Quem foi Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi foi um dos maiores nomes da arquitetura modernista ítalo-brasileira, apesar de ter nascido em Roma, naturalizou-se brasileira após a Segunda Guerra Mundial.

Se tornou uma das principais referências modernistas no Brasil e no mundo, com obras conhecidas por carregar pautas para debates de cultura, meio-ambiente e patrimônio histórico.

Dessa forma, o papel de Lina Bo Bardi se estende, indo além de suas obras, mostrando um posicionamento firme da arquiteta em relação a temas de importância social.

Lina Bo Bardi
Lina Bo Bardi

Assim muitas escolas de arquitetura ainda utilizam as suas obras e ideias como objetos de estudo para a formação de novos profissionais.

É fundamental que você saiba o que Lina Bo Bardi representa no meio arquitetônico, quais foram os legados deixados por ela e como se comporta a arquitetura a partir de sua colaboração no meio.

Portanto, preparamos esse artigo com um resumo da vida e obra de Lina Bo Bardi na arquitetura.

Como esse artigo está estruturado

A trajetória de Lina Bo Bardi na arquitetura

Achilina di Enrico Bo Bardi, mais conhecida como Lina Bo Bardi, nasceu em dezembro de 1914 em Prati di Castello, em Roma.

Desde muito nova sempre manifestou seu talento para a arte, muito influenciada por seu pai, Enrico Bo, que era engenheiro, construtor e pintor, com quem praticava desenho desde os dez anos de idade.

Lina Bo Bardi
Lina Bo Bardi

Sua trajetória inteira foi marcada pela arte, traduzindo suas expressões inicialmente em pinturas de guache e aquarela, até se descobrir na arquitetura.

Dessa forma, para além de suas obras mais famosas, há toda a sua colaboração para o mundo da arte e da arquitetura.

Separamos alguns tópicos em ordem cronológica para que você possa acompanhar a trajetória de Lina Bo Bardi ao longo dos anos desde seu nascimento até sua morte:

Lina Bo Bardi entre: 1914 – 1939

Lina Bo Bardi se dedicou a arte com seu pai desde muito nova, e dedicou sua formação escolar e acadêmica nesse viés, inteiramente em Roma.

Em 1933 finalizou sua graduação no Liceu Artístico, e em seguida, entre os anos de 1934 e 1939 frequentou a Facoltá di Architettura da Università degli Studi di Roma, sendo uma das únicas mulheres na turma.

Assim se formou como profissional da arquitetura aos 25 anos de idade, com um trabalho final de graduação voltado para o Núcleo Assistencial da Maternidade e da Infância.

Seu primeiro projeto já contava com traços da sua identidade arquitetônica, como a estrutura de concreto armado e vidro aparente.

1939 – 1945

Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, Lina decide se mudar para Milão, onde se associa ao arquiteto Carlo Pagani e funda o estúdio Bo e Pagani.

Ao longo dos anos desenvolveu diversos artigos para periódicos italianos, sozinha e em colaboração. E em 1944 foi convidada para codirigir a Revista Dommus.

Um ano após o convite, em 1945, fundou a Quaderni di Domus, junto com Pagani, e no mesmo ano colaborou com Raffaele Carrieri e Bruno Zeci para a criação da Revista A, Cultura dela Vita.

O objetivo principal era abordar temas da vida cotidiana a partir da realidade psicológica do pós-guerra.

1945 – 1956

Em 1946 Lina Bo Bardi retorna para Roma, onde conhece seu futuro esposo, Pietro Maria Bardi, em uma visita ao Studio d’Arte Palma.

Ainda no mesmo ano decidem vir ao Brasil, esperando encontrar prosperidade nas artes e a perspectiva de um cenário favorável a arquitetura.

Nos primeiros meses ficaram no Rio de Janeiro, mas foi em São Paulo que recebeu mais oportunidade, quando foi convidada para fundar e dirigir o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

MASP, Rua 7 de Abril, São Paulo
MASP, Rua 7 de Abril, São Paulo

Em 1947 o casal se mudou para São Paulo e realizaram as primeiras instalações do Museu, que se situava na Rua 7 de Abril, e em seguida dedicou-se, junto com Pietro Maria, ao desenho de mobiliários modernos e industriais.

Lina Bo Bardi se naturalizou brasileira em 1951, e completou seu primeiro projeto arquitetônico construído, destinado a ser sua residência, a Casa de Vidro.

Criou outros projetos vinculados ao MASP, como a revista Habitat, e o Instituto de Arte Contemporânea com a ideia de promover o ensino de design no Brasil.

Com o objetivo de ensinar arquitetura, Lina se tornou professora de Teoria da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, entre 1955 e 1956.

1956 – 1968

Em 1957 iniciou os primeiros estudos para a nova sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP), dessa vez situado na Avenida Paulista.

MASP, Avenida Paulista, São Paulo.
MASP, Avenida Paulista, São Paulo.

Um ano depois foi convidada para fundar e dirigir o Museu de Arte Moderna da Bahia, onde também deu conferências na Escola de Belas Artes e realizou alguns projetos arquitetônicos e de cenografia.

A cenografia é um trabalho voltado para criação de cenários para peças teatrais. Se você se interesse por esse assunto e quer conhecer mais, a Projetou preparou um curso de Arquitetura Efêmera e Cenografia especialmente para você!

Nos anos seguintes se envolveu em exposições e entrou em contato com diversos artistas da vanguarda, como Pierre Verger e Glauber Rocha.

Em 1964 voltou a São Paulo e no ano seguinte retomou os estudos de três projetos que estavam pendentes, um museu para o Instituto Butantã, um pavilhão de exposições no Parque Lage, este no Rio de Janeiro, e uma proposta para a praia de Itamambuca, em Ubatuta.

Em 1966 deu continuidade ao projeto do MASP, adaptando e finalizando a concepção, inaugurando o museu apenas em 1968.

1968 – 1992

Nos anos seguintes, Lina Bo Bardi se dedicou em sua grande maioria do tempo, à cenografia teatral e cinematográfica.

Colaborou com grandes nomes como José Celso Martinez Correia e Flávio Império. E em 1969 realizou a arquitetura cênica em parceria com Zé Celso, na peça Na Selva das Cidades.

Depois de longos anos se dedicando a cenografia, em 1977 retorna a arquitetura com o projeto do centro de lazer do SESC Pompéia, que foi inaugurado somente em 1982.

Seu último projeto desenvolvido foi a nova sede do Palácio das Indústrias para a Prefeitura de São Paulo, em 1990.

No mesmo ano, junto com seu marido funda o Instituto Quadrante, hoje conhecido como Instituto Bardi/ Casa de Vidro.

Lina Bo Bardi faleceu no dia 20 de março de 1992, em São Paulo, com 77 anos, deixando uma marca na arquitetura moderna, se tornando referência mundial.

Qual a importância de Lina Bo Bardi na arquitetura

Lina Bo Bardi teve uma grande importância para o movimento moderno da arquitetura no Brasil e no mundo, ultrapassando os limites da vanguarda.

Seu estilo e identidade arquitetônica trouxeram diversas pautas sociais para debates, como questões sobre conforto térmico e sustentabilidade.

É fundamental entender a importância de Lina Bo Bardi no movimento e como ela agregou positivamente para a arquitetura, trazendo essas questões como pontos primordiais para a concepção de um projeto.

Lina Bo Bardi
Lina Bo Bardi

Se você quiser aprender mais sobre isso e saber como projetar da melhor forma, preparamos o curso de Conforto Térmico e Sustentabilidade para você, com materiais de apoio e aulas online que se encaixam na sua rotina.

Além disso, Lina também trazia a discussão sobre a vivência fazer parte do projeto, criando de uma certa forma uma arquitetura mais participativa.

Dessa forma, os usuários também tinham um papel importante na arquitetura, uma vez que a finalização desses espaços se dava pelo uso cotidiano.

Lina Bo Bardi mesclava uma arquitetura moderna e vanguardista com a tradição popular, sempre considerando a vivência como parte fundamental da sua concepção de projeto.

Quais as principais obras de Lina Bo Bardi

Ao longo de sua carreira, Lina Bo Bardi se envolveu em diversos projetos de grande sucesso, além de suas colaborações para revistas de arquitetura e para a cenografia.

É importante conhecer suas obras arquitetônicas para perceber a aplicação de suas ideias e observar como inspiração e parte do ensino de arquitetura.

Portanto, preparamos uma lista com as cinco principais obras de Lina Bo Bardi:

1. Museu de Arte de São Paulo

O MASP é um dos projetos mais conhecidos de Lina Bo Bardi, e um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo.

MASP, Avenida Paulista, por Lina Bo Bardi
MASP, Avenida Paulista

Situado na Avenida Paulista, o MASP até hoje recebe exposições e funciona normalmente aberto ao público, além de possuir uma área livre no térreo, abaixo do prédio suspenso por pilotis, para manifestações artísticas.

2. Casa de Vidro

A Casa de Vidro foi projetada para ser sua residência junto com seu marido, onde viveram por mais de 40 anos.

Casa de Vidro por Lina Bo Bardi
Casa de Vidro

A ideia da Casa de Vidro é integrar os ambientes com a natureza do lado externo da casa, trazendo esquadrias em vidro e até vegetações que entram no espaço interno da casa.

Hoje a casa funciona como parte do Instituto Bardi e é aberto à visitação.

3. SESC Pompéia

A edificação que abriga o Sesc Pompéia recebeu o prêmio de 6° melhor construção em concreto do mundo, pelo jornal The Guardian.

SESC Pompéia por Lina Bo Bardi
SESC Pompéia

O projeto se trata também de dar um novo uso a um espaço obsoleto, uma vez que o local antes funcionava como uma fábrica.

4. Museu de Arte Moderna de São Paulo

Esse projeto contou também com a colaboração de Oscar Niemeyer e fica no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo

O projeto é originalmente de Oscar Niemeyer, inaugurado em 1954, porém restaurado e adaptado ao uso em 1982 por Lina Bo Bardi.

5. Casa do Benin

Esse projeto foi inaugurado em 1988 e fica na Bahia, próximo ao Centro Histórico, representando a cultura africana.

Casa do Benin
Casa do Benin

A Casa do Benin é um espaço cultural que abriga um acervo com mais de 200 peças originárias do Golfo do Benin, reunidas em sua grande maioria por Pierre Verger em suas viagens e estudos.

O local é aberto para visitação e imprime a identidade de Lina Bo Bardi com o uso do concreto e a mesclagem com a tradição local, trazendo uma arquitetura vernacular.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre Lina Bo Bardi, sua trajetória e importância para a arquitetura brasileira.

Lina Bo Bardi ainda é um dos nomes mais importantes para a arquitetura moderna mundial, inspirando e ensinando sobre concepção de projetos e ideias.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito da vida e das obras de Lina Bo Bardi, para estudos e referências ou inspirações projetuais.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar outros materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com material de apoio e emissão de certificados.