizado quando se deseja atribuir rusticidade a aparência do ambiente. é considerado uma opção acessível de baixo custo e que possui resistência a umidade, o que permite seu uso em áreas molhadas.

forro cimento aparente
Exemplo de forro de cimento aparente em um ambiente

Uma de suas desvantagens é a alta absorção de luz que pode ocasionar ambientes escuros e demandar um uso maior de iluminação artificial.

O quinto tipo de forro é o modular, sendo este disponibilizado no mercado em placas que são instaladas em estruturas metálicas que ficam suspensas na laje. Este tipo, facilita a manutenção, são fáceis de instalar e possuem vastas possibilidades de acabamento.

forro modular
Exemplo de forro modular

O sexto tipo são os forros de fibra mineral, que são produzidos a partir de rochas minerais. Por esta razão resistem a temperaturas intensas e possuem um excelente isolamento acústico.

Este tipo de forro pode ser usado nos mais diversos tipos de ambiente, sendo comumente observado nos ambientes corporativos.

forro de fibra mineral
Exemplo de forro de fibra mineral

O forro de fibra mineral tem como benefício principal a atribuição de conforto térmico e acústico aos espaços. Apesar disso, não possuem boa resistência a umidade.

Além de todos estes tipos de forro também temos o forro de isopor, também conhecido como forro EPS. Este tipo é aconselhável para projetos que tem como prioridade o conforto térmico e a minimização de ruídos.

forro de isopor
Exemplo de forro de isopor também conhecido como EPS

O forro EPS é um tipo frequentemente empregado nos mais diversos projetos, devido a facilidade na instalação, limpeza e durabilidade. Porém, não possui boa resistência a incêndios.

Fatores a considerar durante a aplicação dos diversos tipos de forros

Para garantir que o forro tenha um acabamento adequado, é importante se atentar a alguns fatores que podem influenciar a instalação e preparação dos espaços.

O primeiro deles é o orçamento, é fundamental definir um orçamento para cada etapa da obra, devendo ser destinado um investimento financeiro para a instalação do forro. Saber selecionar o tipo adequado de acordo com o valor disponível é um fator benéfico para a obra como um todo.

orçamento da obra
O orçamento é um elemento importante para qualquer tipo de obra

A mão de obra que atuará na instalação do forro é mais um aspecto primordial durante a execução do projeto. Saber escolher os profissionais mais capacitados ocasionará um acabamento de maior qualidade.

mão de obra
É muito importante contratar uma mão de obra especializada para a instalação do forro

Observar as características do forro ponderando qual o material mais adequado para cada tipo de ambiente é fundamental. Dessa forma, devem ser consideradas as necessidades individuais de cada ambiente.

forro banheiro
Os banheiros são áreas molhadas que necessitam de um tipo de forro que possuam resistência a umidade

Para escolher o tipo adequado de forro a ser instalado no ambiente, é necessário aliar a qualidade com a estética almejada de acordo com o estilo arquitetônico em questão, devendo este fator ser observado durante a escolha.

ambiente arquitetura
O estilo arquitetônico empregado no ambiente é um fator decisivo durante a escolha do tipo de forro

E por fim também é fundamental avaliar como será a instalação e manutenção do tipo de forro escolhido a fim de evitar problemas futuros.

manutenção obra
A forma de instalação e manutenção devem ser avaliadas durante a escolha do tipo de forro mais adequado.

Como elaborar uma planta de forro?

Agora que conhecemos os principais tipos de forros utilizados, podemos entender como deve ser a elaboração da planta de forro mais adequada para o projeto arquitetônico ou de interiores.

O processo de elaboração da planta de um forro é semelhante ao de criação da planta baixa, a diferença é bem simples, ao invés de olharmos o projeto de cima para baixo como ocorre em plantas baixas, para a planta de forro precisamos visualizá-la de baixo para cima.

planta de forro
Exemplo de planta de forro

Tal como uma planta baixa e outros desenhos técnico presentes em projetos de arquitetura, a planta de forro pode ser realizada nos mais diversos tipos de softwares de desenho arquitetônico como o Autocad e Revit ou outros softwares que utilizem a metodologia BIM.

planta de forro revit
Forro sendo modelado no REVIT

É valido lembrar que cada planta de forro possuirá seu detalhamento próprio que dependerá do tipo de forro que será usado e das necessidades inerentes a cada tipo de projeto.

planta de forro detalhamento
Exemplo de planta de forro com alguns detalhamentos

Ao fazer a planta de forro é fundamental ainda, considerar a posição das luminárias. Para isso é importante que a planta de forro seja elaborada em conjunto com o projeto luminotécnico, visando garantir que as medidas e as posição estejam em conformidade.

planta de forro e iluminação
Exemplo de planta de forro e iluminação

De um modo geral, ao elaborar plantas de forro são necessárias constar as seguintes informações:

  • Tipo de forro escolhido;
  • Detalhamentos referentes a sancas ou rasgos (iluminação, cortineiro de gesso ou outros);
  • Detalhamentos das tabicas ou outros elementospretendidos, sendo importante constar suas ampliações e cotas;
  • Cotas gerais da planta;
  • Indicações de dilatação;
  • Presença do nível do forro;
  • Elevação ou rebaixo;
  • Dentre outros.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e a importância da elaboração da planta de forro, compreendendo os principais tipos existentes, bem como as principais etapas para elaborá-lo.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da elaboração da planta de forro, bem como dar orientações básicas para sua concepção.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos a ele relacionados, sendo fundamental observar as principais necessidades de acordo com o tipo de projeto almejado.

Se você quer saber mais a respeito da elaboração de planta de forro e outros elementos presentes em projetos de arquitetura e interiores, a Projetou disponibiliza diversos cursos voltados para esta temática.

Estes cursos abordarão questões referentes a elaboração de projetos de arquitetura e de interiores, ensinando você a dominar softwares que executam desenhos técnicos de maneira rápida, fácil e intuitiva.

Dessa forma, você se tornará um profissional especialista no assunto, sendo capaz de elaborar projetos arquitetônicos e de interiores completos que trarão produtividade, economia e praticidade a obra.