Qual a importância do uso do Lumion 12?

O Lumion 12 é um software renderizador e animador de projetos tridimensionais (3D) desenvolvido pela Act-3D. Seu uso possibilita composições e soluções ágeis e dinâmicas no que diz respeito a renderização de imagens arquitetônicas.

Atualmente, existem duas versões do Lumion 12 disponíveis para uso: a Lumion Standard que conta com 1/3 da biblioteca e alguns efeitos limitados e a Lumion Pro que é a versão completa.

O Lumion é um dos softwares de renderização mais utilizados do mercado, devido a sua capacidade de entregar imagens renderizadas e animações de alta qualidade, que auxiliam no momento da apresentação dos projetos para os clientes.

renderização lumion 12
Exemplo de projeto 3D renderizado no Lumion

Afinal de contas, o desenvolvimento da modelagem 3D aliado a efeitos foto realísticos possui grande importância para auxiliar o entendimento dos clientes e conduzir a venda do projeto.

Por isso, é importante que Arquitetos conheçam os principais aspectos deste software, a fim de entender como ele pode ser aplicado para elaborar renderizações e animações com alta qualidade foto realista.

Assim, este artigo possui o intuito de informar através de um tutorial passo-a-passo como instalar o Lumion 12 gratuitamente, sendo ele disponibilizado em uma versão teste pelo período de 15 dias pela Act-3D para o sistema operacional Windows.

Como este Artigo está estruturado    

Quais são os requisitos para baixar o Lumion 12?

Requisitos mínimos

Abaixo estão as configurações mínimas exigidas para instalar o Lumion 12 e permitir que o software funcione adequadamente, porém com algumas restrições de funcionalidade.

Esses requisitos não são recomendados para profissionais de arquitetura e engenharia, pois são muito limitados, sendo admitidos para emergências como projetos pequenos ou para familiarização com o software.

  • Conexão com internet;
  • Placa de vídeo de 4GB ou superior;
  • Sistema Operacional Windows 10 64-bits;
  • Processador Intel ou AMD acima de 2.0GHz ou superior;
  • Resolução de tela de 1920 x 1080 pixels;
  • Memória RAM de 16GB ou superior;
  • Unidade de armazenamento SATA3 SSD ou HDD;
  • Espaço em disco mínimo de 40 GB disponíveis.

Requisitos Recomendados

Caso você deseje utilizar o Lumion 12 de maneira profissional como ferramenta de trabalho, estas são as configurações recomendadas que seu computador deve possuir:

  • Conexão com internet;
  • Placa de vídeo de 8GB ou superior;
  • Sistema Operacional Windows 10 64-bits;
  • Processador Intel ou AMD acima de 2.2GHz ou superior;
  • Resolução de tela de 1920 x 1080 pixels;
  • Memória RAM de 32GB ou superior;
  • Unidade de armazenamento SATA3 SSD ou NVME m.2 storage;
  • Espaço em disco mínimo de 40 GB disponíveis.

Requisitos para Alto Desempenho

Se você é um profissional experiente que elabora projetos de alta complexidade, um computador mais potente será o mais indicado para desenvolvimento do seu trabalho. Nesse sentido, as configurações ideais para o uso do Lumion 12 são:

  • Conexão com internet;
  • Placa de vídeo de 11GB ou superior;
  • Sistema Operacional Windows 10 64-bits;
  • Processador Intel ou AMD acima de 2.6GHz ou superior;
  • Resolução de tela de 1920 x 1080 pixels;
  • Memória RAM de 64GB ou superior;
  • Unidade de armazenamento SATA3 SSD ou NVME m.2 Hard Drive;
  • Espaço em disco mínimo de 40 GB disponíveis.

Posso instalar o Lumion 12 no sistema operacional Mac?

O uso do Lumion 12 no sistema operacional Mac não está disponível oficialmente, apesar disso é possível tentar utilizá-lo. Para tentar instalá-lo é necessário se atentar a alguns fatores:

  • Possuir um computador Mac com uma placa gráfica rápida;
  • Possuir uma licença do Windows 10;
  • Disponibilidade de pelo menos 100 GB de espaço livre no disco rígido para Windows 10 e Lumion;
  • Possuir o software Bootcamp da Apple para instalação do Windows 10;
  • Possuir um software de driver mais recente para a placa gráfica.

Para maiores informações a respeito do uso do Lumion 12 para o sistema Mac, acesse este link.

Caso ainda tenha dúvidas se o seu computador está apto para executar o Lumion adequadamente, recomendamos a leitura do artigo Lumion Requisitos: Qual o melhor notebook.

Download do Lumion 11: passo a passo para baixar sem erros!

  1. Acesso a página oficial do Lumion
  2. Escolha da versão de uso
  3. Criação do cadastro
  4. Finalização do cadastro
  5. Download do Lumion 12
  6. Inicializando o Lumion 12

1.Acesso a página oficial do Lumion

O primeiro passo para realizar o download do Lumion 12 é acessar o portal oficial do Lumion. Ao acessá-lo clique na aba “Try” ou “Experimente”, se preferir você poderá estar traduzindo a página com o auxílio do google tradutor.

lumion 12
Pagina inicial do portal do Lumion

2.Escolha a versão de teste

Agora que você foi redirecionado, clique na aba “Get my trial” ela irá te redirecionar para a página de download da avaliação de teste gratuita por 15 dias.

lumion 12 download
Clique em “Get my trial” para iniciar o download

É valido informar que caso você queira comprar a licença do Lumion 12, no portal oficial são disponibilizados dois tipos de preços para a aquisição do Software, cujos preços variam de € 1499 euros, para o Lumion Standard e € 2999 euros para o Lumion Pro.

3.Criação do Cadastro

Para prosseguir com o download do Lumion 12, é preciso logar na página do Lumion, se você já possui um cadastro basta clicar em entrar. Caso não tenha é necessário criar um. O portal pede algumas informações pessoais, como o nome, sobrenome, ocupação, pais e e-mail.

lumion cadastro
Pagina para realizar o cadastro no portal do Lumion

Logo que seu cadastro estiver concluído, você receberá uma solicitação de verificação de conta em seu e-mail.

4.Finalização do Cadastro

Após a confirmação na verificação do e-mail, o cadastro poderá ser finalizado, e você poderá logar na página oficial, é necessário resetar a senha e criá-la novamente, seguindo as instruções da página.

lumion login
Pagina para realizar o login no portal do Lumion

5.Instalando o Lumion 12

Ao logar, é necessário registrar a sua licença do Lumion 12 clicando em “Register a License Key”. Em seu e-mail anteriormente enviado pela Lumion constará o nome e número de sua licença basta copiar, colar e clicar em “register”.

Download Lumion 12
Registre sua licença para iniciar o download do Lumion 12

Após registrar sua licença, clique em “Download Product” e a instalação será iniciada.

O download iniciará automaticamente, caso isso não ocorra basta clicar em “Click here if it does not download automatically” para dar prosseguimento ao download.

6.Inicializando o Lumion 12

Ao concluir a instalação, ela iniciará automaticamente. Caso a inicialização não ocorra automaticamente, clique no ícone que foi gerado em sua área de trabalho.

Após clicar no ícone, ocorrerá a inicialização do programa, basta acessar a aba “continuar o teste” e estará pronta para uso!

lumion 12 inicio
Pagina de inicialização do Lumion 12

Quais as novidades presentes na versão do Lumion 12?

A nova versão do Lumion traz diversas novidades que contribuirão para o desenvolvimento da modelagem 3D e da renderização de imagens e animações que trarão vivacidade a seus projetos.

A atualização presente nessa versão inclui uma nova gama de ferramentas e recursos que são capazes de potencializar o uso deste software.

A seguir, veja as novidades presentes nesta nova versão:

Efeito de holofotes volumétricos (Versão Pro)

Este novo recurso possibilita lançar feixes de luz visível por toda a cena, o que ocasiona mais realismo ao ambiente o tornando esteticamente cinematográfico.

cena lumion 12
Aplicação do efeito de holofotes volumétricos em uma cena no Lumion 12

O uso deste recurso é benéfico para realizar a iluminação tanto de ambientes interiores quanto exteriores atribuindo aos espaços profundidade e realismo.

Temperatura da cor da luz (Kelvin)

Este recurso permite definir a ambientação da cena a partir do uso da temperatura da cor da luz ambiente, utilizando a escala Kelvin que define desde as cores quentes (3000k) até as cores frias (7000k).

temperatura da cor da luz renderização
Exemplo da temperatura da cor de luz aplicada em uma cena no Lumion 12

Decalques de Superfície (Versão Pro)

A versão do Lumion 12 conta com cerca de 142 novos decalques de superfície que poderão ser usadas para corrigir imperfeições em superfícies como tijolos expostos, arte de parede, tintas, marcações etc.

corrigir render
Aplicação do decalque de superfície para corrigir imperfeições em uma cena do Lumion 12

Aliado a outros recursos é possível ter uma variedade de ferramentas para corrigir imperfeições em superfícies e realçar texturas.

Placas de Carros

Este recurso traz uma variedade de placas de carros de diversos países pelo mundo, são cerca de placas de 10 países diferentes.

placas de carro
Exemplo de algumas placas de carros presentes na nova versão do Lumion 12

O uso das placas auxilia na composição de pequenos detalhes nas renderizações que atribuem maior realidade para as cenas.

Detalhes finos de natureza (Versão Pro)

A Nova versão do Lumion traz cerca de 41 novos itens sobre natureza e paisagismo, incluindo uma ampla gama de palmeiras, flores detalhadas, caules, ervas daninhas e outros tipos de vegetações que atribuirão um maior realismo as paisagens.

render paisagismo
Exemplo do uso de vegetação dos detalhes finos de natureza presentes no Lumion 12

Este recurso é muito importante para composição e renderização de projetos de paisagismo.

570 novos itens na biblioteca de conteúdo (Versão Pro)

O Lumion 12 conta com uma biblioteca completa, contendo cerca de 570 novos itens que variam desde mobiliários até elementos paisagísticos e naturais que trarão mais realismo as suas renderizações. As novas adições possuem:

  • 86 peças de móveis para serem usados tanto nos interiores quanto nos exteriores, incluindo sofás, assentos, mesas e muito mais;
  • 31 itens de jardim, incluindo uma nova categoria de jardim;
  • 15 novos itens de mobilidade e transporte, que podem ser localizados nas placas;
  • Painéis solares, aquecedor solar e um carregador de carro elétrico;
  • Televisores, computadores e outros dispositivos modernos;
  • Novas figuras humanas em poses realistas e novas animações de personagens;
  • Objetos variados.

Novos Materiais

Assim como tem novos itens na biblioteca, a nova versão do Lumion também traz novos materiais. São cerca de 65 novos materiais que poderão dar vida aos edifícios e personalidade aos espaços dependendo de seu objetivo. Dentre os novos materiais estão:

  • Espuma acústica;   
  • Chapas de aço onduladas;
  • Papelão;       
  • Padrões de telha;
  • Painéis solares;      
  • Blocos de arenito;
  • Pavimentação tátil; 
  • Cortiças;       
  • Coberturas e telhas diversas;
  • Variados tipos de tijolos;   
  • Pedras e madeiras;
  • Concretos;   
  • Dentre outros.

LiveSync para Autodesk Formlt Pro

O recurso Lumion LiveSync é capaz de realizar a compatibilização de ambientes realistas criados no Lumion com softwares de modelagem 3D e CAD mais conhecidos. O Lumion 12 agora traz plugins compatíveis com o Autodesk Formlt Pro.

LiveSync Autodesk Formlt Pro
Demonstração do uso do LiveSync para Autodesk Formlt Pro no Lumion 12

Open Street Maps aprimorado (Versão Pro)

Este novo recurso permite a renderização de paisagens urbanas inteiras, incluindo elevações do terreno e pequenos detalhes da paisagem ao redor.

Open Street Maps lumion 12
Aplicação do Open Street Maps no Lumion 12

Através de seu uso é possível também importar a topografia e manipulá-la para realizar projetos urbanos de alto nível.

Qual a importância de aprender a usar o Lumion 12?

Quando o assunto é renderização e animação de imagens realísticas, o Lumion 12 se caracteriza como um dos softwares mais utilizados do mercado.

Sua interface é bastante intuitiva permitindo a renderização e animação da modelagem 3D de maneira simples e rápida.

lumion interface
Interface do Lumion

Outra vantagem deste software é sua ampla biblioteca de itens e materiais que possibilitam uma fiel representação realística das texturas.

Outro benefício do Lumion é que ele realiza a visualização das imagens em poucos segundos, o que atribui maior agilidade ao processo de renderização. Além disso, o software possui uma ampla capacidade de compatibilização com diversos programas de modelagem tridimensionais, tais como:

Por este motivo, é um programa frequentemente procurado por profissionais Arquitetos, Engenheiros e Designers, que estão em busca de desenvolver renderizações e animações de alta qualidade tornando os projetos mais compreensíveis e didáticos para os clientes.

lumion render
Renderização realizada no Lumion

Nesse sentido, a Projetou disponibiliza cursos voltados para dominar essa poderosa ferramenta, auxiliando estudantes e profissionais da construção civil a trabalharem para a criação de incríveis renderizações e animações realistas.

Com o curso de Renderização 3D com Lumion você será capaz de aprender do início como instalar e configurar o Lumion para renderizar suas imagens e vídeos a partir de maquetes 3D criadas nos mais diversos softwares de modelagem.

Lumion render interno
Renderização de um ambiente interno realizada no Lumion

O curso Lumion Avançado: Exterior e Interior, auxiliará você a melhorar a qualidade de suas renderizações e animações aprendendo do zero a renderizar imagens e criar vídeos de maquetes 3D de maneira avançada, obtendo resultados impressionantes.

lumion render externo
Renderização exterior realizada no Lumion 12

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância do uso do Lumion 12 para a criação imagens e animações realistas, as novidades presentes em sua nova versão, bem como um tutorial para baixá-lo gratuitamente.

Ao aprender a utilizar o Lumion 12, você será capaz de elaborar renderizações e animações a partir de maquetes 3D de forma profissional.

O Lumion 12 é um programa de extrema relevância, sendo uma importante ferramenta a ser manipulada, pois contribui significativamente para a apresentação de projetos, através do desenvolvimento de fantásticas imagens e vídeos realistas.

A finalidade deste artigo é disponibilizar um tutorial contendo o passo-a-passo para instalação gratuita do Lumion 12.

Se você quer aprender mais sobre o uso do Lumion 12 ou outros softwares relacionados à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você!