Revit ou Archicad: Para que servem esses softwares
O Revit e o Archicad fazem parte dos softwares que implementam a metodologia BIM como recurso nas suas ferramentas.

Ou seja, esses programas incluem todas as etapas de um projeto de arquitetura, como desenho técnico, detalhamento e modelagem.
Além disso a tecnologia bim também apresenta funções de cálculos e quantitativos, facilitando os orçamentos e reduzindo desperdícios na obra.
A Metodologia BIM está cada vez mais ganhando espaço no mercado entre arquitetos e engenheiros, pois possui diversas vantagens.
Portanto é fundamental que você saiba por onde começar a se especializar para utilizar essa metodologia.
Pensando nisso, preparamos um artigo sobre Revit e Archicad e como escolher o melhor software.
Como esse artigo está estruturado
- Como escolher o melhor software para projetos arquitetônicos
- Metodologia BIM
- Revit
- Archicad
- Revit ou Archicad
- Conclusão
Como escolher o melhor software para projetos arquitetônicos
A metodologia BIM pode ser aplicada de diversas formas em diferentes softwares, logo, a escolha entre o melhor programa para projetos arquitetônicos vai além da comparação de recursos.
Antes de analisar as funções de cada programa é importante que você analise quais são as suas demandas e qual o seu modelo e ritmo de trabalho.
Afinal, todos os softwares têm pontos positivos e negativos e atendem dentro da mesma tecnologia, com foco em integrar as etapas de projeto, aumentando a precisão e compatibilização entre desenhos de maneira automática.

Consequentemente esse modelo reduz erros durante a execução da obra, além de reduzir custos e desperdícios, uma vez que possui tecnologia para cálculos quantitativos.
Dessa forma, a Projetou preparou esse artigo com a finalidade de ajudar você a decidir qual o melhor software para a sua necessidade.
Veja abaixo os tópicos de características entre Revit e Archicad.
Metodologia BIM
A tecnologia BIM (Modelagem de Informação da Construção) é um processo de gerenciamento de projetos e informações, reunindo todas as etapas de um projeto executivo de arquitetura.

Essa plataforma armazena dados multidisciplinares durante todo o ciclo de um projeto, desde a sua concepção até a sua manutenção.
Isso permite maior liberdade na comunicação e colaboração entre profissionais, além de garantir mais precisão e exatidão no projeto como um todo.
Se você ainda não domina essa nova tecnologia, a Projetou preparou o curso de Metodologia BIM especialmente para você. Com o curso você tem acesso a videoaulas que se encaixam no seu ritmo, materiais complementares e certificado de conclusão!
Ao contrário de softwares mais comuns como o AutoCAD, que realiza comandos e desenhos de maneira manual, o BIM apresenta uma solução mais automatizada.
Ao realizar uma alteração em planta baixa, o programa automaticamente atualiza em vistas, cortes e fachadas. Reduzindo o tempo gasto e a margem de erros.
O revit e o archicad são programas que implementam a tecnologia BIM no seu uso. Veja quais os requisitos e como começar a utilizar.
Revit
O Revit é um software mais acessível em diversos sentidos, por exemplo aceitando blocos ou arquivos do autocad, promovendo uma integração e facilitando a transição entre um programa e outro.

Se você ainda não domina esse software, a Projetou preparou o curso de Revit Arquitetônico: do zero ao avançado especialmente para você. Com o curso você tem acesso a videoaulas que se encaixam no seu ritmo, materiais complementares e certificado de conclusão!
É importante que você verifique os seguintes pontos antes de optar por esse software:
Requisitos do sistema
O Revit só pode ser utilizado em sistemas operacionais Windows, não sendo possível seu download em produtos da Apple, com o sistema operacional macOS.
Veja uma lista dos principais requisitos de sistema para o bom funcionamento do revit:
- Placa gráfica: compatibilidade com DirectX 11 e com Shader Model 3, com cores de 24 bits.
- Sistema operacional: Windows 64 bits.
- Processador: núcleo único ou múltiplos núcleos com alta taxa de velocidade de CPU.
- Resolução do monitor: 1280 x 1024 pixels, true color.
- Memória RAM: igual ou superior a 4GB.
Interface
O aprendizado de um novo software e sua implementação em um escritório de arquitetura depende da sua interface e sua didática e receptividade.
Uma vez que a transição entre softwares precisa integrar diferentes formatos para facilitar a adaptação.

O revit é bastante flexível para customização da área de trabalho, sendo possível instalar extensões e plugins para complementar suas funções.
Aplicação em projetos de arquitetura
É importante que você veja as aplicações práticas do software antes de decidir implementar ele no seu trabalho, uma vez que os resultados devem estar de acordo com a sua expectativa.
O Revit possui todas as ferramentas para um projeto completo de arquitetura, permitindo modelagem e renderização dentro da própria plataforma.

Os modelos podem ser mais humanizados, facilitando a compreensão dos clientes na hora da entrega e apresentação de projeto.
Archicad
O Archicad já é o software mais utilizado para arquitetura em países da Europa, e está se popularizando cada vez mais no Brasil.

Dessa forma é fundamental que você conheça e saiba acompanhar as evoluções do mercado de trabalho.
Se você ainda não domina esse software, a Projetou preparou o curso de Archicad 23 do básico ao avançado especialmente para você. Com o curso você tem acesso a videoaulas que se encaixam no seu ritmo, materiais complementares e certificado de conclusão!
Preparamos uma lista com os principais pontos que devem ser observados antes de implementar o Archicad no seu trabalho:
Requisitos do sistema
O Archicad é um software mais leve em comparação com outros como o Revit, exigindo menos configurações do seu computador.
As configurações recomendadas são:
- Placa gráfica: 4GB de VRAM OpenGL 4.0
- Sistema operacional: Windows 10 64 bits e macOS 10.15
- Processador: Intel Core i7 ou AMD Ryzen 7
- Resolução do monitor: 1920×1080 pixels.
- Memória RAM: igual ou superior a 8GB.
Interface
A interface do Archicad é mais minimalista e limpa em comparação com os softwares da Autodesk, tendo a possibilidade de customização e flexibilidade de ícones.

Em contrapartida isso pode dificultar a aprendizagem, pois não é tão didático quanto o Revit, por exemplo.
Para modelagem de geometrias mais complexas o Archicad apresenta como solução a integração com o software Rhino, que permite mais liberdade em 3D.
Aplicação em projetos de arquitetura
O Archicad entrega como produto final projetos executivos de arquitetura completos, com modelagem e renderização.

Alguns processos finais de projeto de arquitetura são facilitados com a numeração de páginas automática e criação de padrão de hachuras.
Revit ou Archicad
Como foi abordado ao longo desse artigo, a escolha entre Revit ou Archicad é relativa e pessoal, sendo necessária uma análise prévia da sua demanda e ritmo de trabalho.

Ambos os softwares possuem pontos positivos e negativos que podem se aplicar nos seus projetos de diferentes formas.
Preparamos uma lista com as principais características de cada programa para que você consiga decidir entre revit ou archicad.
| Revit | Archicad |
| Didático | Processos automáticos |
| Integração com AutoCAD | Integração com Rhino |
| Customização da área de trabalho | Criação de modelos complexos |
Conclusão
Ao longo desse artigo foi possível entender a diferença entre Revit e Archicad e saber como escolher o melhor software.
A finalidade deste artigo é auxiliar o entendimento a respeito de projetos executivos de arquitetura entre dois dos principais programas com a tecnologia BIM.
Se você quer aprender mais sobre projetos executivos de arquitetura e metodologia BIM, a Projetou preparou os cursos de Revit e Archicad especialmente para você.
Os cursos vão do básico ao avançado, sendo indicados para iniciantes e para quem deseja melhorar sua representação em versão mais avançadas.
Além disso os cursos são ministrados por videoaulas, possuem materiais complementares e garantem certificados reconhecidos pelas principais empresas e universidades brasileiras.
