Quem foi Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho foi um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. Nascido em dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, dedicou grande parte da sua vida a arquitetura.

O papel de Oscar Niemeyer na arquitetura moderna brasileira foi composto por obras, colaborações e planejamentos arquitetônicos como o de Brasília.

Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer

Além de ser uma figura importante no seu país de origem, Niemeyer tem mais de 600 obras pelo mundo, com sua identidade no uso das curvas e vãos livres com materiais como o concreto e o vidro.

A grande maioria das escolas de arquitetura dedicam espaço para o estudo da vida e carreira de Oscar Niemeyer como referência arquitetônica do período moderno.

É fundamental que você saiba o que Niemeyer representa no meio arquitetônico, quais foram os legados deixados por ele e como se comporta a arquitetura a partir de sua colaboração no meio.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com um resumo da trajetória de Oscar Niemeyer na arquitetura.

Como esse artigo está estruturado

A trajetória de Oscar Niemeyer na arquitetura

A vida de Oscar Niemeyer na arquitetura começa muito cedo, aos seus vinte e dois anos, quando decide estudar arquitetura e engenharia.

Dessa forma sua trajetória se fez longa e cheia de marcos e conquistas.

Para além de suas obras mais famosas, há toda a sua colaboração para o mundo da arte e da arquitetura, além de inovações no campo da engenharia e tecnologia construtiva.

Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer

Seu site oficial funciona como Fundação Oscar Niemeyer e reúne todas as informações detalhadas de sua vida e suas obras, além de dados sobre visitas na Casa das Canoas, projetada como sua residência.

Separamos alguns tópicos em ordem cronológica para que você possa acompanhar a trajetória de Oscar Niemeyer ao longo dos anos desde seu nascimento até sua morte:

Oscar Niemeyer entre: 1907 – 1940

Oscar Niemeyer nasceu em 1907, no Rio de Janeiro, onde passa grande parte de sua vida, entre idas e vindas.

Com pouco mais de 20 anos de idade se matricula na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1929, dois anos antes do início da direção de Lucio Costa.

Em 1934 se forma como engenheiro arquiteto e um ano depois inicia sua carreira trabalhando no escritório de Lucio Costa, onde participa de diversos projetos, como o Ministério da Educação e Saúde (MES).

É também através de Lucio Costa que Oscar Niemeyer conhece Le Corbusier, que atuou como consultor em projetos do escritório e em seguida como colaborador.

O primeiro projeto construído de Oscar Niemeyer é a Obra do Berço, de 1937, no Rio de Janeiro, em um estilo vanguardista contemporâneo.

Obra do Berço
Obra do Berço

Desde sua primeira obra o uso do concreto é predominante, marcando sua identidade ao projeto, dessa vez com formas simples e sem curvas.

Em 1938 Niemeyer viaja para Nova York a convite de Lucio Costa, como membro da equipe responsável pelo projeto do Pavilhão do Brasil para a Feira Mundial de Nova York.

Em 1940 tem seu primeiro encontro com o prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, que o convida para fazer o projeto do Conjunto da Pampulha.

1940 – 1960

Entre 1940 e 1950 Niemeyer se envolve com o Partido Comunista Brasileiro, projeta novos edifícios no Rio de Janeiro e se encarrega do desenvolvimento do projeto da Sede da ONU em Nova York.

Sede da ONU
Sede da ONU

Em 1952 realiza o projeto da sua casa, até hoje aberta a visitação, Casa das Canoas, no Rio de Janeiro.

Sua residência é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, com curvas tanto na sua forma quanto na coberta, uso de concreto e vidro como fechamento de fachadas.

No ano de 1956 Niemeyer é convidado pelo Presidente Juscelino Kubitschek para projetar a nova capital do Brasil, Brasília.

Compôs a comissão julgadora do concurso para o plano-piloto, e entre 1957 e 1958 executa os projetos do Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

1960 – 1980

Nos anos seguintes, Oscar Niemeyer foi nomeado coordenador da Escola de Arquitetura da Universidade de Brasília.

Além disso recebe diversos prêmios e nomeações, como o Prêmio Lênin da Paz, na URSS, nomeação de membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos.

Em 1965, em um protesto contra a invasão da instituição em 1964 e contra a política universitária instaurada com o governo militar, pede demissão da Universidade de Brasília.

Como estava impedido de trabalhar no Brasil, em 1967 decide mudar para Paris, onde recebe autorização para exercer como arquiteto.

Sua primeira incursão nos mobiliários foi em 1971, ainda na França, quando lança a poltrona alta.

Poltrona alta de Oscar Niemeyer
Poltrona alta de Oscar Niemeyer

Em 1972 abre seu escritório na França, e sete anos depois é condecorado Oficial da Ordem da Legião de Honra da França.

1980 – 2012

Entre junho e julho de 1983 é exibida uma retrospectiva de sua obra no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e em 1985 volta a desenvolver projetos para Brasília.

Projetou o Panteão da Liberdade em Brasília, e o Memorial da América Latina em São Paulo, em 1987.

Panteão da Liberdade
Panteão da Liberdade

Ao longo dos anos projeta diversas outras edificações, além de receber novos prêmios e nomeações de diferentes lugares.

Nos anos 2000 tem exposições com suas obras e a história de sua trajetória na vida e na arquitetura.

Em 2012, no dia 05 de dezembro, falece no Rio de Janeiro, aos 104 anos de idade.

Qual a importância de Oscar Niemeyer na arquitetura

Oscar Niemeyer é considerado até hoje um dos maiores nomes da arquitetura moderna brasileira, e é tido como referência em diversos âmbitos da arquitetura desde estudos nas universidades até inspiração para obras e projetos.

Sua identidade marcada por curvas e o uso do concreto deixam seus projetos reconhecíveis mesmo que implantados em diferentes lugares e em diferentes momentos de sua carreira.

Niemeyer é considerado o arquiteto que mais influenciou plasticamente estudantes e profissionais formados em arquitetura no Brasil.

Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer

Isso porque sua contribuição para a arquitetura foi de grande importância, atribuindo inclusive a introdução da curva à arquitetura moderna universal, através dos seus projetos.

Pois até então a arquitetura moderna era marcada por linhas retas, minimalistas, trazendo apenas formas simples. E através de inspirações brasileiras, como as paisagens, Niemeyer incluiu as curvas ao movimento.

A arquitetura moderna orgânica influenciou não somente o seu tempo, como até os dias de hoje, com a mesclagem da paisagem e da arquitetura.

É fundamental entender a construção e a importância da arquitetura feita por Oscar Niemeyer para construir sua própria identidade na arquitetura.

Quais as principais obras de Oscar Niemeyer

Ao longo de sua carreira, Niemeyer se envolveu e criou diversas obras de grande importância, como o conjunto inteiro projetado para Brasília, que são seus projetos mais conhecidos.

É importante que você conheça algumas obras de Oscar Niemeyer para se inspirar e conhecer seu traço e sua concepção de projetos.

Preparamos uma lista com as cinco principais obras de Oscar Niemeyer:

1. Ministério da Educação e Saúde

Esse é o primeiro projeto que Niemeyer se envolveu, junto com Lucio Costa, em seus primeiros anos trabalhando em seu escritório após de formar.

Ministério da Educação e Saúde
Ministério da Educação e Saúde

O MES fica no Rio de Janeiro e foi construído em 1936 em colaboração com Le Corbusier.

2. Conjunto da Pampulha

Esse projeto recebe as curvas de Niemeyer em Belo Horizonte, em 1940, solicitado pelo prefeito Juscelino Kubitschek para compor um bairro voltado ao lazer.

Conjunto da Pampulha
Conjunto da Pampulha

Sua concepção se deu de forma simples, após a conversa inicial com o político, que passou a ideia de um bairro inteiro com diversas construções focadas no lazer da população.

3. Sede das Nações Unidas

A Sede da ONU fica em Nova York e foi construída em 1947, concebida na primeira visita de Niemeyer à cidade.

Sede da ONU
Sede da ONU

O projeto também contou com a colaboração de Le Corbusier.

4. Edifício Copan

O Edifício Copan fica em São Paulo, foi construído em 1951 e apesar de possuir curvas, apresenta um modelo robusto de arquitetura, com o uso do concreto armado.

Edifício Copan
Edifício Copan

5. Casa das Canoas

A Casa das Canoas foi projetada como residência de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro em 1952.

A edificação é completamente adaptada ao terreno e seus desníveis, utilizando a curva tanto na forma, quanto na coberta e nos níveis.

Casa das Canoas, residência de Oscar Niemeyer
Casa das Canoas, residência de Oscar Niemeyer

A topografia e o conforto ambiental foram prioridades na concepção desse projeto.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre Oscar Niemeyer, sua trajetória e importância para a arquitetura brasileira.

Oscar Niemeyer é até hoje um dos maiores nomes da arquitetura brasileira e continua inspirando concepções e avanços projetuais.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito da vida e das obras de Oscar Niemeyer, para estudos e referências ou inspirações projetuais.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar outros materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com material de apoio e emissão de certificados.