O que é e para que serve o cronograma de obra

O cronograma de obra é uma das principais etapas do gerenciamento de obras, e auxilia na previsão de conclusão da reforma ou construção.

Além disso o cronograma de obras também pode aumentar a precisão do quantitativo de materiais e influencia principalmente no orçamento dos profissionais que vão executar a obra.

Cronograma de obra
Cronograma de obra

Para uma obra mais previsível e sem erros é fundamental a elaboração de um cronograma de obra, assim como o acompanhamento e o gerenciamento.

Utilizar essas ferramentas pode ajudar você a se destacar no mercado de trabalho e concluir os seus projetos da melhor forma.

Pensando nisso, preparamos um artigo com um Checklist para o seu Cronograma de Obra.

Como esse artigo está estruturado

Qual a importância do cronograma de obra

O cronograma de obras é responsável pela previsão de duração e conclusão de cada etapa da obra, a partir da aprovação do projeto executivo de arquitetura.

Isso facilita o andamento da obra e torna o processo mais previsível, sendo possível calcular a data de entrega de cada etapa do projeto.

Além disso um bom cronograma de obra pode auxiliar no cálculo orçamentário dos demais profissionais que vão executar o serviço, uma vez que é possível prever cada serviço e seus detalhes.

Planejamento de projetos
Planejamento de projetos

A organização dos processos de um projeto, além do acompanhamento, evita erros na execução da obra, seja em obras de grande, médio ou pequeno porte.

A supervisão de um profissional durante a execução é fundamental para garantir o correto andamento da obra, uma vez que a presença de um arquiteto pode reduzir as dúvidas e em consequência erros e desperdícios de materiais.

Passo a passo para o seu cronograma de obra

O cronograma de obra tem um papel muito importante em um projeto executivo de arquitetura, seja ele uma pequena reforma de interiores ou grandes construções.

É fundamental que você saiba elaborar um cronograma realista, baseado nos prazos e etapas possíveis para determinada obra.

Além disso também é importante que você entre em contato com os profissionais que vão executar a obra para checar os prazos e entregas, uma vez que cada serviço demanda um tempo e mão de obra específicas.

Preparamos um passo a passo para você saber como montar o seu cronograma de obras:

Passo 01: Memorial descritivo

Independente do porte da obra, é fundamental que você elabore um memorial descritivo, a fim de organizar as etapas necessárias para concluir o projeto.

Memorial descritivo para arquitetura
Memorial descritivo para arquitetura

Caso seja uma reforma de interiores, por exemplo, você pode dividir o seu memorial descritivo em tópicos como:

Passo 02: Projeto executivo

Tenha um projeto executivo bem detalhado e dividido por ordem de execução, ou seja, organize as pranchas de modo que as primeiras sejam referentes a arquitetônico, reformas de alvenaria, e as últimas relacionadas ao detalhamento de mobiliário, por exemplo.

Projeto executivo de arquitetura
Projeto executivo de arquitetura

Dessa forma o seu projeto se torna mais legível para todos os profissionais envolvidos, facilitando as consultas.

Passo 03: Quantitativos

Os quantitativos são muito importantes para obter uma previsão de custos e prazos para conclusão da obra.

Quantitativos
Quantitativos

Projetos realizados utilizando a Metodologia BIM já obtém quantitativos e cálculos de maneira automática. Mas independente de como você prepara o seu projeto, os quantitativos devem estar presentes.

Passo 04: Execução

Para o início da execução de uma obra é importante ter entrado em contato com todos os profissionais necessários antes.

Gerenciamento de obra
Gerenciamento de obra

Apresentar para o seu cliente uma tabela com todos os profissionais pode ajudar muito na organização da execução e na transparência da obra, ou seja, apesar de você ser responsável por guiar a obra, os clientes sabem a ordem de tudo que está sendo feito.

Você também pode deixar registrado o prazo fornecido por cada profissional antes de iniciar os serviços, dessa forma você tem mais controle sobre o tempo da obra.

Checklist para o seu cronograma de obra

Para montar o seu cronograma de obra da maneira correta, é importante incluir diversos pontos primordiais para o andamento da obra.

Cronograma de obra
Cronograma de obra

Após saber o passo a passo para iniciar uma obra, veja agora um checklist do que não pode faltar no seu cronograma de obra:

  • Aprovações: antes do início da obra, você deve verificar todas as aprovações necessárias para estar preparado para possíveis fiscalizações e inspeções.
  • Ordem de execução: organize a ordem de execução de cada etapa do projeto, estabelecendo uma previsão com alguns dias a mais, contando com algum possível imprevisto, para não gerar problemas com outras etapas.
  • Compra de materiais: com o quantitativo em mãos, é fundamental a compra dos materiais antes da data de início da execução, dessa forma os profissionais começam a trabalhar na data estabelecida, sem esperar pela entrega de determinados materiais.
  • Acompanhamento de obra: é muito importante que na obra tenha um profissional dedicado especialmente para a conferência do trabalho dos outros profissionais, pois isso reduz a quantidade de dúvidas e possíveis erros.
  • Relatórios: os relatórios deixam registrados os progressos que foram obtidos em cada visita de obra, ou em determinado tempo de execução. Assim fica mais fácil de monitorar o desempenho dos profissionais.
Cronograma de obra
Cronograma de obra

Estar ciente desses tópicos pode ajudar você a entregar um projeto mais completo e se destacar ao oferecer um serviço de qualidade.

Quer aprender mais sobre cronograma de obras?

Arquitetos e engenheiros que desejam atuar na área de gerenciamento de projetos e gerenciamento de obras devem estar sempre buscando especializações para oferecer um serviço completo e de qualidade.

Essa etapa após a entrega do projeto executivo de arquitetura é fundamental para garantir que a obra esteja de acordo com tudo o que foi proposto no projeto.

Cronograma de obra
Cronograma de obra

Ter um bom gerenciamento de obras pode influenciar em diversos aspectos, como na economia financeira, previsão de prazos de entrega e principalmente na qualidade do serviço.

Se você quer saber mais, a Projetou preparou o curso de Gerenciamento de Obras do básico ao avançado especialmente para você.

Para profissionais que também desejam obter um bom resultado no planejamento de projeto, existe o curso de Gerenciamento de Projetos que te ajuda na preparação de um projeto para a obra.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre o gerenciamento e cronograma de obras, qual a sua importância e quais tópicos não podem faltar.

A execução de um projeto de arquitetura com um bom cronograma de obras faz grande diferença tanto na qualidade do serviço quanto no tempo de entrega.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito do cronograma de obra, bem como orientações gerais para sua elaboração.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades de sua elaboração.

Se você quer entender mais a respeito do cronograma de obras ou outros assuntos relacionados a Arquitetura, entendendo como eles implicam na melhoria da qualidade dos projetos, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com emissão de certificados.