O que são os tipos de revestimento?

Os tipos de revestimento consistem em todos os materiais que são utilizados com o intuito de cobrir a camada externa das estruturas das paredes e dos pisos.

A utilização dos revestimentos é importante para a proteção da alvenaria e dos pisos ao mesmo tempo que configuram um elemento que proporciona estética e valoriza ambientes internos e fachadas.

tipos de revestimento
O uso dos revestimentos atribui estética ao ambiente além de proteger as estruturas dos pisos e paredes

Desse modo, a escolha dos tipos adequados de revestimentos possui relevância significativa para buscar a conciliação entre os tipos de materiais que serão utilizados no projeto arquitetônico e de interiores com a execução da obra.

Nesse sentido, é importante que Arquitetos e Designers de Interiores saibam o que são e quais os tipos de revestimento mais aplicados em projetos, entendendo ainda como deve ser calculado o seu uso, bem como algumas orientações que auxiliem a sua aplicação.

Como este Artigo está estruturado    

O que são revestimentos e quais suas funções?

O termo “revestimento” engloba todos os tipos de acabamentos existentes que serão utilizados para cobrir a alvenaria de pisos e paredes.

Atualmente, existem uma vasta gama de revestimentos que podem ser aplicados das mais diversas formas dependendo do que se pretende no projeto de interiores, além do estilo arquitetônico que nele será empregado.

tipos de revestimento sala
Os revestimentos devem ser avaliados de acordo com o que se pretende no espaço além do estilo arquitetônico envolvido

A escolha do tipo ideal de revestimento para o projeto depende de muitas variantes, devendo ser observados principalmente o resultado plástico almejado em conjunto com a funcionalidade que será dada a determinado ambiente.

Nesse sentido, para escolher o revestimento mais adequado é necessário levar em consideração a função desempenhada no espaço arquitetônico, quem o utilizará, se o ambiente é interno ou externo, os aspectos bioclimáticos envolvidos dentre outros fatores.

Quais são os tipos de revestimento que existem?

Atualmente, existem diversos tipos de revestimento com os mais variados níveis de tecnologia empregados e que podem ser utilizados para os mais diversos tipos de projetos dependendo das suas exigências e usos.

Cerâmicos

Os revestimentos cerâmicos estão entre os tipos mais conhecidos e utilizados no Brasil, podendo ser facilmente encontrados para pisos e paredes. Sua produção era antigamente realizada artesanalmente, sendo atualmente produzida em larga escala.

Para escolher o tipo de cerâmica mais indicada é importante se atentar ao índice de resistência a abrasão que estabelece se a cerâmica será mais indicada para os pisos internos e externos ou para ser aplicada em paredes.

revestimento cerâmico
Exemplo de projeto que utilizada revestimento cerâmico

A principal vantagem que esse tipo de material pode oferecer é a facilidade na manutenção e limpeza e o fato de possuir uma enorme versatilidade de usos.

Por esta razão, os revestimentos cerâmicos possuem inúmeros modelos com formatos diversificados e que imitam uma gama ampla de texturas.

Podem ser encontrados em tamanhos que vão desde 15×15 até 50×50 e possuem como principais acabamentos:

  • Acetinado: textura esmaltada com brilho pouco intenso;
  • Brilhante: textura esmaltado, com alto brilho;
  • Estampado: textura esmaltada com diversas estampas e desenhos.

Pastilhas

As pastilhas são um tipo de revestimento cerâmico que possuem dimensões mais reduzidas que os azulejos, podendo ser encontradas em uma série de cores, acabamentos e em outros tipos de materiais como: vidro, plástico, metal, pedra etc.

revestimento pastilhas
Exemplo de projeto de uma cozinha que utiliza pastilhas como revestimento

Possuem uma alta durabilidade e são aplicadas em ambientes úmidos e em áreas externas, especialmente em fachadas.

Porcelanato

Os porcelanatos são tipos de revestimentos muito semelhante aos cerâmicos, mas que possuem um processo de produção modernizado e com alta tecnologia que resulta em um material com durabilidade e homogeneidade mais elevadas.

Sua produção consiste em uma mistura de porcelana com outros materiais fundidos em uma temperatura alta.

Por esta razão, este tipo de material possui maior resistência e menor porosidade (absorção reduzida de água) o que faz dele uma excelente opção a ser usada em projetos residenciais, comerciais e em locais de tráfego elevado tais como: shoppings e aeroportos.

Possui como características principais o fato de ser fácil de limpar e possuir bastante opções para pisos e paredes.

Assim como os revestimentos cerâmicos, o porcelanato possui diferentes tipos de acabamentos.

O porcelanato acetinado possui textura fosca possui maior resistência a arranhões, manchas e menor chances de escorregamentos, apesar disso seu uso não é recomendado em áreas externas.

revestimento porcelanato acetinado
Exemplo de projeto de um ambiente que usa porcelanato acetinado

O porcelanato polido conta com um acabamento brilhante o que facilita a limpeza e absorção menor de água, o que por outro lado o torna mais suscetível a escorregamento.

revestimento porcelanato polido
Exemplo de projeto de um ambiente que usa porcelanato polido como revestimento

O porcelanato natural é recomendado quando se deseja um acabamento mais rústico. Como não recebe polimento, pode ser usado tanto em áreas internas como externas.

revestimento porcelanato natural
Exemplo de projeto de um ambiente que usa porcelanato natural como revestimento

O porcelanato externo como o próprio nome sugere é mais indicado para áreas externas, pois possui uma superfície mais enrugada e pouco escorregadia

revestimento porcelanato externo
Exemplo de projeto de um ambiente que usa porcelanato externo como revestimento

Por último, o porcelanato struturato possui uma superfície não totalmente abrasiva, o que faz dele uma opção interessante em áreas molhadas como banheiros, piscinas, saunas, deck etc.

revestimento porcelanato struturato
Exemplo de projeto de um ambiente que usa porcelanato struturato como revestimento

Madeira e laminados

As madeiras são outro tipo de revestimento comum e de alta procura, podem ser encontradas em sua forma natural ou em materiais que simulam a sua textura.

As madeiras possuem muitas aplicações como revestimentos sendo mais comumente empregadas em pisos. As melhores opções são o Ipê, cumaru, garapa, jatobá entre outras.

O Piso laminado é um tipo de revestimento de madeira produzido em peças prontas para uso que são ajustadas sobre uma manta de polietileno não necessitando envernizamento.

revestimento piso laminado
Exemplo de projeto de um ambiente que usa piso laminado como revestimento

Possuem fácil aplicação e bom custo-benefício. Não devem ser submetidas a exposição solar intensa nem entrar em contato com água.

Os Tacos consistem em pequenos pedaços de madeira dispostos sob o contrapiso, compondo diferentes desenhos geométricos. São esteticamente agradáveis, mas possuem uma instalação complexa que demanda lixamento e envernizamento.

revestimento piso tacos
Exemplo de um ambiente que usa tacos como revestimento

Outro tipo de revestimento de madeira, os assoalhos ou tábuas corridas também possuem uma instalação considerada complexa, além de um custo mais elevado já que são feitos com madeira natural.

revestimento piso assoalho de madeira
Exemplo de um ambiente que usa assoalhos como revestimento

Por fim, a madeira de demolição é uma opção interessante para atribuir rusticidade ao ambiente, é considerado um revestimento com alta durabilidade podendo durar por anos quando bem conservada.

revestimento madeira de demolição
Exemplo de um ambiente que usa madeira de demolição como revestimento

Pedras naturais

As pedras naturais são tipos de revestimentos usados tanto em pisos como paredes, sendo extraídas da natureza, o que torna sua aparência única e impossível de manejar.

O Granito é um tipo de pedra natural que possui um custo-benefício interessante, tendo como principais acabamentos: polido levigado, flameado e apicoado. É conhecido por possuir uma alta resistência que possibilita seu uso em áreas internas e externas, em paredes, pisos e bancadas.

granito projeto
Exemplo de projeto de um ambiente que usa granito como revestimento

O mármore é outro tipo de revestimento de pedra natural que possui uma vasta gama de tonalidades, sendo considerada uma pedra durável e com boa resistência a impactos, porém extremamente porosa. Por isso, é mais indicada para áreas internas, devendo ser evitada em áreas molhadas.

mármore revestimento
Exemplo de projeto de um ambiente que usa mármore como revestimento

A ardósia é uma pedra natural indicada para realizar decorações e devido ao fato de ser escorregadia deve ser empregada em paredes. Para reduzir sua porosidade é aconselhável tratá-la com resina.

ardósia
Exemplo de projeto de um ambiente que usa ardósia como revestimento

Por fim, o quartzito é uma pedra natural considerada antiderrapante o que torna seu uso possível em áreas externas tais como áreas de piscinas e pátios.

bancada quartzito
Exemplo de projeto de um ambiente que usa quartzito na bancada como revestimento

Tem por característica principal a absorção de água sem prejudicar sua aparência e não conduzir calor. Além de ser usada em pisos, pode ser usada em paredes e para revestir muros.

Ladrilho Hidráulico

O ladrilho hidráulico é uma espécie de revestimento que foi muito utilizado antigamente e que está retornando como destaque em projetos de interiores. Tem como característica principal os desenhos e ornamentos que entregam uma estética mais retrô.

Os ladrilhos hidráulicos são empregados frequentemente nas áreas molhadas como: cozinhas próximas as bancadas, podendo aparecer ainda em varandas e banheiros.

ladrilho hidráulico cozinha
Exemplo de projeto de uma cozinha que usa ladrilho hidráulico como revestimento

Se diferencia dos demais tipos de revestimentos por sua produção ser realizada de maneira artesanal, o que acaba por elevar seu custo.

Piso vinílico

O piso vinílico é feito com PVC podendo ser disponibilizado no mercado através dos formatos de placas, réguas ou mantas. É um material sintético o que torna seu custo mais acessível.

piso vinílico
Exemplo de projeto de um ambiente que usa piso vinílico como revestimento

A aplicação do piso vinílico é fácil e rápida sendo realizada sobre o contrapiso já nivelado. É um material prático pois é de fácil limpeza, podendo ser colocado nas mais diversas áreas secas.

Piso monolítico

Os pisos monolíticos são todos aqueles revestimentos que não possuem emendas. Esse tipo de revestimento possui diversos benefícios como agilidade e facilidade na aplicação, acabamentos altamente estéticos e boa resistência mecânica.

Devido a não apresentarem juntas e não ter rejunte, esses pisos são mais fáceis de realizar a limpeza e a manutenção sendo ideais para ambientes industriais, hospitalares, clínicas e laboratórios.

O cimento queimado é um tipo de piso monolítico feito com base de argamassa, mistura de cimento, areia e água. Essa mistura é colocada sobre o contrapiso recebendo uma camada de pó no momento da secagem. O cimento queimado atribui ao ambiente um aspecto rústico.

cimento queimado
Exemplo de projeto de um ambiente que usa cimento queimado como revestimento

Outro tipo de piso monolítico, o Granilite possui uma composição parecida com a do cimento queimado se diferenciando por ter grânulos de minerais diversos em sua composição.

granilite piso
Exemplo de projeto de um ambiente que usa granilite como revestimento

O granilite pode apresentar uma durabilidade impressionante, se for elaborado adequadamente podem durar cerca de 40 anos.

As resinas epóxi e poliuretanos também fazem parte dos pisos monolíticos, sendo elaborados através da aplicação do material líquido sobre o contrapiso, se moldando de forma automática às superfícies do piso.

piso resina epóxi
Exemplo de projeto de um ambiente que usa resina epóxi como revestimento

A resina epóxi possui indicação para áreas internas devido a resistência a produtos abrasivos enquanto o poliuretano é recomendado para áreas externas graças a sua resistência a riscos e impactos.

Pintura

A pintura é considerada o revestimento universal, podendo ser aplicadas tanto nas paredes como nos pisos e tetos. Como revestimento para paredes é considerada uma opção econômica, acessível e passível de personalizações diversas.

pintura ambiente
Exemplo de projeto de um ambiente que usa pintura como revestimento

As tintas contam com diversos tipos, sendo os principais acrílica e a látex PVA. Além disso, tendem a possuir inúmeros acabamentos que podem ser brilhantes, acetinadas e foscas.

Massa texturizada

Esse tipo de revestimento permite a criação de desenhos personalizados nas paredes dos ambientes, dispensando reboco. Ele geralmente é aplicado com rolo desempenadeira ou compressor.

massa texturizada parede
Exemplo de projeto de um ambiente que usa massa texturizada como revestimento

Papel de parede

Os papeis de parede são revestimentos práticos e acessíveis que permitem uma personalização única aos ambientes. Possuem facilidade na instalação, fazem menos sujeira e não necessitam de muita manutenção.

papel de parede ambiente
Exemplo de projeto de um ambiente que usa um tipo de papel de parede como revestimento

Painéis 3D

Assim como os papeis de parede, os painéis 3D são fáceis de aplicar e são disponibilizados em placas com aplicação sendo executada por meio de encaixes ou adesivos. 

painel 3D parede
Exemplo de projeto de um ambiente que usa um tipo de painel 3D como revestimento

Os painéis 3D possuem indicação para áreas internas, principalmente em locais projetados para ter um efeito de destaque.

Como calcular a quantidade de revestimento?

Cálculo para pisos

Para estabelecer a quantidade ideal de revestimento que será utilizada na reforma ou construção, é necessário calcular a área da superfície que receberá o revestimento.

Após isso, é preciso calcular a área da peça selecionada, considerando a espessura do rejunte. Logo, será multiplicado o comprimento da peça mais a espessura do rejunte pela largura da peça mais a espessura do rejunte.

cálculo de revestimento
Exemplo ilustrativo que exemplifica como realizar o calculo de revestimentos

Encontrando o resultado deste cálculo, resta dividir a área da superfície que será revestida pela área da peça escolhida, estabelecendo a quantidade de peças necessárias.

É valido lembrar da taxa de perda de materiais, já que as peças de revestimentos podem necessitar de recortes, devendo este fator ser levado em consideração durante o cálculo.

Cálculo para paredes

No caso das paredes, deverá ser multiplicada a largura de cada espaço pela altura do ambiente, subtraindo em seguida as áreas de portas e janelas, pois estas não serão revestidas. Aplique a porcentagem de segurança entre 5 e 10%.

cálculo de revestimento para paredes
Exemplo de cálculo de revestimento para paredes

Como realizar a instalação dos revestimentos?

  1. Marcação e alinhamento das peças
  2. Assentamento das peças
  3. Retirada de ar e limpeza
  4. Rejunte

Agora que já conhecemos os principais tipos de revestimento e como calcular sua quantidade para utilizar, podemos finalmente entender melhor como realizar sua instalação.

Lembrando que cada tipo de revestimento possui suas particularidades e que elas influenciarão a maneira como eles serão instalados. Neste artigo, falaremos a respeito das etapas para aplicação de revestimentos mais comuns como cerâmicas e porcelanatos.

A seguir, os quatro passos essenciais para realizar a instalação destes tipos de revestimentos:

1.Marcação e alinhamento das peças

Antes de iniciar, é fundamental verificar, no caso das paredes se elas foram corretamente revestidas com chapisco e emboço ou gesso. As paredes devem estar lisas livres de imperfeições e desigualdades.

alinhamento ceramica
Alinhamento das peças para instalar o revestimento

Após realizar esta verificação, poderão ser feitas as marcações nas paredes para alcançar o alinhamento adequado do revestimento, devendo este ser executado minuciosamente a fim de evitar recortes desnecessários nas peças.

Os cortes devem ser dispostos paralelamente ou em posições que permitam menor visibilidade. Por esta razão, a marcação e o alinhamento necessitam ser iniciados na entrada do ambiente.

2.Assentamento das peças

A segunda etapa para instalação dos revestimentos é aplicar a argamassa na parede. O tipo de argamassa irá variar de acordo com as dimensões da peça e do local onde será aplicado o revestimento.

revestimento assentamento
Assentamento das peças de revestimentos

É interessante consultar as especificações do fabricante além de adquirir a argamassa adequada para o tipo de revestimento pretendido.

3. Retirada do ar e limpeza

Após realizar a colocação da peça, deverá ser utilizado um martelo de borracha para retirar o ar que pode estar preso entre os revestimentos fixados e entre a parede ou piso

retirada de ar cerâmica
A retirada de ar das peças deve ser feita com o martelo borracha

Depois dos revestimentos estarem assentados é importante limpar as peças para retirar e evitar manchas.

4. Rejunte

Depois de fixados os revestimentos, é necessário esperar pelo tempo de cura (secagem) o qual leva cerca de 24 horas. Após esse período já se pode realizar o rejunte usando cimento branco. O rejunte deve ser aplicado com o auxílio de uma espátula sendo recomendada a limpeza das peças após sua aplicação.

rejunte aplicação
Aplicação do rejunte nas peças de revestimento

Lembrando que todos estes passos são orientações básicas para que se tenha uma noção de como ocorre a instalação de revestimentos do tipo cerâmicos e porcelanatos, não devendo ser substituída a consulta de especialistas no assunto.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que são e quais os principais tipos de revestimento que podem ser aplicados em projetos, compreendendo de como realizar o seu cálculo, bem como algumas orientações básicas para instalá-los.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento dos principais tipos de revestimento existentes, bem como dar orientações básicas para sua instalação.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos a ele relacionados, sendo fundamental observar as principais necessidades de acordo com o tipo de projeto almejado.

Se você quer saber mais a respeito dos tipos de revestimento e outros elementos presentes em projetos de arquitetura e interiores, a Projetou disponibiliza diversos cursos voltados para esta temática.

Estes cursos abordarão questões referentes a elaboração de projetos de arquitetura e de interiores, ensinando você a dominar softwares que executam desenhos técnicos de maneira rápida, fácil e intuitiva.

Dessa forma, você se tornará um profissional especialista no assunto, sendo capaz de elaborar projetos arquitetônicos e de interiores completos que trarão produtividade, economia e praticidade a obra.