Paginação de pisos, o que é e como fazer?

Projeto de interiores com paginação do piso

O que é Paginação?

Paginação de pisos é o planejamento necessário para a escolha do tamanho, quantidade, cor e disposição das peças de piso a serem instaladas em um projeto, sejam elas de cerâmica, pedra, porcelanato, madeira e outras. Normalmente faz parte do detalhamento de projetos executivos de interiores. 

Por que fazer a paginação de pisos corretamente?

A paginação é responsável pela orientação do assentamento dos pisos no ambiente e fornece a metragem da área de cada item e, consequentemente, a quantidade necessária do material.

Um bom projeto de paginação contribui com a acessibilidade, estética, conforto ambiental, permeabilidade (áreas externas), resultados mais harmoniosos, facilidade e rapidez na instalação, sustentabilidade e economia para que não haja desperdício de material.

Etapas do Processo

O processo da paginação de pisos é realizado a partir do desenho das peças com formato e dimensões escolhidas na planta. A escolha do piso depende do tipo, tamanho, cor, fabricante e etc. 

Ao desenhar a paginação deve-se priorizar a instalação de peças inteiras nas áreas de maior circulação e deixar as peças cortadas em locais com menos visibilidade como em cantos, atrás das portas ou embaixo de bancadas e marcenarias. 

Na maioria dos casos, a paginação dos pisos é iniciada a partir da porta principal do ambiente. Na paginação de piso com placas de cerâmica, devem ser iniciadas a partir do fundo para que o instalador não pise sobre elas depois de instaladas. Assim, evita-se o desalinhamento, afundamento ou até a quebra das peças.

Paginação de piso

Após definir a metragem necessária para o projeto, recomenda-se adquirir 10% a 15% a mais para eventuais cortes, quebras ou futuras reformas, caso o produto não esteja mais disponível no mercado com a mesma tonalidade ou textura. 

Tipos de paginação de pisos

A escolha do tipo da paginação é uma das etapas mais importantes do projeto pois cada tipo terá um desenho e metragem diferente em cada ambiente. 

Os tipos são a reta, vertical ou horizontal, diagonal, espinha de peixe, escama de peixe, dama e transpassado.

Detalhamento e paginação do piso, Vertical
Vertical
Horizontal
Detalhamento e paginação do piso, Diagonal
Diagonal
Detalhamento de interiores, Espinha
Espinha
Detalhamento e paginação do piso, Escama
Escama
Detalhamento e definição do piso, Dama
Dama
Detalhamento de interiores, piso transpassado
Transpassado

Qual Software Usar?

Os programas mais utilizados para a realização da paginação de pisos são os softwares de desenho e projetos como AutoCad, Revit, Sketchup e outros.

Atualmente, um dos softwares mais utilizados nos grandes escritórios de arquitetura é o Autodesk Revit (Aprenda utilizar o Revit), por conter ferramentas mais avançadas e de maior produtividade para desenvolvimentos de projetos arquitetônicos.

Você pode aprender a desenvolver projetos de detalhamento e projetos executivos em um de nossos cursos online:

Revit Arquitetônico: do Zero ao Avançado

Projetos de aprovação utilizando o Revit Architecture

Ver todos os cursos

Dicas Importantes

  • Planta de paginação de piso no projeto executivo e no detalhamento de interior pelos arquitetos.
  • A paginação bem planejada oferece sensação de maior amplitude em ambientes pequenos
  • Utilização de peças lisas e claras para ampliar o espaço do ambiente.
  • Priorizar o uso de peças inteiras nas áreas de maior circulação e deixar as peças cortadas para áreas de menor visualização.
  • Quando o assentamento for tipo convencional calcula-se 10% a mais de produto e 15% quando for em diagonal.

Como se preparar para fazer paginação de pisos?

Bom, agora que você já sabe o processo da paginação de piso vou te explicar como começar. 

Aqui na Projetou.com.br possuímos dezenas de cursos voltados para a capacitação de arquitetos para a prática da profissão.

Você poderá aprender a realizar a paginação de pisos e muito mais em nossos cursos de Detalhamento de Projetos de Interiores, onde você aprenderá, na prática, a criação de plantas, vistas e detalhamentos de um projeto residencial.

Além disso, todo o curso é praticado dentro das normas estabelecidas por lei, documentação e estruturação do caderno de detalhamento que são necessários para a execução da obra. 

Ao final do curso você estará apto para criar projetos de detalhamento de interiores com segurança e profissionalismo, e ainda conquistará um Certificado de Conclusão para o currículo.

Equipe Projetou Equipe Projetou