Já ouviu falar do Edifício Copan?

O Edificio Copan é considerado um dos mais relevantes e simbólicos edifícios construídos na cidade de São Paulo. Ele se situa no número 200 da Avenida Ipiranga, no coração da cidade, sendo inaugurado em 1966.

Este edifício é tido como um dos ícones da Arquitetura Moderna Brasileira. Sua concepção foi motivada pela comemoração dos 400 anos de São Paulo, sendo projetado por Oscar Niemeyer e tendo o projeto estrutural realizado por Joaquim Cardozo.

edifício copan
O Edifício Copan está localizado no coração de São Paulo

Dessa forma, o Copan constitui um marco na paisagem da capital Paulista. Até mesmo quem nunca o adentrou é capaz de observar sua imponência, através de sua arquitetura que conta com uma fachada curva e com brises horizontais que o destacam no cenário paulista.

Diante de uma obra arquitetônica de tamanha relevância é importante que Arquitetos conheçam os principais aspectos arquitetônicos deste edifício, sendo capazes de se inspirar nele para ter referências de projetos arquitetônicos.

Como este Artigo está estruturado?    

Qual o contexto histórico do Edifício Copan?

O Edifício Copan foi projetado e executado durante a década de 1950. Neste período, São Paulo passava por um intenso processo de urbanização e expansão.

Nesse sentido, durante esta década, as indústrias experimentavam um processo de intensificação, se estendendo para as cidades que passaram a sofrer transformações tanto físicas quanto sociais.

Desse modo, a medida em que a industrialização crescia, a população se expandia e ocupava os centros das cidades contribuindo para o aumento da verticalização das moradias e da especulação imobiliária.

edifício copan em 1950
O Edifício Copan durante a sua construção em meados da década de 1950

São Paulo lentamente se preparava para ser convertida em uma grande metrópole, necessitando então de elementos arquitetônicos que pudessem demonstrar a sua grandiosidade.

Nesse contexto, o Edifício Copan surge como um ícone da proeminente Arquitetura Moderna brasileira e do desenvolvimento econômico de São Paulo.

O Edifício Copan foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis em comemoração ao Quarto Centenário da cidade de São Paulo em 1954, sendo projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012). Sua inspiração principal foi o Rockfeller Center de Nova York.

Devido a construção de Brasília que viria a ser finalizada em 1960 e o não seguimento de suas ideias originais para o projeto, Niemeyer terminou por deixar a execução do projeto a cargo de Carlos Lemos.

A Arquitetura do Edifício Copan

O Edifício Copan possui uma fachada com aproximadamente 45 mil metros quadrados. Sua estrutura de concreto armado é considerada a maior do país contando com 115 metros de altura e 120.000 metros de área edificada.

Por ser um dos marcos da Arquitetura Moderna no Brasil, o Copan adota as características provenientes desta vanguarda. Em sua concepção é possível identificar a ausência de ornamentação e o uso de uma liberdade formal por meio da forma curvilínea que atribui organicidade e leveza a suas fachadas.

edifício copan fachada
A fachada curva do Edifício Copan

Outra característica evidente do movimento moderno é a presença da racionalidade e funcionalismo que podem ser percebidos neste projeto, através de seu formato em S que com certa leveza integra o edifício com o entorno e com a paisagem.

Copan implantação
A Implantação do Edifício Copan

No térreo, existe uma galeria que se conecta a via da rua por cinco acessos diversos, as portarias de cada um dos blocos independem-se umas das outras surgindo discretamente das entradas e das vitrines comerciais.

A galeria comercial presente no edifício segue a inclinação do solo urbano. Na calçada existe a contiguidade do piso e inexistência de degraus que leva o usuário a rua que se forma. Esse nível terminará lentamente a medida em que se alcançam os pavimentos superiores.

copan planta baixa
Planta Baixa do pavimento Térreo do Edifício Copan

O projeto original do Copan contava com um edifício residencial com trinta andares e outro que seria um hotel com cerca de 600 apartamentos.

A ideia principal do projeto era que houvesse uma ligação entre os dois prédios através de uma marquise no térreo que deveria ter garagens, cinemas, teatros e comércios, o que acabou não acontecendo sendo construído apenas o edifício residencial.

copan planta baixa
Planta baixa do Pavimento tipo do Edifício Copan

A quantidade de apartamentos pensados para o Copan aumentou de 900 unidades para 1160. Essas alterações acabaram por impactar a execução do projeto, já que os apartamentos foram diminuídos para que pudessem ser adicionadas mais unidades, afetando assim a qualidade do projeto das unidades.

Copan planta baixa
Planta baixa da disposição dos apartamentos do Edifício Copan

Outra modificação notória neste conjunto arquitetônico é o fato de os responsáveis pela execução ignorarem a premissa da planta livre que Niemeyer pensou inicialmente.

Este fato os levou a esconder e distribuir os pilares aleatoriamente nos componentes de vedação, gerando vãos de 1 metro. Apesar de não comprometer a obra, o raciocínio arquitetônico originalmente pensado não foi levado em consideração.

Ainda no que diz respeito ao sistema estrutural deste edifício, os pilares presentes no térreo configuram a forma em S dos modelos dos apartamentos. As estruturas dos pilares se aliam aos pavimentos tipos através de um nível de transição acima da cobertura.

Copan estrutura
Sistema estrutural do Copan durante a sua construção

A fachada do Copan tem como aspecto principal além de sua forma curvilínea, a presença de brises horizontais que oferecem proteção contra a luz solar e por meio disso, induzem a proposta de aumentar o conforto térmico da edificação. Os brises também contribuem para destacar a identidade do edifício.

Ed Copan brises
Detalhe dos brises horizontais presentes no Copan

Um fato importante a cerca desta obra é que alguns de seus trechos encontram-se inutilizáveis devido ao projeto estrutural executado inadequadamente, contando com pés direitos limitados, acessos e circulações não finalizadas e aberturas variantes que comprometem o uso do local.

Todos estes aspectos evidenciam que o projeto do Edifício Copan jamais foi finalizado deixando muitas lacunas em sua arquitetura.

Apesar disso, é inegável a imponência desse edifício que faz parte da identidade da capital paulista, bem como sua importância para a Arquitetura Moderna brasileira.

Algumas Curiosidades sobre o Edifício Copan

1.Escolha de Oscar Niemeyer para realizar o projeto

Inicialmente foram pensados em nomes de arquitetos estadunidenses para realizar o projeto do Edifício Copan. Porém devido a desavenças entre os envolvidos, Oscar Niemeyer foi convidado para elaborar o projeto.

Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer: O responsável pelo projeto do Copan

2.O Edifício Copan possui seu próprio CEP

O Edificio Copan conta com o privilégio de possuir um CEP próprio, sendo ele o número 01046-925.

3.O maior edifício residencial em concreto armado do país

O Edifício Copan possui a maior estrutura de concreto armado do Brasil, tendo 115 metros de altura, 32 pavimentos e 120.000 metros quadrados de área edificada.

 estrutura de concreto
Edifício Copan tem a maior estrutura de concreto armado do Brasil

4.Diversidade de habitantes

As unidades habitacionais presentes no Copan são diversas, variando entre pequenas kitnets até ambientes de cerca de 200 metros quadrados. Por esta razão, o edifício conta com os mais diversos tipos de habitantes, com classes sociais, idades e estilos de vida distintos.

habitantes predio
O Copan possui os mais variados tipos de habitantes

5.Aberto para visitação

O Edificio Copan está aberto para visitações. A visitação ocorre durante a semana de segunda a sexta nos horários das 10:30h e as 15:30h. Para realizá-las, basta ir até o bloco F, 15 minutos antes de cada um dos horários.

São Paulo vista
Vista panorâmica de São Paulo no topo do Copan

As visitas duram entre 15 e 20 minutos, sendo possível ter uma visão panorâmica da cidade de São Paulo.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível conhecer o Edifício Copan, suas características arquitetônicas mais relevantes e sua importância para a paisagem da cidade de São Paulo.

O Edifício Copan é considerado uma das mais importantes obras arquitetônicas produzidas no Brasil, sendo um notório exemplar da Arquitetura Moderna brasileira, bem como um ícone arquitetônico para a cidade de São Paulo.

A finalidade deste artigo é conhecer a arquitetura do Edifício Copan, abordando alguns de seus aspectos arquitetônicos principais podendo estes, ser utilizados como referência em projetos arquitetônicos contemporâneos.

Se você quer saber mais a respeito da arquitetura de edificações famosas no Brasil e de outros estilos arquitetônicos relevantes, entendendo como eles moldaram a história da Arquitetura no país e como podem ser aplicados em projetos contemporâneos, a Projetou disponibiliza cursos voltados para a elaboração de Projetos de Arquitetura e composição do Design de Interiores especialmente para você!