Revit 2021: O que é e qual sua importância?

O Revit 2021 é um software para projetos de arquitetura e engenharia, com foco em metodologia BIM que integra diversas etapas de projeto em um mesmo arquivo.

Tecnologia BIM
Revit e a tecnologia BIM

A tecnologia BIM é uma ferramenta que ajuda a compatibilização de desenhos técnicos de um projeto, evitando erros e reduzindo gastos com a obra.

Além disso esse software facilita o planejamento e gerenciamento de projetos, consequentemente facilita o gerenciamento de obras, com tabelas e quantitativos de materiais e recursos.

Para arquitetos e engenheiros que querem melhorar sua gestão de projeto e obras, otimizando seu tempo e trabalho, é importante implementar o Revit 2021 na sua rotina de trabalhos.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com as principais vantagens da nova vantagem do Revit 2021 e o passo a passo para baixar gratuitamente.

Como esse artigo está estruturado

Requisitos do sistema

Antes de decidir implementar um novo software no seu escritório de arquitetura, é importante verificar todos os requisitos do sistema para saber se o programa será compatível com o seu computador.

Além disso também é fundamental que você faça uma análise do ritmo de projetos do seu escritório e quais os seus objetivos com a implementação de um novo software ou versão.

Requisitos do sistema
Requisitos do sistema

Se você está em dúvida de qual o melhor software para implementar a metodologia BIM, veja o artigo de Revit ou Archicad: Como escolher o melhor software.

O Revit 2021 é compatível somente com o sistema operacional Windows, ou seja, não é possível sua instalação em produtos da Apple com o sistema macOS.

Para a instalação é necessário ter 30GB no mínimo de espaço livre em disco e uma conexão estável com a internet.

Veja abaixo a lista com os principais requisitos do sistema para o Revit 2021:

  • Sistema operacional: Windows 10 – 64bits.
  • Processador: É necessário um processador com um ou múltiplos núcleos, com a maior velocidade de CPU possível, uma vez que o software utiliza múltiplos núcleos para diversas tarefas.
  • Memória RAM: igual ou superior a 16GB.
  • Resolução do monitor: igual ou superior a 1680×1050, com true color.
  • Placa gráfica: Compatível com DirectX11 com Shader Model 5 e, no mínimo, 4GB de memória.

Quais os benefícios da versão Revit 2021

O Revit 2021 apresenta diversas melhorias no sistema em comparação com suas versões anteriores.

Projeto de arquitetura
Projeto de arquitetura

Veja uma lista dos principais benefícios da versão Revit 2021:

  • Vistas compartilhadas: é possível compartilhar os modelos com outras pessoas, facilitando a colaboração de diferentes profissionais no projeto e diminuindo a chance de erros na compatibilização.
  • Exportar em STL: nessa versão é possível exportar os arquivos do revit em novos formatos sem a necessidade de outro programa ou extensão, integrando o modelo com outros softwares complementares.
  • Suporte SketchUP 2020: nessa versão é possível ter suporte para importar arquivos diretamente do SketchUp no formato 2020.
  • Vistas realistas: o Revit também fornece o modelo do seu projeto de arquitetura em 3D, facilitando a compreensão. Nessa nova versão as vistas estão mais realistas, tornando ainda melhor a compreensão de volumes e materiais.
  • Paredes inclinadas: em termos de projeto de arquitetura ou engenharia, o Revit 2021 permite a criação de paredes inclinadas, dando mais liberdade nas ferramentas.

Download Revit 2021: Passo a passo para baixar gratuitamente

Após verificar todos os requisitos do sistema e checar as novidades da versão Revit 2021, vamos mostrar o passo a passo para fazer o download gratuitamente:

Passo 01: Faça uma conta na Autodesk

A Autodesk é a empresa responsável por softwares como o AutoCAD, o Revit, entre outros de arquitetura e engenharia.

Passo 01
Passo 01

Há uma licença para estudantes, onde é permitido o uso do software de maneira gratuita com renovação anual.

Passo 02: Como obter a licença de estudante

Para desbloquear o acesso educacional para os produtos da Autodesk é necessário fornecer os dados da sua instituição de ensino, como:

  • Nome da Instituição de Ensino;
  • Data de início e previsão de término.

É possível que solicitem algum documento adicional ao pedido, como o histórico ou carteira de estudante, para comprovar a sua matrícula.

Acesso estudantil
Acesso estudantil

O pedido é respondido em até 48h e em seguida você terá direito ao uso dos softwares por um ano, podendo renovar a elegibilidade da licença estudantil repetindo o processo acima.

Passo 03: Download do Revit 2021

Após a sua conta estar confirmada, você pode acessar o link para o Revit 2021 e clicar no botão de download, selecionando a versão, a plataforma e o idioma.

Passo a passo: Revit 2021
Passo a passo: Revit 2021

Após isso você será redirecionado para a página de autenticação da licença estudantil, então informe seus dados de login para obter o acesso.

Passo a passo: Revit 2021
Passo a passo: Revit 2021

Siga as intruções disponibilizadas no site para as seguintes etapas:

Passo a passo: Revit 2021
Passo a passo: Revit 2021

Após clicar no botão de Instalar o programa começará a ser instalado no seu computador.

Quer aprender a utilizar o Revit 2021?

Um projeto completo de arquitetura compreende muitas etapas e diversos desenhos complementares, necessitando de bastante tempo e atenção para uma entrega com qualidade.

Projeto de arquitetura
Projeto de arquitetura

A metodologia BIM apresenta uma solução prática para otimização de tempo e controle de qualidade de entrega de projetos executivos de arquitetura, com uma tecnologia que integra as diversas etapas e auxilia no gerenciamento de projetos e obras.

Além disso também permite a colaboração de diversos profissionais e uma compatibilização automática entre plantas, vistas, cortes e modelagem 3D.

Portanto, para arquitetos e engenheiros que desejam se destacar no mercado e otimizar o seu tempo de produção, é fundamental a implementação de um software que utilize essas ferramentas.

Projeto de arquitetura
Projeto de arquitetura

O Revit 2021 emprega a tecnologia BIM trazendo diversas vantagens para o projeto arquitetônico e para a gestão do seu escritório.

Pensando nisso, a Projetou criou o curso de Revit Arquitetônico do zero ao avançado especialmente para você.

Aprenda o passo a passo da maior ferramenta de desenvolvimento de projetos em BIM atualmente e se destaque no mercado de trabalho.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre a versão do Revit 2021, entendendo as novas vantagens e o passo a passo completo para o download gratuito.

A finalidade deste artigo é auxiliar estudantes e profissionais a realizar o download do Revit 2021 e implementar em sua rotina de trabalho de arquitetura.

Se você quer aprender mais sobre isso, a Projetou preparou os cursos de Metodologia BIM e Revit para você!

Os cursos vão do básico ao avançado, sendo indicados para iniciantes e para quem deseja melhorar sua representação em versão mais avançadas.

Além disso os cursos são ministrados por videoaulas, possuem materiais complementares e garantem certificados reconhecidos pelas principais empresas e universidades brasileiras.