Em quais carreiras um arquiteto pode se especializar?

Imagem de capa - Em quais carreiras um arquiteto pode se especializar - Blog Projetou

O mercado da arquitetura é bastante amplo! São tantas opções que até mesmo os mais experientes arquitetos podem ficar em dúvida sobre qual novo ramo escolher ou então os recém-formados sem conhecer tudo que podem fazer com seu diploma.

Para te ajudar, nós da Projetou escolhemos as carreiras mais promissoras, em alta e rentáveis nas quais um arquiteto pode se especializar. Confira:

Projetos

É a área mais comum na arquitetura e abrange projetos arquitetônicos, ou seja, a parte escrita e material do espaço imaginado. São constituídos, em geral, pelas plantas de cobertura, planta baixa, cortes, elevações superiores e o layout gráfico. O profissional desta área visa solucionar problemas de casas, prédios, comércios e afins, atendendo normas e trabalhando de maneira sustentável e responsável, com o melhor custo-benefício.

Acompanhamento de obras

A presença de arquitetos no canteiro de obra vem sendo cada vez mais requisitada, para garantir maior qualidade na execução das atividades. Aqui, o profissional é responsável também por acompanhar e administrar a obra, de forma que ela saia conforme o projeto, realizando visitas periódicas, orientando os profissionais da construção, trabalhando na avaliação do terreno e na administração dos prazos.

Paisagismo

Imagem 2 Paisagismo - Em quais carreiras um arquiteto pode se especializar - Blog Projetou

É a criação de projetos de áreas verdes, que englobam a paisagem e as partes externas das edificações. Os espaços livres urbanos são um dos principais campos de atuação do arquiteto paisagista. Se você gosta de trabalhar na natureza, em parques e jardins, não deixe de conferir nosso curso de Projetos de Paisagismo de Pequeno Porte.

Esses profissionais realizam a gestão das águas pluviais, restaurações ambientais, projetam áreas de lazer e toda a infraestrutura relacionada e são responsáveis por analisar o local de construção em termos de topografia e legislação.

Planejamento urbano

Essa importante vertente da arquitetura abrange o planejamento de regiões diversas, como conjuntos habitacionais, bairros e até mesmo cidades inteiras, sempre buscando soluções sustentáveis que garantam infraestrutura, bem-estar e qualidade de vida à população.

Esse segmento está em constante expansão, uma vez que o crescimento populacional causa novos problemas urbanos. Por isso, pensar no desenvolvimento organizado e ambientalmente correto das cidades é cada vez mais urgente e exige muita criatividade.

Conheça o curso “Métodos e Processos Criativos para Arquitetura e Design”

Restauração

Existem basicamente dois tipos de restauração: aquela que visa refazer a estrutura original, mimetizando a construção antiga, e aquela que aproveita a estrutura anterior para construir algo novo. Ambas podem ser uma boa opção para quem é apaixonado por história. O arquiteto que restaura edifícios não apenas repara as construções, mas também cuida de documentos, obras e objetos importantes.

Arquitetura promocional

Imagem 3 Arquitetura Promocional - Em quais carreiras um arquiteto pode se especializar - Blog Projetou

Essa área está em ascensão e pode ser do interesse de profissionais que gostam de marketing  ou curadoria de eventos. A arquitetura promocional abrange eventos, feiras e projetos comerciais, trabalhando na criação de stands, decoração de lojas, vitrines e qualquer projeto destinado à divulgação de marcas. O Brasil atualmente é o país que mais recebe eventos na América Latina, mas ainda assim a demanda por profissionais qualificados é maior que a oferta. Por essa razão, esta ramo pode ser uma boa oportunidade de crescer no mercado e se tornar referência.

Área acadêmica

As melhorias tanto em ferramentas para o trabalho quanto em soluções modernas e inteligentes para os ambientes são possibilitadas pela participação de arquitetos na área acadêmica. Esse segmento pode ser ideal para quem busca desenvolver pesquisas, lecionar e até maior estabilidade econômica. O diploma de arquiteto permite que o profissional atue como professor ou pesquisador, seja ministrando aulas, atuando em congressos ou publicando artigos científicos.

Projetos de iluminação

A iluminação tem grande impacto no desenvolvimento de ambientes em geral, principalmente de residências e locais de trabalho, além de ser uma questão amplamente debatida quanto à sustentabilidade. Arquitetos podem se especializar em Design de Iluminação, sendo responsáveis por balancear funcionalidade e estética, realizando cálculos, escolhendo lâmpadas e executando as demais atividades que envolvam a luz do espaço.

Leia também: O que ninguém te conta sobre se formar em arquitetura

Arquitetura extrema

Ambientes extremos são aqueles cujas condições dificultam a vida no local. E a arquitetura extrema busca soluções para situações como áreas alagadas, desertos, lugares de nevasca intensa, ambientes atingidos por catástrofes naturais ou por ondas de calor, dentre outros.

O arquiteto desse segmento deve trabalhar com alternativas econômicas e inteligentes de projetos, para atender às necessidades básicas da população local de forma acessível. Assim, essa especialização é uma maneira de se adaptar ao futuro do planeta e também de ajudar pessoas em situação de risco.

Empreendedorismo

Empreender na área de arquitetura é o sonho de muitos profissionais que buscam autonomia. Os arquitetos são habituados com a resolução de problemas e o pensamento criativo, o que pode ser uma vantagem competitiva.

Mas começar o próprio negócio é sempre um grande desafio. Abrir um escritório ou empresa de arquitetura é um passo que exige planejamento e conhecimento do mercado. Por isso, é preciso investir em conhecimento sobre negócios e marketing. Confira o curso de Branding e Gestão de Marca para Arquitetos, para melhorar sua gestão, e também o de Marketing Digital para Arquitetos e saiba como divulgar seu empreendimento.

Fotografia arquitetônica

Imagem 4 Fotografia Arquitetonica - Em quais carreiras um arquiteto pode se especializar - Blog Projetou

A fotografia e a arquitetura estão muito relacionadas, afinal é importante registrar com detalhes o trabalho de arquitetos e seus projetos. Além disso, as construções sempre foram material de estudo para fotógrafos, seja para registrar um estilo arquitetônico com detalhes ou mostrar seu lado artístico. Quem se especializa nessa área pode trabalhar de forma autônoma ou para revistas, escritórios e profissionais que precisam de um bom material fotográfico para divulgar seu trabalho.

Especialista em BIM

O BIM (Building Information Modeling) é uma tecnologia que possibilita criar digitalmente um ou mais modelos precisos de uma construção. Quando concluídos, esses modelos contêm geometria e dados necessários para a obra. Os projetos feitos em BIM são excelentes para tomar decisões estruturais e realizar cálculos com maior segurança. O especialista em BIM pode trabalhar em diferentes áreas da arquitetura, como a modelagem, o desenvolvimento de software ou o gerenciamento da obra.

Design de Interiores

Diretamente relacionado à arquitetura, embora seja um ramo independente, o design de interiores é o campo que trabalha com projetos de decoração de ambientes internos. O profissional desta área pode atuar com idealização, planejamento, realização e reforma de espaços. O ideal é que os espaços concebidos sejam funcionais e proporcionem qualidade de vida, e não apenas visualmente bonitos.

Design de Mobiliário

Também conhecido como desenho de móveis, profissionais desta área trabalham com a concepção de vários tipos de mobília e objetos de decoração. Além de considerar aspectos estéticos e a forte ligação com Belas Artes, este tipo de designer também deve se estar muito atento para a funcionalidade e conforto de seus projetos, que podem ser tanto estantes e cadeiras quanto móveis complexos e conceituais.

Agora que você já conhece ótimas vertentes de trabalho da arquitetura para se especializar, que tal estudar? Com a Projetou você tem acesso a cursos reconhecidos e certificados, que oferecem o que há de mais atualizado e valorizado no mercado da arquitetura. Confira nossos cursos e até a próxima!

Leia também: Como renderizar imagens de forma 10 vezes mais rápida usando o Lumion


Banner Blog Revit Architecture
Equipe Projetou Equipe Projetou