Illustrator: O que é e qual sua importância?

O Illustrator é um um dos maiores softwares para realização de desenhos vetoriais para as áreas de arquitetura, design, marketing e publicidade.

Esse software da Adobe está focado na criação e edição de ilustrações, plantas humanizadas, perspectivas com colagens, diagramações de pranchas e arquivos de apresentação de projetos.

Por ser um software que utiliza vetores, possui uma integração fácil com arquivos de AutoCAD, Sketchup e PDF, além de manter facilidade na integração com outros softwares da Adobe, como o Photoshop.

Illustrator
Illustrator

Arquitetos e designers de interiores que desejam melhorar sua representação e apresentação de projetos devem buscar conhecimentos práticos nesse software.

Pensando nisso preparamos esse artigo mostrando o passo a passo de como fazer o download Illustrator grátis.

Como esse artigo está estruturado

Requisitos do sistema

Antes de tomar a decisão de começar a utilizar um novo software é necessário verificar todos os requisitos do sistema.

Dessa forma você evita mal funcionamento do programa ou incompatibilidades posteriores.

Illustrator
Interface do programa

O software é compatível com o sistema operacional Windows e macOS, como os demais softwares da Adobe, e precisa de aproximadamente 2GB de espaço livre no disco rígido.

Veja abaixo a lista com os principais requisitos do sistema para o Illustrator:

  • Sistema operacional: Windows 10 (64 bits) nas versões V21H1, V20H2, V1909 e V2004. Windows Server versões V1607 (2017) e V1809 (2019). E macOS versões 12.0 (Monterey), 11 (Big Sur) e 10.15 (Catalina).
  • Processador: Multicore Intel, AMD Athlon ou Apple Silicon para mac.
  • Memória RAM: 8GB de RAM ou superior.
  • Resolução do monitor: 1920×1080 com placa de vídeo de 32 bits.

Quais os benefícios do Illustrator

O Illustrator é um programa voltado para ilustrações vetoriais tanto de design para publicidade e marketing quanto para arquitetura e apresentações de projeto.

É fundamental conhecer os benefícios que o software oferece antes de decidir investir seus estudos.

Perspectiva de arquitetura
Perspectiva de arquitetura

Pensando nisso preparamos uma lista com os principais benefícios do Illustrator:

  • Integração com outros softwares: o Illustrator permite integração direta com diversos softwares, recebendo arquivos de AutoCAD e Sketchup, por exemplo.
  • Efeitos em 3D: o painel de ferramentas possui vários efeitos para adicionar a textos ou ilustrações dando o efeito 3D, como opções de extrusão, giro e iluminação.
  • Ativação automática de fontes: todas as fontes do Adobe Fonts são disponíveis automaticamente para os seus projetos.

Download InDesing: Passo a passo para baixar gratuitamente

A Adobe é a responsável pelo desenvolvimento do software Illustrator, e permite um teste gratuito do programa com direito a 7 dias gratuitos e uma licença com pagamento mensal de R$90,00.

Você pode utilizar o software no desktop e no iPad com a mesma licença, fazendo parte da Creative Cloud.

Veja abaixo o passo a passo para fazer o download da versão de teste gratuitamente:

Passo 01: Faça uma conta na Adobe

Você deve ter uma conta ativa no site da Adobe para solicitar o acesso de 7 dias de graça do Illustrator.

Porém para solicitar você já deve cadastrar seus dados bancários e confirmar que está ciente que a cobrança começa a ser efetuada após sete dias de teste gratuito.

A Adobe libera uma versão de estudantes e professores, onde a mensalidade fica no valor de R$86,00 para todos os aplicativos da Creative Cloud, incluindo o Illustrator.

Passo 02: Download InDesign

Após selecionar a sua modalidade e preencher todos os dados você terá acesso ao instalador.

Em seguida basta seguir as instruções do instalador, permitindo os acessos e fornecendo o local da instalação.

Quer aprender a utilizar o Illustrator?

O Illustrator é um software que pode fazer parte de diversas etapas de um projeto de arquitetura.

Uma vez que você pode utilizar suas ferramentas para construir plantas humanizadas, vistas e perspectivas com colagens, moodboards e apresentações de projetos.

Para arquitetos e estudantes é fundamental praticar uma boa representação e apresentação de projetos para se destacar no meio profissional ou acadêmico.

Perspectiva de arquitetura
Perspectiva de arquitetura

A Adobe possui diversos softwares que podem se complementar no seu uso, promovendo um trabalho integrado entre programas diferentes.

O Photoshop por exemplo, possui algumas ferramentas similares ao Illustrator e funciona como complemento para finalização e pós-produção de imagens.

Pensando nisso, a Projetou criou o curso de Illustrator para Arquitetura especialmente para você aprender a como aplicar essas ferramentas no seu projeto de arquitetura.

Além disso, se você quiser aprender mais sobre Photoshop, veja o curso completo de Photoshop para Arquitetura.

É fundamental que estudantes e profissionais de arquitetura estejam sempre buscando desenvolver novas habilidades de representação e apresentação de projetos.

Perspectiva de arquitetura
Perspectiva de arquitetura

Aprenda o passo a passo de um dos maiores programas de criação e edição de imagens vetoriais e saiba como aplicar isso nos seus projetos de arquitetura para se destacar no mercado de trabalho.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível aprender mais sobre o Illustrator, entendendo as novas vantagens e o passo a passo completo para o download gratuito.

A finalidade deste artigo é auxiliar estudantes e profissionais a realizar o download do Illustrator e implementar em sua rotina de trabalho de arquitetura.

Se você quer aprender mais sobre isso, a Projetou preparou os cursos de Illustrator e Apresentação de Projetos para você!

Os cursos vão do básico ao avançado, sendo indicados para iniciantes e para quem deseja melhorar sua representação em versões mais avançadas.

Além disso os cursos são ministrados por videoaulas, possuem materiais complementares e garantem certificados reconhecidos pelas principais empresas e universidades brasileiras.