V-ray 5.0: O que é e qual sua importância?

O V-ray 5.0 é um renderizador de imagens foto realistas vinculado ao software Sketchup de modelagem para projetos arquitetônicos internos e externos.

V-ray 5.0
V-ray 5.0

Esse software é o mais utilizado por escritórios de arquitetura para atribuir realismo nos seus projetos, facilitando a compreensão e aprovação pelos clientes.

Além disso, o v-ray também auxilia na compreensão do projeto dos demais profissionais que vão executar a obra, tornando mais fácil a leitura de materiais e proporções.

Para arquitetos que desejam se estabelecer no mercado de projetos arquitetônicos com uma boa imagem é fundamental dominar o v-ray e utilizar ele a seu favor para tornar o seu projeto mais legível e bonito.

A nova versão traz diversas novidades em relação as suas versões anteriores. E pensando nisso preparamos esse artigo com o passo a passo para fazer o download do V-ray 5.0 grátis.

Como esse artigo está estruturado

Requisitos do sistema

Para quem nunca utilizou o v-ray ou usuários que possuem alguma versão anterior é necessário verificar os requisitos do sistema.

Dessa forma você consegue ter certeza de que seu equipamento consegue suportar o software e você poderá utilizar com tranquilidade.

O V-ray é compatível com o sistema operacional Windows, Linux e macOS, e precisa de aproximadamente 1GB livre no disco rígido para sua instalação.

Interface do programa
Interface do programa

Veja abaixo a lista com os principais requisitos do sistema para o V-ray 5.0:

  • Sistema operacional: Windows 8 ou posterior. Red Hat Enterprise Linux 7.2 WS ou CentOS 7 ou posterior, e macOS 10.10 ou posterior.
  • Processador: Intel Core de primeira geração ou compatível com suporte SSE4.2 de 64bits.
  • Memória RAM: 4GB de RAM ou superior.
  • Placa gráfica: Placa de vídeo NVIDIA baseadas em Maxwll, Pascal, Volta e Turing com driver de vídeo pelo menos 441.20, com capacidade de computação mínima de 5,2. Ou placas RTX com driver pelo menos 441.28.

Quais os benefícios da versão V-ray 5.0

A nova versão traz mais rapidez e eficiência a renderização de imagens do seu projeto arquitetônico.

V-ray 5.0
V-ray 5.0

Veja uma lista dos principais benefícios da versão v-ray 5.0:

  • Ferramenta Scatter: composição para o entorno amplo sem sobrecarregar seu arquivo.
  • V-ray Vision: compartilhamento de imagens ou versões 3D interativas.
  • Pós-produção: mais controles de câmera no V-ray Frame Buffer.
  • Decals: projetos de materiais exclusivos como efeitos de grafite, marcações ou logotipos.

Download V-ray 5.0: Passo a passo para baixar gratuitamente

A Chaos Group é a empresa responsável pelo desenvolvimento do software V-ray 5.0 e suas versões anteriores.

V-ray 5.0
V-ray 5.0

Eles permitem o download gratuito de uma versão de teste por 30 dias, e após encerrar o prazo é necessário obter uma licença de uso.

Se você já possuir uma licença de V-ray para versões anteriores, você pode solicitar um upgrade e receber os direitos de uso da nova versão.

O custo da licença anual para a coleção v-ray para sketchup está em torno de $699, convertido atualmente, para aproximadamente R$3.800,00.

Veja abaixo o passo a passo para fazer o download da versão de teste gratuitamente:

Passo 01: Faça uma conta na Chaos Group

Você deve ter uma conta ativa no site da Chaos Group para solicitar o acesso de 30 dias de graça do software.

Você pode criar a sua conta gratuitamente preenchendo seus dados e confirmando seu e-mail.

Passo 02: Verifique sua conta

Você receberá um código de verificação no número cadastrado para ter acesso ao download da versão de teste.

Após esse passo você deve escolher o tipo de conta que você está criando, podendo escolher entre as seguintes opções:

  • Empresa
  • Estudante
  • Professor
  • Individual

Para cada uma das modalidades é necessário adicionar informações adicionais para verificar sua conta.

Passo 03: Download V-ray 5.0

Após selecionar a sua modalidade, você terá acesso ao instalador oficial.

Você deverá selecionar o idioma e confirmar a versão de download e então seguir as instruções de instalação.

Quer aprender a utilizar o V-ray 5.0?

Uma boa apresentação de projetos de arquitetura inclui imagens renderizadas com realismo, pois dessa forma o cliente consegue compreender o projeto completo com a visualização dos materiais, móveis e proporções.

Ou seja, é fundamental que você apresente seu projeto arquitetônico com a ajuda de imagens renderizadas, tanto na apresentação inicial do projeto quanto nos desenhos complementares, pois dessa forma os profissionais que vão executar a obra compreendem melhor.

Imagem foto realista
Imagem foto realista

O V-ray 5.0 é o principal renderizador de imagens realistas para arquitetura e reúne diversas ferramentas na sua nova versão para otimizar o processo de render.

Pensando nisso, a Projetou criou o curso de V-ray para Sketchup especialmente para você aprender a como aplicar essas ferramentas no seu projeto de arquitetura.

Aprenda o passo a passo do maior renderizador de imagens foto realistas de arquitetura e se destaque no mercado de trabalho.

Imagem foto realista
Imagem foto realista

Se você já utiliza o software mas está com problemas para renderizar, preparamos um artigo especialmente para você aprender como otimizar esse processo, acesse V-ray demorando muito para renderizar? 10 Soluções Definitivas!

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre a versão do V-ray 5.0, entendendo as novas vantagens e o passo a passo completo para o download gratuito.

A finalidade deste artigo é auxiliar estudantes e profissionais a realizar o download do V-ray 5.0 e implementar em sua rotina de trabalho de arquitetura.

Se você quer aprender mais sobre isso, a Projetou preparou os cursos de V-ray 5.0 e Sketchup para você! Para saber mais, clique aqui.

Os cursos vão do básico ao avançado, sendo indicados para iniciantes e para quem deseja melhorar sua representação em versões mais avançadas.

Além disso os cursos são ministrados por videoaulas, possuem materiais complementares e garantem certificados reconhecidos pelas principais empresas e universidades brasileiras.