Quem é Norman Foster

Norman Foster é um dos principais arquitetos do movimento contemporâneo, reconhecido pela Rainha como Lord Foster of Thames Bank desde 1999.

Norman Foster
Norman Foster

Seu trabalho é marcado pelo uso da tecnologia em conjunto com a sustentabilidade, uma vez que suas obras tem uma aparência futurista, porém com o uso de técnicas construtivas inteligentes e sustentáveis.

As principais referências e inspirações de Norman foram Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe e Le Corbusier.

Portanto, é fundamental que você saiba mais sobre a história e obra desses arquitetos, assim como Norman e o que ele representa no meio arquitetônico.

Arquitetos e designers de interiores que querem buscar inspiração para seus projetos, devem conhecer os legados deixados e como se comporta a arquitetura a partir da colaboração desses grandes nomes.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com um resumo da vida e obra de Norman Foster na arquitetura.

Como esse artigo está estruturado

A trajetória de Norman Foster na arquitetura

Norman Robert Foster, conhecido como Norman Foster nasceu em Junho de 1935, em Stockport na Inglaterra.

Recebeu da coroa britânica o título de Lord Foster of Thames Bank ou Barão do Rio Tâmisa, em 1999.

Kulm Eispavillon
Kulm Eispavillon

Sua trajetória pode servir como inspiração para muitos arquitetos e estudantes, por sua determinação e por sua criatividade.

Separamos alguns tópicos para você acompanhar a trajetória de Norman Foster na arquitetura:

Norman Foster de 1935 – 1961

Norman vem de uma família humilde, e apesar de ser reconhecido como um ótimo aluno na infância, teve que largar os estudos para ajudar financeiramente seus pais.

Em 1951 começou a estagiar na prefeitura da cidade de Manchester, onde trabalhou até 1953 quando saiu para cumprir o serviço militar na Real Força Aérea.

Começou a demonstrar interesse por arquitetura desde cedo, e se inspirou em nomes como Frank Lloyd Wright e Mies van der Rohe.

Croqui Norman Foster
Croqui Norman Foster

Sua primeira experiência profissional foi no escritório John Bearshaw e se destacou por sua habilidade com desenho. E com o apoio decidiu ingressar na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Manchester.

Pagou por seus estudos trabalhando meio período em diversas outras áreas e se formou em 1961, iniciando em seguida o mestrado na Escola de Arquitetura de Yale.

Norman Foster de 1961 – 2022

Após concluir o mestrado, Foster retorna a Inglaterra e inicia seu escritório de arquitetura, conhecido como Team 4.

O Team 4 era composto por Wendy Cheesman, Georgie Cheesman, Richard Rogers e Norman Foster, e todos se conheceram durante a faculdade de arquitetura.

Norman se casou com Wendy Cheesman, e decidiram sair do Team 4 e criar seu próprio escritório, o Foster & Partners, em 1967.

Ao longo dos anos fez alguns projetos em colaboração com Richard Buckminster, e hoje seu escritório conta com diversos outros profissionais.

Croqui Norman Foster
Croqui Norman Foster

Norman recebeu diversos prêmios durante sua trajetória, como o Prêmio Pritzker de Arquitetura em 1999, o Prêmio Praemium Imperiale de Arquitetura em Tóquio em 2002 e o Prêmio Príncipe das Astúrias para as Artes em 2009.

Atualmente é Sócio Executivo Sênior, sendo fundador e presidente executivo arquiteto do escritório Foster & Partners.

Qual a importância de Norman Foster na arquitetura

Norman Foster criou sua identidade na arquitetura baseada em construções com estética futurista e técnicas construtivas sustentáveis.

Foster acredita que a qualidade do entorno é diretamente proporcional a qualidade de vida dos usuários de determinada edificação.

Norman Foster
Norman Foster

Os principais materiais utilizados em suas obras são o metal e o vidro, porém além desses, durante o método construtivo, Foster opta por materiais renováveis, aplicando de maneira consciente.

Seu estilo e identidade arquitetônica trouxeram diversas pautas sociais para debates, como questões sobre conforto térmico e sustentabilidade.

É fundamental entender a importância de Norman no movimento e como ela agregou positivamente para a arquitetura, trazendo essas questões como pontos primordiais para a concepção de um projeto.

Se você quiser aprender mais sobre isso e saber como projetar da melhor forma, preparamos o curso de Conforto Térmico e Sustentabilidade para você, com materiais de apoio e aulas online que se encaixam na sua rotina.

Norman aplica esses materiais com o foco em trazer uma arquitetura tecnológica, com estética a frente de seu tempo, porém de forma viável para ser executada sem se tornar prejudicial ao seu entorno.

Quais as principais obras de Norman Foster

Ao longo de sua carreira, Norman se envolveu em diversos projetos de grande sucesso, recebendo diversos prêmios e títulos.

É importante conhecer suas obras arquitetônicas para perceber a aplicação de suas ideias e observar como inspiração e parte do ensino de arquitetura.

Portanto, preparamos uma lista com algumas das principais obras de Norman Foster:

1. Torre 30 St Mary Axe

A Torre 30 St Mary Axe é um edifício de escritórios que fica em Londres e foi construído em 2003.

Torre 30 St Mary Axe
Torre 30 St Mary Axe

O projeto é do escritório Foster & Partners, que foi contratado por Swiss Re para ser um arranha-céu que representasse um marco para a cidade, mas considerando a sustentabilidade.

Sua forma permite melhor aproveitamento da iluminação e ventilação natural, reduzindo o consumo de energia da edificação. Além disso, por ter o revestimento em vidro, proporciona uma vista da cidade em diversos ambientes.

2. Reichstag

O edifício Reichstag já existia desde 1882 e foi inicialmente projetado por Paul Wallot. É um local que serve como marco para alguns acontecimentos históricos da Alemanha.

A sua reconstrução contou com o projeto de Norman Foster, em 1992, que propôs um novo desenho para a cúpula já existente.

Reichstag
Reichstag

O novo projeto buscava a integração do novo com o antigo, de maneira a demonstrar respeito pela história que o edifício já conta, e agregar para adaptação ao novo uso.

A grande preocupação de Foster era com a iluminação natural, controlando a quantidade de luz que era possível entrar no ambiente para manter o conforto visual, mas ainda assim renovando o espaço com o desenho da luz.

3. Torre Hearst

O arranha-céu Torre Hearst está situado em Nova York e foi construído em 2006, sendo o primeiro edifício de escritórios sustentável da cidade.

Torre Hearst
Torre Hearst

Sua identidade é marcante para a cidade, sendo reconhecida como um projeto Foster & Partners, por sua fachada irregular e revestimento em vidro e metal.

Esse projeto também se trata de uma intervenção em patrimônio, uma vez que a base da edificação é um prédio antigo de seis pavimentos.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre Norman Foster, sua trajetória e importância para a arquitetura mundial.

Norman Foster é um dos nomes mais importantes para a arquitetura contemporânea e para a sustentabilidade mundial, inspirando e ensinando sobre concepção de projetos e ideias.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito da vida e das obras de Norman Foster, para estudos e referências ou inspirações projetuais.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar outros materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 88 cursos completos com material de apoio e emissão de certificados.