O que é e para que serve a planta hidráulica?

A planta hidráulica faz parte do conjunto de pranchas de um projeto executivo de arquitetura, e é responsável pelo planejamento das instalações hidrossanitárias.

O projeto hidráulico contempla uma planta baixa técnica, com dimensões e posicionamentos, assim como o caminho dos encanamentos. Além disso em alguns casos também é necessária a apresentação de cortes e vistas dos ambientes.

Planta hidráulica
Planta hidráulica

O detalhamento desse projeto é essencial para uma correta execução e prevenção de problemas de abastecimento ou escoamento.

Para arquitetos e engenheiros que desejam atuar no mercado em projetos hidráulicos é necessário buscar sempre novas qualificações para se destacar como um bom profissional.

Pensando nisso, preparamos esse artigo completo sobre Planta Hidráulica.

Como esse artigo está estruturado

Quais os pontos mais importantes de uma planta hidráulica

A planta hidráulica é um desenho específico dentre as pranchas de um projeto de arquitetura e será entregue diretamente para os profissionais que vão executar essa etapa da obra.

Planta hidráulica
Planta hidráulica

Para esses profissionais os demais desenhos são apenas complementares, ou seja, é fundamental que a planta hidráulica esteja clara o suficiente para fazer esse profissional entender bem o projeto como um todo.

Além disso, a execução dos pontos hidráulicos é guiada pelas medidas fornecidas nessa planta, ou seja, é importante ter bastante atenção e cuidado na elaboração desse desenho.

Execução de projeto hidráulico
Execução de projeto hidráulico

A compatibilização com os outros desenhos é uma etapa fundamental para a elaboração e revisão de projeto, uma vez que a planta de layout ou elétrica e luminotécnica podem influenciar diretamente nos pontos hidráulicos.

Para evitar erros e produzir um desenho que gere mais economia e otimização de tempo de execução, preparamos uma lista com os pontos mais importantes de uma planta hidráulica:

1. Indicar as passagens e caminhos de tubulação:

O seu projeto precisa conter o caminho exato percorrido por cada tubulação, dessa forma a execução é mais precisa.

A representação pode ser feita da maneira mais legível, seja em planta, vistas e cortes ou em perspectivas.

2. Dimensões das tubulações:

Para a compra ser feita da maneira correta é importante que você indique os diâmetros de todas as tubulações indicadas.

Isso facilita e acelera as etapas da obra, uma vez que essa informação não fica pendente e dependendo do profissional que executará o projeto.

3. Identificação de registros:

Cada cômodo que possui abastecimento de água deve ter um registro próprio, pois dessa forma reformas e consertos são mais fáceis e rápidos de executar, sem precisar cessar o fornecimento de água de todo o espaço.

4. Quantitativos:

Os cálculos quantitativos são importantes em cada etapa da obra, para guiar a compra dos materiais e prever os gastos.

Quais os tipos de instalações hidráulicas

Antes de iniciar o projeto de uma planta hidráulica é importante saber quais são os tipos de instalações que devem estar incluídas no projeto.

perspectiva hidráulica
Perspectiva hidráulica

Cada projeto tem suas especificações e alguns itens podem ou não estar presentes, como por exemplo a rede de águas pluviais, que em projetos de pequeno porte não precisam de muito detalhamento, uma vez que são representadas no caimento do telhado com calhas.

No geral, as instalações são divididas em duas partes principais:

1. Instalações de água fria/quente:

Essas instalações têm como finalidade o abastecimento de água da edificação, através das tubulações e pontos de água.

A distribuição acontece a partir do barrilete, que é composto por tubulações que saem do reservatório de água e se divide em colunas de distribuição.

Cada coluna de distribuição leva a um ramal, e em seguida aos sub-ramais que alimentam diretamente os pontos de água indicados em projeto.

As instalações de água quente, por sua vez, são responsáveis por aquecer a água e distribuir em seus determinados pontos.

2. Rede de esgoto:

A rede de esgoto engloba toda a parte de escoamento da água de torneiras, chuveiros e vasos para o sistema de saneamento da cidade.

Porém, antes disso, é necessário prever pontos de limpeza e inspeção, além de sistemas que previnem o entupimento, como a caixa de gordura.

Passo a passo para fazer uma planta hidráulica

Para iniciar o projeto de hidráulica é necessário já ter estabelecido a sua planta baixa geral da edificação.

A planta hidráulica guia a execução dos pontos de água e esgoto e interfere diretamente no funcionamento da edificação.

Planta hidráulica
Planta hidráulica

Dessa forma, é fundamental que você dedique tempo e atenção para a elaboração desse desenho.

Pensando nisso, preparamos esse passo a passo para você saber como fazer uma planta hidráulica:

Passo 01: Compatibilização

O primeiro passo é usar como base a sua planta de layout, pois dessa forma você já tem a previsão de onde estarão os pontos hidráulicos.

Por exemplo, para a cozinha, na planta de layout já é possível prever onde estará a pia, ou seja, onde serão os principais pontos hidráulicos desse ambiente.

Passo 02: Abastecimento e esgoto

Ao saber a localização, você deve posicionar os pontos de abastecimento e os pontos de esgoto. Pois dessa forma já existe a divisão que deverá guiar o encanamento a ser instalado.

Passo 03: Posição da caixa d’água

A posição da caixa d’água influencia diretamente os passos seguintes, pois define quais caminhos devem ser traçados entre os pontos e a rede de abastecimento.

Da mesma forma o esgoto deve seguir para os pontos de saneamento da rua.

Passo 04: Escolha de materiais

Com o apoio de outros profissionais é necessário escolher os materiais que serão utilizados em todas as instalações.

O principal material são os canos, que são divididos entre: tubos de cobre, tubos de Polipropileno Copolímero Random e CPVC, que é um PVC com mais resistência, além do PVC comum.

A escolha dos materiais também depende de um estudo sobre a pressão da água local, pois de acordo com isso podem ser escolhidos tubos maiores ou menores, assim como pode ser necessária a instalação de equipamentos que auxiliam o fluxo da água.

Passo 05: Representação

A representação deve ser sempre clara e legível, com legenda de símbolos e indicações.

Em alguns casos são necessárias representações em 2D e 3D, com perspectivas isométricas para melhor entendimento.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre planta hidráulica, como fazer e os principais pontos a serem observados.

Um projeto hidráulico bem detalhado é fundamental para a correta execução do projeto, evitando erros, dúvidas e futuros problemas.

Portanto, é fundamental que você busque especializações na área, de forma a garantir sempre um projeto de qualidade com execuções sem erros.

Pensando nisso, a Projetou preparou o curso de Projetos Hidrossanitários em Revit que ensina do básico ao avançado com estratégias de otimização de tempo.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito de planta hidráulica, bem como orientações gerais para sua elaboração.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades de sua elaboração.

Se você quer entender mais a respeito de planta hidráulica ou outros assuntos relacionados a arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com emissão de certificados.