Quem foi Frank Lloyd Wright?

Frank Lloyd Wright é considerado por muitos profissionais e admiradores um dos maiores nomes da arquitetura mundial.

Isso se dá porque ao longo de sua carreira, Wright projetou mais de mil obras arquitetônicas, além de projetos de design de interiores e trabalhos escritos.

Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright

Seu papel na arquitetura introduziu uma nova forma de projetar, trazendo conceitos que futuramente se estabeleceriam como arquitetura biofílica ou arquitetura orgânica.

Esse novo modo de ver arquitetura revolucionou o mercado e solidificou o legado de Frank Lloyd Wright.

Para arquitetos ou estudantes, estudar a história pessoal e profissional de Frank Lloyd Wright é fundamental para a criação de um repertório arquitetônico e conceitual para seus próprios projetos.

Pensando nisso, preparamos um artigo sobre a vida e as obras de Frank Lloyd Wright.

Como esse artigo foi estruturado

A trajetória de Frank Lloyd Wright

Frank Lloyd Wright contribuiu para a arquitetura mundial durante muitos anos, principalmente após 1945.

Além de influenciar arquitetonicamente, ele também contribuiu no campo da filosofia, com projetos que aplicavam a essência de seus ideais.

Wright também publicou textos e livros ao longo de sua vida, onde é possível entender mais sobre seu pensamento, para além da arquitetura.

Separamos alguns tópicos para você entender melhor sobre a vida e as obras de Frank Lloyd Wright:

1867 – 1885

Wright nasceu no centro-oeste norte americano, na cidade de Richland Center, em Wisconsin, em 1867.

Sua mãe era professora enquanto seu pai seguia carreira como pregador e músico, o que o levou a ter uma infância nômade, uma vez que seu pai era transferido de uma cidade para outra.

Com o divórcio dos pais durante sua pré-adolescência, se viu direcionado ao trabalho logo cedo, ao completar 18 anos, com o intuito de ajudar financeiramente a família.

1885 – 1909

Iniciou sua vida no mercado de trabalho na Universidade de Wisconsin, onde também estudava, já com o pensamento formado de que seguiria na arquitetura.

Em 1887 se mudou para Chicago, onde começou a trabalhar para Adler e Sullivan, em parceria direta com Louis Sullivan, com quem trabalhou por seis anos.

Aos 22 anos se casou com Catherine Lee Tobin e iniciou o projeto de sua residência, que experimentava o uso das formas geométricas e volumes.

Em 1893 Wright deixa o escritório de Sullivan após algumas divergências, que resultaram em uma disputa e inimizade profissional durante muitos anos.

Após esse episódio, Wright abriu seu próprio escritório e inicialmente buscava projetos de casas no estilo de pradaria americana.

Wright se dedicou a esse estilo que ficou conhecido como Prairie Style após se enraizar por dezesseis anos nesse nicho de mercado.

 William H. Winslow House
William H. Winslow House

Sua primeira casa pertencia a William H. Winslow, e já atraiu a atenção das pessoas ao redor, o que o ajudou no início do seu escritório.

1909 – 1922

Em 1909 Wright decide passar uma temporada na Europa, na esperança de escapar da exaustão criativa.

Durante esse tempo, preparou publicações que futuramente lhe trouxeram reconhecimento internacional, solidificando seu nome e estilo arquitetônico.

Wright se separou da esposa e iniciou um novo ciclo de sua vida ao lado de Mamah Borthwick em Taliesin, mas em 1914 uma tragédia matou a nova companheira e seus dois filhos.

Wright se dedicou ao trabalho após a tragédia, como forma de consolar e superar o sofrimento.

 1922 – 1934

Wright estabeleceu um escritório em Los Angeles, mas retornou para Taliesin dois anos depois, em decorrência do baixo fluxo de projetos.

Após abandonar o escritório, Wright se dedicou à escrita, promovendo também palestras e publicações.

Na mesma época, fundou uma escola de arquitetura chamava Taliesin Fellowship, com a nova esposa, Olga Lazovich.

A escola promovia além do estudo arquitetônico, experiências com agricultura, jardinagem, culinária, estudo da natureza e artes.

1934 – 1959

Em 1935 Wright mantinha seu reconhecimento como um bom arquiteto, porém fora de foco, mas em 1936 retornou com várias comissões importantes, incluindo o Edifício de Administração da SC Johnson and Son Company.

Frank Lloyd Wright
Frank Lloyd Wright

Com isso, o Museu de Arte Moderna de Nova York dedicou uma exposição retrospectiva em 1940.

Nos anos seguintes teve uma rotina bastante dedicada ao trabalho, viajando para palestras, escrevendo e acompanhando a obra do Museu Guggenheim.

Após ser acometido por uma doença, foi hospitalizado e faleceu dois meses antes de completar 92 anos, em 1959.

Qual a importância de Frank Lloyd Wright na arquitetura

Wright é mundialmente reconhecido na arquitetura por dois grandes estilos que aplicou durante a sua carreira:

Frank Lloyd Wright no Estilo pradaria

Esse estilo foi aplicado entre 1899 e 1910, majoritariamente em residências, nos seus primeiros anos de escritório.

Estilo Pradaria
Estilo Pradaria

Esse estilo foi marcado por horizontalidade e domesticidade, uma arquitetura verdadeiramente americana.

Nessa época já aplicava conhecimentos de arquitetura biofílica, tornando o exterior e a natureza cada vez mais próximos do interior da casa.

Frank Lloyd Wright no Usoniano

Esse estilo foi mais aplicado a partir de 1929, se deu pela produção de moradias populares, após uma grande crise financeira no país.

Estilo Usoniano
Estilo Usoniano

O usoniano foi marcado por uma abordagem simplificada da arquitetura, tanto pela questão orçamentária, quanto por uma mudança social.

Quais as principais obras de Frank Lloyd Wright

Ao longo de sua carreira, Wright se envolveu na produção de diversas edificações, principalmente residências.

Separamos as três principais obras de Frank Lloyd Wright para você entender a aplicação das suas ideias:

1. Casa da Cascata

Esse é um dos mais conhecidos trabalhos do arquiteto pela inovação e integração da residência com a natureza, respeitando o entorno.

Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright
Casa da Cascata

A residência foi projetada sobre um riacho, de forma a se apropriar do som da água e dos níveis das rochas.

O projeto contou com a colaboração de dois engenheiros, para garantir a viabilidade da estrutura com balanços e desníveis naturais.

2. Museu Guggenheim

O Museu Guggenheim foi o último grande projeto que Wright se envolveu, entre 1943 e 1959.

Museu Guggenheim de Frank Lloyd Wright
Museu Guggenheim

O principal material para a construção foi o concreto armado, também presente em outros projetos como uma representação de seu estilo arquitetônico.

Sua forma utilizando círculos contrasta com o usual feito pelo arquiteto, geralmente utilizando formas retas e simples.

3. Taliesin

O projeto Taliesin está dividido entre Taliesin East, a primeira construção, e Taliesin West que foi construído em 1937.

Taliesin East de Frank Lloyd Wright
Taliesin East

Foi a residência do arquiteto por vários anos, além de funcionar também como estúdio.

Atualmente recebe visitas, tanto presenciais quanto virtuais, através de uma plataforma que permite um Tour Virtual pela obra.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre Frank Lloyd Wright, sua trajetória e importância para a arquitetura brasileira e mundial.

Frank Lloyd Wright é até hoje considerado um dos maiores nomes da arquitetura, apresentando ao longo de sua carreira obras arquitetônicas, de design de interiores e de escrita.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito da vida e das obras de Frank Lloyd Wright, para estudos e referências ou inspirações projetuais.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar outros materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com material de apoio e emissão de certificados.