Qual a importância de um bom projeto de cozinha?

Os projetos de cozinha trazem soluções para um dos ambientes mais importantes dentro de uma casa ou apartamento.

Uma vez que a cozinha concentra diversas atividades essenciais do dia a dia, e recebe geralmente um fluxo grande de usos.

Projetos de cozinha
Projetos de cozinha

Dessa forma, é fundamental que você saiba projetar cozinhas com otimização de espaços e funcionalidade, pois isso afeta diretamente a vivência daquele espaço.

Arquitetos e designers de interiores que desejam se destacar no mercado de interiores residenciais devem buscar sempre se especializar em áreas como projetos de cozinhas e detalhamento de projetos.

Um projeto executivo de arquitetura completo e bem detalhado reduz os erros na execução e traz mais fidelidade ao projeto.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo para você entender tudo sobre projetos de cozinha, quais os seus tipos e como fazer.

Como esse artigo está estruturado

Quais os principais tipos de projetos de cozinha?

Existem diversas configurações e layouts de cozinhas, dependendo do tamanho do apartamento ou casa e o fluxo de uso que esse ambiente terá.

De acordo com isso é indicado um projeto arquitetônico para otimizar os espaços, uma vez que a cozinha é um dos ambientes mais importantes e onde se gasta bastante tempo do dia.

Projetos de cozinha
Projetos de cozinha

Cada caso é um caso de acordo com o local e com o programa de necessidades individual, porém para facilitar sua visualização e dar ideias de soluções, separamos alguns modelos.

Veja abaixo os cinco tipos mais comuns de projetos de cozinha:

1. Cozinha linear

A cozinha linear é encontrada em apartamentos pequenos, onde o espaço destinado para a cozinha é longo e estreito, sobrando pouco ou nenhum espaço para integração com sala de jantar ou área de refeições.

Cozinha linear
Cozinha linear

Esse modelo traz geralmente a pia no centro do ambiente, permitindo o alongamento da bancada para encaixar o fogão, além de permitir a colocação de armários projetados tanto embaixo da bancada, quanto em cima.

2. Cozinha com ilha

As cozinhas com ilha são geralmente maiores e permitem um espaço de refeição integrado.

Cozinha com ilha
Cozinha com ilha

A ilha pode funcionar tanto para refeição quanto para bancada de preparação ou apresentar um fogão embutido, como o modelo de cooktop.

3. Cozinha paralela

A cozinha no modelo paralelo também é estreita e longa, porém permite bancada em ambos os lados, sobrando mais espaço para preparação e mais armários.

Cozinha paralela
Cozinha paralela

Esse modelo geralmente não permite espaço para refeição, porém tem uma otimização de espaço para preparação das refeições.

4. Cozinha em “U”

A cozinha em “U” em alguns casos também pode incluir uma ilha no meio, dependendo do tamanho da área do ambiente.

Cozinha em "U"
Cozinha em “U”

Esse modelo também é geralmente o mais utilizado para cozinhas industriais, contando com ilhas de preparação no meio.

Para residências esse modelo pode ser mais comum com um dos lados de bancada servindo também como área de refeição, com banquetas altas posicionadas do outro lado, integrando com o ambiente ao lado.

5. Cozinha em “L”

A cozinha em “L” não tem uma demarcação específica do ambiente, permitindo o layout de mais mobiliários como uma mesa de jantar, por exemplo.

Cozinha em "L"
Cozinha em “L”

As bancadas em “L” trazem uma grande vantagem de espaço e otimização das áreas livres.

Checklist de projetos de cozinha: tudo o que você precisa saber

Para entregar um projeto executivo completo para a execução de uma cozinha, é ideal que você prepare um checklist de tudo o que você precisa entregar para uma execução sem erros.

Projetos de cozinha
Projetos de cozinha

Pensando nisso listamos alguns tópicos do que você precisa ter no seu projeto de cozinha:

  • Planta demolir/construir: caso seja um projeto de reforma, é importante que essa seja a primeira prancha do seu projeto de cozinha, uma vez que a alvenaria é o primeiro passo para a execução.
  • Previsão de pontos hidrossanitários: caso haja mudança ou proposta de novos pontos de água, você deve mostrar em planta e em vistas quais as posições de cada ponto.
  • Previsão de pontos elétricos e luminotécnicos: assim como os pontos hidrossanitários, você deve mostrar a previsão de novos pontos elétricos e onde serão propostas novas iluminações.
  • Detalhamento de mobiliário: todos os móveis planejados sob medida precisam de um detalhamento específico para sua execução, lembre-se de adicionar os detalhes de cada móvel proposto.
  • Perspectivas: para facilitar a compreensão dos clientes e dos profissionais que vão executar a obra, é fundamental que você apresente imagens renderizadas do projeto.

Com esses tópicos você consegue elaborar um projeto completo de cozinha de acordo com o programa de necessidades apresentado pelos clientes e nos tipos já especificados nesse artigo.

Quer aprender mais sobre projetos de cozinha?

Profissionais como arquitetos e designers de interiores que focam sua área de atuação em projetos de interiores se deparam com muitos desafios na hora de projetar cozinhas.

Esse é um dos ambientes que demandam mais tempo e dedicação para elaborar um bom fluxo e funcionamento, além de preocupações com ergonomia em bancadas e armários, por exemplo.

Cozinha
Cozinha

Em vista disso é fundamental que você esteja sempre buscando aprimorar suas habilidades para aumentar o nível de qualidade dos seus projetos, garantindo sempre um bom feedback dos seus clientes.

Uma das maneiras de fazer isso é utilizar a Metodologia BIM para realizar os seus projetos executivos de arquitetura, pois essa tecnologia integra diversas etapas de projeto, facilitando a compatibilização e em consequência disso a execução.

Cozinha
Cozinha

Outra etapa fundamental é o acompanhamento e gerenciamento de obra, já que a presença de um profissional qualificado durante a execução da obra pode reduzir os erros e gastos.

O tempo de obra também é reduzido, uma vez que os profissionais que executam a obra têm suas dúvidas respondidas in loco, tornando o processo mais rápido e fácil.

Se você quiser aprender mais sobre projetos de cozinha, a Projetou preparou o curso de Cozinhas Residenciais: do projeto ao detalhamento especialmente para você.

Além desse, você também encontra mais de 80 cursos de especialização prática em arquitetura, com materiais complementares e emissão de certificados.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre projetos de cozinha, seus tipos e o que não pode faltar.

A execução de um projeto de cozinha bem detalhado faz grande diferença tanto na qualidade do serviço quanto no tempo de entrega.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito de projetos de cozinha, bem como orientações gerais para sua elaboração.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades de sua elaboração.

Se você quer entender mais a respeito de projetos de cozinha ou outros assuntos relacionados a Arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com emissão de certificados.