O que é Projeto Estrutural?

O projeto estrutural é aquele que é complementar ao projeto arquitetônico tendo como objetivo, o dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais responsáveis por suportar e distribuir as cargas estruturais de uma edificação.

Realizar um projeto estrutural é importante para oferecer segurança e economia para a obra, dispensando a necessidade de correções posteriores a execução decorrentes de mau funcionamento estrutural.

projeto estrutural
O projeto estrutural é indispensável para garantir a segurança da edificação e reduzir os custos da obra

Desse modo, a elaboração do projeto estrutural possui relevância significativa para a manutenção do tempo de vida de uma determinada construção e representa um fator decisivo para a redução de custos durante a realização de uma obra.

Nesse sentido, é importante que Arquitetos entendam o que é qual a importância da elaboração do projeto estrutural, compreendendo mais sobre os fatores que devem ser observados durante sua realização, bem como as principais etapas que o caracterizam.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a importância da elaboração do projeto estrutural?

O Projeto Estrutural é primordial para evitar e atenuar problemas estruturais para a edificação. Ele responsável pela estabilidade da estrutura, permitindo que ela fique de pé. Por este motivo, sua adoção é necessária em todos os tipos de projetos sejam de pequeno ou de grande porte.

projeto estrutural erguido
Exemplo de estrutura erguida em uma construção civil

Além disso, o projeto estrutural adequado também propicia a redução dos gastos da obra, uma vez que ao dimensionar a estrutura corretamente se torna possível mensurar os gastos com materiais e mão-de-obra de maneira mais precisa.

Um projeto estrutural elaborado de maneira incorreta tende a acarretar diversos transtornos ao empreendimento, que podem desde impactar nos gastos e no planejamento da obra até causar graves problemas estruturais que podem comprometer a edificação como um todo.

Nesse sentido, o projeto estrutural é fundamental para garantir a segurança da edificação e para permitir que o planejamento da obra e suas etapas saiam conforme o esperado.

Dentre os benefícios da elaboração de projetos estruturais podemos citar:

  • Obtenção da precisão nos cálculos, o que auxilia a evitar custos desnecessários para a obra;
  • Auxílio a prevenção e correção de erros de dimensionamento, que podem ocasionar problemas na estrutura;
  • Auxílio na escolha dos recursos mais adequados e em suas aplicações, garantindo qualidade a obra;
  • É uma das condições exigidas para aprovação em prefeituras;
  • Permite futuras melhorias e reparos caso necessários;
  • Compatibilização junto com outros projetos da obra;
  • Estabelecimento do sistema estrutural mais adequado a depender do tipo de edificação;
  • Assegura o correto dimensionamento das peças estruturais;
  • Uso racional de materiais;
  • Dentre outros.

Um fator importante a ser considerado durante a elaboração e execução de projetos estruturais é a observação as normas técnicas que os orientam.

Existem diversas normas técnicas especificas para cada tipo de projeto estrutural, estas deverão ser seguidas conforme a tipologia e características próprias da estrutura. Algumas delas são:

Diante de tudo isso, é importante que Arquitetos e Engenheiros saibam que um projeto estrutural eficiente é vital para a construção, entendendo que sua elaboração deve ocorrer de maneira conjunta a outros projetos complementares, a fim de assegurar a segurança da estrutura e contribuir para a otimização do planejamento da obra, especialmente para a redução de custos.

projeto estrutural e construção civil
Os profissionais da construção civil devem conhecer mais a respeito da elaboração do projeto estrutural

O que é preciso considerar antes de iniciar um projeto estrutural?

Antes de dar início ao projeto estrutural, é importante se atentar a alguns fatores que auxiliarão na sua elaboração e execução posteriores. Os principais pontos que são necessários entender antes de iniciar o projeto estrutural são:

Projeto de Arquitetura

É impossível iniciar um projeto estrutural sem antes ter acesso a seu projeto arquitetônico, pois é por meio dele que é possível entender quais as principais implicações que poderão influenciar o projeto da estrutura.

Projeto executivo de arquitetura
Exemplo de projeto arquitetônico

Nesse sentido, é preferível quando possível, que o projeto estrutural seja elaborado em conjunto com o arquitetônico, pois desse modo as soluções estruturais podem ser tomadas de acordo com as ideias propostas pelo arquiteto, evitando adaptações estruturais posteriores.

Levantamento Topográfico

Geralmente não necessita ser elaborado em todas as obras. Porém é um ponto importante especialmente em projetos de grande porte ou cuja edificação será situada em um terreno anguloso.

levantamento topografico
Profissionais realizando um levantamento topográfico

O levantamento topográfico é indicado especialmente para as etapas de concepção das fundações ou de estruturas de contenção

Sondagem do terreno

Esta etapa é importante principalmente para a segurança da obra, pois através dela é possível identificar o tipo de solo existente e a melhor solução estrutural para ser aplicada nele.

sondagem terreno
Sondagem de um terreno

Por esta razão, deve ser realizado em todos os tipos de terrenos até mesmo nos que terão projetos de pequeno porte.

Observância as edificações do entorno e do macroambiente da região

É primordial para qualquer tipo de projeto saber o que há no entorno e quais as condições e construções existentes antes de iniciar as obras.

Este fato possui relevância para as mais diversas situações, como por exemplo, caso a obra necessite de escavações, pode ser que atinjam construções vizinhas causando prejuízos financeiros e trazendo riscos a integridade dos habitantes locais.

entorno de uma obra projeto estrutural
Exemplo de uma obra cujo entorno se encontra em uma zona urbana

Portanto é importante sempre realizar uma inspeção previa e dependendo da necessidade, ter acesso aos projetos das construções próximas.

Junto com a observação do entorno é importante definir o macroambiente onde a obra será executada, ou seja, se o local é uma zona urbana, rural, industrial ou litorânea, lembrando que o macroambiente em questão pode interferir nas soluções estruturais a serem empregadas na obra.

Planejamento e execução da obra

A execução da obra influencia diretamente o projeto estrutural, devendo este seguir um planejamento rigoroso e eficiente de todas as etapas da obra. Isto é importante para prever e solucionar problemas que podem vir a ocorrer durante a execução.

arquitetos planejando
Arquitetos realizando planejamento de uma obra

Definição prévia do sistema estrutural

Todas as etapas anteriormente citadas influenciarão na definição do sistema estrutural a ser empregado na edificação.

projeto estrutural de madeira
Exemplo de um sistema estrutural de bambu

Alguns dos sistemas estruturais mais utilizados são:

Se você quiser conhecer todos os sistemas estruturais clique aqui.

O que é necessário constar no projeto estrutural?

Os elementos do projeto estrutural visam repassar informações a respeito da estrutura para aqueles que executarão a obra. Por isso, vamos conhecer quais os elementos que devem constar em um projeto estrutural.

Desenhos técnicos

Se tratando de um projeto, é indispensável a existência de desenhos técnicos que representem as informações estruturais necessárias. Os principais desenhos são plantas, que podem envolver a representação da locação, dos cortes, das armações das fundações, vigas, lajes, pilares etc.

Cada sistema estrutural utilizado possuirá o seu tipo de desenho técnico devendo conter as informações e características especificas.

desenhos do projeto estrutural
Exemplo de planta de locação de fundação e detalhamentos dos elementos estruturais

Os detalhamentos, que também são desenhos técnicos, compreendem as representações dimensionadas e detalhadas dos elementos estruturais tais como: vigas, lajes e pilares, devendo constar neles ainda, informações relevantes para a sua execução.

Quantitativo de materiais

Os quantitativos de materiais consistem em levantamentos referentes aos tipos de materiais que serão utilizados a depender da tipologia estrutural escolhida. Os quantitativos são primordiais para evitar gastos absurdos e desnecessários que poderão vir a ser prejudiciais para o andamento da obra.

quantitativo de materiais
Exemplo de quantitativo de materiais de um projeto

Memorial de cálculo

Trata-se de um documento a ser entregue junto ao projeto estrutural onde constarão todos os cálculos realizados e que devem ser seguidos precisamente de acordo com a estrutura projetada.

memorial de calculo estrutural
Exemplo de um memorial de calculo estrutural

É um documento de extrema relevância para a execução da estrutura possuindo capacidade de identificar problemas no projeto após executado e de orientar em caso de possíveis alterações.

Memorial descritivo

Outro documento de extrema importância para qualquer tipo de projeto. O memorial descritivo tem por função descrever detalhadamente os objetivos, as etapas, as orientações e os materiais que serão utilizados no projeto estrutural.

modelo de memorial descritivo
Exemplo de um modelo de memorial descritivo

Quais as etapas necessárias para fazer um projeto estrutural eficiente?

  1. Concepção estrutural
  2. Análise estrutural
  3. Síntese estrutural
  4. Dimensionamento e detalhamento dos elementos estruturais
  5. Pranchas e documentação

Para realizar a correta elaboração de um projeto estrutural é importante entender que serão utilizados em conjunto diversos conhecimentos distintos que variam entre as áreas de matemática e mecânica.

Ao combinar todos estes conhecimentos é possível compreender o comportamento das estruturas e fazer com que elas suportem seu próprio peso e distribuir suas cargas adequadamente.

Nesse sentido, o projeto estrutural geralmente consiste em cinco etapas fundamentais que auxiliam na otimização de todo o seu processo.

1.Concepção Estrutural

A primeira etapa para desenvolver o projeto estrutural é a definição das tipologias de sistemas estruturais, que podem ser metálicos, de concreto pré-moldado, concreto armado, madeira etc.

estrutura metalica
Exemplo de um sistema estrutural metálico

Nesta etapa é importante que todos os elementos estruturais mantenham relação entre si para que possam ser arranjados da melhor maneira. Para alcançar esta finalidade, devem ser considerados fatores financeiros, estéticos e de segurança.

2.Análise Estrutural

Na fase da análise estrutural, são realizados os cálculos de acordo com a escolha dos materiais que ocorre na etapa anterior. Nesta fase será analisado o comportamento dos elementos estruturais a medida em que as cargas e esforços são desferidos sobre eles.

ftool
Análise estrutural sendo realizada no software FTOOL

Durante essa etapa, podem ser utilizados softwares de cálculo estrutural como o FTOOL para otimizar o processo de análise das estruturas.

3. Síntese Estrutural

Nesse momento ocorrerá a avaliação e verificação da estrutura como um todo, podendo ser admitidos, caso preciso, a inserção de outros modelos estruturais para correção de alguma anormalidade.

Na etapa da síntese estrutural são realizadas avaliações e correções na estrutura

4. Dimensionamento e detalhamento

Durante esta etapa, geralmente são usados softwares de cálculo estrutural, tais como o Eberick, Cype 3D e outros mais, com o intuito de estabelecer os dimensionamentos necessários aos elementos estruturais, sendo também observados e avaliados fatores como a resistência da estrutura, o comportamento das cargas permanentes e acidentais e a ação de agentes naturais como o clima e os ventos. 

estrutura eberick
Sistema estrutural modelado no software Eberick

5.Pranchas e documentação

Na etapa final são gerados os elementos de representação das formas e armações das estruturas, além dos aspectos gerais do projeto.

projeto estrutural prancha
Exemplo de prancha de um projeto estrutural

Os documentos técnicos como antes mencionados, consistem em plantas, cortes e demais representações detalhadas, que deverão ser organizadas em pranchas a ser encaminhadas para os responsáveis pela execução estrutural.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e a importância da elaboração do projeto estrutural, compreendendo os conceitos que o caracterizam, bem como as principais etapas para elaborá-lo.

Um projeto estrutural eficiente possui importância para a manutenção da segurança da edificação e na otimização dos custos com material e mão de obra.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da elaboração de projetos estruturais, bem como dar orientações básicas para sua concepção.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos a ele relacionados, sendo fundamental observar as principais necessidades de acordo com o tipo de projeto almejado.

Se você quer saber mais a respeito de projetos estruturais, entendendo como eles implicam na melhoria da qualidade dos projetos, a Projetou disponibiliza diversos cursos voltados para esta temática.

Estes cursos abordarão questões referentes a elaboração de projetos estruturais, análise estrutural e compatibilização com projetos complementares, te ensinado a dominar softwares que executam os cálculos de estruturas de maneira rápida, fácil e intuitiva.

Dessa forma, você se tornará um profissional especialista no assunto, sendo capaz de elaborar projetos estruturais completos e garantir a segurança, economia e praticidade da obra.