InDesign: O que é e qual sua importância?

O InDesign é um software voltado para o design gráfico, com foco em diagramação e criação de layouts.

Na arquitetura, esse software é utilizado como apoio para o desenvolvimento de pranchas de concurso, portfólios e apresentações de trabalhos acadêmicos ou projetos.

indesign
Prancha de arquitetura

Além disso também pode ser utilizado para criação de conteúdo para mídias sociais, como instagram ou para promover marketing digital.

Arquitetos que desejam aprender diagramação e criação de conteúdo voltado para arquitetura com sua identidade visual devem investir no InDesign.

Pensando nisso preparamos esse artigo mostrando o passo a passo de como fazer o download InDesign grátis.

Como esse artigo está estruturado

Requisitos do sistema

Antes de decidir começar a utilizar o InDesign para as suas criações é necessário verificar todos os requisitos do sistema.

Dessa forma você consegue ter certeza de que seu equipamento consegue suportar o software e você poderá utilizar com tranquilidade.

indesign
Interface do software

O software é compatível com o sistema operacional Windows e macOS e precisa de aproximadamente 5GB de espaço livre no disco rígido.

Veja abaixo a lista com os principais requisitos do sistema para o InDesign:

  • Sistema operacional: Windows Server 2016 e Windows Server 2019. Ou macOS v10.14, v10.15, v11.0.
  • Processador: Intel Pentium 5 ou AMD Athlon 64, ou Multicore Intel e Apple Silicon para macOS.
  • Memória RAM: 8GB de RAM ou superior.
  • Resolução do monitor: 1920×1080 com placa de vídeo de 32 bits.

Quais os benefícios do InDesign

O InDesign é um dos principais softwares de design e layout digital, com diversos recursos que facilitam esse processo tanto para profissionais do design quanto para aplicar em outras áreas como a arquitetura.

Para arquitetos que desejam melhorar o seu marketing digital e investir em uma identidade visual é fundamental aprender a utilizar esse software.

Ter um bom Marketing Digital é uma das maneiras mais eficazes de se destacar dentro do seu público alvo, chamando atenção para o seu serviço ou produto gerando identificação com a sua persona.

Se você tem interesse em aprender mais sobre essa área, veja o curso de Marketing Digital para Arquitetos: do Básico ao Avançado. E aprenda como crescer na sua carreira.

O InDesign possui uma interface didática e simples que facilita o aprendizado e sua aplicação no dia a dia. Podendo ser utilizado para estudos, marketing ou produção de trabalhos de arquitetura como colagem, pós produção de imagens e portfólio.

Apresentação de arquitetura
Apresentação de arquitetura

Pensando nisso preparamos uma lista com os principais benefícios do InDesign:

  • Publicação online: o conteúdo gerado pode ser publicado diretamente, além de permitir o acompanhamento do desempenho da publicação.
  • Painel de controle: O Adobe Capture permite que você receba sugestões de fontes, cores e formas, através de imagens rasterizadas.
  • Adobe Stock: você tem acesso a diversos modelos gratuitos, tanto de pranchas quanto de panfletos, infográficos, etc.

Download InDesing: Passo a passo para baixar gratuitamente

A Adobe é a responsável pelo desenvolvimento do software InDesign, e permite um teste gratuito do programa com direito a 7 dias gratuitos e uma licença com pagamento mensal de R$90,00.

Além disso você tem acesso a 100GB de armazenamento na nuvem e ao Adobe Portfólio e Adobe Fonts.

Veja abaixo o passo a passo para fazer o download da versão de teste gratuitamente:

Passo 01: Faça uma conta na Adobe

Você deve ter uma conta ativa no site da Adobe para solicitar o acesso de 7 dias de graça do InDesign.

Porém para solicitar você já deve cadastrar seus dados bancários e confirmar que está ciente que a cobrança começa a ser efetuada após sete dias de teste gratuito.

A Adobe libera uma versão de estudantes e professores, onde a mensalidade fica no valor de R$86,00 para todos os aplicativos da Creative Cloud, incluindo o InDesign.

Passo 02: Download InDesign

Após selecionar a sua modalidade e preencher todos os dados você terá acesso ao instalador.

Em seguida basta seguir as instruções do instalador, permitindo os acessos e fornecendo o local da instalação.

Quer aprender a utilizar o InDesign?

A apresentação de projetos de arquitetura é fundamental para a aprovação tanto acadêmica quanto no mercado de trabalho.

Um bom modelo de currículo e portfólio podem te ajudar a se destacar nos processos seletivos e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Pensando nisso, preparamos o curso de Criação de Currículos e Portfólios para Arquitetura, onde você pode praticar seus conhecimentos de InDesign.

Portfólio de arquitetura
Portfólio de arquitetura

Tanto para criação de currículos e portfólios, quanto para apresentações de projeto ou conteúdo de marketing digital é necessário que você domine um software de design para aplicar suas ideias na prática.

O InDesign é um software didático e intuitivo para a criação desses conteúdos, reunindo diversas ferramentas que permitem que você tenha liberdade nas suas criações.

Pensando nisso, a Projetou criou o curso de InDesign para Arquitetura especialmente para você aprender a como aplicar essas ferramentas no seu projeto de arquitetura.

Aprenda o passo a passo de um dos maiores programas de design e saiba como aplicar isso nos seus projetos de arquitetura para se destacar no mercado de trabalho.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender tudo sobre o InDesign, entendendo as novas vantagens e o passo a passo completo para o download gratuito.

A finalidade deste artigo é auxiliar estudantes e profissionais a realizar o download do InDesign e implementar em sua rotina de trabalho de arquitetura.

Se você quer aprender mais sobre isso, a Projetou preparou os cursos de InDesign e Marketing Digital para você!

Os cursos vão do básico ao avançado, sendo indicados para iniciantes e para quem deseja melhorar sua representação em versões mais avançadas.

Além disso os cursos são ministrados por videoaulas, possuem materiais complementares e garantem certificados reconhecidos pelas principais empresas e universidades brasileiras.