Quem foi Lina Bo Bardi?

A Casa de Vidro é um dos projetos mais importantes de Achilina di Enrico Bo Bardi, mais conhecida como Lina Bo Bardi.

Lina foi uma arquiteta ítalo-brasileira que contribuiu significativamente para a arquitetura moderna mundial, se tornando referência por suas obras e debates.

Lina Bo Bardi, Casa de Vidro
Lina Bo Bardi, Casa de Vidro

Em cada um de seus projetos, Lina colocou pautas importantes para a cultura, o patrimônio histórico e principalmente para o meio-ambiente.

Seus projetos trazem soluções para conforto e sustentabilidade, além de carregar a identidade de Lina Bo Bardi e do modernismo brasileiro.

É fundamental que você conheça as principais obras de arquitetos renomados e reconhecidos mundialmente, pois dessa forma o seu repertório arquitetônico aumenta e fornece inspiração para seus próprios projetos.

Arquitetos e engenheiros que conhecem a história da arquitetura se destacam no mercado de trabalho ao aplicar soluções já aplicadas anteriormente em obras de referência.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre a Casa de Vidro.

Como esse artigo está estruturado

Casa de Vidro

O projeto da casa de vidro foi dividido ao longo dos anos entre residência do casal e em seguida abrigou o Instituto Bardi.

Dessa forma, dividimos em dois tópicos a cronologia e a concepção do projeto e suas adaptações:

Casa de Vidro: Residência Bardi

A Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído de Lina Bo Bardi, e foi idealizado para ser a residência de Lina e seu marido, Pietro.

Croqui da Casa de Vidro
Croqui da Casa de Vidro

Residiram na casa por mais de 40 anos, sendo considerado também um grande ponto de encontro entre artistas, arquitetos e intelectuais amigos e colegas do casal.

O projeto está localizado no Morumbi, bairro da Zona Sul de São Paulo, na época conhecido como Jardim Morumby, que foi um resultado do loteamento da Fazenda de Chá Muller Carioba.

Casa de Vidro
Casa de Vidro

Os lotes escolhidos para abrigar a Casa de Vidro eram os pontos mais altos da região, com uma topografia irregular e vegetação originária da Mata Atlântica.

Os estudos para a concepção do projeto se deram no mesmo ano da compra dos lotes, em 1949, e o projeto arquitetônico ficou pronto no ano seguinte, sendo transferido para Luigi Nervi, engenheiro italiano, para realizar adaptações, contribuições e cálculos estruturais.

A casa foi finalizada em 1952, quando passou a ser residência definitiva do casal, que permaneceu morando no local até 1992.

Ao longo dos anos a casa sofreu diversas adaptações ao uso de moradia, como a adição de pavimentação no acesso principal e demais áreas externas, mais plantas no jardim e a compra de mais um lote.

Além disso, em 1986 foi construída uma nova edificação no terreno, conhecida como “casinha” localizada no extremo sudeste do lote total, funcionando como escritório.

Casa de Vidro: Instituto Bardi

O casal se dedicou no desenvolvimento de ações para preservar e manter a memória do projeto da casa, além de outras motivações culturais.

Interior da Casa, salão principal
Interior da Casa, salão principal

Em 1987 o casal pediu o tombamento da Casa de Vidro, assim como seus bens móveis. O pedido foi oficializado no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), que aprovou alguns meses depois.

A fundação do Instituto Bardi se deu após o tombamento da Casa de Vidro, em 1990. A idealização do instituto foi tanto de Lina quanto de Pietro, porém a organização do acervo só foi iniciada após o falecimento de Lina, em 1992.

Pedido de Tombamento
Pedido de Tombamento

Em 1995 Pietro doou a casa para o Instituto Bardi, para se transformar na sede da instituição. As obras para adaptação contaram com a troca dos vidros e manutenção da casa e do terreno, como piso e arrimo.

A partir de 2015 a Casa de Vidro começou a receber visitação, promovendo também atividades culturais, além de funcionar como museu.

Atualmente a casa ainda está aberta a visitação e tem como objetivo manter e preservar o legado cultural, artístico, arquitetônico e intelectual de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi.

Características do projeto

O projeto da Casa de Vidro foi desenvolvido por Lina para servir como sua residência definitiva em São Paulo, de modo a atender todas as suas necessidades.

A residência abrigou o casal por mais de 40 anos, passando por algumas adaptações de uso e ampliação nos espaços tanto com a criação de mais uma edificação quanto com a compra de mais um lote.

O projeto tem quatro pilares principais que guiaram a sua concepção e execução, idealizados por Lina desde o início.

Topografia da Casa de Vidro

O terreno escolhido por Lina possuía uma inclinação natural bem acentuada, e ao invés de buscar corrigir essa inclinação com um trabalho de topografia, essa característica foi usada para compor o projeto.

Topografia
Topografia

A edificação conta com dois volumes, sendo um apoiado na inclinação do terreno ao fundo, permitindo a criação de um pátio central e o uso dos pilotis na frente da casa.

Materiais

O projeto da casa de vidro também é considerado vernacular, pelo uso e adaptação de materiais e aplicações respeitando o local e suas características.

Interior e uso de materiais
Interior e uso de materiais

O estilo de Lina no modernismo é marcado pelo uso predominante do concreto aparente e vidro, que também foi aplicado na Casa de Vidro.

Setorização

A residência se divide em dois espaços, sendo um deles área comum com bastante transparência no salão principal com o uso dos vidros.

Sala principal
Sala principal

O salão principal tem uma marca muito forte da iluminação natural e da integração com a vegetação do lado exterior da casa, trazendo alguns conceitos de arquitetura biofílica.

O outro espaço é destinado a áreas privadas, que são os quartos, cozinha e área de serviço, onde o uso do vidro é reduzido.

Paisagismo

A área do jardim da Casa de Vidro possui cerca de 7 mil m² e na compra do terreno o local guardava uma vegetação originária da Mata Atlântica.

Paisagismo Casa de Vidro
Paisagismo Casa de Vidro

Uma parte da vegetação foi mantida, porém a maior parte do jardim foi revitalizada pelo casal, que ao longo dos anos criou um projeto de paisagismo com trilhas e recantos.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre a Casa de Vidro, sua concepção e importância para a arquitetura brasileira.

Lina Bo Bardi, a arquiteta responsável pelo projeto, é um dos nomes mais importantes para a arquitetura moderna mundial, inspirando e ensinando sobre concepção de projetos e ideias.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito da obra de Lina Bo Bardi, para estudos e referências ou inspirações projetuais.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar outros materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com material de apoio e emissão de certificados.