O que é Conforto Térmico?

O Conforto Térmico consiste na condição mental na qual uma pessoa consome a menor quantidade energética para se adaptar no ambiente em que ela se insere. Em outras palavras é a condição de bem-estar alcançada por não sentir nem frio nem calor.

Se tratando da Arquitetura, é necessário que um espaço possua uma adequada temperatura ambiental, pois este fato tende a impactar a saúde e o conforto de seus usuários.

Ambiente corporativo com vegetação que proporciona maior conforto térmico
Exemplo de ambiente termicamente confortável

Em razão disso, é preciso que os projetos arquitetônicos levem em consideração estratégias que priorizem o conforto térmico ambiental, isso depende de diversos fatores, que podem interferir desde as estruturas até nos acabamentos da edificação.

Por isso, é importante que Arquitetos conheçam a importância do Conforto Térmico para a construção dos ambientes, entendendo seus benefícios principais, materiais que podem ser empregados, bem como as estratégias que podem ser adotadas visando garanti-lo.

Como este Artigo está estruturado    

Qual a Importância do Conforto Térmico?

A ASHRAE (Sociedade Americana dos Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado) define o conforto térmico como uma condição que expressa a satisfação com as condições térmicas de um ambiente, sendo este avaliado subjetivamente pelo usuário.

Estima-se que o ser humano passe cerca de 70 a 80% da vida confinado em ambientes fechados, sendo que o Conforto ambiental destes espaços pode ser controlado de duas formas: a primeira através do uso de equipamentos como ar-condicionado e a segunda forma de controle consiste nas estratégias arquitetônicas utilizadas no ambiente construído.

call center
Pessoas confinadas no ambiente de trabalho

Desse modo, o conforto térmico do ambiente construído é tido como um elemento de extrema importância para bem-estar e para a saúde daqueles que o usufrui.

A falta ou ineficiência do conforto térmico nas edificações, acarretam uma série de problemas que variam desde a perda de produtividade até problemas de saúde tanto físicos quanto mentais.  

Diante disso, é importante ressaltar que todos os tipos de projetos arquitetônicos devem abordar esta questão, entendendo a sua necessidade e aplicabilidade através dos elementos construtivos, visando garantir o conforto e saúde em ambientes de permanência humana.

Benefícios gerados pelo Conforto Térmico

Agora que abordamos a importância do Conforto Térmico, podemos entender como ele é capaz de proporcionar inúmeros benefícios que aumentam a qualidade dos ambientes, das edificações e consequentemente dos usuários.

Os principais benefícios decorrentes do conforto térmico são:

Redução da sensação de calor

A redução do calor em um ambiente, ocorre através da manutenção do equilíbrio entre a temperatura interna e a externa. Por isso é importante haver um planejamento, devendo o clima local ser levado em consideração durante a fase do projeto e execução da obra.

Durante períodos de calor intenso a produtividade diminui, levando ao estresse e a fadiga fazendo por exemplo, com que em ambientes corporativos, os funcionários apresentem menor desempenho no trabalho.

mulher com calor em um ambiente de trabalho
O calor intenso pode atrapalhar o desempenho profissional

Manutenção do equilíbrio emocional

Realizar tarefas que exigem concentração em ambientes quentes ou frios demais pode afetar o emocional, afetando as pessoas psicologicamente. Uma das maneiras de reagir a temperatura inadequada é perder o equilíbrio emocional.

mulher meditando
O equilíbrio emocional é um fator importante na saúde das pessoas

Melhoria do desempenho profissional

Como dito anteriormente, trabalhar em ambientes cuja temperatura está inadequada tende a fazer com que os funcionários percam a concentração.

o conforto térmico é importante para o desempenho profissional
O desempenho profissional aumenta em ambientes cuja temperatura está controlada

A adaptação do indivíduo com o meio onde ele está inserido é primordial para a melhoria do progresso das atividades a ser desempenhadas. 

Redução nos problemas de saúde

A variação térmica inadequada, tende a desequilibrar e prejudicar o corpo a mente e os afazeres no ambiente de trabalho, isso contribui para o surgimento de diversos problemas de saúde tais como:

  • Dificuldade de concentração;
  • Enxaquecas;
  • Mudanças de humor;
  • Ansiedade, estresse e irritabilidade;
  • Depressão;
  • Distúrbios do sono
  • Entre outros.
mulher doente
Problemas de saúde são decorrentes de ambientes com temperatura inadequada

Portanto, é importante controlar a temperatura dos ambientes para evitar problemas de saúde relativos a desequilíbrios causados por um ambiente desconfortável.

Isolamento acústico

Geralmente, o conforto acústico está relacionado ao conforto térmico. Assim como o desequilíbrio térmico pode causar inúmeros problemas aos usuários, um ambiente que possui um barulho excessivo também se revela um ponto negativo para a produtividade e conforto das pessoas.

pressão no ambiente de trabalho
Ambientes barulhentos atrapalham a concentração

Ao aliar o conforto térmico ao acústico se garante uma melhor qualidade ambiental.

Redução do consumo energético

O conforto térmico tem se mostrado um aliado contra o consumo excessivo de energia.

Uma construção que não possui preocupação com o uso da ventilação natural necessita da maior utilização de sistemas de ventilação mecânicos, como o ar-condicionado, que por sinal é responsável por um grande gasto energético para a edificação.

o conforto térmico é um aliado no combate ao desperdício de energia
A redução no consumo energético gera economia para as edificações

Conforto Térmico e os fatores de percepção

Primeiramente, é importante entender que cada um vivencia o conforto térmico de maneira individualizada, mesmo estando em um mesmo ambiente.

Assim, a percepção do conforto térmico varia de individuo para individuo, podendo ainda sofrer alterações por fatores psicológicos, fisiológicos, físicos e ambientais.

Quando falamos de fatores psicológicos, é valido lembrar eles que podem ser influenciados por determinada cultura ou região.

Por exemplo, alguns países do hemisfério norte, as pessoas tendem a se sentirem confortáveis em um verão de temperaturas baixas entre 15º e 18º C, por outro lado em países tropicais como Brasil, um verão com sensação confortável está acima dos 23º C.

o verão em alguns países europeus tende a possuir baixas temperaturas
Pessoas aproveitando o verão na Dinamarca

O fator fisiológico diz respeito as condições metabólicas do corpo humano, exemplificando, quando fazemos algum tipo de exercício físico temos uma percepção térmica diferente de quando estamos em repouso.

pessoas realizando atividade física
Temos uma percepção térmica diferente ao realizar exercícios físicos

A variação física pode ser descrita como a quantidade de roupas usadas nas diversas ocasiões, e que dependem muitas vezes das estações do ano.

mulheres no inverno
Mulheres usando roupas mais quentes durante o inverno

Estes fatores não podem ser controlados através de estratégias de projeto, pois eles são muito variáveis. Diferente deles os fatores ambientais devem ser considerados ao projetar uma edificação.

Os fatores ambientais podem ser divididos em quatro tipos: temperatura do ar, umidade relativa, velocidade e temperatura radiante.

A temperatura do ar e a umidade relativa dependem das regiões geográficas com seus respectivos climas predominantes, podendo ser controladas por sistemas de ventilação mecânica como o ar-condicionado.

entender a umidade e velocidade do ar é importante para alcançar o conforto térmico
Esquema que representa como ocorre a umidade relativa do ar

A velocidade do ar também pode ser controlada por elementos mecânicos como os ventiladores. Já a temperatura radiante está relacionada com a radiação infravermelha, que é percebida como o calor.

O Sol pode ser considerado a maior fonte de radiação infravermelha, devendo a insolação ser controlada por métodos construtivos presentes no projeto.

brilho do sol
O sol é considerado maior emissor de radiação infravermelha

Portanto, é notório que diversos fatores tendem a influenciar a percepção de conforto térmica individual. Ao iniciar um projeto arquitetônico e abordar essa questão é valido entender essas variações e saber o que pode ser levado em consideração.

Estratégias para alcançar o Conforto Térmico nos projetos

Como visto anteriormente, existem muitos fatores que determinam a percepção de conforto térmico. Os fatores ambientais são os que devem ser levados em consideração e que podem ser controlados através da adoção de algumas estratégias.

A NBR 15520 (Desempenho Térmico de Edificações) é a norma que trata a respeito de zoneamento bioclimático e recomendações de métodos construtivos de habitações unifamiliares visando melhorar o desempenho térmico das edificações que serão construídas.

É considerada uma temperatura confortável para um ambiente, uma faixa que esteja aproximadamente entre os 22º a 24º C, mantendo-se a velocidade e umidade do ar estáveis. Esse contexto representa um ambiente propicio para a permanência humana.

Nesse sentido, para alcançar este objetivo, existem algumas estratégias que devem ser utilizadas na fase de concepção e execução do projeto:

Implantação no terreno

Dentre todas as maneiras de obter conforto térmico nos projetos, a implantação da edificação no terreno é um ponto fundamental.

Essa fase é de extrema importância pois a implantação leva em conta as direções predominantes do vento, que são essenciais para definir a ventilação natural na edificação.

Determinam ainda a parte mais alta ou mais baixa do terreno, os coeficientes de aproveitamento, taxa de ocupação, a posição solar dentre outros fatores que podem interferir no conforto térmico da edificação.

a implantação no terreno possui extrema importância para a definição do conforto térmico das edificações
Esquema ilustrativo que representa tipos de implantação de edificações no terreno

Observação da Orientação Solar

Assim como a implantação do terreno, a posição do sol em relação a edificação, tem influência direta e fundamental para a questão do conforto térmico.

O ganho solar consiste no calor da luz proveniente do sol que é absorvida pela edificação, podendo definir reflexões de calor, uso de vidros, áreas de sombra etc. 

Particularmente, em países do hemisfério sul em determinados períodos do ano, as fachadas voltadas para o sul tendem a ser menos ensolaradas que as voltadas para o norte, as quais absorvem mais calor solar.

a orientação solar possui extrema importância para a definição do conforto térmico das edificações
Exemplo de esquema da trajetória do sol em relação a uma edificação

Por isso, a importância de entender a orientação do sol em relação as edificações, a fim de pensar em mecanismos que possam aproveitar ou barrar a incidência solar sobre determinada fachada.

Adoção de aberturas

Como dito anteriormente, a posição do sol em relação a construção orienta a adoção de mecanismos que podem aproveitá-lo.

Um desses mecanismo são as aberturas nas fachadas ou coberturas, que podem além de captar a luz do sol, promovendo a iluminação natural, proporcionar a ventilação natural, através das trocas e circulação do ar livremente.

fachada ventilada por aberturas contribui para o aumento do conforto térmico ambiental
Exemplo de fachada ventilada por aberturas

Um exemplo interessante de abertura são os sheds, que consistem em vãos feitos no telhado em formato de “serra” geralmente verticais, que permitem a entrada de luz solar e ventilação natural pelo teto.

A adoção de aberturas possui extrema importância para a definição do conforto térmico das edificações
Croqui de Lelé (1932-2014) que demonstra o funcionamento dos Sheds

Uso de Isolantes Térmicos

Os isolantes térmicos são uteis para controlar a temperatura dos ambientes. Eles são um conjunto de materiais que podem reduzir a entrada ou saída de calor entre ambientes.

Podem ser isolantes industrializados, sendo materiais como: lã de poliéster, lã de rocha, fibra de vidro entre outros, que podem ser usados para vedação nos telhados e nas fachadas.

os isolantes térmicos contribuem para alcançar o conforto térmico das edificações
Isolante térmico sendo aplicado em um telhado

Além dos isolantes industriais, existem também soluções arquitetônicas que funcionam como isolantes térmicos, controlando a temperatura ambiental da edificação.

As principais soluções são: uso de Brises e Cobogós nas fachadas para barrar a incidência solar, uso do telhado verde ou telhas com isolamento térmico, pisos frios, pisos flutuantes, dentre outros.

o telhado verde contribui no conforto térmico das edificações
Exemplo de telhado verde em uma edificação

Observação da distância entre as edificações

A distância entre as edificações também é vista como uma estratégia para proporcionar o conforto térmico.

edificações afastadas ajudam no conforto térmico
Exemplo de edificações afastadas

Geralmente recomenda-se o afastamento de 5 vezes a altura da edificação, visando ter um espaço para que a ventilação circule e para a criação de uma área sombreada.

Formato do telhado

O formato do telhado pode interferir na direção e na velocidade do vento, influenciando assim, o controle da temperatura do ambiente.

casa com telhado inclinado
Exemplo de telhado com diferentes inclinações

Por isso é necessário que a inclinação do telhado favoreça a direção do vento, com o intuito de proporcionar o resfriamento dos ambientes.

Uso de estratégias verdes

A inserção de vegetação nos ambientes é um ponto importante a se considerar durante os projetos de arquitetura. Muitos estudos de Neuroarquitetura, atribuem a redução do estresse e da ansiedade à presença de elementos naturais.

A adoção de plantas possui a capacidade de amenizar o clima local onde estão inseridas, este fato é um aliado para condicionar o conforto térmico ambiental. O uso do Design Biofílico é considerado um ponto relevante neste sentido.

a adoção de vegetação em ambientes contribui para o conforto térmico
Exemplo de ambiente cm a presença de vegetação

Além do uso de vegetação nos ambientes internos das edificações, paisagismo externo da edificação também deve ser adotado com o intuito de criar locais de sombra que auxiliam na redução da temperatura externa.

paisagismo externo
Exemplo de paisagismo externo

Materiais que auxiliam o Conforto Térmico

Para alcançar o conforto térmico no projeto de uma edificação, além de adotar estratégias eficientes, é necessário escolher corretamente os materiais que serão utilizados com este propósito.

Alguns materiais aliados as técnicas construtivas provenientes dos conceitos empregados na Bioarquitetura, possuem a capacidade de melhorar o desempenho térmico das construções dependendo das regiões onde se situam.

A seguir, alguns exemplos de materiais que podem ser utilizados para melhoria do conforto térmico em edificações:

Telhas cerâmicas e metálicas

Anteriormente, foi mencionado o papel das coberturas no controle da temperatura. Os materiais empregados nas coberturas possuem bastante notoriedade nesse processo.

As telhas cerâmicas possuem capacidade de reter o calor e funcionam como excelentes isolantes térmicos, por isso são as mais indicadas. Porém, deve ser observado que esse tipo de telha necessita de maior inclinação.

telha cerâmica
Telha cerâmica

As telhas metálicas, também são muito indicadas, pois possuem isolamento térmico nas suas camadas inferiores. A telha sanduiche é um tipo de telhada metálica bastante utilizada. 

varias telhas sanduiches
Telha metálica sanduiche

Drywall

O Drywall consiste em painéis construídos com gesso natural e revestido por duas lâminas de cartão duplex.

paredes drywall em um ambiente
Ambiente construído com paredes Drywall

Em comparação com a alvenaria tradicional, o Drywall oferece bem mais vantagens nas questões de conforto térmico, possuindo um desempenho eficiente devido ao fato de não absorver a temperatura externa.

Este fato se deve a sua camada interna composta por lã de vidro ou rocha, que além de auxiliar no conforto térmico também proporciona o conforto acústico ambiental.

Madeira

A madeira é um material amplamente utilizado na construção civil, sendo considerada um isolante natural graças a sua baixa condutividade térmica.

Casas edificadas em madeiras possuem temperaturas mais baixas, tornando-se ambientes mais agradáveis termicamente. Em locais muito quentes a madeira tende a absorver pouco calor e em climas muito frios ela esfria menos em comparação a alvenaria tradicional.

casa com estrutura de madeira
Exemplo de edificação construída em madeira

Devido a essa versatilidade térmica a madeira é um excelente material a ser atribuído nos mais diversos tipos de projetos, auxiliando nas questões do conforto térmico.

Vidros

Alguns tipos de vidros podem contribuir para o conforto térmico, é o caso dos vidros refletivos e Low-e (baixa emissão), que possuem uma tecnologia que ajudam no controle da entrada de luz solar, permitindo entrada de iluminação natural sem prejudicar o conforto térmico dos ambientes.

fachada envidraçada
Fachada envidraçada com tecnologia Low-e (baixa emissão)

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é e qual a importância do Conforto Térmico para a qualidade dos ambientes, os benefícios que ele pode proporcionar, bem como as estratégias e materiais que podem ser adotados nos projetos arquitetônicos.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito de questões que podem proporcionar o Conforto Térmico nas edificações.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos que abordam este tema, sendo fundamental observar os principais aspectos que o caracterizam na concepção do projeto.

Se você quer aprender mais sobre a Conforto Térmico ou outros assuntos relativos à Arquitetura, entendendo como empregá-los em seus projetos, acesse a Projetou para saber mais a respeito dos cursos preparados especialmente para você.