O que é e para que serve a planta elétrica?

A planta elétrica é um dos desenhos complementares entregues em um projeto executivo de arquitetura, e tem a finalidade de guiar a execução de pontos elétricos.

Esses pontos elétricos podem ser executados juntos com os pontos luminotécnicos, uma vez que precisam de instalações similares.

Perspectiva de pontos elétricos
Perspectiva de pontos elétricos

Porém os desenhos são divididos e entregues em pranchas diferentes, com características e legendas específicas entre cada um.

Os pontos elétricos são definidos de acordo com cada tipo e porte de projeto, por exemplo, um projeto de interiores tem pontos elétricos mais simples do que projetos comerciais.

Dessa forma, é essencial que você analise o tipo de projeto e suas necessidades, de acordo com seu fluxo e uso.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre Planta Elétrica e como fazer.

Como esse artigo está estruturado

Quais os pontos mais importantes de uma planta elétrica

A planta elétrica será o guia principal, junto com a lista de compra de produtos elétricos, para a execução dessa etapa da obra.

Portanto, é fundamental que você faça com bastante atenção e tenha revisões e compatibilizações com outras plantas do projeto.

Planta elétrica
Planta elétrica

A compatibilização é necessária para verificar se os pontos elétricos estão posicionados de maneira correta e não atrapalham ou são atrapalhados por outros elementos do projeto, como por exemplo o planejamento luminotécnico ou a planta de forro.

Um projeto bem detalhado pode apresentar inúmeras vantagens ao andamento da obra e ao planejamento geral do cliente.

Uma vez que a planta elétrica acompanhada da lista de materiais pode tornar os gastos mais previsíveis e reduzir atrasos ou imprevistos.

Além disso existe a facilidade de manutenção, uma vez que o projeto ficará arquivado para possíveis consultas, informando os locais de cada fiação e ponto elétrico.

Preparamos uma lista com o que não pode faltar no seu projeto elétrico para garantir que você entregue um projeto completo e sem erros:

1. Memorial de cálculo:

A quantidade de iluminação necessária em um ambiente é determinada por cálculos descritos na NBR 5410 e devem ser apresentados no memorial.

2. Planta elétrica:

A planta é complementada com cortes e vistas, se necessário, e pode ser dividida em mais de um desenho, dependendo da complexidade do projeto.

Para projetos de grande porte pode ser necessário dividir a planta em algumas etapas, já em projetos de pequeno porte a planta elétrica pode até estar apresentada junto com a planta luminotécnica.

3. Projeto SPDA:

O Projeto de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é necessário em obras de médio ou grande porte e é responsável por prevenções contra danos em casos de raios.

4. Lista de materiais:

É importante indicar quais os materiais necessários para a execução do projeto, desde a fiação até os pontos luminotécnicos, como lâmpadas e luminárias.

Desenhos complementares a planta elétrica

A planta elétrica possui muitos pontos em comum com a planta luminotécnica, porém os dois desenhos têm suas características individuais que se complementam.

perspectiva
Perspectiva de pontos elétricos

Em casos de projetos de pequeno porte é possível fazer indicações elétricas e luminotécnicas juntas, porém em projetos mais complexos é necessário apresentar em plantas separadas.

A planta luminotécnica apresenta pontos de iluminação, com suas especificações como tipo de luminária, indicações de produtos e interruptores.

Planta luminotécnica
Planta luminotécnica

A execução dessas duas etapas pode ser feita junta ou em sequência, uma vez que sua instalação é similar.

De toda forma é fundamental realizar uma compatibilização entre os dois desenhos para garantir que se complementam, mas não tem elementos sobrepostos de maneira incorreta.

Passo a passo para fazer uma planta elétrica

Para iniciar o projeto de uma planta elétrica é necessário já ter definido a sua planta baixa geral e de layout.

Dessa forma você já pode posicionar os pontos elétricos de maneira a não prejudicar o layout geral de móveis previstos para cada ambiente.

Planta elétrica
Planta elétrica

Além disso é necessário checar todas as normas necessárias para a preparação, lembrando de checar as normas de cada tipo de projeto específico, pois alguns projetos requerem características específicas, como projetos de clínicas e consultórios.

Preparamos um passo a passo para você saber como fazer a sua planta elétrica:

Passo 01: Posicionamento de pontos

Você pode realizar um primeiro rascunho com os pontos principais, como a localização das tomadas nos principais ambientes.

Lembre-se de realizar essa etapa após a compatibilização com o seu projeto arquitetônico.

Passo 02: Tipos de pontos

As especificações de determinados pontos elétricos são definidas de acordo com o ambiente, seu uso e o tipo de equipamento.

Por exemplo, tomadas que receberão cargas de no máximo 10A são consideradas TUG e tomadas que receberão uma carga maior que 10A são especificadas como TUE.

Além disso alguns pontos precisam de circuitos separados, como chuveiros elétricos e máquinas de lavar.

Passo 03: Circuitos

A norma NBR 5410 determina diversos fatores importantes para a divisão de circuitos.

Você deve seguir esses pontos, além de ter bastante atenção no passo anterior, separando as tomadas TUG e TUE e dividindo os circuitos com corrente máxima de 1200W.

Passo 04: Simbologias

Para indicar para característica é criada uma simbologia que deve ser representada de maneira legível em planta baixa.

Lembre-se de inserir também um quadro de legendas com cada símbolo e seu significado.

Passo 05: Medidor de energia e Quadro de distribuição

É necessário localizar o medidor padrão de energia e sua ligação com o quadro de distribuição geral da edificação.

A partir disso são divididos e representados os circuitos de cada ambiente.

Passo 06: Cargas e dimensionamentos

Os pontos elétricos são definidos de acordo com suas cargas e precisam de um dimensionamento adequado para funcionar de maneira eficiente.

Além disso, é necessário adicionar informações sobre os disjuntores de proteção, a fiação dos circuitos, a carga total dos circuitos acompanhada da quantidade de pontos ligados em cada circuito.

Passo 07: Diagramas

Em alguns projetos, é necessário a apresentação de um diagrama com a representação dos circuitos saindo do medidor até cada ambiente.

Essa etapa facilita a visualização e entendimento em casos de projetos mais complexos ou de médio e grande porte.

Passo 08: Lista de materiais de planta elétrica

Após a elaboração da planta elétrica, é fundamental complementar com uma lista de materiais e elementos necessários para a execução.

Lembre-se de incluir também um memorial descritivo do projeto, isso evita erros e deixa o projeto mais claro e compreensível.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre planta elétrica, como fazer e os principais pontos a serem observados.

Um projeto elétrico bem detalhado é fundamental para a correta execução do projeto, evitando erros, dúvidas e futuros problemas.

Portanto, é fundamental que você busque especializações na área, de forma a garantir sempre um projeto de qualidade com execuções sem erros.

Pensando nisso, a Projetou preparou o curso de Projetos Elétricos que ensina do básico ao avançado.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito de planta elétrica, bem como orientações gerais para sua elaboração.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar normas e materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades de sua elaboração.

Se você quer entender mais a respeito de planta elétrica ou outros assuntos relacionados a arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com emissão de certificados.