O que são Estilos de Decoração?

Os estilos de decoração podem ser entendidos como conjuntos de elementos visuais que determinam a escolha de uma paleta de cores, tipos de mobiliários e até mesmo elementos estruturais de determinado ambiente.

No momento de reformar ou construir é fundamental definir o estilo de decoração que será aplicado aos ambientes do projeto. Essa escolha pode ser orientada através da observação das preferências e personalidade dos usuários.

estilos de decoração
Buscar entender o estilo de decoração do cliente é muito importante para compor projetos de interiores.

Existem diversos estilos de decoração que englobam os mais variados tipos de gostos. Para encontrar o estilo de decoração ideal para um projeto é importante em primeiro lugar, buscar referencias entendendo quais estéticas mais agradam o cliente.

Por esse motivo, é importante que os Arquitetos e Designers conheçam os estilos de decoração mais utilizados e saibam empregá-los para compor os seus projetos de interiores.

Dessa forma, neste artigo separamos os 15 estilos de decoração mais procurados, explicando suas principais características e como eles podem ser aplicados nos mais diversos tipos de projetos de interiores.

Como este Artigo está estruturado    

Como escolher o estilo de decoração para aplicar no projeto?

Ao se deparar com um projeto de interiores, é normal que os clientes fiquem ansiosos pensando em como será a decoração de cada um dos ambientes do projeto.

Porém, antes de sair comprando os mobiliários e outros objetos de decoração é importante entender a necessidade de se analisar e estabelecer um objetivo claro para determinados ambientes. Isso é feito através da escolha de um estilo de decoração.

arquitetura clientes
É importante que os clientes entendam a necessidade de descobrir qual estilo de decoração mais lhe agradam

Dessa forma, é necessário que seja definido um estilo de decoração que agrade o cliente, englobando seus gostos e a sua personalidade ao mesmo tempo que o torne harmonioso, seguro e tranquilo de acordo com seus anseios.

Para descobrir o estilo decorativo do cliente é fundamental questioná-lo em busca de referências para conhecer suas predileções. Isso pode ser feito através da elaboração de moodboards, do uso de aplicativos de buscas de referências tal como o Pinterest, uso de livros, revistas e outros meios que abordem este assunto.

Moodboard estilos de decoração
Realizar o briefing e elaborar moodboards são maneiras eficazes de descobrir o estilo de decoração dos clientes

Através disso, se tornará possível conhecer os gostos pessoais dos clientes e alinhá-los as características determinantes de cada estilo de decoração em questão para descobrir qual o estilo decorativo do cliente em questão.

Quais os estilos de decoração mais procurados?

  1. Boho
  2. Clássico
  3. Contemporâneo
  4. Colonial
  5. Escandinavo
  6. Futurista
  7. Glamour
  8. Industrial
  9. Minimalista
  10. Moderno
  11. Oriental
  12. Provençal
  13. Retrô
  14. Rústico
  15. Vintage

Antes de abordarmos os estilos de decoração em si, é necessário entender a diferença entre o estilo e a tendência. O estilo é visto como uma marca registrada, podendo com o passar do tempo, ganhar novas variações, mas não alterar a seu sentido.

tendência arquitetura
As tendências podem compor estilos de decoração variando ao longo do tempo

A tendência se modifica constantemente, o que está na moda neste momento, daqui a algum tempo poderá não estar mais. Pensando no design de interiores é fundamental entender esta diferença a fim de utilizar estilos de decoração e não apenas tendências.

Pensando nisso, vamos conhecer alguns dos principais estilos de decoração utilizados em projetos de interiores.

1.Boho

O estilo boho conta com diversas influências que vão desde o hippie e o folk até o estilo oriental e a moda étnica. Por isso, é considerado um estilo ousado e despojado.

Para criar um estilo boho é importante saber combinar todos os elementos de maneira equilibrada de modo a criar uma atmosfera confortante e ao mesmo tempo estilosa.

estilos de decoração boho
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo boho em sua decoração

Os principais elementos usados neste estilo podem ser plantas, elementos em crochê e estampas étnicas. Dentre as cores utilizadas, podemos citar tons neutros e cores vivas e quentes como o vermelho.

2.Clássico

Este estilo é para aqueles quem prezam pela sofisticação e elegância, sendo indicado para ambientes amplos devido a possuírem objetos grandiosos, e imponentes.

O estilo clássico busca uma decoração que remete a nobreza possuindo, portanto, detalhes ricos e bem selecionados. Seu mobiliário geralmente apresenta formas curvilíneas utilizando frequentemente materiais como a madeira e o couro. É considerado um estilo atemporal e tradicional.

estilos de decoração clássico
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo clássico em sua decoração

As principais cores usadas neste estilo seguem uma paleta de cores neutras que remetem a madeira, sendo assim, branco, preto, bege, off-white e tons de marrom.

Para acertar neste estilo o indicado é investir em objetos como lustres, candelabros, detalhes em ouro, prata e bronze além do uso de pedras naturais como o mármore e o granito.

3.Colonial

O estilo colonial é inspirado na arquitetura colonial brasileira que existe desde o descobrimento do Brasil em 1500 até a sua independência em 1822. Por isso, esse estilo faz alusão as antigas construções europeias da época da colonização.

estilos de decoração colonial
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo colonial em sua decoração

Desse modo, sua decoração busca fazer uma releitura de toda a arquitetura construída neste período, buscando especialmente a sensação de conforto e elegância. A madeira maciça é o principal elemento desse estilo, sendo empregada nos revestimentos, moveis e elementos de decoração.

4.Contemporâneo

O estilo contemporâneo pode ser obtido pelo uso de um mobiliário sofisticados e que possua um desenho em linhas retas, um visual limpo e uma paleta de cores que vaiam em tons neutros e claros.

estilos de decoração contemporâneo
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo contemporâneo em sua decoração

Os materiais mais frequentemente adotados neste estilo são: a madeira, o mármore, vidros e objetos com detalhes metálicos. Para esse estilo também é valorizada a amplitude visual que pode ser conquistada por meio de uma circulação espontânea que preze pela funcionalidade espacial.

5.Escandinavo

Este estilo é baseado no estilo de vida simplificado existente nos países nórdicos. Os tons de branco são comumente utilizados em conjunto com tons que remetem a natureza como o verde por exemplo. Como materiais é comum o uso de madeira especialmente nos móveis e revestimentos de paredes e pisos.

estilo escandinavo
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo escandinavo em sua decoração

Os objetos decorativos estão sempre posicionados de maneira atípica, o que atribui personalidade ao ambiente, os quadros encostados no piso são bons exemplos disso.

As principais características deste estilo são o minimalismo a simplicidade e a funcionalidade.

6.Futurista

Estilo que preza pela tecnologia, funcionalidade e design arrojado para criar estéticas que fazem alusão ao futuro.

Esse estilo aborda especialmente uma ideia da vida no espaço, isso pode ser percebido através de sua cartela de cores com tons básico preto e branco e a adoção de um mobiliário que foge das propostas tradicionais.

estilo futurista
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo futurista em sua decoração

Os principais materiais utilizados são superfícies lisas compostas por vidros e metais.

7.Glamour

O estilo Glamour ou Glam é tudo que remete ao luxo, ao brilho e extravagancia. Neste estilo são empregados elementos de decoração simbólicos tais como: luminárias pomposas, lustres, cristais, peças metalizadas douradas, prateadas ou em bronze.

estilo glamour arquitetura
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo glamour em sua decoração

Seu mobiliário segue a mesma linha possuindo especialmente a presença de espelhos e detalhamentos luxuosos.  Sua cartela de cores preza por cores densas e vivas que demonstrem personalidade como: roxo, vinho, marinho etc.

8.Industrial

O estilo industrial é inspirado em fabricas antigas sendo um estilo que marcou Nova York durante os anos 1960.

A ideia desse estilo é criar uma estética relacionada a armazéns ou galpões por isso, utiliza um pé direito mais alto e materiais como: concreto, madeira, metais e estruturas expostas.

estilo industrial
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo industrial em sua decoração

Possui como marcas registradas o uso de cimento queimado como revestimento, uma iluminação por meio de conduítes, lâmpadas ou luminárias com filamentos expostos em cobre ou alumínio.

Seu mobiliário é composto por uma mistura de elementos que vão desde a madeira rustica até peças em ferro envelhecido. Como itens decorativos temos quadros com desenhos abstratos além de objetos geométricos.

9.Minimalista

o estilo minimalista é determinado pela expressão “menos é mais” dita pelo precursor da arquitetura minimalista Mies van der Rohe.

Neste estilo, são escolhidos poucos, mas fundamentais elementos para a composição dos espaços. A ideia é que sejam usados apenas itens necessários e que os ambientes aparentem amplitude e permaneçam funcionais.

estilo minimalista arquitetura
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo minimalista em sua decoração

Por isso, o mobiliário predominante no estilo minimalista são os planejados e que podem ser considerados multifuncionais, pois permitem um maior aproveitamento do ambiente e viabilizam a praticidade dos usuários.

As principais cores empregadas são as neutras em tons de cinza, branco, preto e bege. Os objetos de decoração são reduzidos privilegiando aqueles que podem criar pontos de focos tais como quadros ou peças de arte.

10.Moderno

O estilo moderno se deriva do movimento modernista que nasceu e predominou grande parte do século XX, rompendo com a estética classicista e rebuscada.

É um estilo que possui semelhanças com o contemporâneo e o minimalista pois assim como eles, preza pelo uso de formas retilíneas e objetos funcionais.

estilo moderno arquitetura
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo moderno em sua decoração

Sua cartela de cores valoriza o uso de preto e branco além de tons neutros como cinza e o bege. Apesar disso também é constante o uso de tons primários em alguns pontos estratégicos no ambiente. 

O mobiliário é composto por uso de linhas puras e geométricas tendo muitas vezes o uso do aço inoxidável em detalhes.

11.Oriental

O estilo oriental explora toda a cultura decorativa presente no continente asiático, sendo a harmonia considerada sua característica principal. Desse modo, não são admitidos exageros decorativos, sendo a sua estética fundamental composta por composições minimalistas.

estilo oriental arquitetura
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo oriental em sua decoração

Ambientes decorados sob o estilo oriental devem proporcionar a sensação de paz e tranquilidade mantendo o equilíbrio entre as composições decorativas.

No Brasil, os elementos mais frequentemente utilizados neste estilo podem ser os biombos e as camas futon.

12.Provençal

Este estilo decorativo é inspirado na cidade de Provença no sul da França. A região da Provença é conhecida por valorizar a vida no campo por meio de sua paisagem campestre que conta com a presença de montanhas, campos de lavanda e o mar.

Por esta razão é um estilo que valoriza os elementos da natureza, sendo estes principalmente a madeira e as flores, por isso, a madeira tem grande destaque sendo usada em tons claros ou de branco compondo os ambientes.

estilo provençal arquitetura
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo provençal em sua decoração

Seu mobiliário segue essa mesma linha possuindo detalhamentos ornamentados e linhas arredondadas com aparência antiquada. Na decoração as flores marcam presença em arranjos ou estampas.

13.Retrô

Assim como os estilos modernos e minimalista, o estilo retrô é inspirado na decoração utilizada durante o século XX, sendo marcado pelo emprego de objetos e mobiliários modernos, com um design que lembra o passado.

Na decoração dos espaços podem ser usadas peças inspiradas nas décadas de 1960 e 1970 ou objetos pontuais que lembrem essa estética antiga.

estilo retrô arquitetura
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo retrô em sua decoração

Os principais itens usados são mobiliários como sofás com pés de palito, estampas amplas e coloridas, papeis de parede e eletrodomésticos com bordas redondas. Sua cartela de cores é composta predominantemente por tons quentes e intensas tais como vermelho, laranja ou amarelo.

14.Rústico

Por explorar texturas dos elementos naturais, o estilo rústico é indicado para quem está em busca de trazer o clima campestre para os ambientes.

Este estilo busca a valorização do uso de elementos naturais, sendo fortemente evidenciado na escolha dos materiais que geralmente são pedras, madeiras, cerâmicas, palhas e couros.

Exemplo de ambiente que utiliza o estilo rústico em sua decoração

Os detalhes desgastados em elementos são constantemente observados em objetos decorativos e nos mobiliários. Sua cartela de cores tem predominância de tons marrons que se harmonizam a tons claros o que atribui leveza para a decoração.

15.Vintage

O estilo vintage não é o mesmo que o retrô, embora semelhantes, o estilo vintage é caracterizado por ser autenticamente antiquado enquanto o retrô se inspira no antigo a fim de criar elementos novos.

estilo vintage arquitetura
Exemplo de ambiente que utiliza o estilo vintage em sua decoração

Para compor o estilo vintage é importante utilizar um mobiliário clássico e fazer combinação de cores mais imponentes.

Portanto, para utilizar a real estética vintage é importante buscar moveis e objetos decorativos em locais especializados como brechós ou antiquários, para que sejam originalmente vintage.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender o que é um estilo de decoração, quais os tipos mais utilizados, suas características principais e como cada um deles pode ser empregado no ambiente.

Os estilos de decoração são fundamentais para orientar as composições de um projeto de interiores, entender suas características especificas auxilia a orientar importantes escolhas em um projeto de reformas ou um iniciado do zero.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito dos estilos de decoração mais populares, abordando alguns de seus aspectos principais e orientações básicas que podem ser empregadas em projetos de interiores.

Se você quer saber mais a respeito de estilos de decoração bem como outros estilos arquitetônicos, entendendo como eles moldaram a história da Arquitetura e como podem ser aplicados em projetos contemporâneos, a Projetou disponibiliza cursos voltados para a composição do Design de Interiores e Decoração Residencial especialmente para você!