O que é a renderização na arquitetura
A renderização na arquitetura consiste em criar uma visualização realista do seu projeto de arquitetura.
Ou seja, para facilitar a compreensão dos clientes, você cria uma maquete 3D com o projeto e a partir disso pode renderizar imagens para apresentar o seu projeto da melhor forma.
Arquitetos e Designers de Interiores que apresentam seus projetos através de imagens renderizadas tem mais chances de se destacar no mercado e conquistar clientes.
Isso se dá porque para leigos o projeto executivo de arquitetura não é claro visualmente para a total compreensão do espaço.
Apesar disso, é fundamental que você entregue um projeto executivo de arquitetura com detalhamentos voltados para a correta execução do projeto, uma vez que as imagens renderizadas apenas facilitam a compreensão.
Portanto, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a Renderização na Arquitetura e qual sua importância.
Como esse artigo está estruturado
- Apresentação de projetos de arquitetura
- Percepção do projeto de arquitetura
- Quais os principais programas para renderização de arquitetura
- Conclusão
Apresentação de projetos de arquitetura
O primeiro passo para a concepção de um projeto de arquitetura ou de interiores é o briefing e através de uma reunião com os clientes.
A partir disso se estabelecem as diretrizes e o programa de necessidades que guiam as suas escolhas projetuais.
Em alguns casos os clientes optam por enviar imagens de referências de projetos ou elementos que gostariam que constassem em seu projeto, pois fica mais fácil de descrever seus gostos.
Em vista disso nota-se que a área de arquitetura e interiores é muito visual, trazendo a necessidade de uma apresentação de projetos também visual.
Facilitar a visualização do projeto com imagens renderizadas aumenta as suas chances de ser reconhecido no mercado de trabalho e conquistar a aprovação do projeto pelo seu cliente.
Preparamos uma lista com as principais diferenças entre um desenho técnico e a renderização na arquitetura:
Desenho técnico | Renderização na arquitetura |
Informações com termos técnicos | Imagens realistas em 3D |
Conteúdo voltado para execução | Cores e materiais |
Representação em 2D | Iluminação |
1. Desenho técnico
1.1 Informações com termos técnicos
Um projeto executivo de arquitetura concentra termos técnicos para facilitar a comunicação e compatibilização de conteúdo entre os profissionais que vão executar a obra.
Dessa forma, sua representação conta com pouca descrição visual, dando prioridade para descrição técnica de execução.
1.2 Conteúdo voltado para a execução
Assim como os termos técnicos, o conteúdo voltado para a execução tem foco em profissionais da área, ou seja, contém as informações necessárias para a atividade de cada profissional.
Logo, o desenho técnico possui informações desnecessárias no primeiro momento para o cliente, como o detalhamento de móveis planejados com dimensões e pontos de conexão.
1.3 Representação em 2D
O desenho técnico representa o projeto em planta baixa ou cortes, porém ambos os desenhos estão em duas dimensões, o que dificulta a compreensão do ambiente em 3D.
Logo, pode ser que os seus clientes apresentem muitas dúvidas em relação a percepção dos ambientes.
2. Renderização de arquitetura
2.1 Imagens realistas em 3D
Em contrapartida a representação em 2D, as imagens em 3D funcionam para fornecer uma melhor percepção do cliente a partir do ponto de vista do observador.
Essas imagens também podem ser apresentadas em 360°, facilitando ainda mais a compreensão, além de apresentar uma forma inovadora de percepção.
2.2 Cores e materiais
Nas renderização de arquitetura os ambientes estão com cores e materiais fiéis aos propostos no projeto de arquitetura.
Ou seja, dessa forma o cliente consegue visualizar a combinação de paleta de cores e escolha de mobiliários, por exemplo.
Você pode usar plataformas digitais para montar paletras de cores e compartilhar com seus clientes, como o Adobe Color ou o Coolors.
2.3 Iluminação
A iluminação pode mudar completamente a vivência de um ambiente, tornando-o mais aconchegante ou voltado para foco e concentração.
Essa percepção só é possível através da renderização de arquitetura com imagens realistas.
Percepção do projeto de arquitetura
Ao facilitar a visualização do ambiente para o seu cliente você garante menos erros e alterações no projeto.
Uma vez que o cliente acompanha o desenvolvimento do projeto através de imagens realistas, é menos provável que surjam divergências de gostos durante a execução.
Além disso você também pode apresentar moodboards, tanto digital quanto de maneira presencial com modelos e amostras de materiais.
Isso torna o projeto mais participativo, pois o cliente tem possibilidade de complementar suas escolhas, garantindo maior sentimento de pertencimento ao projeto e consequentemente mais satisfação com o resultado.
Em vista disso é fundamental que você priorize a percepção do seu projeto de arquitetura para os seus clientes.
Quais os principais programas para renderização de arquitetura
Para realizar a renderização de arquitetura você pode utilizar diferentes softwares, dependendo do tipo de projeto.
Você também deve ter atenção em qual software está utilizando para a modelagem em 3D, uma vez que esse software precisa ser compatível com o programa de renderização que você vai escolher.
Existem diversos fatores que podem te influenciar a escolher um software para renderização.
Pensando nisso, listamos os dois principais softwares de renderização e quais suas vantagens:
Lumion | V-ray |
Mais rápido | Mais realista |
Didático | Mais opções de configuração |
Animações e vídeos | Integrado com a modelagem |
Custo de licença mais alto | Custo de licença baixo |
Conclusão
Ao longo desse artigo foi possível entender sobre a importância da renderização na arquitetura.
A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da renderização na arquitetura, abordando alguns exemplos e orientações que podem ser empregadas em projetos de arquitetura ou design de interiores.
Se você quer aprender mais sobre imagens renderizadas para arquitetura, a Projetou preparou os cursos de Lumion e V-ray especialmente para você.
Os cursos são indicados tanto para alunos que não sabem renderizar nada, quanto aqueles que querem aprender as versões mais avançadas. Além disso, os cursos são ministrados por videoaulas, possuem materiais complementares e garantem certificados reconhecidos pelas principais empresas e universidades brasileiras.