O que é Projeto Luminotécnico?

O Projeto Luminotécnico é aquele que é desenvolvido baseado em análises funcionais dos ambientes no que diz respeito a iluminação, sendo que ao realizá-lo é necessário dar importância parao cálculo de luz e a sua quantidade em relação a cada ambiente.

Realizar um projeto luminotécnico é importante para oferecer aos usuários dos ambientes um adequado conforto visual, visando alcançar durante este processo, o equilíbrio entre a iluminação natural e a artificial.

projeto luminotecnico
Pensar a iluminação dos ambientes é importante para garantir a qualidade dos espaços arquitetônicos

Desse modo, a harmonia entre o conforto visual e o uso eficiente da iluminação natural e artificial permite a otimização dos espaços arquitetônicos os atribuindo funcionalidade e beleza, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria da qualidade de vida de seus usuários.

Nesse sentido, é importante que Arquitetos entendam o que é qual a importância da elaboração do projeto luminotécnico, entendendo sobre os tipos de iluminação que existem, bem como algumas orientações para realizá-lo.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância da realização do Projeto Luminotécnico?

O Projeto Luminotécnico é primordial para realizar o planejamento eficiente da iluminação de cada ambiente específico, sendo vital para impedir que ambientes sejam iluminados de forma exagerada ou que sua iluminação seja distribuída de maneira insuficiente.

Um ambiente cuja iluminação é feita de maneira inadequada tende a atingir a produtividade e o bem-estar de seus usuários, podendo inclusive acarretar a eles problemas de saúde, além de impactar significativamente a eficiência energética dos espaços, podendo elevar os custos com energia elétrica.

problemas de saúde iluminação
Ambientes mal iluminados ou com iluminação excessiva tendem a trazer problemas de saúde para os usuários

Nesse sentido, entendendo a importância da adoção de iluminação adequada para os ambientes, a NBR 15575 (Desempenho das Edificações Habitacionais) determina critérios a serem seguidos para equilibrar de modo competente a iluminação tanto artificial quanto natural para os ambientes.

Além dela, existem outras normas especificas a serem utilizadas para garantir e otimizar o desempenho da iluminação nos mais diversos tipos de projetos. Dentre elas é valido citar: a NBR 5413 que trata a respeito da Iluminância de interiores, a NBR 5461 que aborda de forma geral critérios de iluminação e a NBR ISO/CIE 8995 que se refere especificamente a iluminação em ambientes de trabalho.

Além de influenciar na saúde dos usuários e na eficiência energética do projeto, os projetos luminotécnicos possuem ainda capacidade de valorizar a decoração e ressaltar detalhes relativos ao projeto de interiores, o que proporciona uma valorização estética e funcional para os ambientes.

projeto luminotecnico interior
Um projeto luminotecnico possui a capacidade de valorizar a arquitetura interna de um ambiente

Por esta razão, é importante que Arquitetos entendam que um projeto luminotécnico eficiente idealiza todo o espaço arquitetônico, trabalhando de forma que a luz natural e artificial mantenha um equilíbrio entre si, a fim de buscar estratégias que garantam o conforto e bem-estar, a economia energética e a beleza e funcionalidade dos ambientes.

Quais são os tipos de iluminação existentes?

Para realizar um projeto luminotécnico realmente eficaz, atendendo todos os parâmetros que possam garantir a qualidade na iluminação dos ambientes é importante entender quais são os tipos de iluminação existentes e que impactos elas podem exercer nos ambientes.

Iluminação Direta

Esse tipo de iluminação é empregado em um objeto ou superfície com o objetivo de trazer a atenção diretamente a ele. Geralmente, é realizada com o uso de suportes de luminárias, abajur ou usando uma lâmpada de feixe direcionado. A iluminação direta pode ser empregada em três situações distintas:

A luz de destaque é usada para destacar objetos específicos. Usualmente se utiliza uma iluminação aumentada em cerca de 3 a 10 vezes. De um modo geral é utilizada principalmente em projetos residenciais para dar foco em objetos decorativos como quadros, paredes e plantas.

luz de destaque projeto luminotecnico
Exemplo do uso da luz de destaque em um ambiente

A iluminação de tarefa é usada quando se quer iluminar um plano de trabalho, sendo uma opção interessante quando se busca economizar energia e quando se quer que a iluminação geral do ambiente não seja cansativa.

luz de tarefa projeto luminotecnico
Exemplo do uso da luz de tarefa em um ambiente

Por fim, a luz de efeito consiste em um tipo de iluminação específica, usada quando se deseja criar efeitos de luz e sombra.

luz de efeito projeto luminotecnico
Exemplo do uso da luz de efeito em um ambiente

Iluminação Indireta

A iluminação indireta ocorre quando o fluxo luminoso atinge uma superfície que possui alta refletância antes de se dissipar pelo ambiente.

Essa tipologia de iluminação possibilita que a luz seja uniformemente distribuída por uma superfície sem produzir ofuscamento, que causa um efeito mais acolhedor.

iluminação indireta
Exemplo de iluminação indireta em um quarto

Geralmente é usado em projetos arquitetônicos por meio do uso de sancas e rasgos no gesso, espelhos, corrimões e escadas e em fachadas.

Iluminação Difusa

É a tipologia de iluminação mais usada, sendo responsável pela iluminação geral do ambiente. A NBR 5413 específica condições mínimas de iluminância (lux) para o seu uso.

iluminação difusa projeto luminotecnico
Exemplo de iluminação difusa em um ambiente corporativo

Sua principal característica é o uso de lâmpadas no teto, podendo estar centralizadas ou uniformemente distribuídas, iluminando os espaços de maneira plena sem produzir contrastes. É considerada uma iluminação confortável, que atende as demandas dos ambientes.

Como elaborar um Projeto Luminotécnico eficiente?

  1. Compreender o projeto arquitetônico e a disposição de cada um dos seus ambientes
  2. Pensar os tipos de iluminação que são desejáveis em cada local
  3. Escolher luminárias e lâmpadas
  4. Analisar a distribuição uniforme de luz e observar a existência de ofuscamento.

Ao elaborar um projeto luminotécnico é importante considerar alguns fatores como: a intensidade da luz ajustada aos ambientes, o uso da iluminação natural em conjunto com a iluminação artificial e a elaboração de cálculos luminotécnicos que contribuem para o conforto visual. Além disso é importante considerar:

  • Consultar normas técnicas especificas de acordo com os tipos de projetos;
  • Entender o projeto arquitetônico como um todo;
  • Entender a disposição do mobiliário nos ambientes;
  • Entender as particularidades para o tipo de instalação;
  • Identificar o consumo energético e a possibilidade de mecanismos de automação;
  • Dentre outros.

O projeto luminotécnico é concebido através da análise baseada nas demandas do ambiente, sendo que seu resultado é crucial para determinar a quantidade de pontos e os tipos de luminárias que nele serão empregadas.

projeto luminotecnico exemplo
Exemplo de projeto luminotecnico

Ademais, separamos algumas dicas que podem auxiliar o desenvolvimento de um projeto luminotécnico. Vamos conferir:

1. Compreender o projeto arquitetônico e a disposição de cada um de seus ambientes

Primeiramente é importante estudar todo o projeto arquitetônico entendendo a disposição e a funcionalidade de cada um de seus cômodos, a fim de determinar quais serão os melhores tipos de iluminação a ser usados em cada um deles.

projeto luminotecnico ambientes
Exemplo de projeto luminotecnico cujos ambientes possuem lâmpadas de acordo com a suas necessidades

Além disso, para conseguir incorporar a iluminação natural aos ambientes é necessário entender como está situado o terreno do projeto em relação a posição solar, para que se torne possível fazer a captação da luz solar de acordo com os horários e as estações do ano em cada um dos espaços.

iluminação natural
Ambiente iluminado naturalmente

2. Pensar os tipos de iluminação que são desejáveis para cada ambiente.

Cada ambiente possui demandas especificas, por exemplo, em projetos residenciais, ambientes como as cozinhas possuem um nível de iluminação maior por se tratar de espaços que exigem maior atenção para evitar acidentes. Dessa forma, deve-se investir em iluminação direta.

cozinha iluminação
Exemplo de iluminação direta em uma cozinha

Os banheiros, assim como as cozinhas, são ambientes que precisam de iluminação clara e uniforme, sendo importante também se atentar a temperatura das luzes para que não emitam calor excessivo ao cômodo. 

banheiro iluminação
Exemplo de iluminação em tons claros no banheiro

Nas salas de estar, geralmente são usadas lâmpadas amarelas com tom mais quente o que torna o ambiente um local agradável e aconchegante, sendo recomendado o uso de iluminação difusa.

sala de estar iluminação
Exemplo do uso de iluminação mais quente no ambiente da sala de estar

Nos quartos, a iluminação uniforme e indireta contribui para oferecer um sono melhor, podendo também ser aplicadas iluminações auxiliares como lâmpadas e abajur, quando houver a necessidade da realização de atividades como leituras.

quarto iluminação
Exemplo de Iluminação uniforme e indireta em um quarto

Em ambientes corporativos a iluminação é aliada a ergonomia dos espaços. Por isso é importante que neles sejam empregados mecanismos de iluminações que permitam uma maior capacidade de concentração para atuar estimulando o aumento da produtividade.

ambiente corporativo iluminação
Exemplo de iluminação em um ambiente corporativo

Como dito anteriormente, cada espaço arquitetônico possui suas necessidades, sendo importante observá-las e trabalhá-las em conjunto com os desejos de seus usuários, a fim de criar ambientes cuja iluminação atinja níveis satisfatórios.

3. Escolher luminárias e lâmpadas adequadas para cada ambiente.

Ao considerar utilizar luminárias e lâmpadas em projetos é importante entender alguns conceitos que estão relacionadas aos seus usos.

A NBR 5413 determina um nível de iluminância (lux) mínimo para concepção da iluminação geral, esse nível serve como fundamento para a iluminação. O valor de iluminância é estabelecido a depender do tipo de atividade que será realizado no ambiente.

Por exemplo, a iluminância adequada para um cômodo como o banheiro deve ser de 150 lux. Porém, sua área com espelho necessita de 300 lux, pois se trata de um espaço dentro daquele ambiente onde a iluminação deve atingir um nível maior para estar adequada funcionalmente.

iluminação lavabo
Exemplo de iluminação na área do espelho de um banheiro

Para evitar níveis abaixo dos estipulados pela NBR 5413, é importante considerar: O fluxo luminoso emitido pela lâmpada, devendo observar o seu valor final disponível e a redução do fluxo luminoso ao longo do tempo de uso, que deve ser analisado no momento da escolha da lâmpada.

Além do nível da iluminância, é importante observar a potência elétrica medida em watts (w) que representa o consumo energético da lâmpada. Um dos princípios de um projeto luminotécnico eficiente é prezar pelo máximo consumo energético possível.

Por isso, a potência elétrica deve ser observada no momento de escolher lâmpadas e luminárias. As lâmpadas de LED são as mais recomendadas quando o assunto é eficiência energética.

eficiência energética lâmpadas
Tabela que demonstra a eficiência energética de alguns tipos de lâmpadas

Outro aspecto relevante a ser considerado na escolha das lâmpadas e luminárias é a reprodução de cor (IRC), que demonstra o valor que determinada luz possibilita visualizar cores de maneira precisa. O IRC ideal deve ter entre 85 e 100 para ambientes internos.

Por fim, as lâmpadas contam com uma temperatura da cor, que atribuem percepções visuais de quente, neutro e frio. Para esse parâmetro considera-se que a luz amarela (quente) possua aproximadamente 2700k e a branca (fria) 6500k.

temperatura da cor luz
Luzes e suas diferentes temperaturas de cor

Esse aspecto influencia diretamente na ambientação e estímulos dos espaços, devendo ser empregada com cautela a depender do ambiente, por exemplo para ambientes que requerem atenção recomenda-se utilizar lâmpadas ou luminárias de luz branca, enquanto ambientes de relaxamento e descanso usa-se a luz amarela.

4.Analisar a distribuição uniforme de luz e observar a existência de ofuscamento.

Ainda que o projeto luminotécnico utilize diversos tipos de iluminação, a luz deve sempre ser uniformemente distribuída para que possa ser atendido o conforto visual luminoso, que preza para que o olho humano possa adaptar-se com o mínimo esforço possível.

iluminação uniforme
Exemplo de um ambiente de trabalho cuja iluminação ocorre de maneira uniformemente distribuída

Ambientes que exigem atenção constante dos usuários devem possuir iluminação distribuída uniformemente para impedir o cansaço visual e auxiliar na manutenção da produtividade.

Também é necessário se atentar com o uso de luminâncias que geram contrastes bruscos, pois estas podem causar ofuscamento atrapalhando ou impedindo a realização das atividades.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e a importância da elaboração do projeto luminotécnico, compreendendo os conceitos que o caracterizam, bem como dicas importantes para elaborá-lo.

Um projeto luminotécnico eficiente agrega importância para a qualidade de vida do ser humano no espaço arquitetônico em que ele se insere.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da elaboração de projetos luminotécnicos, bem como dar orientações básicas para sua concepção.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos a ele relacionados, sendo fundamental observar suas principais necessidades de acordo com o tipo de projeto almejado.

Se você quer saber mais a respeito de projetos luminotécnicos e iluminação de ambientes, entendendo como eles implicam na melhoria da qualidade dos projetos, acesse o curso de Iluminação de Interiores e Luminotécnica, disponível na plataforma da Projetou.

Este curso abordará questões referentes a elaboração de projetos luminotécnicos eficientes e aplicação de Lighting Design, te ensinado sobre toda a teoria sobre lâmpadas, unidades de medida, efeitos de iluminação e sistemas de automação.

Dessa forma, você se tornará um profissional especialista no assunto, sendo capaz de elaborar projetos luminotécnicos de excelência contribuindo para a melhoraria dos espaços arquitetônicos em seus projetos.