Projetos de apartamentos pequenos: dicas para arquitetos

Imagem de capa - Projetos de apartamentos pequenos dicas para arquitetos

Apartamentos pequenos são uma realidade cada vez mais comum, especialmente nas grandes cidades. E nosso trabalho, enquanto arquitetos, é buscar soluções inteligentes e práticas para tornar o ambiente o mais funcional e aconchegante possível, apesar do pouco espaço.

Um projeto desse tipo deve ser analisado, pois exige cuidados extras. Pensando nisso, nós da Projetou temos algumas dicas para projetos de apartamentos pequenos. Confira!

Proponha revestimentos claros e monocromáticos

A construção de um ambiente monocromático e em tons claros é um conhecido artifício para fazer um espaço parecer maior do que ele é. As cores claras refletem a luz e, por isso, passam a sensação de amplitude. Tons como branco, cores pastel ou cinza são opções perfeitas para utilizar em projetos de apartamentos pequenos. Vale também brincar com diferentes texturas e materiais, porém trabalhando sempre na mesma paleta.

Para injetar alguma cor, a melhor forma é manter a base do ambiente simples, neutra e, a partir daí, adicionar alguma cor com os itens decorativos e demais elementos que compõe o ambiente.

Use espelhos

Imagem 2 - Projetos de apartamentos pequenos dicas para arquitetos

Usar espelhos em ambientes pequenos é, sem dúvidas, um dos truques mais antigos e mais utilizados por arquitetos e decoradores. Os espelhos são ótimos para deixar um apartamento visualmente mais aberto e arejado. A utilização deles, além de ampliar a iluminação, cria profundidade ao refletir as linhas do ambiente e, graças a essa ilusão de ótica, existe a percepção de que o espaço é maior.

Por isso, vale usar desde espelhos colocados estrategicamente nos cômodos até mesmo uma parede inteira espelhada. As variadas impressões geométricas e lineares podem favorecer a ilusão de comprimento e largura em um apartamento pequeno.

Não bloqueie a entrada de luz no apartamento

Como dito anteriormente, a luz é muito importante em um espaço. Seja refletida em espelhos, nas cores claras dos revestimentos, na iluminação ou a entrada de luz natural: a claridade é importante para garantir amplitude. Se o apartamento já é pequeno, você deve evitar ao máximo a sensação de aperto e a existência de cantos escuros.

Por isso, evite bloquear ou obstruir as janelas e entradas de luz. Dê preferência a cortinas e persianas de materiais leves e, caso seja necessário instalar proteções nas janelas, busque telas ao invés de grades.

Leia também: O que nunca fazer em um projeto de detalhamento de interiores

Trabalhe com espaços integrados

Imagem 3 - Projetos de apartamentos pequenos dicas para arquitetos

Um apartamento pequeno precisa atender todas as necessidades, apesar da pouca metragem. Assim, integrar os ambientes e unificar diferentes áreas é uma solução para aumentar a multifuncionalidade e a sensação de amplitude.

É para isso que foram criadas as cozinhas americanas, por exemplo. Com o uso de uma ilha para cozinhar, a bancada em volta pode ser usada como apoio e, ao mesmo tempo, substitui uma mesa de jantar. Quanto menos paredes e interrupções houver em um ambiente, maior será a amplitude, afinal, isso facilita a passagem de luz.

Outra forma de acentuar a continuidade dos espaços é o uso de revestimentos únicos, como pisos iguais, teto no mesmo nível e iluminação linear. A decoração e a composição das cores também deve ser coesa nos ambientes integrados, sem grandes contrastes.

Projetar um apartamento pequeno pode ser um desafio, mas é também uma forma de colocar em prática idéias funcionais e inovadoras. Confira nosso curso de Métodos e Processos Criativos para Arquitetura e Design, que traz dicas essenciais para exercitar a criatividade diariamente.

Não deixe de conferir também os demais cursos da Projetou, que enriquecem seus conhecimentos com aquilo que o mercado mais valoriza!

Leia também: Em quais carreiras um arquiteto pode se especializar?


Banner Blog Proj Luminotc
Equipe Projetou Equipe Projetou