O que ninguém te conta sobre a faculdade de arquitetura

Durante a faculdade de arquitetura são aplicados muitos conhecimentos teóricos e práticos sobre as diversas áreas de atuação. Porém após a conclusão do curso, o mercado de trabalho exige experiências que não foram adquiridas nos estudos.

Faculdade de arquitetura
Faculdade de arquitetura

A universidade tem um ensino voltado majoritariamente para o saber arquitetura, ao invés do exercer arquitetura.

Por esse motivo, após a faculdade de arquitetura, muitos profissionais encontram dificuldades em exercer a profissão ou até mesmo em decidir qual área seguir.

Em qualquer fase da carreira é importante que você complemente seus estudos com cursos de especialização prática na sua área de atuação.

Portanto, preparamos esse artigo com o que ninguém te conta sobre a faculdade de arquitetura.

Como esse artigo está estruturado

Conhecimento teórico vs conhecimento prático

O curso de arquitetura e urbanismo possui muitas aulas práticas sobre diversas atividades, pois dessa forma se torna mais fácil e didático o aprendizado.

Porém esse conhecimento prático é voltado para o âmbito acadêmico, deixando faltar as práticas relacionadas ao exercício da função de arquiteto e urbanista.

Faculdade de arquitetura
Faculdade de arquitetura

O gerenciamento de obras, por exemplo, é ensinado na teoria com todas as definições necessárias, porém não existe uma disciplina que aplique esses conhecimentos de maneira prática.

Assim como o paisagismo, que em muitas universidades é pouco abordado, gerando assim poucos profissionais especializados na área.

Com pouco conhecimento prático das atividades exercidas como profissionais, muitos estudantes de arquitetura ao concluírem a faculdade, percebem que precisam de cursos de especialização prática para se sentirem realmente preparados.

Ao longo dos anos na arquitetura você deve buscar atualizar seus conhecimentos e se especializar cada vez mais na sua área de atuação, pois dessa forma você tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Em quais áreas você pode atuar depois de concluir a faculdade de arquitetura

A graduação de arquitetura e urbanismo é muito ampla e promove diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Faculdade de arquitetura
Faculdade de arquitetura

Além de trabalhar com arquitetura ou interiores residenciais, você também pode se especializar em arquitetura efêmera ou projetos de iluminação, por exemplo.

O principal diferencial para você ganhar espaço no mercado de trabalho no nicho escolhido é que você tenha experiências e conhecimentos práticos, pois será capaz de exercer a profissão sem erros.

O curso dispõe de diversas disciplinas que fazem uma introdução sobre cada tema abordado em arquitetura e urbanismo, mas cabe ao aluno se aprofundar no que for de maior interesse.

Algumas áreas são mais abordadas do que outras, tendo em vista que é mais comum e tem mais destaque no mercado, como móveis projetados ou arquitetura comercial.

Por isso, preparamos uma lista de cinco áreas de atuação que você pode seguir após a faculdade de arquitetura:

  1. Arquitetura e interiores para restaurantes;
  2. Cenografia;
  3. Clínicas e consultórios;
  4. Arquitetura sustentável;
  5. Design gráfico para arquitetos.

Quais os softwares ensinados na faculdade de arquitetura que são mais utilizados no mercado de trabalho

Antigamente os desenhos técnicos eram feitos todos a mão, com a ajuda de instrumentos como os esquadros, o compasso e o escalímetro.

Hoje em dia os computadores dominam a execução dos desenhos técnicos de arquitetura, porém, assim como os diferentes tipos de instrumentos para o desenho a mão, também existem diversos softwares.

Projeto de arquitetura
Projeto de arquitetura

A faculdade de arquitetura ensina os softwares necessários para você entrar no mercado de trabalho, porém nem sempre estão de acordo com os mais utilizados ou com a melhor metodologia.

Assim como os alunos estão buscando melhorar seus conhecimentos, as universidades ainda estão se adaptando ao novo modelo de exercer arquitetura.

Porém, você deve procurar mais conhecimentos nos softwares mais promissores para o mercado de trabalho, dessa forma consegue mais oportunidades na sua área de atuação.

Listamos os principais softwares para você escolher em qual se especializar:

Desenho técnico 2DModelagemRenderização
AutoCADSketchUPV-ray
RevitPromobLumion

Após uma visão geral dos softwares mais utilizados no mercado, você deve escolher em quais se especializar para aumentar suas chances no mercado de trabalho.

Veja quais os 10 programas de arquitetura que todo arquiteto deveria saber.

Quais são as habilidades mais desejadas no mercado de trabalho

Além de buscar mais conhecimentos em softwares, você também deve buscar aprimorar pontos subjetivos para se destacar no mercado de arquitetura.

Gerenciamento de projetos, empreendedorismo e inteligência emocional são tão importantes quanto softwares e desenhos técnicos.

Porém o foco do currículo acadêmico não está voltado para o desenvolvimento de profissionais autônomos.

Portanto, preparamos uma lista com as principais habilidades mais desejadas no mercado de trabalho:

  1. Inteligência emocional
  2. Contato com clientes
  3. Gerenciamento de projetos
  4. Empreendedorismo
  5. Trabalho em equipe

1. Inteligência emocional

Essa é uma das competências comportamentais mais valorizadas no mercado, pois significa que você sabe agir bem sob pressão e priorizar o pensamento lógico, mesmo em situações adversas.

Projeto de arquitetura
Projeto de arquitetura

2. Contato com clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é o que define se o projeto será realizado com sucesso ou não, afinal é através do briefing e das reuniões que são definidos o conceito e o partido do projeto.

Contato com clientes
Contato com clientes

Além disso é fundamental que você saiba fazer uma boa apresentação de projetos, aumentando as chances de aprovação sem alterações.

3. Gerenciamento de projeto

Saber gerenciar um projeto e uma obra podem garantir que tudo saia como planejado, além de trazer mais economia de tempo e dinheiro.

faculdade de arquitetura
Gerenciamento de projeto

4. Empreendedorismo

Para os estudantes de arquitetura que tem o desejo de abrir seu próprio escritório de arquitetura, é fundamental que estudem sobre empreendedorismo, além de planejamento e gestão financeira, marketing digital e branding.

Empreendedorismo depois da faculdade de arquitetura
Empreendedorismo na arquitetura

O assunto não é abordado durante a graduação, mas você precisa dar atenção ao tema, uma vez que isso pode aumentar suas chances de se destacar no mercado.

5. Trabalho em equipe

Arquitetura em si é um trabalho em equipe, dado que um projeto envolve muitas etapas e junto com isso, muitos profissionais.

Trabalho em equipe
Trabalho em equipe

É essencial que você saiba trabalhar em equipe para ter um bom desenvolvimento de projeto.

Conclusão

Ao longo desse artigo foram arbodados pontos importantes para quem está iniciando a carreira de arquitetura e buscando se inserir no mercado de trabalho com maiores chances de sucesso e destaque.

Além de dispor informações sobre os softwares mais utilizados no mercado, habilidades e competências importantes e algumas das diversas possibilidades de atuação como arquiteto.

Apesar de a faculdade de arquitetura não contemplar todo o conhecimento prático necessário para exercer a função de arquiteto, a mesma apresenta aos estudantes as possibilidades para que se especializem.

Portanto é fundamental que você busque novas fontes de conhecimento, como cursos complementares de especialização prática em arquitetura.

Caso você queira ler mais artigos como esse e buscar se aprofundar em diversos temas sobre arquitetura, acesse o Blog da Projetou.