Qual a importância de saber fazer o cálculo de escada?

Saber realizar o cálculo de escadas é de extrema importância para que, seguindo as normas técnicas que garantem a acessibilidade e as recomendações do corpo de bombeiros, o projeto seja executado adequadamente.

Embora, o cálculo de escada pareça fácil de imediato, muitas vezes, a teoria é bem diferente do que acontece na prática. Por isso, esse artigo irá mostrar o passo a passo para utilizar as fórmulas, como aplicar os valores da forma correta e como escolher o melhor tipo de escada para o seu projeto. Tudo isso seguindo as recomendações do Corpo de Bombeiros e da NBR 9050, que garante a acessibilidade.

Se você é um profissional da construção civil, seja arquiteto, engenheiro ou estudante realizar o correto cálculo de escadas é fundamental para você garantir conforto, acessibilidade e segurança para os usuários de seus projetos.

Imagem mostrando uma escada em U com um jardim embaixo.
Aprenda de forma simples como fazer o cálculo de escadas

Como esse artigo está estruturado

  1. O que você precisa saber para projetar uma escada?
  2. Tipos de Escadas
  3. Fórmula de Blondel
  4. Passo a passo para o cálculo de uma escada
  5. E escada com patamar?
  6. Qual a largura mínima da escada?
  7. Conclusão

1. O que você precisa saber para projetar uma escada? 

No projeto, um grande ponto a ser levado em consideração, são os materiais que serão empregados para a construção da escada. Por exemplo: uma escada em saída de emergência deve ser construída em concreto ou material correspondente.

Outra questão importante são os revestimentos empregados, que também variam de acordo com o perfil de edificação ao qual a escada atende. Também para uma escada de emergência, essa precisa possuir degraus revestidos com materiais resistentes à chama.

Imagem mostrando modelo de escada de emergência.
Escada de Emergência

Além disso, para realizar o cálculo é necessário conhecer alguns componentes que fazem parte de uma escada, assim como, suas medidas mais usuais, usadas como referência para que se tenha uma escada confortável, acessível e segura.

É necessário conhecer esses conceitos para empregar os valores corretos na hora do cálculo de escada. Também é importante salientar que os valores apresentados como referência são os mais empregados, previstos nas Normas Técnicas e recomendações do Corpo de Bombeiros.

No entanto, sempre verifique o previsto pelas legislações de sua região, para garantir a aprovação de seu projeto pelos órgãos competentes.

Identificação das partes que compõem uma escada
Partes integrantes de uma escada

Piso

Superfície horizontal da escada, trata-se da área onde se pisa. Suas medidas variam de acordo com o local de utilização da escada. Esse componente também é conhecido como o degrau. Por exemplo, em residência unifamiliar, geralmente são mais utilizados como referência os valores de 28 a 32 cm.

Identificação do piso.
As medidas mais usuais usadas para o piso são 28cm a 32cm

Espelho

Enquanto o piso é a superfície horizontal da escada, o espelho é a superfície vertical do degrau, onde encostamos a ponta dos nossos pés ao subir. Como referência, usualmente, se empregam os valores de 16cm a 18cm.

Dependendo da tipologia da edificação onde a escada será utilizada, é permitido que o espelho seja vazado. Contudo, a NBR 9050, prevê que em rotas acessíveis é proibido o uso de espelho vazado.

Caso o espelho seja inclinado, esse pode avançar 1,5 cm sobre o piso abaixo.

Identificação do espelho
Para a NBR 9050, o espelho deve possuir de 16cm a 18cm de altura, e caso esteja em diagonal, avançar 1,5cm sobre o piso

Patamar

O patamar é o componente horizontal semelhante ao piso da escada, porém, com maior comprimento. Pode se apresentar separando os lances de uma escada, ou em seu topo.

O patamar é comumente utilizado em escadas onde se precisa vencer uma grande altura, para descanso. Geralmente apresenta comprimento igual a largura da escada. 

Por exemplo: Se uma escada tem piso de 0,3m e largura de 1,20m, é recomendável que o patamar tenha 1,20 x 1,20m.

Identificação do patamar
O patamar separa os lances de uma escada.

Guarda Corpo

Barreira de proteção vertical, presente nas laterais da escada para que as pessoas estejam seguras enquanto a utilizam. O guarda corpo também pode ser denominado como gradil ou balaustrada.

Para sua composição podem ser utilizados diferentes materiais, como concreto, alvenaria, perfis de alumínio, aço, pvc, chapas de vidro, dentre outros.

Identificação do guarda corpo e sua medida
Segundo a NBR 14718, o guarda corpo deve ser maior ou igual a 1100mm de altura

Esse elemento possui norma específica que o regulamenta, a NBR 14718. Segundo essa norma, a altura mínima do guarda corpo é de 1100mm. Além dessa, os guarda corpos também devem atender à NBR 9077.

Corrimão

Elemento utilizado para que se apoiem as mãos enquanto se usa a escada. O corrimão pode ou não ser acoplado ao guarda corpo.

São usualmente utilizadas as alturas de 0,70m e/ou 0,92m, contados a partir da face do piso, para sua instalação, segundo a NBR 9050. Esse componente pode ser constituído em materiais variados, como madeira, alumínio, aço, dentro outros.

Identificação do corrimão e suas medidas.
O corrimão deve possuir 0,92 e 0,70 cm de altura, e avançar 30cm sobre o patamar.

2. Tipos de Escadas 

Uma escada, dentro de um projeto arquitetônico, pode influenciar o ambiente de diferentes formas, trazendo personalidade, beleza, funcionalidade. Além disso, também possibilita um melhor aproveitamento da área construída de uma edificação, sendo uma opção muito indicada para lotes pequenos.

Todos esses fatores estão sob influência do tipo de escada utilizada, ou seja, do formato que a escada possui. Essa forma se diferencia de acordo com a quantidade de lances que a escada tem e posição que ocupam, bem como da maneira como seus degraus estão posicionados.

Além disso, é necessário estar atento às legislações vigentes para ter uma escada com o formato desejado para o meio onde se destina.

Os tipos mais comuns de escadas utilizadas são: 

Escada Reta

A escada reta é aquela construída em um único sentido, sem mudanças de direção ou curvas. Pode ou não apresentar patamar. Uma das vantagens desse modelo é sua facilidade para construção, por sua forma simples e prática. Contudo, é importante levar em consideração a área disponível para a sua implantação, uma vez que pode precisar de bastante espaço, de acordo com a altura a vencer.

Demonstração de uma escada reta
Escada Reta

Escada em L

Nesse tipo de escada seu formato lembra um L, já que muda de direção em 90º, ou seja, um dos lances da escada está perpendicular ao seguinte. Trata-se de escada que possui patamar reto, que auxilia a transição entre os lances da escada, tornando seu uso mais confortável.

Demonstração de uma escada em L
Escada em L

Escada em U

É a escada que muda de direção em 180º, ou seja, um dos lances da escada está paralelo ao seguinte. Também apresenta patamar reto. Muito utilizadas em ambientes variados, desde residências unifamiliares a áreas públicas com grande incidência de pessoas.

Uma de suas vantagens é otimizar a área construída, podendo ser proposto até um paisagismo embaixo da escada.

Demonstração de uma escada em U
Escada em U

Escada em Leque

Esse tipo de escada pode ter os formatos L e U. Seu diferencial é que, ao invés de possuir patamar, apresenta degraus triangulares, responsáveis pela transição entre os lances da escada.

Uma vantagem desse modelo, em comparação com as escadas com patamar, é que otimiza o uso dos degraus, sendo positiva quando se tem uma grande altura entre os pavimentos a alcançar e/ou pouco espaço para a implantação da escada.

Demonstração de uma escada em Leque
Escada em leque

Escada Circular

É o modelo de escada curvo. Tem grande apelo estético, trazendo beleza e sofisticação para os ambientes. Por isso, é muito utilizada em ambientes onde se deseja que a escada atue como um ornamento para o espaço.

Contudo, é importante estar atento a sua funcionalidade, pois essa deve atender aos requisitos das normas de segurança para estar apta para seu uso. 

Também costuma ser empregada quando se deseja poupar espaço para sua implantação.

Demonstração de uma escada Circular.
Escada circular

Escada em Cascata

A escada em cascata possui a parte debaixo da escada seguindo o formato dos degraus. De acordo com essa característica, aparenta ser mais leve, trazendo sutileza ao ambiente. 

Esse tipo é geralmente utilizado em escadas delgadas. Além disso, esse modelo também garante um projeto mais eficiente quanto ao consumo de material.

Demonstração de uma escada em Cascata
Escada em cascata

3. Fórmula de Blondel 

O que é a Fórmula de Blondel e pra que ela serve?

Primeiramente, graças a fórmula de Blondel é possível garantir conforto aos usuários durante a utilização de uma escada. O responsável por sua invenção, Nicolas François Blondel, identificou que o tamanho da passada de uma pessoa ao subir ou descer uma escada é influenciada pela altura do degrau. A partir disso, estabeleceu uma relação entre a atura do espelho e do piso da escada, para garantir que essa não provoque esforços excessivos em quem a usa.

Ilustração da Fórmula de Blondel, demonstrando os valores que devem ser aplicados.
Fórmula de Blondel

Aplicando os valores ideias encontrados por Blondel, juntamente com os previstos na ABNT NBR 9050 (Acessibilidade) e ABNT NBR 9077 (Saídas de Emergência em Edifícios), além das recomendações feitas pelo Corpo de Bombeiros, chegamos aos valores de referência: 

  • Piso – No mínimo 25 cm (Recomendação de Blondel e Corpo de Bombeiro de alguns estados) ou para maior conforto, de 28 cm a 32 cm (Recomendação de NBR 9050 e Corpo de Bombeiros de alguns estados). 
  • Espelho – 16 cm a 18 cm (Recomendação da ABNT NBR 9050 e 9077). 

Lembre-se de consultar a Legislação de seu município para utilizar os valores adequados, uma vez que, esses valores podem variar de acordo com o local de implantação da escada: área interna ou externa, projetos residenciais ou comerciais e etc.

4. Passo a passo para o cálculo de uma escada 

Antes de mais nada, para o cálculo da escada, precisamos determinar os seguintes valores: 

  1. Altura do espelho; 
  2. Número de espelhos; 
  3. Número de pisos. 

1. Altura do espelho 

A altura do espelho é o valor inicial utilizado como base para os demais cálculos, obtido pela Fórmula de Blondel. Considerando um exemplo com piso de 28 cm, obtemos o seguinte resultado:

Fórmula de Blondel = 2E + P = 64 cm 

2E + 28cm = 64 cm 

2E = 64 – 28 

2E = 36 

E = 36 / 2 

E = 18cm 

2. Número de espelhos 

Definida a altura do espelho, digamos que você deseja projetar uma escada de 2,70 de altura de piso a piso, como identificar o número de espelhos necessários para vencer o desnível?

É importante salientar que a medida de piso a piso não é o mesmo que a medida do pé direito. Enquanto o pé direito corresponde a altura entre o piso de um pavimento até a laje, a distância piso a piso diz respeito a altura entre o piso de um pavimento e o piso do pavimento acima. 

Para isso, utilizamos nosso valor base de espelho = 18cm, para encontrar o número de espelhos: 

Número de espelhos (NE) = Altura / Espelho 

NE = 270 / 18 

NE = 15 espelhos

3. Número de pisos 

Número de pisos (NP)= Número de Espelhos (NE) – 1 

Para descobrir então, o número de pisos da nossa escada:

NP = NE – 1 

NP = 15 – 1 

NP = 14 pisos 

Logo, para o cálculo da escada de 2,70m, temos : 

Largura do piso = 28cm; ,

Altura do espelho = 18cm; 

Número de espelhos = 15; 

Número de pisos = 14; 

Altura do vão a vencer = 2,70m. 

E quando se obtém valores fracionados? 

Vamos usar como exemplo para cálculo uma escada com vão a vencer de 3,0 metros. 

Como no exemplo anterior, a altura do espelho será de 18cm, sendo esse nosso valor de referência, obtido pela Fórmula de Blondel. 

Logo, vamos calcular o número de espelhos: 

Número de espelhos = Altura / Espelho 

NE = 300 / 18 

NE = 16,66 espelhos 

O número de espelhos não pode ser um valor fracionado. Portanto, vamos arredondar este valor: 

NE = 17 espelhos 

Agora, temos um problema. Se utilizarmos NE=17, a escada não possuirá altura a vencer de 300cm, e sim de 306cm 

Logo, para que continuemos possuindo uma escada de altura = 300cm, é necessário modificar o valor da altura do espelho. 

Altura da escada = altura do espelho x número de espelhos 

300 = E x 17 

E = 300/17 

E = 17,65cm  

Como alteramos o valor do espelho, consequentemente haverá modificação na largura do piso. Retornando à Fórmula de Blondel, encontramos esse novo valor: 

Fórmula de Blondel: 2E + P = 64 

2 x 17,65 + P = 64 

35,3 + P = 64 

P = 64 – 35,3 

P = 28,7 cm

Arredondando esse valor, temos P = 29cm 

Logo, para uma escada de vão = 3m, temos os seguintes valores: 

Altura do espelho (E) = 17,65cm; 

Número de espelhos (NE) = 17; 

Largura do piso = 29cm; 

Número de pisos = 16. 

5. E escada com patamar ?

Relação entre o patamar de uma escada e seus pisos.
Relação entre o patamar de uma escada e seus pisos

Antes de mais nada, o patamar é a mesma coisa que o piso, apenas com largura diferente. Ainda utilizando o exemplo da escada de 3m, que possuía 16 pisos, caso queiramos inserir um patamar, passamos a obter: 

Número de pisos = 15 pisos + 1 patamar

A medida do patamar varia de acordo com a legislação adotada. Geralmente, ele possui a mesma largura da escada. Logo, se a escada do nosso exemplo possui 1m, o patamar possuirá o mesmo valor. Com isso, temos: 

Número de pisos = 15 pisos de 29cm + 1 patamar de 100cm 

6. Qual a largura mínima da escada?

A largura de uma escada varia de acordo com sua utilização. Para uma residência unifamiliar, onde a edificação possui no máximo 3 andares, a largura mínima empregada geralmente são 80cm, ao passo que em residências multifamiliares ou prédios públicos, como espaços comerciais, a dimensão mínima é de 1,20m.

Conforme a NBR 9077, a largura da escada deve ser proporcional a quantidade de pessoas previstas para sua utilização.  Além disso, a NBR 9050 também prevê como largura mínima recomendada em escadas acessíveis 1,50m, sendo como a mínima admissível 1,20m.

Na figura abaixo é possível identificar algumas larguras usualmente empregadas:

Imagem demonstrando as larguras usualmente utilizadas para escadas
Exemplos de algumas larguras geralmente utilizadas para escadas

Além da acessibilidade garantida através das escadas em prédios multifamiliares, públicos e comerciais; as normas e leis determinam também a construção de rampas, por questões de acessibilidade a todos os usuários.

7. Conclusão 

Nesse artigo, pudemos aprender a realizar o cálculo de escada de forma precisa, garantindo o projeto de uma escada confortável, acessível e segura para seus usuários. Como abordado, além das considerações feitas aqui, lembre-se de respeitar as normas técnicas e legislações locais, para garantir a aprovação dos seus projetos.

Além disso, para garantir que o projeto seja executado conforme o disposto em projeto, é recomendável que exista o gerenciamento e acompanhamento da obra.

Se você ainda não tem experiência para realizar o gerenciamento de uma obra, a projetou preparou um curso que você irá dominar do básico ao avançado todas as etapas que envolvem o gerenciamento, planejamento e execução de uma obra.

O curso de Gerenciamento de Obras é para quem deseja aprender todos os procedimentos necessários para que suas obras sejam executadas corretamente, de acordo com o que foi proposto em projeto, dentro do orçamento estipulado, no prazo proposto, e que respeitem as normas ambientais e de segurança. Para acessar, clique aqui.