O que é Realidade Aumentada na Arquitetura?

A Realidade Aumentada na Arquitetura consiste em mesclar o espaço físico com o meio virtual, através de programas e aplicativos que correspondem a recursos tecnológicos que contribuem na criação e no desenvolvimento de projetos.

Este termo da Realidade Aumentada, também conhecida como “RA”, trata-se de uma tecnologia criada em 1992 pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell. Com a sua utilização, busca-se inovação, o que tem transformado a Arquitetura, por meio de projetos mais modernos e avançados.

Presente também no design de interiores, na engenharia, entre outras áreas, proporcionando benefícios para os profissionais e seus clientes, a RA esta ganhando cada vez mais destaque, adquirindo relevância e sendo mais utilizada, tornando-se um diferencial para os profissionais.

Os aplicativos mais comuns utilizados que disponibilizam a Realidade Aumentada na Arquitetura, realizam a unificação entre os cômodos da construção e possibilitam que o projeto em criação seja executado por cima do antigo.

Dessa maneira, torna-se importante conhecer mais sobre esta tecnologia e suas vantagens, compreendendo que é possível a execução de projetos mais completos, realistas, que atendam melhor as necessidades do cliente.

Realidade Aumentada na Arquitetura
Realidade Aumentada na Arquitetura

Como este Artigo está estruturado 

Diferença entre Realidade Aumentada X Realidade Virtual

Apesar da semelhança em seus nomes e de serem conceitos relativamente próximos, a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual não são a mesma coisa, elas podem agregar no trabalho do arquiteto de maneira distinta e trazer diferentes experiências aos clientes.

A Realidade Virtual acontece em um espaço que não existe fisicamente, sendo como o próprio nome já diz, inteiramente virtual. Com isso, cria-se ambientes por meio de computadores, sem obter compromisso com a realidade.

Esta tecnologia permite às pessoas interagirem com os espaços, como se fizessem parte deles, e estivessem fisicamente no local, porém é apenas a ilusão dos sentidos humanos. Com ela, torna-se possível acessar jogos, visitar lugares, entrar em cenários e construções, movimentando-se dentro dos ambientes.

Para realizar a experiência de entrar no mundo da Realidade Virtual, pode ser utilizado óculos ou capacete de imersão. Este equipamento tem ganhado cada vez mais importância e vem sendo incorporado por profissionais nas apresentações de projetos aos clientes de arquitetura e design de interiores.

Com os óculos ou capacete de imersão, os clientes conseguem ter acesso aos sentimentos que o espaço transmite, como se estivessem dentro do local, o que possibilita ele reparar se há algo que ele não goste no projeto ou se o local transmite exatamente o que ele deseja. Esta tecnologia agrega valor e torna-se um diferencial do profissional.

Realidade Virtual
Realidade Virtual

A Realidade Aumentada, diferente da Realidade Virtual, trabalha com o uso de espaços reais, onde projeta-se itens virtuais, que somam-se ao ambiente. Com isso, existe a interação do mundo real com o mundo virtual.

Esta tecnologia pode ser utilizada em junção com a Realidade Virtual, complementando-se ao apresentar o projeto ao cliente. Além disso, a Realidade Aumentada pode ser usada durante a elaboração do projeto pelo profissional, tornando o trabalho mais rápido e fácil.

Um exemplo de Realidade Aumentada acontece quando projeta-se um móvel virtual, por meio da câmera do celular em um ambiente real, como em uma sala, ou um quarto. Com a ajuda da tecnologia, torna-se possível concluir se o móvel combina com o ambiente ou se está deixando a desejar no local.

Outro exemplo do uso dessa tecnologia aconteceu quando a marca de tintas Coral inovou e disponibilizou um aplicativo que solucionasse a dúvida do cliente sobre qual pintura ficaria melhor em sua construção. O app permite através da câmera, testar as diferentes cores de tintas Coral sobre as paredes que o cliente escolher, sem custos.

Dessa forma, para realizar a experiência de entrar em um mundo com Realidade Aumentada, utiliza-se dispositivos como câmeras, que conseguem conectar o real com o digital, através de programas e aplicativos.

 Realidade Aumentada
Realidade Aumentada

Vantagens da Realidade Aumentada na Arquitetura

A Realidade Aumentada tem proporcionado aos Arquitetos uma grande contribuição tecnológica em seus trabalhos, garantindo vantagens competitivas no mercado e possibilitando um diferencial, gerando aos clientes emoções e experiências que um projeto sem Realidade Aumentada não consegue transmitir.

Como a Realidade Aumentada, possui a capacidade de unificar a realidade com o meio digital, ela ocasiona benefícios como:

Auxiliar na criação e no desenvolvimento de projetos

Na arquitetura, no design de interiores e na engenharia, a utilização da Realidade Aumentada permite ao profissional um estudo mais detalhado do projeto. Com ele, torna-se possível visualizar antecipadamente seu volume e o que precisa criar ou modificar na construção.

Com o auxílio desta tecnologia, o projeto adquire mais inovação, e permite ao profissional reduzir em até 30% os custos da obra, conseguindo encontrar as melhores soluções para o projeto e evitando problemas futuros em sua execução.

Além disso, a Realidade Aumentada possibilita realizar quantos ajustes forem necessários no projeto.

Realidade Aumentada na Arquitetura
Realidade Aumentada na Arquitetura

Apresentação do projeto aos clientes

A utilização da Realidade Aumentada na apresentação do projeto aos clientes, proporciona uma visualização mais realista, e antecipa o resultado final da construção, permitindo ao contratante observar melhor o volume e seus detalhes.

Dessa forma, transforma o projeto em algo mais compreensível e didático, assim o profissional evita futuros transtornos e decepções que podem ocorrer se houver falta de entendimento por parte do cliente em relação aos materiais, dimensões e estética do ambiente.

A Realidade Aumentada na Arquitetura permite visualizar os cômodos do projeto
A Realidade Aumentada na Arquitetura permite visualizar os cômodos do projeto

Experiência e emoções geradas no cliente

A Realidade Aumentada possui como vantagem a interação entre as pessoas e os espaços. Com os programas existentes, torna-se possível criar projetos interativos em 3D. Estes projetos possibilitam ao cliente a percepção de luminosidade, cor e dimensionamento da construção.

Com isso, ao visualizar o projeto com a realidade aumentada, o profissional proporciona ao cliente uma experiência única, conseguindo transmitir a emoção e o objetivo do espaço ao contratante. Assim, é possível transmitir sentimentos como conforto, descanso, lazer e trabalho, através do projeto.

Interação entre o cliente com o espaço, proporcionado pela Realidade Aumentada
Interação entre o cliente com o espaço, proporcionado pela Realidade Aumentada

Realizar Projetos Colaborativos

A Realidade Aumentada possibilita aos profissionais que os projetos sejam executados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, o que facilita o processo de criação e detalhamento.

Com isso, ocasiona-se a interação entre profissionais de diferentes escritórios e funções, como arquitetos, design de interiores e engenheiros, tornando mais fácil e rápido a concepção de soluções para o projeto, gerando praticidade ao trabalho.

Além disso, pode-se acompanhar a realização da construção em programas integrados em smartphones, tablets, aplicativos e ao utilizar a metodologia BIM e CAD, o que torna a Realidade Aumentada ainda mais eficiente.

As ferramentas BIM, vão além de uma modelagem 3D, oferecem ao profissional suporte ao longo de todas as fases do projeto, possibilitando criar digitalmente uma construção com mais facilidade e rapidez. As ferramentas CAD, mais antigas e conhecidas, também ajudam a desenvolver os projetos, porém com suporte inferior ao BIM.

Com elas fica mais fácil realizar projetos colaborativos, e diminui as chances de erro da construção. Entre os Softwares mais utilizados pelos profissionais em junção com a Realidade Aumentada, estão o AutoCAD, o Revit, SketchUp e 3DS Max.

Projeto sendo realizado no SketchUp
Projeto sendo realizado no SketchUp

Agregar valor e diferencial ao trabalho do Arquiteto

Ao utilizar a Realidade Aumentada em seus projetos, os arquitetos e outros profissionais, amplificam seus métodos de trabalho e conhecimento, o que agrega impacto ao resultado final do serviço.

Com o uso desta tecnologia, o profissional e o cliente são beneficiados, através de um projeto mais completo, que melhor supre as necessidades do contratante. Além disso, ao utilizar a Realidade Aumentada, o profissional adiciona modernidade e credibilidade em seu trabalho, surpreendendo positivamente o cliente.

Utilizando a Realidade Aumentada na Arquitetura, agrega-se valor à apresentação do projeto
Utilizando a Realidade Aumentada, agrega-se valor à apresentação do projeto

Aplicativos de Realidade Aumentada na Arquitetura

A Realidade Aumentada trata-se de uma tecnologia que para ter acesso, Arquitetos e Designer de Interiores, recorrem a aplicativos presentes em sistemas Android e iOS, disponíveis para download. Com estes aplicativos fica fácil e prático recorrer à Realidade Aumentada para complementar o projeto.

Atualmente, existem alguns aplicativos e programas que se destacam, possuindo relevância com esta tecnologia, entre eles:

AUGMENT

O AUGMENT trata-se de um aplicativo disponível nos sistemas operacionais IOS e Android. Sua avaliação é de quatro estrelas e meia, sendo um dos primeiros aplicativos a criar plantas em 3D, utilizando a Realidade Aumentada.

Este app permite escanear plantas ou construções, inserindo-as direto na tela do celular ou tablet, de forma simples. Nele encontram-se plugins para programas como Revit, SketchUp e 3DS Max. Além disso, o aplicativo permite compartilhar imagens.

AURASMA

O AURASMA, assim como o AUGMENT, trata-se de um aplicativo disponível nos sistemas operacionais IOS e Android. Ao utilizá-lo há a interatividade entre pessoas e objetos digitais, o que possibilita diferentes experiências aos usuários.

Além disso, este app compartilha seus resultados, ajudando os profissionais a realizar propagandas dos seus serviços.

SMARTREALITY

O SMARTREALITY também está disponível nos sistemas operacionais IOS e Android. Funcionando em Softwares variados, este app possui como objetivo, converter plantas em 2D para 3D interativo.

Este sistema opera em smartphones e tablets. Com isso, quando usado em tablets compatíveis com Project Tango, do Google, o usuário adquiri a chance de se locomover por meio do espaço digital.

Ao salvar um arquivo no app, o usuário utiliza um formato especial, nomeado como “JBKnowledge”. Assim, o arquivo torna-se compatível ao SMARTREALITY. Apenas depois de salvá-lo, escaneia-se as plantas com a câmera do aplicativo, sincronizando-a com o modelo 3D baixado.

Conclusão

Ao decorrer desse artigo foi possível compreender o conceito e a importância da Realidade Aumentada na Arquitetura, a qual consiste em mesclar o espaço físico com o meio virtual, que está ganhando destaque e sendo cada vez mais utilizada pelos profissionais.

No artigo, explica-se também que esta tecnologia proporciona diversos benefícios tanto para o profissional, como para o cliente, tornando possível maior interação do contratante com o projeto, evitando custos extras nas obras e agregando valor ao trabalho do profissional.

Dessa maneira, a Arquitetura esta adquirindo o uso da tecnologia para atrair novas experiências, inovação e complementar seus projetos. Buscando dessa forma, entregar um bom trabalho aos clientes, suprindo suas necessidades e proporcionando conforto e bem estar.

Se você quer aprender mais sobre Realidade Aumentada ou Realidade Virtual, entre outros assuntos relativos à Arquitetura, a Projetou possui mais de 70 cursos disponíveis com emissão de certificado. Entre eles há o cursoRealidade Virtual aplicada à Arquitetura e Engenharia“, ensinando como empregar a tecnologia no projeto.