Archicad 23: O que é e qual sua importância?

O Archicad 23 é a nova versão do software da Graphisoft, que tem foco em projetos desenvolvidos com metodologia BIM.

Archicad 23
Archicad 23

A tecnologia BIM está presente em diversos softwares de arquitetura e engenharia com recursos e ferramentas de integração de projeto, facilitando o desenvolvimento em conjunto de várias etapas.

Dentro do software é possível desenvolver desenho técnicos para o projeto executivo de arquitetura através da modelagem 3D.

Arquitetos e engenheiros que queiram otimizar sua rotina de trabalho e entregar projetos completos em menos tempo é fundamental a aplicação do Archicad 23.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com o passo a passo de como fazer o download do Archicad 23 grátis.

Como esse artigo está estruturado

Requisitos do sistema

Para garantir um bom funcionamento do software e o melhor aproveitamento dos recursos no seu equipamento, é importante checar todos os requisitos do sistema.

A Graphisoft disponibiliza todos os requisitos para que você possa verificar se o seu equipamento tem capacidade de suportar o software e o seu correto funcionamento.

Além disso é importante que você saiba se o Archicad 23 se adequa ao seu ritmo e modelo de trabalho, para ter certeza se ele pode oferecer os recursos que você precisa.

Requisitos do sistema
Requisitos do sistema

O software é um aplicativo 64-bit e pode ser utilizado tanto no Windows como no macOS e precisa de no mínimo 5GB de espaço para a instalação.

Veja a lista dos principais requisitos do sistema para Archicad 23:

  • Sistema operacional: Windows 10 ou macOS 10.14 Mojave ou macOS 10.13 High Sierra.
  • Processador: processador de 64 bits com quatro ou mais núcleos.
  • Memória RAM: 16GB ou superior.
  • Resolução do monitor: 1920 x 1080 ou superior.
  • Placa gráfica: placa de vídeo compatível com OpenGL 4.0 dedicada, com 2GB + VRAM.

Quais os benefícios da versão Archicad 23

O Archicad 23 apresenta diversas melhorias e novidades em relação a outras versões anteriores do software.

Archicad 23
Projeto de arquitetura

O principal benefício é o desempenho do software, melhorando a inicialização, abertura de arquivos, multifuncionalidade entre projetos e alternância entre visões em BIM.

Além disso as ferramentas estão mais precisas e interoperáveis entre a modelagem e a engenharia dos projetos.

Veja a lista dos principais benefícios da versão Archicad 23:

  • Ferramenta de estrutura: as ferramentas para criação de estrutura foram aprimoradas, permitindo mais rapidez e precisão.
  • Aberturas: uma nova ferramenta foi introduzida para criação de vazios, nichos e vãos. Essas aberturas podem ser modeladas, programadas e documentadas.
  • Conexão com outros softwares: o software permite conexão direta com diversos outros softwares, facilitando as etapas de um projeto, com o Solibri, o dRofus e o Rhino-Grasshopper, por exemplo.

Download Archicad 23: Passo a passo para baixar gratuitamente

Após verificar todos os requisitos do sistema e checar as novidades, vamos mostrar o passo a passo para fazer o download gratuitamente:

Archicad 23
Archicad 23
  1. Faça uma conta na Graphisoft ID
  2. Como obter a licença de estudante
  3. Faça o download do instalador
  4. Ativação e gerenciamento de licença

Passo 01: Faça uma conta na Graphisoft ID

A Graphisoft é uma empresa com diversos produtos para projetos em BIM, portanto para ter acesso a esses produtos você deve criar e verificar a sua conta.

Você pode fazer o download de uma versão de teste disponível por 30 dias, com todos os recursos completos.

Ou você pode solicitar o acesso ao uso educacional, permitindo o uso gratuito durante um ano, podendo ser estendido.

Todos os arquivos gerados pela versão educacional possuem uma marca d’água irremovível, para garantir que seu uso não tenha fins lucrativos.

Passo 02: Como obter a licença de estudante

Para se candidatar a uma licença de um ano de uso gratuito você deve se cadastrar como aluno ou professor, preenchendo seus dados e os dados da sua instituição de ensino.

A Graphisoft vai analisar e poderá aceitar ou recusar sua solicitação com base nos dados que você forneceu.

Passo 03: Faça o download do instalador

A Graphisoft disponibiliza uma página com todas as informações do software Achicad 23, ou seja, você tem acesso a informações adicionais sobre o software.

Em seguida você escolhe qual o seu sistema operacional e pode acessar o download do instalador específico.

Após essa etapa, basta seguir a instalação de forma automática.

Passo 04: Ativação e gerenciamento de licença

Para casos onde você tenha uma licença de ativação do produto, basta ativar no aplicativo License Manager Tool, que é instalado junto com o programa, ou pode ser encontrado neste link.

Quer aprender a utilizar o Archicad 23?

O Archicad 23 é um dos softwares que utilizam a metodologia BIM para integrar várias etapas de um projeto executivo de arquitetura.

Dessa forma, o processo do projeto se torna mais rápido, além de reduzir os erros e facilitar o acompanhamento de obras, com quantitativos e tabelas de materiais.

Archicad 23
Archicad 23

A tecnologia BIM apresenta uma solução para otimizar o tempo e controlar a qualidade da entrega de projetos de arquitetura, auxiliando no gerenciamento de projetos e gerenciamento de obras.

Portanto, para arquitetos e engenheiros que desejam se destacar no mercado e otimizar o seu tempo de produção, é fundamental a implementação de um software que utilize essas ferramentas.

O software traz diversas vantagens para o projeto e para a gestão do seu escritório de arquitetura, lançando novas versões com mais soluções e ferramentas.

Archicad 23
Archicad 23

Pensando nisso, a Projetou criou o curso de Archicad 23 iniciante e intermediário especialmente para você.

Aprenda o passo a passo de uma das maiores ferramentas de desenvolvimento de projetos em BIM atualmente e se destaque no mercado de trabalho.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre a versão do Archicad 23, entendendo as novas vantagens e o passo a passo completo para o download gratuito.

A finalidade deste artigo é auxiliar estudantes e profissionais a realizar o download do Archicad 23 e implementar em sua rotina de trabalho de arquitetura.

Se você quer aprender mais sobre isso, a Projetou preparou os cursos de Metodologia BIM e Archicad para você!

Os cursos vão do básico ao avançado, sendo indicados para iniciantes e para quem deseja melhorar seu desempenho em versões mais avançadas.

Além disso os cursos são ministrados por videoaulas, possuem materiais complementares e garantem certificados de conclusão reconhecidos pelas principais empresas e universidades brasileiras.