5 truques para se destacar em um processo seletivo para arquitetos

Foto de arquitetos sentados esperando serem chamado para entrevista de emprego

Você enviou o seu currículo para uma vaga de arquitetura e, entre todos os candidatos, foi selecionado para a entrevista de emprego. Parabéns! Agora vem a próxima etapa: é hora de se destacar entre os melhores para conquistar a vaga.

Ainda não tem um currículo perfeito? Clique aqui e baixe gratuitamente o e-book “Criando Currículos Altamente Eficazes para Arquitetos”.

Nesse post te daremos 5 dicas para você se sair bem em uma entrevista de emprego no mercado da arquitetura:

1 – Identifique o estilo da empresa

É fácil perceber logo de cara se a empresa é mais formal ou mais descontraída. Observe como o entrevistador se posiciona e se adapte ao perfil dele. Isso faz com que ele sinta que você irá se encaixar bem à equipe e isso aumentará suas chances.

2 – Faça (boas) perguntas

Aproveite o momento da entrevista para tirar suas dúvidas. Além de esclarecer os detalhes sobre a vaga, isso mostra seu interesse na empresa e nas atividades que deverão ser realizadas. Fazer perguntas relevantes e bem estruturadas te ajuda a se destacar na seleção.

3 – Use o método STAR

O método STAR é uma técnica para contar suas conquistas durante a entrevista pensando nas seguintes etapas: Situação, Tarefa, Ações e Resultado. A técnica consiste em contar uma experiência real do seu passado, explicando o que houve, qual era a sua tarefa, quais ações você executou e quais foram os resultados da suas ações.

Por exemplo: “No escritório de arquitetura X tivemos um problema com o projeto do cliente Y. Minha tarefa era corrigir a parte Z, então eu fiz essa, essa e essa outra ação. Isso fez com que a empresa economizasse 25% no projeto, entregando a mesma qualidade”.

Caso seja seu primeiro emprego e você não tenha experiências profissionais anteriores, vale aplicar esse método para experiências na faculdade, em freelances, projetos pessoais ou mesmo situações cotidianas. O importante é se expressar com clareza e demonstrar seu potencial.

4 – Mostre que conhece a empresa

Antes de ir para a entrevista, pesquise sobre a empresa e sobre o cargo oferecido. Quanto mais informações você tiver, mais será capaz de mostrar que você é o candidato ideal para a vaga. Essa atitude também demonstra proatividade. Vale fazer buscas na internet, investigar as redes sociais, estudar o site oficial, ler opiniões de funcionários em plataformas específicas (como o Love Mondays) ou até mesmo perguntar diretamente para alguém.

5 – Jamais subestime os detalhes

Pequenos aspectos subjetivos podem fazer uma grande diferença durante o processo seletivo, principalmente se existirem vários candidatos igualmente qualificados e todos se saírem bem na entrevista. Por isso, jamais chegue atrasado, preste atenção no seu visual e higiene, seja gentil com todos (não só com o entrevistador) e leve seu currículo impresso. Na hora de decidir entre dois candidatos igualmente qualificados, esses detalhes podem ser o fator decisivo para a empresa.

Seguindo essas 5 dicas você já irá se destacar da maior parte dos entrevistados. Muitos arquitetos têm excelentes currículos, porém falham em demonstrar seu valor nessa etapa do processo seletivo, justo na entrevista de emprego.

Equipe Projetou Equipe Projetou