Por que é importante conhecer os ensinamentos dos maiores arquitetos brasileiros?

Durante a faculdade de arquitetura muitos ensinamentos são passados através de exemplos e obras de arquitetos renomados no Brasil e no mundo.

Portanto, para iniciar uma carreira na arquitetura também é fundamental que você saiba ouvir conselhos e continuar aprendendo com profissionais que fizeram e fazem história ao longo de suas jornadas na arquitetura.

Se você sonha em abrir seu próprio escritório e ser destaque na área em que atua, você deve saber reconhecer e respeitar a experiência de profissionais que também já se destacaram.

Os conhecimentos teórico e prático se completam para construir um bom profissional de arquitetura, dessa forma, é importante que você busque aprender tanto com conselhos quanto com as obras de maior sucesso.

Por isso preparamos um artigo sobre os maiores arquitetos brasileiros e quais são seus ensinamentos.

Como esse artigo está estruturado

A arquitetura brasileira

A história da arquitetura no Brasil possui muita influência europeia, uma vez que antes do território brasileiro receber os portugueses a cultura da arquitetura brasileira era apenas habitacional.

Enquanto Brasil era colônia portuguesa os investimentos em arquitetura eram poucos e de caráter provisório, já que o maior interesse era de exploração e exportação para Portugal, onde deveria ser o centro das riquezas.

A primeira edificação do Brasil foi na Bahia, em 1551. O responsável pela obra que só terminou em 1624 foi Garcia D’Ávilla e seu neto Francisco Dias D’Ávilla.

Castelo Garcia D'Ávilla, obra de arquitetos brasileiros
Castelo Garcia D’Ávilla

O Castelo Garcia D’Ávilla tem características medievais e renascentistas, e a mão de obra para sua construção foi inteiramente de Portugal.

Ao longo dos anos surgiram novas necessidades e com isso uma nova visão de arquitetura. Por exemplo a arquitetura sacra, que surgiu por motivação religiosa.

A primeira capela do Brasil foi a Igreja de São Francisco de Assis, que fica em Porto Seguro e foi fundada por dois frades e construída com mão de obra indígena. A capela entrou em processo de ruínas em 1730 e teve a imagem de São Francisco transferida para a Igreja de Nossa Senhora da Pena.

Ruínas de Igreja de São Francisco de Assis, obra de arquitetos brasileiros
Ruínas de Igreja de São Francisco de Assis

Aos poucos a arquitetura foi ganhando mais ornamentos, com obras que fizeram parte do estilo barroco e rococó.

No século XIX as edificações já mostravam traços franceses do estilo neoclassicista. E no fim do século já existiam referências românticas e historicistas nas obras.

O estilo eclético predominou as edificações por bastante tempo, até serem criadas as escolas de arquitetura e a expansão dos profissionais da área.

Com o tempo novas edificações surgiram, trazendo referências e tecnologias construtivas novas, para construir pouco a pouco a nossa própria cultura e identidade arquitetônica.

Os principais arquitetos brasileiros e suas obras

Ao longo dos anos a arquitetura brasileira foi se aprimorando e trazendo cada vez mais obras com identidade própria e que atendesse as necessidades locais.

Os primeiros arquitetos brasileiros enfrentaram o desafio de produzir uma arquitetura voltada para o Brasil, porém ainda muito marcada por referências europeias, principalmente portuguesas.

Atualmente podemos criar um repertório arquitetônico muito rico com obras de diferentes épocas e características.

Separamos os cinco principais arquitetos brasileiros e suas obras mais marcantes:

  1. Oscar Niemeyer
  2. Lina Bo Bardi
  3. Lúcio Costa
  4. Burle Marx
  5. Paulo Mendes da Rocha

1. Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares é sem dúvidas um dos mais memoráveis arquitetos brasileiros. Ele se formou na Escola Nacional de Belas Artes sob direção de Lúcio Costa, em 1934, e logo em seguida começou a atuar profissionalmente.

Iniciou sua carreira no escritório de Lúcio Costa um ano depois, onde conseguiu diversas oportunidades, como a participação no projeto do Ministério da Educação e Saúde, o Pavilhão do Brasil em Nova York e o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte.

Porém é somente em 1956 que ele é convidado para projetar a nova capital do Brasil, projeto pelo qual é referência até os dias de hoje.

Congresso Nacional, obra de arquitetos brasileiros
Congresso Nacional

O Plano Piloto foi realizado após um concurso entre diversos arquitetos, com o objetivo de planejar a nova capital do Brasil.

Além da beleza de todas as obras, há a funcionalidade e as novas tecnologias arquitetônicas que servem de aprendizado até hoje nas universidades e escolas de arquitetura.

Um desses ensinamentos é sobre o conforto térmico, tanto das edificações quanto da cidade, que foi implementada próxima ao Lago Paranoá, de maneira que a ventilação trouxesse mais umidade ao ar de Brasília.

Plano Piloto, obra de arquitetos brasileiros
Plano Piloto

Uma de suas frases mais marcantes sobre seu processo criativo é:

“De Pampulha a Brasília eu segui o mesmo caminho, preocupado com a forma nova, com a invenção arquitetural. Fazer um projeto que não representasse nada de novo, uma repetição do que já existia, não me interessa. E nesse sentido, até Brasília eu caminhei.”

Oscar Niemeyer.

Apesar de considerar vários arquitetos como referências para seus projetos, lembre-se sempre de manter a autenticidade e colocar a sua identidade nos projetos.

Utilizando a inovação como aliado você tem mais chances de se destacar no mercado e construir uma carreira reconhecível na arquitetura.

2. Lina Bo Bardi

Achilina Bo foi uma arquiteta italiana naturalizada brasileira após a segunda guerra mundial, e se tornou uma das maiores referências em arquitetura moderna brasileira.

Lina se formou em Roma, mas iniciou sua carreira em Milão, onde trabalhou em revistas de arquitetura e em seu próprio escritório até a segunda guerra, quando tem seu local de trabalho bobardeado.

Em 1946 vem para o Brasil e se naturaliza em 1951, onde trabalha até o fim dos seus dias, em 1992.

MASP, obra de arquitetos brasileiros
MASP

Sua carreira foi tema e referência para diversos debates sobre cultura, sustentabilidade e arquitetura acessível e popular, como ela mesma declarou ser sua preferência projetual, quando disse:

“Tenho horror em projetar casas para madames, onde entra aquela conversa insípida em torno da discussão de como vai ser a piscina, as cortinas (…) Gostaria muito de fazer casas populares.”

Lina Bo Bardi.

Suas obras mais conhecidas são o Museu de Arte de São Paulo e a Casa de Vidro, originalmente casa de Lina e seu marido.

Casa de vidro, obra de arquitetos brasileiros
Casa de vidro

Lina valorizava a cultura popular e acreditava que o simples era belo. Sua vida e suas obras podem servir como partido arquitetônico para diversos tipos de projetos, sempre com o objetivo de atender às necessidades de maneira direta e sem muitos adornos. 

“Há um gosto de vitória e encanto na condição de ser simples. A finalidade da casa é a de proporcionar uma vida conveniente e confortável, e seria um erro valorizar demais um resultado exclusivamente decorativo.”

Lina Bo Bardi

3. Lúcio Costa

Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima Costa foi um arquiteto, urbanista e professor de arquitetura com dupla nacionalidade.

Apesar de nascer na França, passou a maior parte da sua vida no Brasil, onde construiu sua carreira.

Devido ao trabalho de seu pai, Lúcio morou em diversos países e construiu uma formação pluralista, experienciando várias culturas.

Profissionalmente atuou em muitas obras com Oscar Niemeyer, como o Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro e o Plano Piloto de Brasília.

Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro, obra de arquitetos brasileiros
Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro

Sua arquitetura é voltada principalmente para a funcionalidade e o propósito, atendendo tudo de maneira direta e objetiva.

“Arquitetura é antes de mais nada construção, mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.”

Lúcio Costa

4. Burle Marx

Roberto Burle Marx foi um dos paisagistas mais renomados no Brasil, responsável por trazer à nossa cultura o paisagismo moderno.

Apesar de não ser formado em arquitetura e urbanismo, Burle Marx exercia funções de paisagista e designer, além de atuar como artista plástico.

Burle Marx também levantou pautas de grande importância para o meio ambiente, lutando pela preservação das florestas tropicais e estudando os biomas brasileiros.

Mais de trinta plantas levam seu nome, entre as diversas espécies que ele descobriu entre duas expedições.

Terraço Jardim do Ministério de Educação e Saúde do RJ, obra de arquitetos brasileiros
Terraço Jardim do Ministério de Educação e Saúde do RJ

Uma das frases que mais descreve sua trajetória no paisagismo é:

“Não tenho medo de errar. Erro a gente pode corrigir. Tenho medo é da fórmula. Se eu fosse tentar fazer uma coisa perfeita, nem tentaria começar. O importante é ter curiosidade.”

Burle Marx
Jardim Burle Marx, obra de arquitetos brasileiros
Jardim Burle Marx

Além disso ele relembra da importância de projetar de acordo com as demandas, quando diz que:

“Sem compreender as necessidades de uma cidade e, principalmente sem compreenders as funções das áreas verdes, o paisagista não poderá realizar jardins.”

Burle Marx

5. Paulo Mendes da Rocha

Paulo Archias Mendes da Rocha foi um dos arquitetos modernistas liderado por Vilanova Artigas. Ao longo de sua carreira assumiu a arquitetura contemporânea brasileira e foi muito premiado, recebendo inclusive o Prêmio Pritzker.

Pinacoteca do Estado de São Paulo, obra de arquitetos brasileiros
Pinacoteca do Estado de São Paulo

Paulo acreditava na autenticidade da arquitetura brasileira e seus projetos ressaltam isso.

“No Brasil temos uma boa chance de produzir arquitetura que é diferente da europeia e de outros lugares. Este é um bom momento para construirmos de uma nova forma e explorar as possibilidades que a arquitetura brasileira pode se tornar.”

Paulo Mendes da Rocha
Museu Brasileiro da Escultura, obra de arquitetos brasileiros
Museu Brasileiro da Escultura

Sua arquitetura foi muito influenciada pelo brutalismo, e difundiu o conceito de verdade estrutural, quando a arquitetura tem soluções formais com um alto custo social e econômico, criando uma edificação crua e limpa.

Como aprender com as obras dos maiores arquitetos brasileiros

Após conhecer a história da arquitetura brasileira e os principais arquitetos que construíram obras de grande destaque no país, você pode identificar com quais características arquitetônicas você se encaixa.

A criação da sua identidade arquitetônica é fundamental para o início da sua carreira na arquitetura, seja na área de paisagismo, arquitetura comercial ou design de interiores.

Escolha suas principais inspirações e busque referências para os seus projetos. Mas lembre-se sempre de projetar de acordo com as necessidades dos seus clientes.

Ter sua identidade arquitetônica te ajuda a ser reconhecido e ter mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Conclusão

A arquitetura brasileira passou por longos anos de história para se construir e permitir a liberdade criativa que temos hoje.

Os estilos arquitetônicos ainda estão se desenvolvendo e criando cenários da arquitetura tanto no Brasil quanto no mundo.

Os novos arquitetos e urbanistas possuem o papel de fazer parte da criação dessa história e servir como inspiração para futuras gerações.

Lembre-se que as especializações em arquitetura são de extrema importância para o correto desenvolvimento de projetos que devem ser funcionais para hoje e referência para o futuro. A Projetou oferece mais de 70 cursos de especialização prática em arquitetura.