Frank Lloyd Wright

Casa da Cascata é um dos projetos mais importantes de Frank Lloyd Wright.

Casa da Cascata
Casa da Cascata

Wright introduziu na arquitetura uma nova forma de projetar, considerando a integração da obra com o seu entorno e trazendo a natureza e a sustentabilidade cada vez mais presentes.

Atualmente nomeamos esse conceito como arquitetura biofílica, que é a união entre a natureza e a construção, assim promovendo a reconexão com o natural.

É fundamental que você conheça os conceitos empregados por Frank Lloyd Wright e principalmente sua aplicação prática em suas principais obras.

Arquitetos e engenheiros que conhecem a história da arquitetura se destacam no mercado de trabalho ao aplicar soluções já aplicadas anteriormente em obras de referência.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a Casa da Cascata.

Como esse artigo está estruturado

Casa da Cascata

O projeto da Casa da Cascata está localizado na Pennsylvania, nos Estados Unidos, e foi solicitado por Edgar Kaufmann.

Casa da Cascata
Casa da Cascata

O projeto levou três anos para ser totalmente concluído, pois foi dividido em duas partes que foram construídas em diferentes momentos, que são a casa principal e o quarto de hóspedes.

A Casa principal foi o projeto solicitado inicialmente pelos clientes, e foi concebida entre 1936 e 1938, já o quarto de hóspedes só foi concluído em 1939.

Os principais materiais que foram utilizados tanto para a construção quanto para os acabamentos são concreto e pedra, e sua estrutura é majoritariamente de concreto armado.

A casa tem três pavimentos, com ambientes simples e setorizados que se comunicam diretamente com o entorno da casa, seja por pátios ou janelas de vidro.

Separamos as características do projeto em três partes seguindo os pavimentos do projeto:

Casa da Cascata: Primeiro pavimento

O primeiro pavimento da casa é composto por uma sala de estar e uma cozinha.

Primeiro pavimento
Primeiro pavimento

A sala de estar é bem ampla e possui uma escada que dá acesso direto ao riacho. Sua configuração foi projetada para ser vista como ambiente principal e os seus acessos possuem elementos que proporcionam sensações de enclausuramento.

Casa da Cascata: Segundo pavimento

O segundo andar conta com a suíte do casal, que está dividida entre quarto, closet, banheiro e dois terraços.

Segundo pavimento
Segundo pavimento

Além disso o segundo pavimento também abriga o quarto de hóspedes, que também possui um banheiro privado e um terraço.

Casa da Cascata: Terceiro pavimento

O terceiro nível da casa é destinado ao local de estudo e dormitório privado de Kaufmann.

Terceiro pavimento
Terceiro pavimento

Essa área também possui um terraço com vista para o entorno, ressaltando ainda mais a conexão entre a arquitetura e a natureza ao seu redor.

Características do projeto

Frank Lloyd Wright projetou a Casa da Cascata com a intenção de preservar a natureza ao redor e construir uma nova forma de ver arquitetura.

Assim, investiu em um projeto que pudesse manter as características naturais do terreno escolhido e reforçar a ideia de arquitetura biofílica.

Separamos alguns tópicos sobre as principais características da Casa da Cascata:

Arquitetura biofílica

A arquitetura biofílica só se popularizou em 1984 com a publicação de um livro de Edward Osborne Wilson, porém alguns anos antes Wright já aplicava muitos de seus conceitos.

Integração da casa com o entorno
Integração da casa com o entorno

Um dos principais pontos da biofilia é o estudo que prova que o contato com a natureza pode promover maior qualidade de vida, uma vez que a natureza diminui níveis de estresse e estimula a criatividade.

Além disso há uma questão muito envolvida com a sustentabilidade, onde preservar o entorno de uma construção contribui para a preservação dos elementos naturais da região.

Topografia

A topografia é o ponto mais marcante do projeto, tanto pelos diferentes níveis ao longo do terreno, quanto pelo riacho.

Acesso ao riacho
Acesso ao riacho

Além do apelo estético e sustentável do projeto, o riacho também contribui com efeitos sonoros que podem ser ouvidos ao longo de toda a construção.

A casa foi construída em cima das rochas, então além de servir como base para o piso, muitas vezes também aparece como vedação e meia parede.

Estrutura

O projeto se destaca por ter grandes áreas em balanço, principalmente nas varandas e terraços.

Casa da Cascata
Casa da Cascata: vista aérea

Para a viabilização da construção desses balanços, Wright trabalhou em conjunto com outros dois profissionais da engenharia, Mendel Glickman e William Wesley Peters, até chegarem na melhor solução.

Para viabilizar a construção das varandas em balanço foi escolhido o concreto armado como principal material, que contrasta com os revestimentos em pedra e tijolo do restante da construção.

Casa da Cascata atualmente

O projeto foi encomendado por Kaufmann e sua esposa para servir como uma casa de fim de semana para o casal e durante muitos anos foi usado dessa forma.

Porém em 1952, Liliane Kaufmann, esposa de Edgar Kaufmann, cometeu suicídio na casa, e alguns anos depois, Edgar também faleceu.

Em 2002 a edificação começou a receber reparos estruturais e manutenção, passando por um restauro que custou mais de US$11 milhões.

Casa da Cascata
Casa da Cascata

Depois do restauro a Casa da Cascata entrou para a lista de Patrimônios Mundiais, junto com outras sete obras de Frank Lloyd Wright, sendo reconhecida como a arquitetura do século XX.

Atualmente a casa funciona como um museu e recebe visitas presenciais. Mas além disso, também apresenta uma forma online de visitação.

O passeio interativo pela edificação está no site do Planet Architecture e possui vistas, fotografias, desenhos e diversas outras informações sobre a obra.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre a Casa da Cascata, sua concepção e importância para a arquitetura brasileira.

Frank Lloyd Wright, o arquiteto responsável pelo projeto, é um dos nomes mais importantes para a arquitetura moderna mundial, inspirando e ensinando sobre concepção de projetos e ideias.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito da obra de Frank Lloyd Wright, para estudos e referências ou inspirações projetuais.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar outros materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com material de apoio e emissão de certificados.