O que é Projeto de Incêndio?

O Projeto de Incêndio consiste em um conjunto de documentos que organizam e detalham todos os componentes necessários para auxiliar no combate a incêndios e garantir a segurança dos usuários e de determinada edificação.

Dessa forma, através de sua elaboração é possível estabelecer dimensionamentos e sistemas que viabilizam a evacuação em caso de emergências, além de iniciar o combate a princípios de incêndio.

Realizar um projeto de prevenção contra incêndios é importante para oferecer segurança aos usuários, devendo este ser elaborado por arquitetos ou engenheiros, observando o cumprimento de todas as normas necessárias de acordo com a tipologia da edificação.

projeto de incêndio
O principal objetivo dos projetos de combate a incêndio é oferecer segurança para os usuários e para a edificação

Desse modo, a elaboração do projeto de combate a incêndios é indispensável para a defesa da vida dos habitantes e usuários dos mais diversos espaços arquitetônicos. Logo, é importante entender quais as implicações e como deve ser o procedimento de combate a incêndios dentro de ambientes arquitetônicos.

Nesse sentido, é importante que Arquitetos e Engenheiros entendam como dever ser realizado e qual a importância da elaboração do projeto de combate a incêndio, compreendendo os fatores que devem ser observados durante sua realização, bem como as principais etapas que o caracterizam.

Como este Artigo está estruturado   

Qual a importância da elaboração do projeto estrutural?

Primeiro é importante entender que todas as edificações, tanto comerciais e institucionais quanto as residenciais devem atender normas de incêndio exigidas pelo Corpo de Bombeiros, salve as residências unifamiliares, as quais são habitadas apenas por uma única família.

O atendimento às normas possui a finalidade de preservar a segurança dos usuários e da própria edificação.

segurança dos usuários
Preservar a segurança é a grande motivação dos projetos de combate a incêndio

Por este motivo, é extremamente importante que o projeto de incêndio seja pensado de maneira individualizada a depender da tipologia da construção e de forma que atenda todos os requisitos e normas exigidos.

Assim, o projeto de incêndio consiste em um investimento na segurança e defesa da vida das pessoas em qualquer ambiente que estejam.

Portanto, o projeto de incêndio garante que as legislações locais sejam respeitadas e permite que a edificação possua autorização para vir a funcionar promovendo a segurança de seus usuários.

De um modo geral, os objetivos de um projeto de combate a incêndio são:

  • Trabalhar em prol da proteção da vida dos usuários e habitantes das edificações e áreas classificadas como de risco, nos casos de incêndio;
  • Atuar dificultando a propagação de chamas, minimizando danos ao meio ambiente e ao patrimônio arquitetônico;
  • Propiciar mecanismos que controlem e extinguem incêndios;
  • Proporcionar meios de acesso para que sejam realizadas as operações do Corpo de Bombeiros o mais rapidamente possível;
  • Permitir a continuação dos serviços nas edificações e áreas de risco;
  • Dentre outras.

Diante de tudo isso, é importante que Arquitetos e Engenheiros saibam que um projeto de incêndio eficiente contribui para salvar vidas e garantir a segurança dos ocupantes de determinada edificação, entendendo que sua elaboração deve ocorrer de modo que respeite as legislações vigentes e normas técnicas que o orientam.

Quais as legislações necessárias para elaboração de um projeto de incêndio?

Como dito anteriormente, um fator importante a ser considerado durante a elaboração e execução de projetos de incêndio é a observação as normas técnicas que os orientam.

As legislações que regem os projetos de combate a incêndio são divididas segundo cada Estado, sendo necessária à sua verificação de acordo com a localidade onde a construção será realizada.

arquitetos e normas
Ao elaborar projetos de combate a incendios é importante observar as legislações e normas técnicas que os orientam

No âmbito federal existem legislações que trazem orientações acerca de combate e prevenção a incêndios, dentre essas leis é valido citar a Lei nº 13425/2017 também conhecida como Lei Kiss, que foi criada e sancionada após a tragédia ocorrida na Boate Kiss em 2011, no Rio Grande do Sul.

Essa lei tornou mais severa a fiscalização de projetos de combate a incêndio, que a partir dela devem contar com fiscalização por parte do Corpo de Bombeiros e dos Conselhos de Arquitetura e Engenharia respectivamente.

Além das leis federais, a NBR 13714 estabelece a obrigatoriedade de que toda edificação em suas mais diversas tipologias: comerciais, institucionais, industriais, residenciais (exceto unifamiliares) e locais públicos, que possuam área construída superior a 750 metros quadrados e altura maior que a 12 metros devem prever o uso de mecanismos hidráulicos de prevenção e combate a incêndio.

Esta norma também define a classificação das edificações em grupos segundo a sua ocupação e a maneira em que estão dimensionadas.

Além da NBR 13714, existem diversas outras normas técnicas especificas que devem ser observadas durante a elaboração de projetos de combate a incêndio. Algumas delas são:

O que é necessário constar em um projeto de incêndio?

O projeto de incêndio é formado por desenhos técnicos como plantas baixas, cálculo populacional, cálculo hidráulico e ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) devendo após sua elaboração ele ser apresentado para aprovação junto ao Corpo de Bombeiros devidamente assinado por um responsável técnico que o elaborar.

Dessa forma, alguns dos documentos necessários ser apresentados para a aprovação são:

Desenhos Técnicos

O projeto de incêndio deve apresentar desenhos técnicos tais como: plantas baixas, que devem representar graficamente informações por meio de símbolos quais os equipamentos de incêndio e suas quantidades necessárias para determinada edificação, segundo as normas técnicas e legislações vigentes.

desenho técnico incêndio
Desenhos técnicos devem representar os sistemas e equipamentos de um projeto de combate a incêndio

Laudo Técnico Descritivo

Este documento tem por objetivo complementar os desenhos técnicos, sendo que nele constam informações referentes aos cálculos realizados no projeto os quais justificam os equipamentos e detalhes necessários para o combate e prevenção contra incêndios.

laudo técnico descritivo
Exemplo de um modelo de laudo técnico descritivo

Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)

A ART é um documento no qual o responsável técnico pelo projeto de incêndio assina e assume a responsabilidade sobre o projeto e sua execução.

modelo ART
Exemplo de um modelo de ART

Taxa de análise de projeto (DAE)

Consiste em uma taxa de arrecadação de nível estadual, que é exigida para dar continuidade ao processo de análise e aprovação do projeto de incêndio.

Após a elaboração de todos esses documentos, o projeto de incêndio poderá ser apresentado ao Corpo de Bombeiros do respectivo estado, sendo então agendada uma vistoria para a liberação da edificação. Geralmente o prazo para este processo é de 30 dias a depender do estado.

projeto de incêndio aprovado
Caso esteja em conformidade com os requisitos exigidos pelo Corpo de Bombeiros, o projeto de combate a incêndio será aprovado

Em caso de reprovação, será emitido um documento demonstrando as razões e as adequações que precisarão ser realizadas, sendo estipulado um novo prazo para a realização das modificações e para a marcação de uma nova vistoria, este processo se repete até o projeto conseguir sua aprovação.

Quais os equipamentos necessários ter em um projeto de incêndio?

Para o funcionamento adequado do projeto de incêndio é necessário a existência de alguns tipos de equipamentos que auxiliam o combate e a prevenção contra incêndios.

Estes equipamentos devem ser periodicamente revisados e passar por manutenções em caso de falhas. Alguns dos principais equipamentos exigidos no projeto de incêndio são:

Sprinkler

O sprinkler consiste em um chuveiro automático que possui um vidro que será rompido quando a temperatura ambiente aumenta liberando grandes quantidades de água para auxiliar o combate às chamas.

sprinkler
Exemplo de um tipo de sprinkler

Extintores

Itens essenciais em todos os projetos de combate a incêndio, os extintores têm a finalidade de controlar a incidência das chamas não permitindo a sua propagação. Geralmente são divididos em três tipos diferentes classificados pelas categorias A, B e C.

classes de extintores
As principais classes de extintores: A,B e C

A classe A serve para materiais como papel, madeira e plásticos, a classe B para controle das chamas causadas por gases inflamáveis e a classe C para combate ao fogo proveniente de equipamentos elétricos 

Hidrantes

Os hidrantes são tubulações fixas que possibilitam a saída de água com pressão permitindo o manejo e alcance maior das chamas, pois acompanham uma mangueira extensa que contribui para regular a pressão da água.

hidrante
Exemplo de um tipo de hidrante

Central de Alarme de Incêndio

Também conhecidos como detectores de fumaça, são compostos por sensores sensíveis a presença de fumaça e impulsionam a central emitindo alarmes sonoros a fim de motivara evacuação dos locais em caso de incêndios.

central de alarme de incêndio
Exemplo de uma central de alarme de incêndio

Quais as etapas necessárias para fazer um projeto de incêndio eficiente?

  1. Classificar a tipologia da edificação
  2. Definir equipamentos e a adoção de medidas especificas
  3. Dimensionamento e desenhos técnicos
  4. Pranchas e documentação necessárias

Para realizar a elaboração adequada de um projeto de combate a incêndio é importante entender quais são os aspectos relevantes a se considerar de acordo com cada tipologia de edificação almejada, a quantidade de usuários e outros fatores exigidos.

Nesse sentido, o projeto de combate a incêndio geralmente consiste em quatro etapas essenciais que auxiliam na otimização de todo o seu processo.

1.Classificar a tipologia da edificação

A primeira etapa para desenvolver o projeto de combate a incêndio é classificar a edificação quanto a seu uso e ocupação verificando se ela é residencial, institucional ou industrial, além de observar outras questões como sua altura, área e qual o risco de incêndio provável (baixo, médio ou alto)

tipos de arquitetura
Representação gráfica dos diferentes tipos arquitetônicos que devem ser considerados ao elaborar um projeto de combate a incêndio

Para realizar a análise de riscos de incêndio em uma edificação é preciso definir sua carga de incêndio especifica. Isto pode ser feito por meio da soma das calorias que são liberadas caso ocorra a combustão dos materiais presentes em um ambiente, sendo esta soma dividida pela área do local.

Normalmente as legislações estaduais disponibilizam tabelas com tais classificações. Um exemplo é uma das tabelas disponíveis no Decreto nº 63.911 do Estado de São Paulo:

Decreto nº 63.911 do Estado de São Paulo incêndio
Tabela de classificação de riscos de incêndio conforme o Decreto nº 63.911 do Estado de São Paulo

2.Definir equipamentos e a adoção de medidas especificas

A segunda etapa do projeto de combate a incêndios é escolher os equipamentos adequados para a edificação e tomar as medidas de segurança cabíveis que visam reduzir o pânico e auxiliar a evacuação em situações de incêndio.

equipamentos projeto de incêndio
Alguns equipamentos necessários em projetos de combate a incêndios

Os principais equipamentos e medidas que devem ser adotados são:

  • Uso do sistema de extintores;
  • Uso do sistema hidráulico preventivo, que consistem em hidrantes e mangotinhos;
  • Uso da sinalização e iluminação de emergência
  • Uso do sistema de proteção por chuveiros automáticos, como por exemplo o sprinkler;
  • Uso do sistema de alarme e detecção de incêndio;
  • Amparo contra descargas atmosféricas;
  • Instalações de gás combustível, que são regidas pela NBR 15526;
  • Adoção de saídas de emergência, que consistem em escadas, rampas e demais acessos. Elas são regidas pela NBR 9077;
  • Dentre outros.

3. Dimensionamento e desenhos técnicos

Após a definição dos sistemas de combate a incêndios e da adoção das medidas mais adequadas, inicia-se o dimensionamento dos espaços, os desenhos técnicos como plantas baixas e detalhamentos dos sistemas de combate e outros detalhes relevantes.

dimensionamento projeto de incêndio
Exemplo ilustrativo do dimensionamento de elementos presentes nos projetos de combate a incêndio

Lembrando que ao elaborar um projeto de combate a incêndios é extremamente importante ter acesso ao projeto de arquitetura e aos projetos complementares previamente.

4.Pranchas e documentação

Na etapa final são gerados todos os elementos referentes a representação gráfica dos sistemas e equipamentos de acordo com a edificação.

prancha de projeto de incêndio
Exemplo de prancha com desenhos técnicos de um projeto de combate a incêndio

Além dos desenhos técnicos é necessário estabelecer toda a documentação de todos os equipamentos e sistemas, o plano emergencial, bem como os memoriais descritivos e de cálculos.

Dessa forma, torna-se possível apresentar e conquistar a aprovação do projeto de combate a incêndios junto ao Corpo de Bombeiros.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e a importância da elaboração do projeto de incêndio, compreendendo os conceitos que o caracterizam, bem como suas principais etapas de elaboração.

Um projeto de incêndio eficiente possui importância para a manutenção da segurança dos usuários e da própria edificação contribuindo para o combate a princípios de incêndio e o que deve ser feito em tais situações.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da elaboração de projetos de combate a incêndios, bem como dar orientações básicas para sua concepção.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos a ele relacionados, sendo fundamental observar as principais necessidades de acordo com o tipo de projeto almejado.

Se você quer saber mais a respeito de projetos de incêndio, entendendo como eles contribuem para aumentar a segurança em seus projetos, a Projetou disponibiliza o curso Modelagem de Projetos de Combate a Incêndios com o Revit.

Este curso abordará todas as questões referentes a elaboração de projetos de combate a incêndios, ensinando a criar a modelagem de um projeto com estas características, totalmente do zero utilizando a metodologia BIM, mais especificamente o Revit.  

Dessa forma, você se tornará um profissional especialista no assunto, sendo capaz de elaborar projetos de combate a incêndios eficientes e contribuir para que seus projetos se tornem mais viáveis e seguros.