O que é arquitetura industrial

A arquitetura industrial surgiu e se popularizou após a Revolução Industrial, por volta de 1800, e se transformou ao longo do tempo até chegar nas referências que conhecemos hoje.

As principais características e motivações para implementação da arquitetura industrial foi sua praticidade e funcionalidade, pois apresentava soluções simples que utilizavam novas tecnologias construtivas.

Esse estilo arquitetônico foi marcado pela ruptura no antigo modo de fazer arquitetura, com uso de ornamentos como na Arquitetura Barroca e Arquitetura Clássica, por exemplo.

Arquitetura Industrial
Arquitetura Industrial

É fundamental que arquitetos e designers de interiores conheçam os estilos arquitetônicos passados para ter um leque de referências ou ainda para compor o movimento arquitetônico atual.

Pensando nisso preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre Arquitetura Industrial.

Como esse artigo está estruturado

Contexto histórico da arquitetura industrial

A arquitetura industrial como novo estilo arquitetônico surgiu em um contexto de inovações tanto no campo da ciência quanto no campo da tecnologia, trazendo novas possibilidades em diversos aspectos.

A tecnologia construtiva da época permitia avanços estruturais que ganharam destaque nos projetos arquitetônicos, se evidenciando e deixando a estética em segundo plano.

Durante o século XIX a arquitetura reproduzia a composição de formas simples, como edificações retangulares sem ornamentos ou preocupações estéticas de revestimentos e pinturas.

Sua estrutura externa era geralmente de pedra, enquanto suas divisões internas costumavam ser de gesso, trazendo menor custo de obra e mais rapidez na construção.

Com o passar dos anos e a modernização progressiva da arquitetura e engenharia, novos aspectos foram ganhando espaço no estilo industrial.

arquitetura industrial
Moodboard

Por exemplo, na arquitetura contemporânea o estilo industrial pode ser mesclado com o intuito de agregar esteticamente ao projeto, com elementos que remetem à época em que se iniciou.

Com isso, é possível aplicar o conceito de arquitetura industrial em projetos de arquitetura ou projetos de interiores, variando entre residenciais e comerciais.

Características da arquitetura industrial

A arquitetura industrial é de fácil identificação, uma vez que suas características são perceptíveis e fáceis de reconhecer.

O que mais identifica o estilo industrial é a praticidade e os avanços construtivos.

Isso trouxe uma arquitetura mais objetiva, com foco em ser mais sóbria e funcional, atendendo a demanda de um projeto de maneira simples.

Para melhor identificar esses pontos, preparamos uma lista das principais características da arquitetura industrial:

1. Funcionalidade

A funcionalidade é um dos principais focos da aplicação desse estilo, uma vez que a tecnologia guia a construção de uma edificação, a funcionalidade guia a elaboração de projeto.

Planta baixa funcional
Planta baixa funcional

Assim como reproduzimos hoje em dia, o processo para um projeto de arquitetura é composto por etapas, como programa de necessidades e fluxograma, até chegar no resultado da planta baixa.

No estilo industrial, a planta baixa é voltada para as funções que serão exercidas em determinado ambiente.

2. Tecnologia construtiva

A revolução industrial marcou o ponto de partida desse estilo arquitetônico, uma vez que as novas tecnologias construtivas que iniciaram o movimento.

Os avanços na tecnologia construtiva da época eram tanto nos materiais utilizados quanto nas técnicas e processos de execução.

Construção em concreto
Construção em concreto

As peças pré-moldadas se popularizaram logo no início da aplicação desse estilo arquitetônico, uma vez que traziam mais praticidade para a obra com elementos produzidos fora do canteiro, deixando a construção mais rápida e limpa.

3. Sobriedade

Uma vez que seu foco principal é a funcionalidade e a construção simplificada, os edifícios passam maior sobriedade, em comparação com os outros movimentos da arquitetura.

Arquitetura industrial
Arquitetura industrial

O estilo industrial surgiu primeiramente na construção de edifícios industriais, ou seja, espaços voltados para o trabalho, com pouca preocupação em aspectos fora da ordem técnica.

Ao passo que se popularizou para ser aplicado em residências, a arquitetura industrial foi se tornando mais polida, mesmo que com a intenção de estar esteticamente próxima a sua origem.

4. Concreto e alumínio

Os materiais mais utilizados são o concreto e o alumínio, podendo variar também para pedras, tijolos e outros elementos ligados à construção.

Uso de concreto e alumínio
Uso de concreto e alumínio

Em sua aplicação nos dias de hoje, esse estilo é reconhecido por tubulações expostas, iluminação ampla e paredes sem revestimentos rebuscados.

Além disso o piso é também geralmente em concreto, no formato cimento queimado ou com peças de concreto pré-moldadas, ou em madeira.

Para designers de interiores esse estilo pode ser reproduzido com peças envelhecidas e vintages.

Como aplicar a arquitetura industrial em seus projetos

Conhecendo o seu contexto histórico e as principais referências do estilo industrial ao longos dos anos, é possível utilizar alguns desses elementos em seus projetos.

Dependendo do tipo e porte da obra, você pode aplicar esse estilo de diferentes formas.

Pensando nisso, separamos em tópicos como aplicar a arquitetura industrial em seus projetos:

1. Projeto de arquitetura

Para projetos de arquitetura residenciais a aplicação pode ser mesclada com o estilo arquitetônico vigente, ou seja, você pode optar por utilizar algumas técnicas construtivas da época, junto com técnicas atuais.

O uso de blocos pré-moldados de concreto para erguer uma edificação é bem característico, principalmente quando essa estrutura fica aparente.

Projeto de arquitetura
Projeto de arquitetura

Além disso você também pode aplicar no formato da sua edificação, optando por formas simples, como o retângulo, mas mesclando com a arquitetura contemporânea e adicionando outras formas para a composição.

Também é importante priorizar a funcionalidade dos ambientes, propondo ambientes amplos e integrados sempre que possível, como salas e cozinhas, ou quartos e escritórios.

2. Projeto de interiores

Para projetos de interiores de pequeno porte, com pequenas reformas e alterações em um ambiente já existente, você pode investir mais nos detalhes de composição, como móveis e decorações.

Projeto de interiores
Projeto de interiores

Porém se tiver mais liberdade, pode alterar o revestimento das paredes e do piso, trazendo o cimento queimado como parte da decoração, ou o uso do tijolinho branco ou vermelho.

A iluminação também é muito importante na hora de projetar pensando nesse estilo, pois uma de suas características eram ambientes bem iluminados, geralmente com tubulações expostas.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível conhecer a arquitetura industrial, assim como suas características e seu papel na linha do tempo dos estilos arquitetônicos.

É fundamental que arquitetos e designers de interiores conheçam a história da arquitetura para aumentar seu leque de recursos e referências na hora de fazer um projeto de arquitetura.

A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito do estilo industrial, abordando algumas de suas características e orientações que podem ser empregadas em projetos arquitetônicos.

Se você quer aprender mais sobre a Arquitetura Industrial ou outros estilos arquitetônicos e saber como empregá-los em seus projetos, a Projetou um artigo sobre Estilos Arquitetônicos, além de possuir uma plataforma com mais de 80 cursos de especialização em arquitetura.