O que é Arquitetura Minimalista?

A Arquitetura Minimalista consiste em um estilo arquitetônico originário a partir da Arquitetura Modernista e de outros estilos vanguardistas arquitetônicos que se manifestaram durante parte do século XX.

As suas características fundamentais são: o emprego de poucos elementos decorativos, o design simplificado e a pureza das suas formas geométricas.

arquitetura minimalista
Exemplo de ambiente que utiliza elementos da Arquitetura Minimalista

Desde o seu surgimento, o Minimalismo exerce forte influência sobre a Arquitetura, o design de interiores e outras áreas relacionadas com o design gráfico e com as Artes, sendo ainda, respeitado como um estilo de vida a ser adotado.

Desse modo, o Minimalismo é um estilo arquitetônico com alta popularidade nos dias de hoje, sendo amplamente adotado nos mais diversos tipos de projetos arquitetônicos e artísticos em geral.

Por esse motivo, é importante que os Arquitetos conheçam esse estilo arquitetônico e saibam utilizá-lo para compor os seus projetos.

Para isso, é preciso entender como ele surgiu e quais são as suas principais características, a fim de compreender como ele pode ser empregado nos mais diversos projetos arquitetônicos.

Como este Artigo está estruturado    

Quando Surgiu a Arquitetura Minimalista?

A Arquitetura Minimalista surgiu em meados do século XX, não se sabe ao certo quando exatamente o movimento teve início. Algumas referências apontam que ela surgiu a partir da década de 1960 nos Estados Unidos. Outras afirmam que ela se originou do Pós-Modernismo europeu.

O que se sabe é que o Minimalismo adota características semelhantes às de movimentos vanguardistas nascidos após a Segunda Guerra Mundial tais como o Modernismo.

O minimalismo valoriza a lacuna dos espaços, a simplificação dos elementos e a ausência de adornos. Todas essas características podem ser observadas em movimentos iniciados na década 1920 como o De Stijl e a escola Bauhaus.

arquitetura minimalista bauhaus
Edifício da escola Bauhaus na Alemanha na década de 1930

O movimento De Stijl (O Estilo) prezava pela simplicidade e abstração a fim de enaltecer as formas e cores fundamentais, por isso adotavam uma filosofia baseada em:

  • Uso de cores primárias;
  • Uso do purismo de elementos;
  • Uso das formas geométricas;
  • Planos retilíneos
  • Dentre outros.

A Bauhaus fomentava a produção em escala e a inclusão da tecnologia no meio artístico tendo como princípios fundamentais:

  • Valorização do Funcionalismo;
  • Simplificação dos elementos;
  • Uso de materiais inovadores (aço, vidro, madeira etc.);
  • Redução das formas;
  • Dentre outros.

Contudo, a partir da década de 1940, o Minimalismo ganhou uma interpretação definitiva através de uma frase dita pelo arquiteto Mies van der Rohe – “Less is More” (Menos é mais). A expressão certamente traduz tudo aquilo que o minimalismo representa.

mies van der rohe arquitetura minimalista
O arquiteto Mies van der Rohe (1886-1969) é considerado um dos precursores da arquitetura minimalista

Além dos movimentos citados, a Arquitetura Minimalista também possui semelhanças e características compartilhadas com outros estilos como a cultura japonesa, escandinava, o construtivismo russo e movimentos europeus como o cubismo e o neoplasticismo.

Características da Arquitetura Minimalista

O movimento Minimalista assim como os movimentos artísticos citados que tiveram influência sobre a sua origem, rompeu com estilos anteriores a si como clássico e o romântico, que prezavam pelo uso de uma estética rebuscada e chamativa.

A Arquitetura Minimalista possui como fundamentos principais a funcionalidade dos ambientes que deve estar acima da estética e que a estética seja limpa e objetiva.

ambiente minimalista
O minimalismo valoriza a funcionalidade dos espaços e uma estética limpa

Nesse sentido, a Arquitetura Minimalista usa de formas puras, retilíneas e geométricas, layouts funcionais e estética simplificada com foco em determinados objetos isoladamente.

A seguir, as principais características da Arquitetura Minimalista:

  • Valorização da iluminação natural;
  • Funcionalidade e simplicidade dos espaços;
  • Layouts multifuncionais;
  • Estruturas claras;
  • Redução de elementos decorativos;
  • Emprego de materiais que focam na identidade visual;
  • Emprego de formas puras e geométricas simplificadas;
  • Dentre outros.

Principais Arquitetos e Obras

O trabalho desempenhado pelo arquiteto Gerrit Rietveld na Casa Schroeder (1924) é considerado o precursor quando se trata do minimalismo na arquitetura.

arquitetura minimalista Casa Schroeder
A Casa Schroeder projetada por Gerrit Rietveld

O Minimalismo teve suas primeiras manifestações nos Estados Unidos durante a década de 1950 acompanhando tendências consideradas reducionistas que criticavam o estilo de vida comercial e consumista americano, com isso suas características passaram a ser adotadas na arquitetura e design locais.

Posteriormente, Mies van der Rohe empregou em muitas de suas obras influências da arquitetura minimalista. Um exemplo notório é a Casa Farnsworth (1954) que adota a integração entre o volume envidraçado com a paisagem local, usando a transparência para realçar o interior da residência.

casa farnsworth
A Casa Farnsworth projetada por Mies van der Rohe

Alguns projetos minimalistas relevantes incluem a o museu 21 21 Design Sight (2007) localizado em Tóquio e a Igreja Luz (1989) em Osaka, ambos projetos do arquiteto japonês Tadao Ando.

Igreja Luz Tadao Ando
A iluminação natural que adentra o ambiente pelo formato de cruz na Igreja da Luz em Osaka, Japão

A Igreja Luz a qual conta com um design totalmente limpo e a valorização da iluminação natural que adentra o ambiente através da forma em cruz em uma das fachadas.

Outros projetos importantes são a Domus Aurea (2014) projetada por Alberto Campo Baeza e o Teatro-Auditório de Llinars del Vallés (2015) de Álvaro Siza Vieira.

Teatro-Auditório de Llinars del Vallés
O Teatro-Auditório de Llinars del Vallés, projetado por Álvaro Siza Vieira é um exemplo notório da arquitetura minimalista

No Brasil, alguns arquitetos modernistas se destacaram ao utilizarem características minimalistas em suas obras. É o caso de Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, cujo Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (1995) em São Paulo é considerado o modelo ideal de arquitetura minimalista brasileira.

MUBE são paulo
Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia em São Paulo

Outros arquitetos que possuem obras importantes neste estilo no Brasil são: Marcio Kogan e Isay Weinfeld.

casa dos ipês Márcio Kogan
A Casa dos Ipês projetada por Marcio Kogan

Alguns outros nomes importantes para a Arquitetura Minimalista são:

  • David Chipperfield;
  • Eero Saarinen;
  • Frank Lloyd Wright;
  • I,M, Pei;
  • Jean Nouvel;
  • Jonh Pawson;
  • Mario Botta;
  • Philip Jonhson
  • Ryue Nishizawa;
  • Shigeru Ban;
  • Yasuhiro Yamashita;
  • Dentre outros.

Como adotar a Arquitetura Minimalista nos projetos?  

Agora que já vimos quais as principais características da Arquitetura Minimalista e alguns exemplos de obras no Brasil e no Mundo, podemos entender sua importância e como todas essas características podem ser empregadas em projetos contemporâneos.

O Minimalismo é aplicado na Arquitetura e no Design de Interiores por meio de elementos considerados únicos e inovadores e que são usados especificamente em cada tipo de projeto.

Projetos residenciais e comerciais são concebidos através de formatos simplificados cujos ângulos e formas geométricas são puras, com fachadas totalmente limpas de decorações.

casa minimalista
Exemplo de fachada na Arquitetura Minimalista

Como revestimentos e acabamentos são valorizados materiais como o concreto, metais, vidros, espelhos e madeiras responsáveis por atribuir uma estética limpa e elegante as construções.

A cartela de cores utilizada em projetos minimalistas prioriza o uso como base de tons claros como bege, off-white e cinza. Cores em tons de marrons, cinza, preto e metalizados são usados como pontos focais na decoração.

decoração minimalista branca
Exemplo do uso de cores em ambientes minimalistas

Os mobiliários seguem as mesmas tendências simplificadas tendo preferência por aqueles considerados planejados e multifuncionais e que permitam maior aproveitamento dos espaços. É bastante comum o uso de conjuntos de mesa e cadeiras, sofás, bancadas e cabeceiras com design retilíneos diferenciados.

móveis minimalistas
Exemplo de mobiliários minimalistas

A iluminação natural é um fator de extrema importância em projetos minimalistas sendo sempre valorizada através do uso de amplas aberturas e outros métodos que permitam a sua entrada nos ambientes.

cozinha minimalista
Ambiente de uma cozinha minimalista com uso de iluminação natural

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é a Arquitetura Minimalista, suas características principais e sua importância para a concepção atual das Artes, Arquitetura e Design.

Vimos por meio de algumas obras e arquitetos importantes, algumas características adotadas por esse estilo arquitetônico, que podem ser utilizadas em projetos contemporâneos.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito da Arquitetura Minimalista, abordando alguns de seus aspectos principais e orientações básicas que podem ser empregadas em projetos arquitetônicos.

Se você quer saber mais a respeito da Arquitetura Minimalista e de outros estilos arquitetônicos, entendendo como eles moldaram a história da Arquitetura e como podem ser aplicados em projetos contemporâneos, a Projetou disponibiliza cursos voltados para a composição do Design de Interiores e Decoração Residencial especialmente para você!