A evolução do ensino a distância na arquitetura

Ao longo dos anos observou-se uma grande evolução da tecnologia em diversos aspectos e áreas da nossa vida. O ensino a distância, como na arquitetura por exemplo, é uma das áreas que ganhou mais força durante o momento de quarentena devido ao COVID-19.

Assim como videolocadoras, táxis e restaurantes estão se adaptando às novas formas de atendimento, as faculdades e escolas também estão passando por mudanças que podem revolucionar o ensino e, consequentemente, o mercado de trabalho.

O EAD (ensino a distância) iniciou em 1904, com a criação do primeiro curso por correspondência. Mas os primeiros cursos online só foram lançados na década de 1990, quando o MEC (Ministério da Educação) criou a Secretaria de Educação a Distância.

Devido aos decretos de isolamento social, o ensino a distância ficou mais comum, desse modo sendo implementado nas escolas, faculdades e instituições de ensino gerais.

Preparamos um artigo completo para que você entenda como o ensino a distância está transformando a arquitetura.

Como esse artigo está estruturado

É possível cursar arquitetura e urbanismo no modelo de ensino a distância?

O curso de arquitetura e urbanismo exige práticas e atividades que precisam de uma experiência presencial. Dessa forma muitas graduações que priorizavam o ensino a distância, mesclam com aulas presenciais.

O MEC (Ministério da Educação) é o único órgão responsável pela fiscalização e aprovação de cursos superiores presenciais e a distância.

Desse modo, a instituição de ensino realiza uma avaliação interna, externa e de alunos para alcançar a aprovação do MEC com notas boas ou razoáveis.

Avaliação ensino a distância
Avaliação ensino a distância

Para cursos EAD é realizada a mesma avaliação, como forma de garantir a mesma qualidade do ensino, uma vez que o diploma tem o mesmo valor, seja adquirido de forma presencial ou a distância.

Se você está analisando a possibilidade de iniciar uma graduação em arquitetura e urbanismo a distância ou está se adaptando ao novo modelo de ensino, veja as vantagens e desvantagens:

VANTAGENSDESVANTAGENS
Flexibilidade de horáriosAtividades práticas
Menores gastosSoftwares
Praticidade
Revisão de conteúdo

1. Vantagens do Ensino a Distância na Arquitetura

1.1 Flexibilidade de horários

Esse é com certeza um dos pontos mais importantes sobre o ensino a distância, uma vez que muitos optam por esse modelo devido ao pouco tempo disponível para aulas presenciais.

Pois você tem a liberdade de adequar os estudos à sua rotina, podendo dividir as aulas ou se dedicar a elas apenas alguns dias na semana.

Ensino a distância
Ensino a distância

1.2 Menores gastos

Os valores de mensalidade para ensino a distância são geralmente mais baratos do que para aulas presenciais, porém além disso você também pode levar em consideração outros gastos que teria com o ensino presencial.

Ensino presencial
Ensino presencial

Por exemplo o material físico, como xerox e livros que podem ser substituídos por arquivos em PDF que devem ser disponibilizados pela instituição.

1.3 Praticidade

A possibilidade de poder levar seu ensino a qualquer lugar é uma grande vantagem. Principalmente para aqueles que moram em cidades menores e que precisariam se mudar para cursar presencialmente.

Ensino a distância
Ensino a distância

1.4 Revisão de conteúdo

Com o ensino a distância você tem a opção de manter as aulas gravadas para poder reassistir a qualquer momento, assim você pode fazer revisões, tirar dúvidas ou anotar o conteúdo.

Ensino a distância
Ensino a distância

É ideal para que você adeque ao seu ritmo, podendo acelerar ou diminuir a velocidade das aulas e aprender no seu tempo.

2. Desvantagens do Ensino a Distância na Arquitetura

2.1 Atividades práticas

Arquitetura e urbanismo têm muito conteúdo voltado para atividades práticas, ou seja, que exigem conhecimentos presenciais em muitas áreas.

Acompanhamento de obras
Acompanhamento de obras

Por exemplo, muitos profissionais atuam com acompanhamento de obras, que é um serviço realizado presencialmente. Durante um curso a distância todo o conhecimento teórico é passado, mas você pode sentir falta de práticas presenciais, que são essenciais no mercado de trabalho.

2.2 Softwares

Atualmente os projetos são todos feitos no computador, através de softwares como AutoCAD, Revit ou ArchiCAD. O aprendizado desses softwares é feito por videoaulas práticas, onde o professor está executando comandos e você pode reproduzir no seu computador.

Desenho técnico de arquitetura
Desenho técnico de arquitetura

No entanto podem existir dificuldades ou dúvidas que provavelmente só serão respondidas após a finalização da demonstração prática. No ensino presencial essas respostas seriam mais rápidas e diretas.

Mas caso você opte pelo ensino a distância ou mesmo no ensino presencial, esteja tendo dificuldade com os softwares utilizados, a Projetou possui mais de 70 cursos para melhorar o seu desenvolvimento profissional. Clique aqui para conhecer mais.

Como se planejar para ser mais produtivo no ensino a distância?

Mesmo com todas as estratégias e opções disponíveis nas universidades que promovem o ensino a distância de arquitetura é necessário o comprometimento e a dedicação de cada aluno.

Para os que estão habituados com o modelo de ensino presencial e precisam se adaptar ao ensino a distância existem alguns obstáculos que devem ser vencidos com planejamento e foco.

Preparamos algumas dicas para você se preparar para o ensino a distância na arquitetura, caso esta seja sua opção:

  1. Use a flexibilidade ao seu favor
  2. Crie uma rotina de estudos
  3. Tenha um ambiente adequado
  4. Seja comprometido

1. Use a flexibilidade ao seu favor

Analise a sua produtividade e foco ao longo do dia e perceba em quais momentos você está mais propício a se concentrar em uma atividade da sua graduação.

Ensino a distância
Ensino a distância

Poder escolher o melhor horário para assistir as aulas é uma flexibilidade muito positiva, pois dessa forma você se dedica aos estudos no melhor momento.

2. Crie uma rotina de estudos

Com tanta liberdade e flexibilidade, é fundamental que você tenha disciplina com seus estudos e crie uma rotina regrada, para manter um bom ritmo de estudo.

Ensino a distância
Ensino a distância

Quando você identificar o melhor horário para seus estudos, mantenha esse padrão para estabelecer uma boa frequência durante a semana.

3. Tenha um ambiente adequado

Aulas presenciais tem um ambiente pensado para estudos e concentração, mas no ensino a distância isso fica como sua responsabilidade.

O ideal é separar um espaço no seu quarto ou escritório para assistir as aulas sem ser interrompido. Busque um local que não tenha muito barulho ou movimentação, pois fica mais fácil de focar.

Escritório de home office
Escritório de home office

Você também pode buscar estratégias de concentração, como por exemplo uma música ambiente ou fones de ouvido. O cérebro associa cheiros e sons a atividades, então você pode preparar o ambiente pensando nisso também.

4. Seja comprometido

O ensino a distância não possui a cobrança presencial da maior parte dos cursos, onde o professor está sempre relembrando e cobrando as atividades e testes.

Portanto, você deve ser comprometido com seus estudos e ter a responsabilidade de cumprir com todos os prazos estabelecidos.

Planejamento de estudos
Planejamento de estudos

Ter um caderno ou um planner para anotar todos esses compromissos pode ajudar, dessa forma você tem uma rotina mais organizada e planejada, poupando tempo e cumprindo com todas as suas obrigações acadêmicas.

O mercado de trabalho online na arquitetura

Durante o isolamento social o mercado de trabalho da arquitetura também apresentou mudanças.

Uma grande parte do trabalho que envolve um projeto arquitetônico também pode ser feita a distância ou por chamadas de vídeo, como por exemplo projeto executivo, imagens renderizadas e apresentações de projeto.

Dessa forma, o home office tem uma perspectiva de crescimento muito grande para os próximos anos.

Home office
Home office

Se você tem interesse nesse modelo de trabalho, pode se preparar separando um ambiente adequado para o seu trabalho e investindo em um bom equipamento, que pode servir tanto para os estudos, quanto para o trabalho.

Conclusão

O ensino a distância está transformando a arquitetura e o urbanismo em muitos aspectos, e você deve saber como acompanhar para se destacar como aluno e arquiteto.

Além da sua graduação, é importante investir em cursos de especialização prática que também podem ser feitos a distância, como os cursos da Projetou.

Dessa forma você consegue se dedicar aos estudos e ao seu trabalho de maneira remota e encaixar todos esses compromissos na sua rotina com flexibilidade.