O que é a psicologia das cores
O estudo da psicologia das cores tem como objetivo entender as reações comportamentais humanas em relação às cores.
Esse estudo pode ser aplicado a diversas áreas dentro da arquitetura e do urbanismo, como em design de interiores, decorações residenciais, marketing comercial ou fachadas.
Desenvolver um projeto com base na psicologia das cores pode favorecer a edificação para o seu uso, definindo as cores com base no efeito que elas causam nos usuários daquele local.

Utilizar esse recurso a seu favor nos projetos de arquitetura pode ajudar você a se destacar no mercado de trabalho, sendo reconhecido por projetos com identidade e funcionalidade.
Se você quiser se aprofundar no assunto a Projetou preparou o curso de Cores e Moodboards aplicados ao Design de Interiores, onde você aprende o conceito de harmonização de cores, texturas e elementos, com material de apoio, exercícios práticos e o certificado de conclusão.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com tudo o que você precisa saber sobre psicologia das cores na arquitetura.
Como esse artigo está estruturado
- Qual a importância das cores na arquitetura
- Como utilizar a psicologia das cores na arquitetura
- Como harmonizar as cores na arquitetura
- Estudo de caso
- Conclusão
Qual a importância das cores na arquitetura
As cores estão presentes em tudo o que consumimos, seja de entretenimento como filmes ou na área comercial em restaurantes e lojas.
Cada cor está ligada a uma série de sentimentos que são provocados inconscientemente nos seres humanos.
Dessa forma é fundamental que você saiba usar isso a seu favor nos seus projetos executivos de arquitetura ou design de interiores, proporcionando sentimentos coerentes com o ambiente idealizado.

Lembre-se que o primeiro passo após a escolha das cores e texturas, é a criação de um moodboard que vai te ajudar a guiar todas as demais escolhas do projeto de interiores.
Para ajudar você em saber qual a melhor cor para despertar cada sentimento, preparamos uma lista com o significado das principais cores.
1. Cores primárias
1.1 Azul
O azul geralmente passa tranquilidade, serenidade e calma.
Os ambientes mais comuns são quartos ou locais de contemplação e descanso.

1.2 Amarelo
Essa cor remete ao otimismo, alegria e descontração.
O amarelo é bastante utilizado para estimular a criatividade, como em ateliês, escritórios ou oficinas. É uma cor quente e que deve ser utilizada com moderação para não causar cansaço visual.

1.3 Vermelho
O vermelho é uma cor quente e ativa, representa a intensidade e energia.
Essa cor é um recurso para seriedade, autoridade e respeito nos ambientes.

2. Cores secundárias
2.1 Verde
O verde em seus diversos tons representa a liberdade, equilíbrio e saúde.
A diferença entre seus tons permite bastante flexibilidade no uso do verde nos ambientes, podendo remeter a seriedade, em escritórios, ou calma e relaxamento em quartos e ambientes de descanso.

2.2 Laranja
A cor laranja representa alegria, sucesso e vitalidade.
O laranja é geralmente utilizado em edificações comerciais de fast food ou restaurantes, pois estimula o apetite.

2.3 Roxo
O roxo remete a espiritualidade, mistério e seriedade.
Pode ser utilizado em bibliotecas ou ambientes ligados a práticas de espiritualidade, pois transmite tranquilidade.

Como utilizar a psicologia das cores na arquitetura
A psicologia das cores na arquitetura pode contribuir com a funcionalidade de cada ambiente ou edificação, reforçando os elementos arquitetônicos escolhidos para determinada função.
Pensando nisso, preparamos esse passo a passo para você saber como utilizar a psicologia das cores na arquitetura:
1. Defina o uso do projeto
Cada projeto tem seu uso e funcionalidade específicos, seja uma edificação residencial, comercial ou institucional.
Somente após a definição do uso e função do seu projeto que você pode pensar em quais cores e quais sentimentos quer despertar com cada ambiente.

2. Defina os sentimentos de acordo com a função
Antes de montar uma paleta de cores com suas escolhas preferidas, busque saber quais sentimentos cada ambiente deve despertar nos seus usuários.

Por exemplo, uma escola deve despertar criatividade, desejo de aprendizado e foco. Portanto, você deve escolher cores que estimulem esses sentimentos.
3. Harmonia das cores
Para que os ambientes não causem cansaço visual é importante harmonizar as cores montando uma paleta com tons bem distribuídos. Você também pode criar um moodboard para guiar o seu projeto.

Lembre-se de utilizar cores que estimulem apenas os sentimentos que você deseja despertar em cada local, e harmonizar com outros tons para criar uma sensação de equilíbrio.
Como harmonizar as cores na arquitetura
Após saber o significado de cada cor, é importante saber como harmonizar as cores escolhidas dentro de um projeto arquitetônico de maneira eficiente.
Você deve escolher quais os principais sentimentos que gostaria de despertar em cada ambiente e selecionar as determinadas cores e tons, para em seguida montar o moodboard como guia para o seu projeto.
Alguns sites podem te ajudar a montar uma paleta de cores baseada nas suas escolhas:
1. Adobe Color
A Adobe é a desenvolvedora de diversos softwares de imagens, como o Photoshop e o Illustrator, utilizados na pós-produção de arquitetura.
O site permite que você escolha uma base para a sua paleta e gera tons e subtons que harmonizem com a sua escolha.
O site disponibiliza diversas regras para a harmonia onde você pode escolher entre análogo, tríade, monocromático, entre outros.

Você ainda pode salvar a paleta criada e utilizar nos softwares que estiverem conectados com a sua Creative Cloud.
2. Coolors
Esse site é bastante conhecido por designers e sua funcionalidade está em gerar paletas e expor combinações que estão em tendência para inspiração.
Você pode selecionar uma paleta pronta, ou montar a partir de cores da sua escolha.

O Coolors também disponibiliza um aplicativo para smartphones, facilitando ainda mais o processo de criação de paleta de cores, podendo ser utilizado em reuniões com clientes ou consultorias.
Estudo de caso
Para representar de maneira ainda melhor o uso da psicologia das cores na arquitetura, trouxemos dois estudos de caso em que as cores foram escolhidas de maneira estratégica para reforçar o uso da edificação.
1. Escola em Alto de Pinheiros
A ficha técnica desse projeto conta com os arquitetos do escritório Pessoas Arquitetos e Base Urbana.
A escola possui 796m² e o projeto foi executado em 2015 em São Paulo, no bairro Alto de Pinheiros.
O uso da neuroarquitetura nesse projeto foi fundamental para guiar escolhas como estruturas de madeira e conexão com a natureza.

Uma das estratégias utilizadas com a psicologia das cores foi o uso de brises verticais móveis coloridos com diversos tons de roxo, laranja, azul e verde na ligação entre as salas de aulas e o espaço ao ar livre.
Em outros espaços foram utilizados degradês nos brises verticais móveis, dando uma ideia de continuidade e equilíbrio.

2. Intervenção urbana em vila na Indonésia
Esse projeto foi idealizado por Slamet Widolo com o intuito de atrair turistas para a cidade e revitalizar visualmente uma vila de Kampung Pelangi, na Indonésia.
Essa intervenção trouxe cores vívidas e alegres para diversos elementos das casas da vila, com diversos espaços para fotos e chamativos para o comércio local.

As cores foram utilizadas de maneira estratégica para chamar a atenção de turistas e alegrar e revitalizar a vila.
Conclusão
Ao longo desse artigo foi possível entender como utilizar a psicologia das cores na arquitetura, otimizando o seu uso e função.
A psicologia das cores pode ser utilizada como um recurso para reforçar usos e funções atribuídos de diferentes maneiras no seu projeto de arquitetura, além de contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos usuários..
Pensando nisso, a Projetou convida estudantes e profissionais para participar do seu 1° Concurso de Arquitetura e Engenharia cujo objetivo é alcançar a otimização dos espaços arquitetônicos em benefício do bem-estar dos usuários, mediante a realização de um anteprojeto fictício para a sua sede física.
As inscrições para participar do Concurso tiveram início a partir do dia 30 de agosto de 2021 e se encerram as 23h59 do dia 08 de outubro de 2021, sendo realizadas através do site concurso.projetou.com.br. O prazo para o envio dos projetos é até o dia 15 de outubro de 2021 e você pode concorrer a R$1.500,00, além de um ano de acesso gratuito a Plataforma Projetou e outros 10 prêmios incríveis!