Quem é Frank Gehry

Frank Gehry é um arquiteto que tem sua carreira marcada por projetos de arquitetura desconstrutivista, facilmente reconhecidos.

Suas obras possuem identidade e características muito marcantes, consideradas muitas vezes à frente de seu tempo.

Seu papel na arquitetura é de extrema importância para estudantes e arquitetos que buscam inspiração e autenticidade, imprimindo nos projetos sua essência e visão de mundo.

Frank Gehry
Frank Gehry

Estudar a história pessoal e profissional de Frank Gehry é fundamental para a criação de um repertório arquitetônico e conceitual para melhor interpretar suas próprias ideias.

Pensando nisso, preparamos um artigo sobre a vida e as obras de Frank Gehry.

Como esse artigo foi estruturado

A trajetória de Frank Gehry

Frank Gehry contribui para a arquitetura mundial através do exemplo de seus projetos e ideais. Sua concepção e percepção do mundo transparecem na sua arquitetura de maneira singular.

Por isso, separamos alguns tópicos para você entender melhor sobre a vida e as obras de Frank Gehry:

1929 – 1962

Frank Owen Gehry nasceu em fevereiro de 1929, em Toronto, no Canadá. Sua família tem descendência polonesa e judaica e seu sobrenome de nascimento era Goldberg.

Durante sua infância já se percebia uma inclinação para o campo das artes e arquitetura, uma vez que costumava brincar de construir casas com materiais da loja de seu avô.

Em 1949 iniciou o curso de Arquitetura e Urbanismo na University of Southem California, em Los Angeles e nos anos seguintes teve diversas experiências profissionais.

Após finalizar a faculdade e se casar com Anita Smjder, mudou para Massachusetts, em 1956, para continuar seus estudos na Harvard Graduate School.

Easy Edges,  Frank Gehry
Easy Edges, Frank Gehry

Apesar de não concluir o curso de desenho em Harvard, Ghery continua no ramo da arquitetura e abre seu próprio negócio em 1962, Frank O. Gehry & Associates, onde se dedicava a produção de móveis de papelão ondulado, conhecido como “Easy Edges“.

1962 – 1989

Em 1979 teve seu primeiro projeto de remodelação residencial na casa da sua família em Santa Mônica.

Utilizou um design considerado vanguardista na época, com o uso de aço e outros materiais incomuns em obras desse porte.

Projeto Vitra Design Museum
Projeto Vitra Design Museum

Após esse projeto seu nome ganhou destaque e ao longo dos anos se envolveu em outros projetos como Vitra Design Museum, na Alemanha, em 1989.

1989 – 2022

Nos anos seguintes, Gehry continua a desenvolver projetos reconhecidos mundialmente, como o Museu Guggenheim de Bilbao entre 1992 e 1997.

O complexo de três edifícios na Alemanha em 1996, e o Walt Disney Concert Hall, em 2003, localizado em Los Angeles, Califórnia.

 Walt Disney Concert Hall de Frank Gehry
Walt Disney Concert Hall

Também coleciona diversos prêmios, como o Prêmio Pritzker de 1989, o Prêmio Príncipe das Astúrias de 2014 e a Medalha Presidencial da Liberdade dada em 2016 por Barack Obama.

Atualmente Frank Gehry ainda atua como arquiteto e fortalece seu legado, fortemente estabelecido ao longo de toda a sua carreira.

Qual a importância de Frank Gehry na arquitetura

Frank Gehry construiu um legado dentro da arquitetura desconstrutivista e é considerado um dos maiores nomes do século XX.

Desde seus primeiros trabalhos em seu negócio próprio com os mobiliários Easy Edges, onde produziu 14 diferentes móveis de papelão ondulado, combinando formas e texturas.

A sua visão de mundo e percepção de arquitetura e design já eram impressas em suas obras desde os mobiliários.

Mas na arquitetura, onde realmente se estabeleceu, sua identidade é marcada por formas sobrepostas, linhas e planos desconstruídos e materiais incomuns, como por exemplo o revestimento em titânio.

Frank Gehry
Frank Gehry

Um de seus objetivos na sua arquitetura é intrigar os visitantes para contemplar a arquitetura por si, apesar de sua funcionalidade. Atraindo admiração de uns e criticas de outros, por romper o padrão executado.

Atualmente Frank Gehry possui um curso onde ensina Design e Arquitetura na plataforma MasterClass, inovando o mercado e influenciando arquitetos e designers.

Quais as principais obras de Frank Gehry

Ao longo de sua carreira, se envolveu na produção de diversas edificações, desde residências a museus.

Separamos as três principais obras de Frank Gehry para você entender a aplicação das suas ideias:

1. Casa Gehry

A Casa Gehry é a residência do arquiteto até hoje e se solidificou como uma de suas principais obras por conta da reforma proposta.

A estrutura original da casa que foi comprada pelo arquiteto permanece, recebendo novas estruturas tanto como revestimentos quanto como ampliações.

Casa Gehry
Casa Gehry

A diferença entre o novo e antigo é bem perceptível, e guiou a concepção do projeto, e os materiais utilizados são principalmente madeira, vidro, alumínio e alambrados.

2. Museu Guggenheim de Bilbao

O Museu Guggenheim é um projeto que divide bastante as opiniões de visitantes e arquitetos.

Porém sua finalidade era principalmente a atração de turistas, servindo a arquitetura como contemplativa além de abrigar uma funcionalidade.

Museu Guggenheim
Museu Guggenheim

Isso influenciou não somente o meio arquitetônico mundial, mas a economia e turismo da cidade de Bilbao, na Espanha.

3. Casa Dançante

A Casa Dançante, ou Dancing House, foi construída em 1996 e combina o vidro e o concreto, se encaixando em uma edificação já existente em Praga.

Casa Dançante
Casa Dançante

A ideia é de que sejam dois edifícios volumétricos apoiados um ao outro, inpirados em uma dupla de dançarinos, Ginger Rogers e Fred Astaire.

O projeto contempla mais de 5,4 mil m² e funciona como escritório, coffee shop e restaurante com vista panorâmica.

Conclusão

Ao longo desse artigo foi possível entender melhor sobre Frank Gehry, sua trajetória e importância para a arquitetura brasileira e mundial.

Frank Gehry é considerado um dos maiores nomes da arquitetura, apresentando ao longo de sua carreira obras arquitetônicas, de design de interiores e de escrita.

A finalidade desse artigo é auxiliar o entendimento a respeito da vida e das obras de Frank Gehry, para estudos e referências ou inspirações projetuais.

Contudo é indispensável uma pesquisa mais aprofundada, buscando consultar outros materiais específicos, sendo fundamental observar as principais necessidades do seu projeto de arquitetura.

Se você quer entender mais a respeito de arquitetura, acesse a plataforma da Projetou para encontrar mais de 84 cursos completos com material de apoio e emissão de certificados.