Quem foi Zaha Hadid?
Zaha Hadid (1950-2016) foi uma premiada Arquiteta de descendência iraquiana britânica, conhecida por ser autora de diversas obras arquitetônicas mundiais decorrentes da Arquitetura Desconstrutivista.
Hadid tem seu nome conhecido a nível mundial por seguir em seus projetos arquitetônicos, um design desconstrutivista, influenciado por formas irregulares, curvilíneas inspiradas na natureza.
Ela foi a primeira mulher a adquirir o prêmio Pritzker, conhecido por ser a maior premiação internacional de Arquitetura, além de uma medalha de ouro do Instituto Real de Arquitetos Britânicos.
Dessa forma, o trabalho de Zaha Hadid é evidenciado como um dos maiores do mundo, sendo suas obras arquitetônicas objetos de estudos e fonte de inspiração para todos os arquitetos e designers.
Por este motivo, é importante que Arquitetos conheçam sua trajetória e suas principais obras arquitetônicas, sendo capazes de se inspirar em sua arquitetura para ter referências de projetos arquitetônicos e design.
Como este Artigo está estruturado
Biografia de Zaha Hadid
Zaha Mohammad Hadid mais conhecida por Zaha Hadid, nasceu em 31 de outubro de 1950, na capital iraquiana Bagdá. Ao longo de sua vida como arquiteta foi capaz de construir um legado relevante, assinando diversas obras arquitetônicas magistrais ao redor do mundo, estas marcadas por formas sinuosas e traçados vivazes.
1970: Primeiros anos e parcerias na Arquitetura
Hadid frequentou primeiramente o curso de Matemática, o qual prestou na Universidade Americana de Beirute, no Líbano. Em 1972 aos 22 anos de idade, Zaha deu início aos seus primeiros passos na Arquitetura quando se matriculou na Architectural Association School os Architecture”s em Londres.
A partir de então, Zaha conheceu dois professores que foram fundamentais para sua carreira, trabalhando com eles posteriormente. Estes foram Rem Koolhaas e Elia Zenghelis. Ambos tiveram um papel muito importante durante sua formação e anos iniciais.
Sua parceria com os professores durou de 1977 até 1981, período pelo qual desenvolveu trabalhos excepcionais. Dentre eles é valido destacar o projeto de ampliação do Parlamento Holandês no final dos anos 1970.
1980: Fundação de seu próprio escritório
Posteriormente na década de 1980, Hadid funda seu próprio escritório, o Zaha Hadid Architects, que levou seu nome ao reconhecimento mundial.
Ainda com pouco tempo de formada, Zaha venceu um concurso em Hong Kong, criando um projeto para o Clube Kowloon, intitulado The Peak Club (1983), que apesar de ser um de seus mais interessantes projetos jamais foi executado.
1990: Primeiro projeto a ser executado
Foi no ano de 1993, que foi executado o primeiro projeto realizado por seu escritório.
O projeto em questão foi a construção do edifício do corpo de bombeiros do campus de design Vitra, na Alemanha, que foi atingido por um incêndio anteriormente. Nos dias de hoje, esta edificação é utilizada para abrigar eventos.
A partir de 2000: Reconhecimento
Nos anos 2000, Hadid já era considerada uma arquiteta reconhecida por seu fantástico trabalho arquitetônico. Em 2004 se tornou a primeira mulher a obter o prêmio Pritzker de Arquitetura, que nomeia os melhores arquitetos a nível global.
Além do Pritzker, também teve o seu trabalho reconhecido ao receber uma medalha de ouro pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos. Durante seu discurso de agradecimento ela fomentou a importância da representatividade feminina na Arquitetura.
Uma das curiosidades a respeito do trabalho de Hadid é o fato de seus projetos gerarem diversas polêmicas a cerca de custos elevados, devido a suas características futurísticas e desconstrutivistas.
Um exemplo marcante é o projeto desenvolvido para o estádio durante as Olimpíadas de Tóquio em 2020 que foi orçado em cerca de 2 bilhões de dólares e acabou por isso sendo substituído por um desenho mais simplificado.
Infelizmente, Zaha Hadid nos deixou no dia 31 de março de 2016, aos 65 anos, após sofrer um ataque cardíaco enquanto esteve hospitalizada em Miami. Apesar disso, sua brilhante arquitetura continua conosco sendo continuada por seu escritório.
Principais Obras Arquitetônicas
Zaha Hadid possui diversas obras por todo o mundo, o que faz com que seu portfólio seja recheado de vastos projetos de importância inigualável.
A seguir veremos alguns deles:
Rosenthal Contemporary Arts Center (2003)
Conhecido por ser um dos poucos projetos de Hadid a contar com formas racionalizadas mais precisamente cúbicas, foi construído em Ohio nos Estados Unidos sendo concluído em 2003. Este é o primeiro museu projetado por uma mulher nos Estados Unidos.
Phaeno Science Center (2005)
Projeto localizado em Wolfsburg na Alemanha, o Phaeno Science Center conta com espaços compostos, movimentados e espontâneos que podem ser percebidos por meio de seus aclives e vales artificiais criados abaixo da estrutura principal.
Guangzhou Opera House (2011)
Aberto em 2011, este projeto se trata de um teatro a beira do rio Guangzhou, na China. Possuindo a natureza como inspiração principal, tem o formato em duas pedras nas margens do rio. Foi vencedor de um concurso ocorrido em 2002.
Seu principal auditório possui forro com painéis de gesso moldados em formas límpidas e vivas cuja iluminação ocorre por várias pequenas luzes que se assemelham a um céu noturno.
Centro Heydar Aliyev (2012)
Construído em Baku no Azerbaijão, este projeto conta com uma área edificada de 57 mil metros quadrados, sendo completamente revestido por concreto armado e poliéster. É conhecido por sua imponente fachada inclinada.
Galaxy SOHO (2012)
Este projeto se trata de um complexo comercial com escritórios e áreas de entretenimento localizados em Pequim.
Sua arquitetura é formada por quatro estruturas de formato esférico revestidas por alumínio e pedra que se unem por meio de uma ponte que permite a passagem de pedestres.
O Legado de Zaha Hadid
Com um trabalho reconhecido internacionalmente, Zaha Hadid recebeu ao longo de sua carreira, diversos prêmios e outras formas de reconhecimento por seus trabalhos arquitetônicos.
Como dito anteriormente o Pritzker em 2004 foi um dos mais importantes reconhecimentos para a arquiteta já que na ocasião, ela se tornou a primeira mulher a recebê-lo.
Além disso em 2008, Hadid foi incluída na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo pela revista Forbes, ocupando a posição 69.
No ano de 2012, ela foi eleita Dama da Ordem do Império Britânico, uma das honrarias mais significativas no Reino Unido, graças a sua atuação na Arquitetura Contemporânea.
Hadid também foi agraciada 19 vezes em muitas categorias do Royal Institute of British Architects (RIBA), uma importante premiação europeia.
Todos os anos ao seu escritório é atribuído um prêmio, fato este que atesta sua poderosa influência global e atual mesmo após sua precoce morte.
Conclusão
Ao longo desse artigo foi possível conhecer a trajetória de Zaha Hadid, suas obras arquitetônicas mais relevantes e sua importância para a arquitetura a nível mundial.
Zaha Hadid sempre defendeu a representatividade feminina na arquitetura, sendo ela própria um dos mais reconhecidos nomes neste âmbito, o que é nítido através de sua brilhante trajetória que conta com as mais importantes obras arquitetônicas da contemporaneidade.
A finalidade deste artigo é conhecer mais a respeito da premiada arquiteta Zaha Hadid, abordando alguns fatos de sua vida profissional e de seus trabalhos arquitetônicos principais podendo estes, ser utilizados como referência em projetos arquitetônicos contemporâneos.
Se você quer saber mais a respeito de arquitetos importantes e influentes, entendendo como eles moldam a história da Arquitetura no mundo e como suas obras podem ser referência para projetos contemporâneos, a Projetou disponibiliza cursos voltados para a elaboração de Projetos de Arquitetura e composição do Design de Interiores criados especialmente para você!