O que é Art Nouveau?

O Art Nouveau também conhecida como Arte Nova, consiste em um movimento que originou um estilo internacional arquitetônico e de artes decorativas que se manifestou na Europa entre o final do século XIX e início do século XX.

O Art Nouveau impactou significativamente a Arquitetura e o Design de Interiores, sendo importante ainda para o surgimento do Design Gráfico. O emprego das linhas assimétricas e formas naturais tais como, flores e folhas são algumas de suas principais características.

casa batlló
A Casa Batlló é um notável exemplo do Art Nouveau na Arquitetura

Dessa forma, esse estilo arquitetônico surgiu influenciado por outros estilos da época, evoluindo com o passar do tempo, o que lhe atribuiu popularidade no mundo inteiro.

Desse modo, o Art Nouveau segue influenciando o Design de Interiores e continua sendo amplamente utilizado nos mais diversos tipos de projetos arquitetônicos até os dias de hoje.

Por esse motivo, é importante que os Arquitetos conheçam esse estilo arquitetônico e saibam utilizá-lo para compor os seus projetos.

Para isso, é preciso entender como ele evoluiu ao longo do tempo e quais são as suas principais características, a fim de compreender como esse estilo pode ser empregado nos diferentes projetos arquitetônicos.

Como este Artigo está estruturado    

Quando Surgiu o Art Nouveau?

O Art Nouveau se manifestou originalmente na Europa, inicialmente na França durante o final do século XIX, quando o mundo atravessava a Segunda Revolução Industrial (1850-1945).

A Arte Nova foi inspirada em um outro movimento surgido no mesmo período: o Arts and Crafts, sendo este fundamentado na relação entre o trabalho artesanal coletivo e o trabalho industrial.

segunda revolução industrial
Pessoas trabalhando durante a Segunda Revolução Industrial

Durante a Segunda Revolução Industrial, a burguesia europeia almejava dominar uma linguagem arquitetônica e decorativa que se parecesse mais consigo demonstrando a sua influência.

Nesse contexto, nasce o Art Nouveau compreendendo decoradores e artesãos que faziam uso dos novos tipos de materiais e técnicas em suas obras, ao mesmo tempo que incorporavam os desenhos propostos pela industrialização.

mobiliários art nouveau
Alguns mobiliários desenvolvidos durante o movimento do Art Nouveau em 1899.

Essa mudança trouxe inovações sobretudo, para a decoração interna, a qual os objetos e itens decorativos passaram a ser produzidos valorizando formatos ornamentais cujos detalhes eram planejados de maneira minuciosa, transformando o trabalho artesanal em arte propriamente dita.

O movimento começou a perder força com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) sendo abandonado para dar espaço ao início do que viria a ser o Modernismo, que se caracterizava por ser mais econômico, ágil e racional.

Quais são as características do Art Nouveau na Arquitetura?

O movimento do Art Nouveau surgiu rompendo com todos os padrões artísticos anteriores, os quais se caracterizavam pelas proporções harmoniosas que prezavam pela simetria absoluta.

Nesse sentido, este estilo se inspira fortemente nas formas orgânicas da natureza, isto fica claro através do emprego de linhas curvilíneas e fluidas que não obedecem a um padrão definido, além dos formatos inspirados por flores, folhas e outros elementos naturais.

art nouveau pintura
Cartaz publicitário F. Champenois Imprimeur-Éditeur (1897) por Alphonse Maria Mucha

Ao mesmo tempo que rompia com padrões anteriores, o Art Nouveau se preocupava com a utilização de materiais considerados inovadores para época, sendo estes o vidro e o ferro que eram amplamente utilizados em obras industriais. Apesar disso, a Arte Nova prezava pela valorização do trabalho manual e artístico.

Porém, diferentemente do Arts and Crafts, a Arte Nova abraçava a industrialização e seus avanços tecnológicos, as unindo com o trabalho artesanal. Isso pode ser percebido através da produção das peças dos mobiliários que apesar de serem pensadas manualmente eram desenvolvidos industrialmente.

art nouveau móvel
Mobiliário antigo criado no auge do Art Nouveau

A seguir, as principais características do Art Nouveau:

  • Uso de linhas curvas assimétricas e refinadas;
  • Uso de formatos de flores, folhagens e contornos sinuosos;
  • Forte inspiração na natureza;
  • Valorização do uso de formas orgânicas;
  • Valorização de um design extravagante;
  • Uso da forma em conjunto com a função;
  • Uso de novas tecnologias materiais como: o ferro e vidro;
  • Inspiração dos estilos barroco e rococó;
  • Presença de figuras femininas;
  • Exuberância decorativa, formas ondulantes e elegantes;
  • Emprego da decoração magistral e excêntrica;
  • Influência de gravuras japonesas;
  • Emprego de vitrais e mosaicos coloridos;
  • Entre outros.

Art Nouveau na Europa

Como dito anteriormente, o Art Nouveau surgiu na França entre o final de 1890, atingindo seu ápice por volta da década de 1900.

Sua manifestação está diretamente relacionada com a Segunda Revolução Industrial que ocorria na Europa naquele momento, o que o tornou uma vanguarda que buscava criticar particularidades da sociedade industrial europeia da época.

Na França, um dos principais nomes do movimento foi Samuel Bing, que foi o responsável pelo nome dado ao movimento, graças a sua galeria que era conhecida como L’Art Nouveau.

galeria lart nouveau
Fachada da galeria L’Art Nouveau de Samuel Bing

Emille Gallé foi outro expoente do movimento, em suas obras utilizava a natureza como elemento principal, por meio dos sofisticados detalhes em objetos de decoração tais como luminárias e vasos.

objeto art nouveau
Vaso criado por Emile Gallé

Na Arquitetura, um dos marcos principais do movimento é o hotel Gresham Palace em Budapeste, que possui uma arquitetura rica em elementos característicos desse estilo arquitetônico, sendo estes expressos pela presença de vitrais, mosaicos, ferragens e outros detalhes curvilíneos.

Gresham Palace
Fachada do Hotel Gresham Palace em Budapeste na Hungria

Todavia, existem dois nomes primordiais na Arte Nova que marcaram a arquitetura europeia no período.

O primeiro deles é Antoni Gaudí (1852-1926) cujas obras arquitetônicas emergiram de forma brilhante e criativa em Barcelona na Espanha.

Gaudí utilizava com frequência em seus trabalhos materiais característicos do movimento, sendo estes o ferro, vitrais e cerâmicas unidos a formas orgânicas inspiradas na natureza.

Um de seus projetos mais marcantes dentro deste estilo é a Casa Milà, cuja fachada repleta de ondulações que demonstra a exuberância do movimento.

casa milà gaudí
Fachada da Casa Milà tambem conhecida como La Pedrera projetada por Antoni Gaudí

Outro importante projeto realizado por Gaudi que tem ligação com o movimento da Arte Nova é a Sagrada Família que até os dias de hoje se encontra em fase de construção.

Sagrada família
A Sagrada Família projetada por Gaudí se encontra ate os dias de hoje em construção

O segundo nome que marcou o Art Nouveau na arquitetura europeia foi o de Victor Horta (1861-1947) cujos projetos realizados na Bélgica contavam com o uso de novos materiais industriais como ferro, madeira e vitrais, sendo ricos em características do movimento.

Uma de suas obras arquitetônicas mais marcantes é a Casa Tassel, a qual rompeu com todos os padrões clássicos para construção de residências belgas na época. Seu interior possui uma rica decoração marcada por elementos curvilíneos rebuscados.

escada casa tassel
Escada presente no interior da Casa Tassel

A Casa Van Eetvelde é outra obra que exprime os aspectos mais marcantes do Art Nouveau. Esta possui uma fachada construída com materiais como o aço e vidro, considerados inovadores para época.

Hotel Van Eetvelde
Fachada da Casa Van Eetvelde projetada por Victor Horta em 1895

Art Nouveau no Brasil

O movimento Art Nouveau chegou ao Brasil ainda no final do século XIX, sendo fortemente influenciado pela sofisticação e características da Bella Époque.

A ascensão do Art Nouveau na arquitetura brasileira manteve todas as suas características originárias, contando com o emprego das formas curvilíneas e com uma decoração ornamental abundante e sofisticada.

A primeira obra construída no Brasil com as características do Art Nouveau, foi a edificação Vila Penteado projetada pelo arquiteto sueco Carlos Ekman em 1902.

vila penteado SP
Fachada da Vila Penteado localizada em São Paulo

Esta obra consiste em duas casas integradas possuindo dois pavimentos e mais de sessenta ambientes, construídas com o intuito de abrigar duas influentes famílias paulistas.

Outra edificação conhecida por empregar este estilo arquitetônico é o Teatro Amazonas cuja construção foi finalizada por volta de 1896 sendo o projeto de autoria de Antônio José Fernandes Júnior.

teatro amazonas
Teatro Amazonas localizado em Manaus

Considerado cartão postal de Manaus, o teatro se destaca pela imponência e sofisticação e pelo uso de materiais arrojados, apresentando também em sua concepção um estilo renascentista.

O Viaduto de Santa Ifigênia em São Paulo é mais uma conhecida obra do Art Nouveau brasileiro.

Viaduto Santa Ifigênia
Viaduto Santa Ifigênia em São Paulo

Este projeto teve sua execução entre 1910 e 1913, sendo projetado por Giulio Micheli. Dentre suas características mais marcantes estão o fato dela ser construída predominantemente por ferro, um material característico deste estilo arquitetônico, além do uso de formas sinuosas que remetem a natureza.

Como adotar o Art Nouveau em projetos contemporâneos?

Agora que já vimos quais as principais características do Art Nouveau e algumas notáveis obras na Europa no Brasil, podemos entender sua importância e como todas essas características podem ser empregadas em projetos contemporâneos.

Para isso, separamos algumas dicas fundamentais que auxiliam na adoção desse estilo em projetos arquitetônicos e de interiores:

Fachadas

Visualmente, a fachada pode ser considerada a parte principal de uma edificação.

As características presentes no Art Nouveau que podem ser aplicadas nos projetos de fachadas são: o emprego de linhas sinuosas e de elementos que permitam a alusão a natureza com detalhes que se assemelham a flores e folhagens.

Lavirotte Building
Fachada do Edifício Lavirotte localizado em Paris utiliza materiais como vidro e ferro além de adornos curvilíneos

Também podem ser utilizadas portas e janelas em formato de arcos, gradis em varandas e sacadas em ferro forjado em tons de prata, dourado ou preto.

Materiais

Assim como dito ao longo do artigo, o Art Nouveau utiliza materiais industriais como o ferro, o vidro e a madeira. Além deles, os ladrilhos também são característicos podendo ser utilizados tanto em fachadas quanto em revestimentos internos, como os pisos, bancadas e paredes.

ladrilhos
Exemplo de ladrilhos cujos desenhos remetem ao Art Nouveau

Interiores e Mobiliários

Para compor o Design de Interiores ao Art Nouveau busca-se usar uma cartela de cores mais neutras com tons suaves que variam de verde, mostarda, marrom e bege. Usualmente, nos ambientes também podem ser usados papeis de parede com estampas florais que remetem a natureza.

art nouveau interior
Exemplo do designer de interiores inspirados pelo Art Nouveau

Caso o projeto tenha mais de um pavimento é interessante pensar em escadas curvas de madeira ou ferro, cujos corrimãos sejam ornamentados por formatos de arabesco e flores.

escada estilo art nouveau
Exemplo de escada com adornos que remetem a Arte Nova

No projeto de iluminação também são utilizadas luzes mais naturais e com tons mais neutros.

O mobiliário que adota o estilo da Arte Nova costuma ser muito ornamentado, com design sinuoso e que remete a formas e elementos naturais. Geralmente, são usados os mais diversos tipos como: gaveteiros criados-mudos, cadeiras e outros móveis com estética antiquada.

Art Nouveau mobiliários
Mobiliários no estilo Art Nouveau

Além de todas essas dicas é interessante pensar em combinar a estética do Art Nouveau com outros estilos arquitetônicos como o neoclássico por exemplo.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é o Art Nouveau, suas características principais e sua importância para a concepção atual das Artes, Arquitetura e Design.

Vimos por meio de alguns exemplares arquitetônicos na Europa e no Brasil, algumas características adotadas por esse estilo arquitetônico, que podem ser utilizá-las em projetos contemporâneos.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito sobre a Art Nouveau, abordando alguns de seus aspectos principais e orientações básicas que podem ser empregadas em projetos arquitetônicos.

Se você quer saber mais a respeito do Art Nouveau e de outros estilos arquitetônicos, entendendo como eles moldaram a história da Arquitetura e como podem ser aplicados em projetos contemporâneos, a Projetou disponibiliza cursos voltados para a composição do Design de Interiores e Decoração Residencial especialmente para você!